quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Balanço Geral do Primeiro Semestre de 2023

 

Saudações, confrades!

Conforme disse no post anterior, escreverei aqui como foi o meu desempenho geral em relação a "metas" traçadas no fim de 2022. 

As metas foram:

- terminar aquele curso de macros e programação VBA em excel que comprei na Udemy;

- voltar a estudar Python, com foco em desenvolvimento de jogos;

- Fazer alguma coisa relativa a arte;

- Fazer pelo menos 2 posts por mês aqui no blog;

- Beber menos café e comer menos chocolate;

- Voltar a correr e a fazer alguma outra atividade física; e

 - Continuar estudando para concursos. 


Vejamos como estou indo até agora (fora da ordem, pois fui escrevendo conforme ia lembrando das coisas):

- Até agora, não consegui começar nenhum curso nem nada parecido relativo a arte. Eu tinha pensado em começar a aprender a usar o Blender ou outra ferramenta de modelagem 3D, mas por enquanto não consegui. Além disso, ainda tenho aquele curso de pixel art pago na Udemy, que também não iniciei. Vamos ver se consigo depois, mas meu foco agora (feliz ou infelizmente) são os concursos.


- Em janeiro e fevereiro consegui diminuir bastante o consumo de café. Porém, a partir de março voltei ao meu consumo normal. Preciso me esforçar para diminuir. Percebi que o que funciona para mim é substituir o café por outra bebida quente, geralmente chá. O lado bom do chá é que posso variar e com isso evitar o excesso de algum chá específico (gosto de chá de erva doce, de boldo, chá preto, de cidreira, de maçã com canela, e chá mate, então dá para ir alternando entre estes). Vou tentar me esforçar mais nesse sentido este mês. Quanto ao chocolate, acho que continuei a mesma coisa. Preciso substituir por algo saudável ou pelo menos que seja menos pior. Não é tão fácil simplesmente parar. Pelo menos eu quase não como outros doces, praticamente o único que como é chocolate.


- Aos trancos e barrancos consegui criar uma "rotina" de estudos para concursos (mais ou menos adequada à minha atual realidade). Tenho conseguido estudar na hora do almoço, quase todo dia. Em casa, estudo quando dá, e aprendi a valorizar até mesmo estudos de 10~15 minutos (leio resumos, resolvo questões, etc.). Pelo menos 1 vez por semana olho o site do PCI concursos à procura de alguma oportunidade. Neste primeiro semestre fiz 2 concursos. Em um deles não passei, mas no outro tem cadastro reserva, então quem sabe...

- Falando em concursos, um pequeno desabafo: como é chato estudar direito administrativo! Ao estudar essa matéria eu consigo entender porque tanta coisa é ruim e não funciona no governo! Direito constitucional também é chato demais! Pena que essa duplinha cai em quase todo concurso... e o pior é que praticamente só servem para isso, fazer concurso. 

- O curso de macros e visual basic está parado há meses. Talvez eu volte só quando fizer o último concurso desse semestre. De qualquer forma, tenho me interessado mais pela linguagem R. Pode ser que eu invista mais nisso, por fora do estudo para concursos. 

- não consegui fazer nada de python esse ano. Dá até para estudar em complemento à linguagem R, mas os usos dela são "chatos". Ainda espero algum dia conseguir aprender mesmo alguma linguagem boa para programar jogos (acho bem mais legal do que programar coisas "sérias"). Eu estava estudando pygame por ser um tanto fácil,  mas ela não é tão boa assim para jogos (por exemplo, até onde estudei vi que é preciso dar muitas "voltas" para criar sprites animados para os jogos feitos no pygame). Alguém uma vez me disse que uma boa linguagem para jogos é a C #. Teve uma época (ano passado) em que cheguei a estudar o basicão dessa linguagem em um aplicativo no celular, mas larguei. Pra mim não dá certo estudar por aplicativo. Na hora em que eu resolver aprender esse negócio vai ser por vídeo-aula, pdf, etc. Acho que aplicativos não são "lindy", pelo menos não para aprender coisas mais difíceis, mas esta é só a minha opinião.

- Quanto às corridas, eu estava parado na maior parte do primeiro semestre,  e voltei um pouco em junho. Só agora no fim de julho e começo de agosto que consegui voltar com um pouco mais de disciplina. Na média tenho corrido 3km de cada vez.  Fora correr e caminhar, não faço nenhuma outra atividade física.

- no blog, alcancei a marca de 25 seguidores, e ultrapassei as 80.000 visualizações. O blog tem por volta de 1.800 comentários registrados (metade meus, pois respondo a todos). Este ano até que tenho conseguido manter a meta de 2 posts por mês. Julho não consegui, mais por preguiça mesmo. Obrigado a todos os seguidores e a todos que comentam por aqui neste humilde recinto da internet brasileira!


Enfim, conforme eu já esperava, algumas metas eu cumpri, outras não. Eu já sabia que algumas delas eu não iria bater (blender e python).


Por enquanto é só, confraria. Vamos ver se consigo emplacar mais uma postagem esse mês.


Forte abraço,  companheiros de trincheira! 

Fiquem com Deus!

19 comentários:

  1. De vagar e sempre, não é mesmo? O segredo é constância e não desistir.

    ResponderExcluir
  2. É Mago... E essa IF que não chega. Venho a anos na rotina de de investir, confesso que tem hora que cansa.
    Queria chegar num determinado valor pra sentir o sabor da liberdade, mas ainda falta um tanto, não é fácil não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu podia ganhar na loteria pra adiantar o caminho, uns 500K já me deixava feliz.

      Excluir
    2. Valeu, anon.

      500K deixariam qualquer pessoa comum feliz! Se eu ganhasse esse valor na loteria eu ficaria muito feliz.

      Também temos que saber aproveitar, não ficar bitolados com aportes, valores, rentabilidade, etc. Vai aproveitando a jornada.

      Excluir
  3. Grande mago!
    Minha sugestão: Focar em algo, pelo que consigo captar tu não tem tanto tempo disponível, então focar em algo é fundamental, senão será terminar algo. Infelizmente temos que admitir que nosso tempo é finito e que por mais que sua mente queira se expandir para todas as direções, isto nem sempre será possível!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, concurseiro. Eu sei que é necessário, mas é difícil, para mim, focar em uma coisa só, por causa de meus interesses.Tem ainda outras coisas que eu faço relacionadas a hobbies que eu não escrevi e que gostaria de profissionalizar e ganhar algum dinheiro com elas, mas que já botei na cabeça que só irão receber mais atenção quando eu resolver meu problema com o trabalho e/ou estiver aposentado/FIRE/ atingido a TF.

      Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia Mago! Algumas metas cumpridas é melhor que nenhuma. Concordo com o concurseiro...talvez seja melhor tentar focar em menos coisas por vez pra não pulverizar sua atenção. Concurso é assim mesmo..
    Vai atirando pra todo lado que uma hora você acerta. Vai valer a pena...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI.

      Tem coisa que eu já aceitei deixar para depois, tipo o blender e o curso de pixel art. Essas coisas eu vou fazer quando resolver meu problema com meu trabalho, seja passando num concurso ou atingindo o patamar mínimo que considero aceitável de renda passiva para poder pedir demissão e arranjar um emprego tranquilo.

      Abraço!

      Excluir
  5. direito administrativo será o seu dia-a-dia na administração pública.
    tem que saber cobrado mesmo, pois tudo que você fará no serviço público está amparado nos princípios e normas correlatas.

    em seu lugar, eu focaria em concurso até passar.
    depois iria colocando outras metas.

    concurso mudou minha vida da água para o vinho. Levei 4 anos para passar, mas foi satisfatório quando a aprovação veio.
    tive logicamente várias reprovações, mas quando comecei a passar, foi um atrás do outro (CGU, STN, escrivão PF, analista TCE/SP e auditor estadual SC). Só parei quando passei para auditor federal.

    Abraço e siga em frente até passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só passou em concursos top. Parabéns.
      Mas esses não são a regra do serviço público. Nem todos tem custo benefício tão bom.
      Fora que é importante que haja o mínimo de aptidão pela profissão.

      Excluir
    2. Valeu, anon.

      O fato de direito administrativo ser o dia a dia do serviço público explica muita coisa da imagem que as pesdoas em geral têm do governo! Por exemplo, estou para ver coisa pior que a lei de licitações, e creio que ela seja um dos motivos pelos quais às vezes falta tanta coisa em hospitais, escolas, etc.

      Parabéns por ter tido tantas aprovações, e em todos estes cargos bons.

      E o anon acima também está certo: a maioria do serviço público paga mal, exceto por alguns cargos top. Cansei de ver edital de prefeituras pagando dois mil reais para uma pessoa ficar responsável pelas compras da prefeitura.. não compensa, simplesmente não compensa.

      Excluir
    3. Já comentei a tempos, sobre concursos e serviço público numa postagem do seu blog.
      Em concursos é fundamental escolher bem a vaga que se deseja. Sei que é óbvio, mas digo por experiência que na prática não é.
      Muita gente erra nesse ponto, escolhendo vagas só pelo
      salário inicial, ignorando uma série de outros fatores.
      Como você está pesquisando editais você deve ter visto como a questão salarial no serviço público é completamente sem padrão. Um assistente admnistrativo pode receber 1.5k numa prefeitura ou 4k numa assembléia ou na justiça para realizar um serviço idêntico.
      Uma coisa que vale a pena comentar é que muitas vezes um concursos com salário inicial menor que outro pode valer mais a pena no médio e longo prazo.
      Exemplo concurso BB 2023, salário inicial relativamente baixo, mas possibilidade real e estar ganhando, 5, 6k, ou mais no médio prazo.
      Enquanto numa prefeitura pode-se entrar numa vaga pra ganhar os mesmos 3k do BB ou um pouco mais e se ter remotas possibilidade de desenvolvimento de carreira e renda.
      Tudo deve ser considerado.

      Excluir
    4. Sim, anon. Não há um padrão para os salários, e já vi cargos com responsabilidades imensas ganhando mal, e cargos que não têm tanta responsabilidade assim ganhando muito mais, e há mesmo essa variação entre municípios e estados. Já vi município que o fiscal de rendas ganha 3K e nos municípios top esse cargo ganha mais de 10K. Ta certo que numa prefeitura pequena nem tem como pagar muito para cada servidor, mas em muitos casos a responsabilidade fica desproporcional ao salário: muito risco jurídico para pouco retorno ao servidor. Esse tipo de concurso eu nem me inscrevo.

      Excluir
  6. Metas interessantes e bem variadas. Algumas "competem" entre si, como o curso da Udemy, estudar python, arte e para concursos... a depender da urgência pode ser legal priorizar o último.

    Escrever essas metas sempre nos empurram pra frente, em geral a gente planeja o impossível para realizar o possível rss. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT.

      Sim, estou priorizando o estudo para concursos. Fora isso, consigo fazer pequenos avanços em outras áreas aproveitando os pequenos intervalos do dia a dia. Às vezes ler alguma coisa naqueles 10 minutos que ficamos de bobeira numa fila, por exemplo, ou no ônibus/trem/metrô já rende algum pequeno progresso.

      Abraço!

      Excluir
  7. A do café/chocolate e das atividades físicas eu acho que são globais hehe

    Também estou nessas! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade , Bilionário. Essas são grandes tentações pra muita gente. Temos que ser fortes!

      Abraço

      Excluir
    2. Acho que café e chocolate são "problemas" universais, Bilionário.
      Atividade física dói, você sua, fica cansado, etc. E não tenho sacopara esporte de equipe, nem de competir, e nem de academia. Só me resta correr e caminhar mesmo.
      Abraço!

      Excluir