sábado, 20 de fevereiro de 2021

2 anos de blog!

 Saudações, Confrades!


Hoje meu blog completa 2 anos!

É muito bom estar aqui interagindo com a blogosfera das finanças, talvez a mais unida e participativa das blogosferas. Leio muitos posts bacanas dos colegas, leio algumas histórias inspiradoras e aprendo um pouco mais sobre finanças.

É muito gratificante fazer parte deste feliz "cantinho "da internet e interagir com todas estas pessoas focadas na superação pessoal.

Agora vamos à reflexão. O que aconteceu por aqui  nos últimos 365 dias? 

1) Patrimônio 

Ao longo de 2020 eu abati mais uns 4 anos do prazo do meu financiamento. Atualmente, o prazo está irrelevante, pois o valor remanescente da dívida já está inferior ao de um carro popular. Se eu parar de adiantar valores, o financiamento terminará em dezembro deste ano, mas não pretendo fazer isso. Vou continuar adiantando alguma coisa todo mês, e calculo que por volta de junho eu termine de pagar. Mais ou menos um ano antes do prazo que previ no meu post de aniversário de 1 ano de blog! Consequências do ciclo virtuoso, pois quanto mais o prazo do financiamento diminui, maior se torna a parte de principal contida em cada prestação, de modo que o financiamento é quitado cada vez mais rápido. 
Sendo assim, por volta de junho escreverei um post aqui contando que quitei o financiamento.

O meu patrimônio líquido ficou positivo pela primeira vez desde o início do financiamento por volta de outubro do ano passado. O valor da minha reserva supera o valor de minha dívida, e eu poderia, se quisesse, sacar o valor necessário e quitar a dívida hoje, mas prefiro não fazer isso, prefiro manter minha reserva de emergência do jeito que está.
Ela ainda está abaixo do que considero ideal: para mim o ideal é que ela tenha um valor equivalente a uns 6 meses do meu salário líquido, mas minha expectativa é bater esta meta ainda este ano. E então, a partir do ano que vem, aumentar a RE para 1 ano de salário líquido.
 Outra coisa boa após quitar o financiamento vai ser poder voltar a investir em ações e FII (por enquanto não invisto em nada porque todo o meu dinheiro está indo para a quitação do financiamento ou para a RE).

2) Este blog

- Foram 65 posts publicados até hoje (contando com este), e 562 comentários (por volta de metade são meus, pois sempre procuro responder a todos os leitores que comentam). Praticamente todos os comentários agregam valor ao blog, e sou grato a todos os meus leitores fiéis. 

- Em 2020 iniciei a minha série sobre ideias para pequenos negócios, e estou gostando muito de escrever sobre o assunto, porque faço minhas pesquisas e vou descobrindo coisas que podem ser úteis para mim e para meus leitores. Tenho uns 2 posts desta série no rascunho, e pretendo escrever mais. Vamos ver no que dá.

- o post da "black pill da inteligência artificial" desbancou o da "cultura do filho doutor" e atualmente é o mais visitado do blog. O da cultura do filho doutor ainda está no top 5, e ele foi o que ficou mais tempo em primeiro lugar. Novamente, agradeço aos leitores!

-Confesso que quando resolvi iniciar o blog, eu pretendia ser mais técnico (conforme escrevi nos primeiros posts) - por exemplo, pretendia escrever sobre o modelo de Fama e French, o modelo de Black Scholes, etc. Isso é porque na época eu estava bastante afim de fazer um mestrado na área de economia/finanças,  e usaria o blog também como um repositório de meus resumos das matérias para a prova da ANPEC (essa prova serve como um pré processo seletivo para programas de mestrado, e pode ser usada também para pedir bolsas de estudos, dependendo da nota). Sinceramente, dei uma desanimada deste objetivo. Até o final do primeiro semestre de 2019, eu estava estudando forte para a prova da ANPEC,  mas então por problemas pessoais parei e desde então não consegui mais voltar. Isso fora o desânimo de fazer um mestrado, coisa que agora só penso em fazer caso consiga me tornar professor. Meu blog então tomou um viés de "reflexões sobre a sociedade". Deve ser melhor assim.

- Em 2020 postei menos que em 2019, e acho isso natural, pois desde muito tempo antes eu tinha muitas ideias "represadas"  que viraram vários dos posts do primeiro ano do blog, e em 2020 foram praticamente só as ideias novas. A tendência deve ser essa mesma. Vamos ver se este ano eu tenho um surto de inspiração.


Dito isto, que venham mais anos de blog! Vida longa à blogosfera das finanças! Somos uma pequena ilha de bom conteúdo em meio ao oceano de escuridão que se tornou a internet.

Tem algum assunto que vocês gostariam que eu escrevesse? Sugiram um tema para um post! Vou ver se consigo escrever.


Forte abraço, meus companheiros de jornada! Fiquem com Deus!






22 comentários:

  1. Boa Mago, Parabéns.
    Acompanho seu blog já faz algum tempo, mesmo sem comentar muito, e gosto bastante de suas reflexões.
    Espero que continue postando, pois aprendemos bastante aqui, assim como sei que você também aprende muito ao escrever.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e pelo reconhecimento, Matheus! Comente sempre que quiser!
      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, Mago!

    Gosto bastante do seu blog e de suas postagens e comentários. Eu tenho esse mesmo sentimento em relação à blogosfera de finanças: é de certa forma um "oásis" no meio do deserto que é a internet. Logo mais eu comemoro o primeiro ano do meu blog, hehe!

    Um abraço e sucesso em nossas empreitadas rumo à IF!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mago!!! 2 anos é só o começo, sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabens!!!!! 2 anos muita coisa na blogosfera!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns man! Não desanima não, deixa o tempo passar que v verá o sucesso, demorei pra engajar o meu blog mas agora passados alguns anos desde 2012 nem acabou fevereiro e faltam centavos pra já pegar 100U$ dos anúncios, fora as coisas que vendo no blog. Show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Gerson! Não sei se um dia vou querer cplcoar Adsense, mas valeu pela dica! Obrigado pelo elogio, e você foi o primeiro blogueiro a me ajudar me colocando na blogroll! Não to desanimado não, meu amigo!
      Abraço!

      Excluir
  6. Boa,são poucos blogs que resistem ao tempo. Já vi vários nascer e sumir
    abraço que venha mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Soldado! Por favor, continue com o seu blog também! Vamos manter a blogosfera das finanças viva! Que venham mais anos! Abraço!

      Excluir
  7. Boa, que venham mais anos, parabéns! Excelente blog pra agregar valor =)

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Papo TR.
      Comente sempre que quiser!
      Volte sempre!

      Excluir
  8. Parabéns, que continue por muito tempo aqui entre nós da blogosfera !

    abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo quase 1 mês depois: muito obrigado pelo reconhecimento, Stifler! Que a blogosfera das finanças persista! Abraço!

      Excluir
  9. Mago, liquidar dívida é um divisor de águas!

    Parabéns pelo blog. Torço para que comemore muitos aniversários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento, Goku! Vida longa à blogosfera das finanças! Forte abraço!

      Excluir
  10. Seus textos sobre problemas da sociedade são muito interessantes (atrai mais do que assunto técnico). Os comentários acabam agregando valor também, a divisão das experiências é uma troca muito boa. Tá de parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, AC! Realmente é melhor falar sobre a sociedade do que discorrer sobre assuntos técnicos... Se eu ficasse aqui escrevendo só sobre estatística, análises técnicas, etc. o blog seria muito árido e talvez fosse chato até para mim. Que bom que tomei o caminho que estou seguindo.
      Os comentários fazem parte do blog, e eventualmente surgem comentários que parecem até ser outros posts que complementam o blog. A interação da nossa blogosfera das finanças tem esse potencial.
      Abraço!

      Excluir