terça-feira, 1 de agosto de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - julho/2023

 Saudações, confrades!


Julho até que passou rápido! Com isto fechamos o primeiro mês do segundo semestre, e começamos agosto, um mês longo e sem feriados.

Julho foi um bom mês para mim. Falando somente da parte financeira, geralmente é bom, e este ano não foi diferente, conforme veremos abaixo:



(Todos os valores estão expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista)

Aumento acumulado de 265,6% desde o início da série histórica, em junho de 2021. 
Aporte e tempo, disciplina e paciência, são os principais ingredientes no caminho rumo à Tranquilidade Financeira. Ainda me falta um longo caminho, mas falta menos do que faltava antes!


Este mês pela primeira vez o patrimônio em ações superou o patrimônio no começo da série histórica. O em FIIs não está muito longe disso, talvez na atualização de agosto supere a marca das 1.000 coroas também, ou na de setembro. 

Segue o gráfico com a evolução patrimonial desde junho/2021:



Agora vamos aos aportes:

(como sempre, NENHUM ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma indicação de compra! Eu seleciono onde vou aportar utilizando critérios bastante particulares que só funcionam para mim - geralmente leitura da borra do chá, mas tem vezes que preciso consultar as cartas do Tarô de Marselha.

Estudem sozinhos e descubram o que funciona para vocês, senão acabarão perdendo todo o seu dinheiro indo na onda dos outros!!) 

Ações - este mês tivemos a saída da ENBR (Energias do Brasil SA) da bolsa, por decisão dos controladores. Por conta disso, tive que me desfazer da sociedade. Vendi com um pequeno lucro e o valor da venda aproveitei para aumentar minha participação na SLC Agrícola.

Li ontem no blog do colega Engenheiro Tardio que outra empresa pretende fechar o capital, a Sinqia SA, empresa do ramo de TI. Vou esperar a assembléia de acionistas para ver se vai realmente fechar, mas tudo indica que sim. Se for o caso, venderei tudo a mercado e aportarei em outra empresa. Fazer o quê. Acho que se dependesse só dos controladores, a maioria das empresas que estão na bolsa (se não todas)  fecharia o capital.

Com a saída de ENBR, a carteira passa a ter 30 empresas. Acredito que os próximos aportes priorizarão as que estiverem mais defasadas (atualmente Lojas Renner, Klabin e Itaú) ao invés de trazer novas empresas para a carteira, mas posso mudar de idéia quanto a isto.

Enquanto escrevia este post, senti que as empresas estavam com as cotações mais altas, no geral.




Eztec disparada na liderança, seguida de Sinqia, e então SLC Agrícola.


FIIs - o aporte do mês foi no TRBL11 (ex- SDIL11), fundo logístico multi-imóvel e multi-inquilino. Era um dos que estavam mais defasados conforme o fechamento de junho, e por isto aportei nele. A carteira permanece com 16 FIIs, sendo que o HGRE continua "de castigo". Com isso, sua relevância na carteira e no patrimônio total vai só diminuindo. 

Os próximos aportes priorizarão os FIIs que estiverem mais defasados - atualmente HGBS, XPLG e RBVA.




HGLG voltou à liderança da carteira! 


Renda Fixa - este mês dei uma prioridade no reforço da RE, pois julguei que ela estava se aproximando do limite mínimo (30% do patrimônio). Além disso, como passei por momentos tensos no emprego no primeiro semestre (situações em que contemplei pedir demissão), isso me fez pensar que minha RE precisa ser capaz de me sustentar sem salário por mais tempo. Em paralelo, vou estudando para concursos e me qualificando no que dá, para aumentar minha empregabilidade (é difícil, mas tento conciliar estes dois tipos de estudo).


Exterior - sem aportes este mês. A carteira permaneceu a mesma. Talvez agora em agosto eu aproveite o dólar "baixo" (R$ 4,79 no momento em que escrevo este post) para aumentar um pouco minhas participações em empresas estrangeiras. Notei que no geral as cotações das stocks e REITs deram uma subida.

Segue o quadro:



Renda Passiva - este mês tive um bom resultado, alcançando a marca de 10,1 Coroas, sendo novamente 1 oriunda do exterior. Colocando em perspectiva, 10 coroas já foram um recorde pessoal, o qual alcancei em janeiro deste ano, e agora voltei a alcançar. O recorde atual permanece sendo de 18 coroas, conquistado em maio. O negócio é trabalhar para superar esta marca!

No total, foram  15 empresas (fora os FIIs) me pagando dividendos e JCP, conforme lista abaixo:

No país: 7 empresas (Itaú, Bradesco, B3, Sinqia, Odontoprev, Romi e Engie)

No exterior: 1 empresa (Coca-Cola) e 7 REITs (Gladstone Commercial, Physicians Realty Trust, EPR Properties, Stag Industrial, Iron Mountain, Realty Income e Medical Properties Trust) 

Como sempre digo, a minha grande diversificação tem esse benefício: todo mês tende a ter alguma(s) empresa(s) me pagando dividendos.

Segue o gráfico:


Com o resultado deste mês, a renda passiva recebida até o momento em 2023 (71 coroas) já superou a recebida em todo o ano de 2022 (65 coroas)! 




Aos pouquinhos a bola de neve vai se formando!

Generalidades

- Mais um mês sem acompanhar notícias. Sei bem por alto que na guerra da Ucrânia está um cabo-de-guerra, ora os russos avançando, ora recuando. Difícil saber o que está realmente acontecendo, pois em tempos de guerra torna-se ainda mais complicado separar o que é real do que é propaganda estatal... 

- Acabei não publicando o post com o balanço do primeiro semestre, mais por preguiça mesmo. Mas este mês eu posto.

- Também não cumpri a meta de 2 posts em julho. Vamos ver se este mês eu compenso, mas provavelmente não conseguirei. O tempo livre está escasso. 

- Até que tenho conseguido manter uma certa disciplina no estudo para concursos. Estou inscrito em 2, mas estou focando em um só. O outro vai ser só para treinar mesmo. 

- Com relação a exercícios físicos, eu vou e volto. Tive uma época recente que consegui correr 3 vezes por semana, acho que por um mês inteiro, mas aí parei umas duas semanas (preguiça) e voltei esta semana. Vamos ver se consigo manter esse ritmo. Pelo menos a minha "memória muscular" é boa, e consigo correr entre 3 e 5km, mesmo após ter ficado um tempo parado.

Fiquem com a música do mês (White Pearl, Black Oceans, da banda Sonata Arctica):



Como foi o mês de julho de vocês, confrades? Espero que tenha sido muito bom!

Forte abraço!
Fiquem com Deus!
Fora da caridade não há salvação!


16 comentários:

  1. Parabéns pela evolução, Mago.

    A saída da SQIA da bolsa foi realmente uma péssima notícia. Essa empresa sem dúvida era ótima para o longo prazo. Eu também me desfiz de ENBR assim que anunciaram o fechamento de capital. O dinheiro de ambas eu mandei pra corretora nos EUA.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Engenheiro, valeu pelo elogio!

      Talvez, se eu vender a Sinqia, eu mande o dinheiro pro exterior também. Isto ainda está em aberto.
      Concordo com você que é uma lástima para todos os pequenos investidores PF essa saída da ENBR e da Sinqia... fazer o quê...

      Excluir
  2. Fala Mago! Parabéns pelas coroas passivas, estão vindo que vindo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo crescimento da carteira, é bom ver a disciplina surtir efeito.

    Tive a mesma sensação ao procurar stocks para investir este mês, as ações por lá estão subindo. Tanto que mesmo com a queda do dólar o total dos investimentos no exterior está subindo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT. Disciplina é importante em muitas coisas na vida, inclusive nas finanças pessoais.

      A bolsa lá fora ta subindo, no geral. Mas o importante é aportar todo mês, e holdar o máximo de tempo possível.

      Abçs

      Excluir
  4. Parabéns pela constância e discplina, Mago. E parabéns por parar de acompanhar notícias. Não tem nada que presta mesmo haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, QSR. Ver notícia é furada mesmo. Não transmitem nada de bom, são só notícias ruins. Se ao menos como indivíduo eu pudesse fazer alguma coisa em relação às notícias ruins... mas como não posso, então só servem para nos trazer sofiinento e estresse. Portanto, melhor não ler e nem assistir a jornais.

      Excluir
  5. Fala, Mago.

    HGRE ta de castigo pela vacância e mais alguma questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Neto?

      HGRE está de castigo já há alguns meses, por conta da vacância crônica.

      Excluir
  6. Parabéns pelo resultado Mago! Um mês mais perto do FIRE. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI. Cada mês é um tijolinho na nossa jornada!

      Abraço!

      Excluir
  7. "Vou esperar a assembléia de acionistas para ver se vai realmente fechar, mas tudo indica que sim. Se for o caso, venderei tudo a mercado e aportarei em outra empresa."

    eu idem

    abs!

    ResponderExcluir
  8. Mago,

    Apesar de nenhuma empresa da minha carteira estar fechando capital, confesso que é triste ver boas empresas como ENBR saindo da bolsa.

    A sensação é que IPO é sempre de alumínio sendo vendido a preço de ouro.

    O mercado de capitais brasileiro precisa se desenvolver muito nos próximos anos e especialmente a governança corporativa das empresas listadas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muito IPO que é furada, feito para enganar trouxa, por isso que o conselho do Bastter de não entrar em IPO e esperar a empresa ser testada pelo mercado por uns 5, 10 anos é um conselho sábio.
      É mesmo uma pena ver uma empresa boa saindo de nossa bolsa. Poderia ter continuado, ajudando muitos pequenos investidores a crescerem com ela, mas infelizmente os controladores resolveram fechar o capital, sabe-se lá por qual motivo. Nosso mercado precisa amadurecer muito ainda. Tomara que consiga, apesar de todos aqueles que jogam contra.

      Abraço!

      Excluir