quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Meu Objetivo - parte I

Meu objetivo financeiro na vida: alcançar a Tranquilidade Financeira (TF). Por que TF? Porque, ao contrário de muitos na blogosfera das finanças, não acredito no poder que o número cabalístico do “milhão de reais” supostamente tem para te fazer parar de trabalhar. Acredito, sim, no poder que ele tem para te deixar tranquilo, sem medo de ser demitido, sem passar por grandes estresses no trabalho, e na liberdade que ele te dá de não ter que se submeter a qualquer vontade de seus chefes. 

Para mim, uma verdadeira IF não é exprimida em um valor exato, depende de cada um. 
Acho que EU só pararia de trabalhar, mesmo, se eu ganhasse na mega da virada, com seus famosos 200 milhões de reais, ou algo próximo disso.  50 milhões já dá. Com esse dinheiro, eu pegaria uns 8KK ou 10KK e compraria um apartamento bacana e viveria com a renda passiva do “resto” da grana. Esse objetivo é bastante improvável de ser alcançado, e por isso prefiro focar na TF: com uns 3 ou 4 milhões investidos (ações, FII, CDB, até poupança), eu viveria tranquilo, sem medo de ficar desempregado, podendo largar meu trabalho atual e buscar outro, bem “stress-free”, talvez algo relacionado a artes, música, etc. Um dia vou escrever sobre os trabalhos que eu gostaria de ter, quando alcançar a minha TF. 

Embora eu tenha dito 3 ou 4 milhões, eu considero que já ficaria bem tranquilo por volta dos 2KK e já começaria a buscar um trabalhinho tranquilo, mas em relação às finanças, considero que o céu é o limite: acho que não pararia de investir até chegar nos 10 milhões, e sei que isso pode demorar muito para acontecer, a não ser que eu dê sorte de comprar a ação certa, no momento certo e etc.

2 comentários:

  1. vc segue o buy and hold? se sim, dar a "grande porrada", ou seja acertar a acao e tempo certo nao acontecerao pq vc vai comprar varias vezes ao longo do tempo e nunca alocar um montante expressivo dos seus ativos em algo explosivo. abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brownie, eu prefiro o método do buy&hold sim, em empresas de valor. Acredito que no longo prazo a cotação tende a seguir o desempenho das empresas, de modo que as boas empresas TENDERÃO a trazer bons retornos no longo prazo. Não gosto muito da ideia de alocar um montante expressivo numa aposta, tentando acertar a ação e o tempo certo, porque creio que as chances estejam sempre contra o pequeno investidor nestes casos (somos desinformados, investimos em geral pouco, de maneira que mesmo aumentos de 1.000% [extremamente raros, diga-se de passagem] não serão suficientes para nos fazer mudar de vida de uma só vez, não temos tanto dinheiro assim para "arriscar", etc.)

      Excluir