sábado, 1 de julho de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - junho/2023


Saudações confraria da melhor blogosfera do Brasil!

Terminou o mês de junho e com isto passamos da metade do ano e inauguramos oficialmente o segundo semestre do ano de 2023 de Nosso Senhor! Está passando muito rápido!

Junho é aquele mês mais friozinho, mês de outono (pena que aqui as 4 estações não sejam bem definidas...) e de festa junina (a melhor tradição brasileira e o melhor símbolo da cultura nacional, na minha humilde opinião), então para mim é um dos melhores meses do ano. Graças a Deus o meu mês foi bom. Rezo para que julho continue assim!

Vamos à atualização patrimonial. Como sempre, todos os valores estão expressos em Coroas, a moeda de meu blog. 
(Para eventuais recém-chegados, as Coroas são nada mais que um número-índice, criado exclusivamente para facilitar o meu acompanhamento da evolução patrimonial. No primeiro post de atualização, de junho de 2021, o patrimônio partiu de 1.000 Coroas - escolhi esse número para facilitar o cálculo dos percentuais)

Aliás, este post marca 2 anos de acompanhamento da evolução do meu patrimônio!

Este mês priorizei o exterior, para avançar o equilíbrio Brasil X exterior na carteira (ainda bem distante).




Aumento acumulado de 230,7% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Com persistência e disciplina, vou construindo meu castelo.



Agora vamos aos aportes do mês:

Como sempre, relembro a todos os leitores que NENHUM ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Acostumem-se a estudarem sozinhos e a tomares as próprias decisões! Se vocês se acostumarem a sempre seguirem "dicas" de youtubers, influencers, blogueiros, etc. mais cedo ou mais tarde irão perder todo o seu dinheiro!

Eu seleciono os ativos de minha carteira utilizando critérios muito pessoais, além de mapas astrológicos, dados de 7 faces, tabuleiros ouija, leitura das cartas do Tarô de Marselha, etc.

Acharam que eu estava brincando? Eles existem mesmo!

Ações - sem aportes este mês. A carteira permanece a mesma. No momento, há uma expectativa pela assembléia de acionistas da ENBR, na qual será decidido se farão OPA ou não. Tomara que não, mas se acontecer mesmo a OPA, vendo a mercado e aporto em outra empresa, e vida que segue. Enquanto escrevia o post, notei que as ações de minha carteira, no geral, deram uma subida. Os próximos aportes priorizarão as ações mais defasadas em termos percentuais (Exceto, por enquanto, a Embraer, mas um dia posso mudar de ideia). O valor aportado em ações superou o da RE, acho que pela primeira vez!

Segue o quadro:





FIIs - aportei no HGLG, aproveitando a nova subscrição de cotas. Não estava na vez de aportar nesse FII, mas quis aproveitar a subscrição das cotas. Porém, me arrependi quando lembrei que demora uma eternidade para a subscrição ser integralizada e eu começar a receber os aluguéis. Fica a lição: na próxima vez que ocorrer a subscrição de um FII e eu me interessar, é melhor comprar as cotas no mercado do que as da subscrição. O desconto é ridículo para nós pequenos investidores (no caso do HGLG, cada cota era vendida a cerca de 155 reais na subscrição, contra 160 e poucos reais no mercado. Um desconto na casa dos 5 reais, que só faz diferença para quem consegue comprar centenas de cotas de uma só vez, o que, infelizmente, não é meu caso!). 

Até onde sei, o HGRE permanece com a vacância alta, de quase 30%. Enquanto não resolver isto, permanecerá sem novos aportes. 

Os próximos aportes em FIIs priorizarão os que estiverem mais defasados, em termos percentuais (SDIL, HGBS e RBVA).

Segue o quadro de FIIs:





Exterior - conforme escrevi no começo do post, concentrei os aportes do mês de junho no exterior: 

 - Berkshire Hathaway (classe B), uma empresa do ramo de seguros comandada pelo famoso Warren Buffet, e que ao longo dos últimos anos vem adquirindo várias outras empresas, sendo quase um ETF. Óbvio que comprei da classe B - as de classe A estão sendo negociadas na casa dos 503,000.00 dólares, então só multi-milionários e bilionários conseguem comprar! 

                Os riscos que eu enxergo nesta empresa são os seguintes:

                     - Alguém poderia dizer que "o Warren Buffet é um gênio da bolsa, então vamos aportar só na Berkshire a partir de agora!" - mas acontece que ele já tem 90 e poucos anos, então mais dia menos dia passará o bastão, e ninguém sabe se o sucessor será à altura. Estou praticamente apostando no histórico excelente da empresa, que a permitiu acumular um imenso capital.

                - Essas ações classe B podem eventualmente ser "sacaneadas", tendo em vista que pertencem aos sócios mais minoritários, pessoas comuns como eu e vocês que lêem o blog. Por exemplo, pelo que entendi cada ação classe B tem direito a 1/100 de voto na assembleia de acionistas. O tempo dirá se elas valorizarão até se equipararem com as de classe A ou se permanecerão para sempre como ações "mais acessíveis".

Outros aportes no exterior: 

- Gladstone Commercial, REIT do segmento híbrido, multi-imóvel, multi-inquilino, com imóveis industriais, de escritórios e de saúde, o qual já fazia parte da carteira; e 

- Medical Properties Trust, um REIT do segmento de saúde, focado em hospitais, e com presença em 10 países (EUA, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Suíça, dentre outros com menor participação) com 444 imóveis e multi-inquilino. REITs da área de saúde eu enxergo como tendo a vantagem de terem negócios mais estáveis e perenes (sempre haverá demanda por hospitais, clínicas, etc. mesmo que um dia inventem aquela mesa de cirurgia automática que é mostrada no filme "Prometheus"), mas por outro lado creio estarem expostos a um pouco mais de riscos judiciais. Este é o segundo REIT da área de saúde da minha carteira. O tempo dirá se fiz uma boa compra! 

Usei o dólar a R$ 4,79 para calcular os valores para esta atualização. Mesmo com a queda do dólar, as stocks e REITs no geral deram uma subida, mais do que compensando a variação cambial. Segue o quadro:



Renda Passiva - Após o recorde de maio, dificilmente haveria logo no mês seguinte um resultado tão bom quanto, mas a renda passiva do mês de junho foi em linha com a dos meses anteriores, e acima da média observada em 2022: recebi um total de 8,1 coroas, sendo 0,9 oriunda do exterior e 7,2 do país. 

O valor foi um pouco superior ao primeiro pico de renda passiva de minha carteira, ocorrido em maio de 2022 (7,8 coroas). 

Aos poucos a bola de neve vai crescendo! 

Ainda falta muito para eu me sentir confortável para arranjar um emprego de meio expediente "stress-free", mas se Deus quiser um dia eu chego lá!

Foram "poucas" empresas pagando dividendos e JCP, ou seja, praticamente foram os FIIs que seguraram a renda passiva de junho. 


Segue o gráfico de evolução:



As empresas que pagaram dividendos este mês foram:

No país - 6 empresas: Itaú, Bradesco, Grendene (de novo!), Banco do Brasil, M.Dias Branco e Wiz Co. 

No exterior - 3 empresas e 5 REITs: Home Depot, 3M, Emerson Electric, e os REITs Stag Industrial, Realty Income Corp, EPR Properties, Gladstone Commercial e Weyerhaeuser.

A renda passiva acumulada até o momento já está quase batendo na renda passiva total recebida em 2022! Segue o gráfico:


Por fim, segue o gráfico geral da Mago S.A.:

Agora a carteira possui 66 ativos, além da RE. 



Generalidades

- Se vocês prestarem atenção, notarão que eu geralmente tento escrever ignorando o "novo" acordo ortográfico (feito em 1990, mas que começou a ser implantado por aqui em 2008), pois gosto muito de nosso idioma e considero que nossa ortografia foi severamente empobrecida com esta reforma. Pode parecer bobagem, mas eu acredito que isso empobreceu até mesmo nossa cultura e afetou as mentes dos brasileiros, pois o idioma influencia a imaginação, e esta influencia as ações e as potências das pessoas. Não são só "detalhinhos"...

Para quem gosta do assunto,  seguem links de dicionários de português com a "orthographia" antiga (que vigorou até o começo do século XX): 

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/items/b969bec8-75ba-40d7-b1be-6bf8ae2de65c

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/items/0a41bcd5-370d-476b-9190-ef807afefa97

Só temos que tomar cuidado com provas de vestibulares e concursos, as quais infelizmente cobrarão o acordo ortográfico empobrecido, atualmente em vigor.

- Em junho consegui cumprir a meta de 2 postagens no blog. Já tenho outras no rascunho e devo postar pelo menos mais uma ou duas em julho. 

- Eu ia colocar neste post um balanço geral do 1º semestre, mas ia ficar longo demais, então no próximo post (daqui a uns 10 dias) sai o meu balanço.


Fiquem com a música do mês (While your lips are still red, da banda Nightwish):



Forte Abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

19 comentários:

  1. Olá, Mago!

    O MPW é o REIT que mais possuo na carteira. De uns tempos pra cá a cotação tem caído bastante, apesar de continuar com excelentes dados (só a dívida/EBITDA que aumentou). Aproveitei para fazer alguns aportes adicionais nos últimos meses.

    E com a cotação atual está com um DY bastante elevado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT!

      Parece que ele está tendo problemas com seu principal inquilino, responsável por mais de 20% da receita, mas acredito que isso possa ser contornado. De qualquer forma essas grandes quedas recentes desse REIT meio que já são o mercado precificando isso. Fora isso, achei esse REIT bom.

      Abraço!

      Excluir
    2. Não sabia dessa. Se for contornado deve ajudar a cotação a voltar aos patamares anteriores, é bom acompanhar.

      Excluir
  2. Mago,

    Eu gosto do clima familiar de festas juninas, mas tenho que discordar de que essa é a festa que simboliza o BR. Na minha opinião é o carnaval, pois é nessa festa que o bostileiro médio mostra o quão degenerado é a nossa sociedade.

    Sempre muito interessante conhecer esses REITs no exterior, esse aí me pareceu muito bacana.

    Sobre a BRK eles já fizeram um plano de sucessão e me parece bem preparada para um cenário sem o bom velhinho.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI.
      Sim, infelizmente é o carnaval que faz a imagem do brasileiro mundo afora. Bom para quem gosta, mas eu pessoalmente não gosto do carnaval, só do feriado. Por isso acho importante valorizar outras festas. Quando disse que a festa junina simboliza cultura nacional não quis dizer em termos de representação no exterior, mas sim de ela ser a melhor festa de nossa cultura.

      Os REITs dão um banho em nossos FIIs! isso mostra o quanto ainda podemos crescer nesse tipo de mercado.

      Abraço!

      Excluir
    2. Eu gosto é da semana Farroupilha e do Natal haha

      Excluir
    3. Só o Grinch não gosta do Natal hehehe (e mesmo assim no fim da história ele se regenera)

      Excluir
  3. O Brasil não tem cultura nacional e sim culturas regionais (e olhe lá).
    Com relação a norma da língua portuguesa, sinceramente, acho que faz muito pouca diferença as mudanças adotadas.
    O idioma sempre mudou, muda e vai continuar mudando e isso independe de gostarmos ou não. O idioma é um organismo vivo.
    Portanto as mudanças sejam elas adotadas como norma ou não já estão no cotidiano sobretudo do idioma falado.
    Com relação a investimentos, a bolsa veio bem nos últimos tempos, inclusive ações de empresas que não vinham tão bem como a AZUL4 decolaram nos últimos 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que haja diferenças regionais, o Brasil é um só, e nossa cultura tem suas riquezas.

      Idiomas em uso são, sim, vivos, mas uma coisa são mudanças orgânicas, de origem popular e que ocorrem ao longo de décadas. Outra coisa são reformas artificiais feitas na base da canetada como foi esta última. Independente da origem da mudança, esta última deixou nossa ortografia mais feia e mais pobre. A perda do trema, por exemplo, deixou a grafia das palavras que o levavam menos bonita. Não deixa de ser uma perda para todos os países lusófonos. Esta é minha opinião.

      A bolsa veio bem nos últimos tempos. Agora é torcer para não ter sido um "vôo de galinha". Mas, independente do cenário, seguirei aportando em renda variável.

      Excluir
  4. Não se preocupe mago, vc receberá R$ 1,14 por cota das subscrições do HGLG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse recebimento é o acumulado após a integralização das cotas? Porque u participei de uma subscrição do ALZR, e não lembro mais como foi essa questão do aluguel.

      Excluir
  5. Boa noite Mago! Também acho uma ótima aproveitar e mandar parte do patrimônio pro exterior...temos que aproveitar enquanto o dólar ainda está controlado...rsrs.Nunca fui muito de valorizar festas regionais, mas após o nascimento da VVI baby tenho achado mais legal participar dessas festas...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI. Se o dólar se mantiver "baixo", julho vai ser outro mês de aporte no exterior. Veremos...

      Sempre gostei de festa junina, pra mim é a melhor festa da nossa cultura. É mais família, geralmente está frio, as comidas típicas são boas, a decoração é bonita, etc.

      Excluir
  6. Mago, MPW é um dos REITS que possuo, a cotação tem apanhado de mais mas acredito que é algo momentâneo, pois o REIT continua entregando.

    Sobre a Berkshire classe B, essa é uma ação que também tenho estudado e estou pensando em adicionar na carteira. Penso também tanto na questão do Buffet quando do Charlie já estarem bem velhos, porém acredito que o que eles construíram lá vai muito além deles próprios, é uma cultura que imagino que irá perdurar após eles.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal ver outra pessoa com esse REIT. Só nos comentários apareceram 2 aqui, você e o Ficando Tranquilo.

      Também tenho esperanças quanto à sucessão da Berkshire. Também acho que o Buffet seria bastante criterioso quanto a seu sucessor. Por exemplo, A Apple após a morte do Jobs também continuou entregando muito resultado

      Excluir
  7. Grande Mago! Seu castelo cada vez mais bonito!
    Em relação as subscrições, é sempre assim mesmo, uma demora pra receber, e difícil ficar controlando dividendos etc pra declaração IR depois... quando a diferença é pouca eu nunca participo, prefiro comprar a mercado, mas dessa vez acabei participando igual, foi um vacilo de minha parte hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio!

      Pois é, demora uma eternidade para integralizar a subscrição. Foi uma compra de impulso. Também não pretendo comprar mais assim, só a mercado agora.

      Abraço!

      Excluir
  8. Fala Mago! Parabéns pelas coroas (sem ser as véia kkkk)! Queria e podia aportar mais no exterior, mas estou bem desleixado nos aportes em geral. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paul!
      Vai estudando as empresas no exterior com calma, e vai aportando aos poucos.

      Abraço!

      Excluir