sábado, 20 de março de 2021

Ideias de negócios - soldagem e serralheria

 Saudações confrades e companheiros de jornada!

Um mês sem postar... as coisas têm estado meio pesadas em meu trabalho, o que me deixa cansado e sem muita inspiração para escrever... 

Depois devo fazer um post sobre algumas das coisas que aconteceram no trabalho, pois há certos aspectos psicológicos e sociais interessantes e que creio que valham um post... veremos. É prudente deixar algum tempo passar para que os eventos se distanciem e as ideias amadureçam.

Continuando, trago aqui mais uma postagem com uma ideia para um pequeno negócio. 

Relembrando, meus critérios para "pequeno negócio" são:

- Investimento inicial relativamente baixo;

- Poder trabalhar sozinho e/ou com poucos empregados (mas de preferência sozinho);

- ser dono de meu horário. 

Para quem não leu, aqui vão os links para as postagens anteriores desta série:

1- Loja de penhores 

2- Jornaleiro

3- Barraca de pizza / mini pizzaria

Agora vamos à ideia de hoje:

Uma profissão que eu próprio realmente considero como plano B ou plano C na minha vida é ser soldador e serralheiro e trabalhar com reparo de portões, chapas, portas, etc. e talvez até mesmo fabricando móveis simples de metal (bancos, mesas, etc. - móveis que dá para fazer a baixo custo usando vergalhões, por exemplo).

fonte: um dos sites que eu indiquei no fim da postagem. Visitem todos eles! Vale a pena!

Aliás, está na minha lista pessoal de planejamento profissional um dia fazer um curso de corte e solda no SENAI ou em algum curso privado que ofereça tais conhecimentos. Além do curso, tenho certeza de que existem inúmeros tutoriais no YouTube e em blogs especializados que me ajudariam a complementar e a lapidar meus conhecimentos e habilidades. Se eu encontrar esse curso à noite na minha cidade, certamente reservarei um tempo. Se não tiver à noite, então reservarei alguma época de férias para isso. E se eu fosse demitido do nada, acho que eu começaria imediatamente.

Considero que esta é uma profissão que, sabendo fazer direito e sendo trabalhador, dê para tirar uma boa grana por mês,  ainda mais se você for pontual e organizado,  coisa que, pela minha experiência, muitos destes profissionais que trabalham nessas áreas relativas à construção civil (pedreiros, marceneiros, encanadores, etc.) infelizmente não são, talvez por uma questão de "cultura da brasileira da malandragem". Portanto, está aí uma oportunidade para angariar clientes.

Além disso, ao contrário dos trabalhos "comuns" de escritório  CLT mensalistas em geral, quanto mais você  trabalhar, mais dinheiro irá entrar em seu bolso, então aqui ser workaholic (por um tempo) pode sim compensar.  

Investimento inicial: 

- Curso de corte e solda e de serralheria (eu não me arriscaria nessa profissão só com tutoriais de YouTube e de blogs- pode ser muito perigoso, e não recomendo que ninguém se aventure a mexer com maçaricos e ferramentas elétricas de corte em geral sem preparo e conhecimentos prévios) 

- Maçarico e máquina inversora 

- estoque inicial de eletrodos ("varetas de solda")

- estoque inicial de insumos (tubos, conexões, vergalhões, chapas, etc. - o material exato depende do tipo de trabalho que você deseja fazer)

-Ferramentas básicas (martelo, alicate universal, esmerilhadeira, discos de corte e de polimento)

- EPI (máscara para solda, luvas, avental, botas, óculos de proteção)

- Mala de rodinhas para carregar as ferramentas 

- cartões de visita (para distribuir no seu bairro e em bairros próximos, deixar em lojas de materiais de construção, etc. para ir fazendo seu nome e angariando clientes)

Todas estas coisas acima você encontra facilmente em qualquer loja de ferramentas, é só pesquisar onde for mais barato. Claro que como eu não tenho 100% dos conhecimentos necessários para ser soldador e serralheiro, eu posso estar me esquecendo de alguma coisa, mas o investimento inicial é bem por aí. 

A Loja do Mecânico vende este kit para serralheiro que, a meu ver, é relativamente barato (R$645,00 + frete), o que comprova minha tese do investimento inicial baixo para começar nesta nobre profissão.

Sinceramente, não sei se um soldador autônomo consegue tirar uma boa grana por mês,  mas eu estaria disposto a tentar construir meu nome e ir angariando clientes. (Se algum leitor meu trabalha com solda  por favor comente aí e compartilhe suas experiências profissionais e de vida). 

Uma coisa que eu faria, pelo menos no começo, seria literalmente ir caçar clientes na rua: percorreria as ruas de meu bairro à procura de portões quebrados, tortos, enferrujados, etc. e ofereceria meus serviços, de porta em porta. Eu começaria mesmo estando ainda em meu atual emprego, trabalhando nos fins de semana e feriados e nas férias. Em cada cliente eu deixaria meu cartão de visitas, e assim iria construindo meu nome e eventualmente talvez seria capaz de largar o emprego e viver de serralheria. 

Será que daria certo? Acho que o resultado seria diferente para cada um, e só descobriremos tentando.  

Além disso, por ter várias aplicações na construção civil, creio que sempre haverá trabalho para um serralheiro, basta ter boa vontade e procurar um canteiro de obras, uma empresa de construção, etc. Ou seja, caso o negócio próprio vá mal, ainda dá para se virar como empregado celetista em uma oficina ou trabalhando sob contrato em empreitadas. Óbvio que meu principal objetivo seria ser autônomo, mas sempre precisamos de um plano B (além, claro, da boa e velha reserva de emergência) para evitar ao máximo passar apertos e necessidades.

Outra coisa que eu considero importante seria ter conhecimentos além dos de solda e serralheria: creio que um bom profissional desta área, caso deseje trabalhar como autônomo, deveria ter também uma alguma noção de instalações hidráulicas, instalações elétricas, desenho técnico-industrial, usinagem e tornearia mecânica, de modo a ser alguém bem capacitado para desempenhar várias tarefas para os clientes.

Quem sabe, com o tempo, eu não conseguisse alugar (ou talvez comprar) uma pequena oficina e com isso me tornasse ainda mais confiável e profissional aos olhos do mercado consumidor? Talvez um pequeno terreno baldio sirva, e com pouco dinheiro eu construiria um pequeno galpão que me serviria de oficina. Talvez o que sairia mais caro seriam as instalações elétricas que eu teria de fazer. Um risco neste caso é que geralmente os terrenos baldios estão cheios de pendências jurídicas (disputa entre herdeiros, disputas entre proprietários e seguradoras, etc.), o que dificulta sua compra e a torna muito arriscada. Talvez o ideal seja mesmo comprar ou alugar uma pequena loja ou sala comercial térrea e transformá-la numa oficina. Outra maneira possível seria usar a garagem de casa como oficina, especialmente se ela for ao ar livre (eu não tenho carro e nem pretendo ter, então seria uma maneira de útil de aproveitar o espaço) - mas sempre tomando cuidado e levando em conta o risco de incêndio.

Em minha pesquisa, encontrei estes sites que parecem ser bons e podem ajudar aqueles que quiserem seguir a profissão, contendo dicas de ferramentas, de segurança, de gestão de estoque, e até da parte empresarial da coisa. Recomendo a leitura.

https://casaserralheiro.com.br/blog/

https://blog.oximaq.com.br/

https://www.ferpam.com.br/blog/

https://www.meuserralheiro.com.br/

https://www.profissionaldoaco.com.br/


O que os confrades da blogosfera das finanças acham desta ideia? Se arriscariam nesta profissão? Eu a considero bem interessante porque une criatividade, habilidades manuais e alguns conhecimentos de química, física e matemática. 

Forte abraço! Fiquem com Deus!


18 comentários:

  1. É uma profissão interessante, sempre serão úteis esses serviços. Trabalhar com construção é um nicho bacana para quem quer ser um profissional autônomo. Como os profissionais da área muitas vezes não possuem escolaridade alta, no caso de alguém com boa formação migrar para a área, acaba sendo um diferencial: saber gerenciar projetos, seguindo cronograma e orçamento, gerenciar pessoas para a adequada execução dos serviços, saber vender o serviço, saber um segmento de mercado viável para seu negócio etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, AC. A minha aposta seria essa mesma: usar minha experiência em outras areas profissionais para ter vantagem sobre os concorrentes. Quem sabe eu não sigo mesmo esse caminho? Primeiro tenho que fazer um curso de solda e ver como é.

      Excluir
  2. Farmacêutico Investidor21 de março de 2021 às 06:11

    Tive a mesma reflexão esses dias mas sobre marcenaria. Sempre achei interessante desenvolver habilidades manuais. Pensei em começar como hobby, e aos poucos, tornar um "side hustle" discreto (sem comentar com colegas do escritório). Quanto ao post sobre suas impressões no trabalho, faça sim - eles são sempre interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Farmacêutico. Eu também gosto de marcenaria e devo fazer um post sobre isso nessa série de pequenos negócios.
      Cada vez mais eu quero sair do mundo corporativo e viver de trabalhos manuais... camos ver no que dá. Marcenaria é mesmo uma boa e dá pra fazer muito mesmo com uma oficina pequena.

      Excluir
  3. Já fiz algumas aulas de solda num curso que fiz a anos atrás.

    Além da solda elétrica existe a oxiacetilênica, que se faz com a mistura de oxigênio e acetileno e nesse caso você tem que ter um local adequado e externo para guardar os cilindros.
    Solda é um serviço praticamente artesanal e exige habilidade e capricho do soldador, se você fizer a solda seja elétrica ou a gás de qualquer jeito fica feio, torto, etc.
    Em muitas peças ou serviços é importante fazer um acabamento lixando, pintando etc para que o serviço fique apresentável.

    É importante que o empreender tenha um carro adequado para levar portões ou quaisquer outros objetos de maior porte. Já ví serralheiro trabalhando com Caravan, eu sugeriria uma Saveiro, Strada ou outra picape dessa categoria.

    Nunca exerci a profissão de soldador, que pode ser inclusive exercida também em indústrias metalúrgicas, embora muitas soldas em indústrias sejam feitas com robôs, talvez algum soldador com conhecimento em programação e robótica possa ser responsável por esse serviço, mas confesso que estou por fora desse mercado.

    Por fim, no caso de ser autônomo há a necessidade de um mínimo de organização, trato com o cliente, respeito à prazos de entrega e capricho no serviço, esses quesitos faltam a muitos empreendedores, o que pode fazer a diferença além de um preço competitivo é a atenção a esses detalhes, que são ignorados por muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela contribuição, anon. Concordo com tudo o que você escreveu acima. Realmente eu provavelmente precisaria de um carro para conseguir dar conta de determiandos serviços, ou fazer parceria com alguma empresa de frete.

      Em relação ao oxi-acetileno, eu já imaginava isso, também já fiz um curso introdutório nessa parte e vi um pouco disso. A minha ideia seria começar pequeno, só com solda elétrica mesmo e depois conforme a necessidade ir evoluindo para outros serviços que necessitassem de outros tipos de solda.

      O meu diferencial eu buscaria no trato com o cliente, com a organização, etc. Conforme o que você escreveu.

      Excluir
  4. Olá Mago, tudo bem?
    Ia comentar algo próximo ao que o Anon aí de cima colocou.
    Também fiz um curso básico de solda na faculdade de Engenharia. Gostei bastante da parte prática, mas achei bastante difícil. Acho que, se você têm mesmo interesse em entrar nesta área, seria prudente tentar fazer algum curso e já ir ganhando alguma experiência, nem que consertando besteirinhas em casa.
    Leva bastante tempo pra pegar a prática de soldagem e nesse período as soldas saem, quase sempre, feias e mal feitas. Mas com o tempo o soldador se acostuma e acaba ganhando confiança para mexer com os diversos tipos (MIG/TIG/Arco, eletrodo, etc).
    O espaço também é muito importante (sua garagem talvez dê para começar, mas com o tempo, e com mais serviços, será preciso algo maior como um galpão), sem contar os EPI. Nessa área já encontrei muito serralheiro que nem vê direito, pois não usa os óculos de segurança. Também é importante usar luvas e aquelas mantas de couro, para proteger o corpo.
    Não saberia dizer se o custo total de entrada é baixo. Acho que depende do ponto de vista, alguns diriam que o investimento total pode ser grande, mas válido, devido aos retornos. Esta é uma profissão que, se bem feita, tem pouca concorrência. Poucos são os bons soldadores, ainda mais com compromisso e pontualidade. Além disso, pode ganhar dinheiro trabalhando em empresas como funcionário. Salário é razoável, além de ainda ter acréscimo de periculosidade.

    Em fábricas, muitas das soldas são sim feitas por robôs, entretanto não precisa ser soldador profissional para manuseá-los. Um bom engenheiro, com conhecimento dos parâmetros de solda e programação robótica, pode programar uma máquina deste tipo. Entretanto, não acho que um soldador bom vá perder espaço para um robô de solda tão cedo (considerando a situação, obviamente). Os robôs só são utilizados em soldas repetidas, que seguem um mesmo padrão, e o serviço apresentado, principalmente de serralheiro de concertos, é bastante artesanal, pois cada serviço é diferente. Quem sabe num futuro próximo, com essas novidades de IA.

    No mais, uma boa profissão, só precisa de bastante prática.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Matheus. Eu tenho um poquinho de experiência com solda e sei bem como é difícil acertar. EPI é fundamental sim, ainda mais porque nessa área o risco é de ficar cego... eu não me imagino fazendo grandes trabalhos em casa não, eu me vejo mais como um consertador de portões, portas de metal, janelas, e como fabricante de móveis simples feitos de vergalhões e madeira, mas pode ser que, caso eu siga este caminho eu acabe chegando mais longe que pretendia. O tempo dirá. Abraço!

      Excluir
  5. Interessante, Mago. Eu particularmente acho que não me dara bem nessa profissão em específico, pois sou terrível com habilidades manuais no geral. Mas como o AC falou aí em cima, uma pessoa com u maior grau de instrução nessa profissão com certeza poderia fazer algo com bastante diferencial.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Engenheiro. Toda habilidade exige prática para alguém ficar bom, até mesmo mexer com planilhas.
      Eu apostaria nesse diferencial da organização e mais conhecimentos de outras áreas para iniciar na serralheria. Vamos ver no que dá, caso eu vá fazer o curso. Acho que pelo menos o de solda eu faria.
      Abraço!

      Excluir
  6. Acho bastante interessante, mas preferiria trabalhar com madeira
    A ideia se misturar vários conhecimentos é bem atraente estilo mcgaiver

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Scant. Eu sou fã de trabalhos manuais em geral, e gostaria sim de algum dia viver disso. Trabalhar com marcenaria também é algo que estou estudando. Abraço!

      Excluir
  7. boa ideia mesmo, mago! o interessante a notar nisso, conforme voce mesmo falou, pela cultura de malandragem, se vc for pontual, vc ja é um ponto fora da curva rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. me adiciona na sua lista de leitura Ô ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, IF. Eu realmente acredito que basta não ser malandro e tratar os clientes com honestidade e lealdade que já estaremos na frente de boa parte da concorrência.

      Quanto à lista de leitura, o seu blog está no meu blogroll sim.
      Se você se refere à newsletter, basta você digitar seu e-mail onde deseja ficar sabendo dos novos posts naquela caixa no canto superior direito, acima da tabela de seguidores do blog.

      Forte abraço!

      Excluir
  9. Olá. Trabalhei em uma metalurgica por 07 anos.Fazia muita coisa.Terminei como maçariqueiro. Hoje não estou trabalhando no ramo. Me arrependo de ter saído. Mas nesse tempo consegui adquirir algumas ferramentas, máquinas de solda e bancada. Penso em voltar pra área fabricando alguma coisa. (Preciso de dinheiro!kk).
    Mas quero finalizar dizendo que é de grande importância ter um curso básico de solda e corte. Preferencialmente no Senai. Pois la é tratado também a questão da segurança. Eu recomendo o curso, pois é uma área passível de acontecer acidentes graves. Mas é muito abragente.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, amigo, e por compartilhar um pouco de sua experiência profissional!
      Concordo 100% com a necessidade de curso, pois realmente é perigoso mexer com maçaricos... os acidentes podem mesmo ser muito graves.
      Eu pretendo um dia fazer este curso no SENAI, nem que seja para servir de plano "B". Tenho certeza de que é muito melhor trabalhar como soldador e serralheiro do que trabalhar em um escritório. As pessoas superestimam o "ar condicionado" do escritório, e não pensam nas consequências ruins para a saúde mental. Normalmente quem menospreza estas coisas não aguentaria uma semana sofrendo assédio moral (coisa rotineira em qualquer trabalho "white collar") e preferiria sair do "escritório com ar condicionado" e voltar pro "trabalho de peão". Mas esta é apenas a minha opinião.
      Obrigado e volte sempre!

      Excluir
    2. PS: eu sei que "a grama do vizinho é sempre mais verde" e que há mil dificuldades em trabalhos como soldagem e serralheria que eu nem imagino que existam e que provavelmente iriam me afetar assim que eu entrasse nesse mundo, mas no momento eu aceitaria de bom grado um trabalho destes, tendo em vista as coisas que eu enfrento diariamente.

      Excluir