quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Aportes e Atualização Patrimonial - agosto de 2022

Saudações, confraria da blogosfera das finanças!

Agosto terminou, e adentramos o último terço do ano! Não sei quanto a vocês, mas para mim o ano está voando, até mais do que 2021!

Vamos para o post mensal de atualização patrimonial. Como sempre, expresso em Coroas, a moeda oficial do blog, criada para facilitar o acompanhamento da evolução em termos percentuais:


Aumento acumulado de 164,4% desde o começo da série histórica, em junho de 2021. Será que até dezembro eu chego no patamar de 3000 coroas?
O valor total em ações (717 coroas) está bem próximo do valor da RE, e bem próximo do valor total do patrimônio no início da série histórica (1.000 coroas). Ainda falta um pouco, mas vai chegar o momento de aumentar a proporção de renda fixa na carteira. O problema é no que aportar...

Segue o gráfico com o histórico:


Agora vamos às movimentações do mês, sempre lembrando que nenhum ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Não siga dicas de anônimos na internet,  estude por conta própria e escolha onde vai investir! O meu critério de seleção de empresas é bastante heterodoxo: uma vez por mês eu escrevo o nome de algumas empresas em papeizinhos, colo em um alvo na parede, e atiro dardos. Aquelas que eu acertar são as que eu comprarei.

Ações - os aportes do mês foram:

Romi S/A - indústria fabricante de máquinas-ferramentas (tornos, fresas, injetoras, etc.), um setor que considero bastante interessante. Seria melhor se o Brasil tivesse mais empresas desse tipo e fosse realmente um exportador de máquinas, reconhecido mundialmente por isso... Mas isso ainda vai demorar umas décadas para acontecer.

Energias do Brasil S/A - empresa privada do setor elétrico, dona de usinas, direitos de transmissão, entre outros ativos ligados à área.

Além dos aportes, vendi minha participação em PARD3 (com prejuízo de incríveis 5 reais) e utilizei o valor da venda para comprar mais ações da Fleury (ia dar na mesma se eu esperasse a conversão das ações).

Com isso, agora tenho 27 empresas na carteira, sendo 3 na segunda divisão e 24 na carteira All Stars:



FIIs - Mais um mês sem encontrar outro FII para a carteira, que permanece com 15 FIIs. Sinceramente, estou com preguiça de procurar... mas vou continuar insistindo, sem pressa, e não vou acrescentar outro FII na carteira  "só por acrescentar". 

O aporte do mês foi em RBVA11, o fundo que estava mais defasado na carteira de FIIs. Outrora um fundo de agências bancárias,  o gestor está aos poucos mudando para o segmento de renda urbana / varejo. Por enquanto as receitas do fundo ainda são oriundas, em sua maioria, do Santander e da Caixa. Vamos acompanhando o trabalho da gestão.



Barrinhas cada vez mais equilibradas... o próximo aporte será em algum daqueles FII que estão na casa dos 4%


Exterior - A stock do mês foi a Alphabet Inc. (Google), empresa que dispensa apresentações, aproveitando o split recente (antes custava quase 3.000 dólares por ação - preço totalmente inviável para mim e para 99% dos brasileiros que investem no exterior...). 

O REIT do mês foi o Gladstone Commercial, um REIT que aqui seria um FII "híbrido", dono de 129 imóveis, dos segmentos de escritórios, indústria, data centers e galpões logísticos, bastante diversificado geograficamente (27 estados americanos) e também diversificado quanto ao tipo de negócios de seus inquilinos. Lendo a página do REIT na internet, me parece que ele quer ampliar seus negócios para a área agrícola, poia está no momento contratando pessoas com experiência na área agrícola ...


Vejam o quadro abaixo com minha carteira no exterior (valores em Coroas):

Tá ficando bonito...
Renda Fixacontinuei sem aportar, e ainda precisei sacar um pouco da RE este mês. Normal!

Reserva de Valor - aportei um pouco em BTC, com o preço na casa dos 110K reais. Meu preço médio continua alto, mas estou conseguindo abaixar até que rápido. BTC sofreu uma queda de uns 60% nos últimos 6 meses. Será que o rei está nu? A teoria mais aceita no momento é a falta de liquidez no mercado por conta dos juros dos EUA, o que diminui o dinheiro disponível para que investidores institucionais aportassem em ativos de alto risco como as criptomoedas em geral. 

De qualquer maneira, BTC ainda pode ser usado praticamente em qualquer lugar do mundo, então está valendo para reserva de valor neste sentido. Mas não sou hipócrita e sempre vou admitir que encaro isso mais como um bilhete de loteria sem prazo de validade.

Renda Passiva - Este mês recebi 5,3 coroas. As empresas que me pagaram dividendos foram a Klabin, Wege, Fras-le, Grendene, Eztec, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. Este foi o 3º melhor mês até o momento! 

Família, saúde, lazer, estudos, etc.

Tudo bem com a família, graças a Deus! 

Continuo estudando para concursos. Aquele curso de macros de excel está meio parado (me julguem), até porque o assunto é bastante árido. Acho que só gosto de programação para fazer joguinho mesmo, e não para fazer coisas "sérias". Mas não vou abandonar o curso de macros, sei que é importante.

Uma boa foi que este mês consegui voltar a correr (média de duas vezes por semana, uns 3km de cada vez... aos pouquinhos vou aumentando). No meu auge eu corria em média uns 5km todo dia. Não devo conseguir correr todo dia agora,  mas se eu recuperar meu patamar de 5km pra mim já está ótimo.

Generalidades

- inflação nas alturas... o preço de uma garrafinha de água de coco numa pracinha perto de onde moro está na casa dos 10 reais! Estou sinceramente pensando em largar o emprego para virar vendedor de água de coco em alguma pracinha por aí...

- é incrível como que por aqui até o Mcdonald's é um restaurante "gourmetizado"... se você comprar comida para duas pessoas você gasta fácil, fácil,  uns 80 reais. Esse não deveria ser o preço de um fast food. Parte disso são os impostos e custos trabalhistas, é claro, mas também tem uma boa parte nesse preço que é por causa do fato do brasileiro aceitar pagar caro por qualquer produto, sem questionar. 

- Mas engraçado que para pagar por serviços o pessoal costuma achar qualquer coisa caro, e isso ferra muito os autônomos e freelancers  - por exemplo, tem uns loucos por aí que aceitam dar aula particular de inglês cobrando apenas 10 reais a hora, e isso dificulta as coisas para mim na hora de cobrar os meus 100 reais... sorte que eu não dependo disso (e nem estou com tempo agora), mas sempre é bom ganhar uma grana extra.

- Outro causo que aconteceu comigo, faz uns 3 anos, e que tem algo a ver com o que escrevi acima: em um site de freelance, encontrei um anúncio pedindo para traduzir um livro do inglês para o português, e acho que o livro tinha algo entre 80 e 100 páginas. Não lembro o prazo. Me inscrevi cobrando 500 reais pelo trabalho (achando pouco) e minha proposta não foi aceita. Das duas uma: ou o solicitante achou barato demais e não me aceitou, por desconfiar da qualidade do serviço, ou alguém ganhou menos de 500 reais para traduzir um livro inteiro. Acredito mais na segunda opção. Na boa, se eu tivesse pego este trabalho por, digamos, 300 reais ou menos, eu simplesmente jogaria o texto no google tradutor e, no máximo, "apararia as arestas"... Por falar nisso, alguém tem algum site de freelance para recomendar?


Bem, por enquanto é isso.  Até o próximo post!

Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

29 comentários:

  1. Cara, eu procurei vagas de frelancer no passado. Até 2012 ou 2013 mais ou menos pra ganhar um dinheiro a mais.
    Mas os valores pagos por página em traduções ou revisões de texto eram muito baixos.
    Na época não se falava tanto em home office, entrei em contato por telefone ou e-mail com várias empresas do setor, e tive retorno de 1 empresa apenas, talvez hoje esteja mais fácil.
    E essa empresa me mandou um texto para correção, um texto traduzido da língua inglesa, um romance e sinceramente achei o serviço tão chato que acabei não dando continuidade a aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, anon. É, eu imagino que o padrão seja, infelizmente, pagar pouco mesmo para esses serviços de tradução e edição de textos. Ta certo que hoje em dia eu não tenho tempo para pegar um trabalho grande (como um livro), mas uma hora pretendo voltar a buscar esses serviços para ganhar uma renda extra. Pena que pelo visto o normal seja pagar pouco.

      Excluir
  2. Bom dia Mago! Qual a taxa atual de conversão das coroas para reais? Um colega meu me disse uma coisa que acredito bastante pro brasileiro: Brasileiro não valoriza a qualidade do bem, mas sim o seu preço...Se algo é barato, logo deve ser ruim e se é caro, logo deve ser bom...infelizmente acredito ser verdade... No preço do MacDonalds está imbutido o custo de tirar onda consumindo a marca...a qualidade é secundária...triste verdade...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, VVI. Não posso dizer a taxa de conversão das coroas. Para fins do ranking, 1 coroa = 1 real.
      Concordo que aqui no Brasil o pessoal dá mais valor à ostentação do que à qualidade e ao valor verdadeiro dos bens. Por isso, eu até entendo esse fenômeno do pessoal aceitar pagar mais caro para tirar onda com a marca, mas... Mcdonald's? Alguém tira onda por estar comendo no Mcdonald's? Sério mesmo?

      Excluir
    2. Bom dia Mago! Muita gente de baixa renda e adolescentes usam o McDonald's pra "tirar onda"...e olha que isso já era assim quando eu era adolescente e o McDonald's não era tão caro como hoje...

      Excluir
    3. Entendo, entendo, principalmente os adolescentes. Mas ainda acho meio estranho, nunca pensei no Mcdonald's como uma marca para ostentação! Vivendo e aprendendo!

      Excluir
  3. Complicado!!! Nada em relação a trabalho autônomo me anima, foca esse tempo em estudar para concurso que será melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, anon. As coisas que eu mencionei (aula particular e tradução de textos) seriam formas de ganhar uma renda extra, e não a minha ocupação principal. Por exemplo, teve uma época em que eu dava aula particular de matemática e ganhava 70 reais por hora, dando em média umas 3h de aula por semana. Isso me dava uma boa grana extra no fim do mês. Dar aula particular costuma pagar muito mais por hora do que ser professor de escolinha particular, mas o problema é conseguir uma carteira de clientes que te dê certa previsibilidade de fluxo de caixa.

      Mesmo passando em concurso, pretendo complementar minha renda dando aulas particulares e fazendo freelas de tradução e edição de textos.

      Excluir
    2. Será se dar aulas particulares de matemática ou qualquer outra coisa ainda dá um bom retorno?
      Hoje em dia você tem tutoriais de tudo na internet, tem cursos EAD de tudo quanto é tipo, inclusive em muitos casos os cursos pequenos (de pouca carga horária) nem exigem que o aluno vá a algum polo presencial para provas ou outra avaliação.
      Mesmo cursos superiores e especializações são cada vez mais passíveis de serem realizado em EAD sem necessidade de ir a algum local específico.
      Acho que professor particular é uma das profissões que não vai chegar a desaparecer, mas deve chegar perto disso.

      Mas não digo pra desanimar, é apenas uma análise, se ver que tem condições de dar aula particular ou trabalhar com texto em home office vá em frente.
      Eu que comentei ter procurado oportunidades em home office no passado. Talvez até arrisque procurar novamente, hoje parece estar mais fácil, mas imagino que mais concorrido também.

      Excluir
    3. Eu entendo seu raciocínio, mas acho que o EAD não vai substituir 100% o ensino presencial, ao menos não tão cedo. Eu fiz duas faculdades, uma presencial e outra EAD, e a diferença era gritante. A pós graduação que completei esse ano também foi EAD, e julguei bem baixo nível, foi mais para ter o diploma mesmo e ganhar pontos em provas de títulos de concursos. O EAD, ao menos atualmente, está estruturado para ser uma fábrica de diplomas, e não para realmente ensinar (ao menos essa foi a minha experiência até agora). Acho que o presencial não vai acabar porque para você realmente aprender no EAD, tem que ter muita disciplina e vontade de estudar. No presencial também, mas acho que a presença próxima do professor e dos colegas de turma ajudam a motivar a estudar e a prestar atenção. No EAD você luta contra a tentação de abrir um montão de abas no PC e ficar navegando na internet.
      Quanto a aulas particulares, tem muita, mas muita gente que só aprende coisas com alguém do lado explicando, praticamente pegando a mão da pessoa e fazendo por ela. Fora o fato da presença humana ajudar (minha opinião), além da aula particular ser 100% customizada pra cada aluno. As áreas onde eu mais vejo isso são as das ciências exatas, que muita gente tem dificuldade para aprender. Não que eu seja o bonzão das exatas (e não sou mesmo), mas por causa dessas dificuldades crônicas da maioria das pessoas eu já consegui ganhar dinheiro dando aulas de matemática, física e estatística. E imagino também que se o homeschooling pegar no Brasil, aumentará a demanda por tutores também.

      Excluir
    4. Eu fiz faculdade presencial, fiz apenas treinamentos curtos em EAD. Mas acho que a maior vantagem do EAD é o fato de você depender só de você mesmo.
      Se você estiver em uma turma boa, onde a maioria dos alunos está interessada, não atrapalha os demais etc. Vale a pena fazer presencial, mas se não for assim e muitas vezes não é, sinceramente o presencial passa a não ser tão vantajoso.
      Em áreas de estudo teóricas acho que o EAD dá conta plenamente, em áreas que usam matemática mais aprofundada acho que complica um pouco.
      Mas se o material e os expositores do EAD forem bons e tiverem boa desenvoltura, vejo como uma opção a se considerar.
      Fiz treinamentos ao vivo com conteúdos parecidos aos que fiz no EAD e o EAD não perdeu em nada.
      O Network do Presencial é superior, mas é como eu disse, tem que ver se os colegas realmente estão com o mesmo foco ou interesse que você. Senão nem isso vale.

      Excluir
    5. É, se o EAD for síncrono, ele tende a ser bom. Se for assíncrono, tem mais chance de ser ruim (exceto talvez cursos curtos, cursos avulsos, etc)

      Excluir
  4. Mago,

    Excelente discussão sobre McDonalds. Não lembro a última vez que comi nessa rede, pois aqui no interior o Mc mais próximo está a 200km de casa.

    Mas o que quero frisar é que comer fora de casa ficou mais caro nos últimos anos, e tenho a sensação é que nem tudo é reajuste de custos com insumos. Aqui em casa temos o hábito de vez ou outra fazer cachorro quente caseiro, compramos todos os ingredientes e dá para fazer um monte de cachorro quente com o que daria para comprar para pouco mais de uma pessoa comer fora de casa.

    Comer em casa tem sido cada vez mais vantajoso.

    Sobre os trabalhadores autônomos é bem isso que você falou, mas na maioria dos ramos é difícil encontrar profissionais comprometidos em entregar o prometido com o prazo e qualidade necessários.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI. É como eu escrevi: nem tudo é por causa dos impostos e custos trabalhistas: tem uma boa parte do preço que é porque o brasileiro aceita pagar caro em produtos. Se o pessoal boicotasse mesmo, reclamasse do preço com os gerentes, colocasse avaliações negativas na internet falando dos preços, muito restaurante por aí seriam un pouco mais baratos. Mas a mentalidade média do empresário brasileiro é a de vender pouco mas cobrando caro, para ter margem de lucro maior, ao invés de vender muito e cobrando barato para ganhar na escala.
      O pessoal só reclama mesmo é dos preços dos prestadores de serviço e tenta pechinchar tudo, ao mesmo tempo que aceita pagar 40 reais num hambúrguer "gourmet" sem batata frita e sem refri.

      Excluir
  5. Gostei dos ativos da sua carteira . Romi fiz minha primeira compra esse ano. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Beto Fiscal! Descobri essa empresa graças ao seu blog, e a adiconei em minha lista de estudos. Acabei concluindo que para mim valia a pena comprar.
      Abraço

      Excluir
    2. Essa Romi eu namorei, namorei e namorei e nunca casei hehe, acho que vou dar mais uma chance pra ela

      Excluir
    3. Todo mundo que investe deve ter algumas empresas assim, que ficam "eternamente" só no "amor platônico", sem nunca consumar! Chega a ser engraçado!

      Excluir
  6. Mago, a CIEL apesar te também estar na minha "lanterninha" deu uma surpreendida nesses últimos tempos hein, rs.

    Sobre o preço das coisas, rapaz, o custo dos alimentos é algo que tem me deixado simplesmente horrorizado. Sem exagero algum, eu acredito que houve um aumento de mais de 60% no custo pra você comer fora (em QUALQUER lugar), enquanto o custo pra se fazer compras em um mercado qualquer não deve ter aumento muito menos que isso. O VR do trabalho que eu achava que era alto hoje eu já acho insuficiente.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ET, a CIEL realmente está surpreendendo. Só aportei nela 2 vezes até agora, bem pouquinho, e ela está representando um percentual até alto em meio às ações da minha carteira. Tomara que ela se reerga e nos traga ainda mais retornos!

      O nosso dinheiro não está valendo nada, e os donos de restaurantes em geral aproveitaram para passar a faca... deviam criar um índice só pra eles, um IGP-R, ou algo assim, porque realmente a inflação dos restaurantes foi a maior de todas. Perto de onde eu trabalho tem um self service que praticamente dobrou o preço. E o pior é que uma vez aumentado, nunca mais volta para o que era antes, mesmo que houvesse deflação de 80%! Isso é explicado, em parte, porque o brasileiro aceita pagar caro nas coisas sem questionar nada...

      Excluir
  7. Magooo!!!

    Adorei seu método de seleção via dardos! Vou copiar kkkkk

    Serviço de tradução da Google hoje em dia está muito bom, eu leio muito livro em inglês, chinês, coreano, simplesmente usando o tradutor do google no próprio navegador, 99% fica ok, as vezes surge algumas coisas erradas, mas então olhando o original dá pra entender. Talvez por isso os preços para serviço de tradução estejam caindo, mesmo sem ser fluente dá pra traduzir quase tudo. Tecnologia roubando o teu emprego kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o google tradutor, ao menos para o inglês e no aspecto "macro", está indo bem. Acho que dá pra jogar um texto aos poucos lá, página por página, e ir corrigindo pequenos erros, aparando as arestas,etc. Acho que ainda é necessário fazer correções contextuais, por que ele não tem como "saber" o contexto, embora às vezes surpreenda (por exemplo, ele entende às vezes que "PC" é "playable characters" ao invés de computador, dependendo das palavras que são usadas em conjunto com "PC").
      Mas acho que ainda não alcançou o nível para confiarem traduções de documentos oficiais ao google tradutor (dependendo, há exigência legal de tradutor juramentado).

      Excluir
  8. Farmacêutico Investidor5 de setembro de 2022 às 21:46

    Olá Mago! Fiz alguns freelas pelo upwork há alguns anos atrás... mas isso quando eu tinha brilho nos olhos e faca nos dentes rs. Vale a pena, especialmente se você conseguir atuar em nichos mais específicos. Sobre investimentos, comprei Gerdau esses dias - estava em um preço bacana e pagando bons dividendos sem queimar o lucro líquido.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Farmacêutico! Acho que ainda tenho sangue nos olhos, e vou dar uma olhada nesse upwork.
      E vou dar uma estudada na Gerdau também. De cara vi que tem uns 2 tickers diferentes na bolsa. Sabe qual é o da Gerdau mesmo, a de verdade?

      Excluir
    2. Farmacêutico investidor8 de setembro de 2022 às 15:32

      Boa sorte, que aguentar cliente de freela eh complicado! GGBR refere-se à Gerdau S.A. e as ações GOAU referem-se à Metalúrgica Gerdau SA. A Metalúrgica Gerdau é uma holding que controla a Gerdau SA. Eu comprei a Goau mesmo, achei o preço em conta.

      Excluir
  9. Olá Mago.. Ótimo mês para nos. Sobre o Freelancer normalmente facho consultoria de TI mas não sei ate que ponto vale viu. Sobre nosso dinheiro a verdade que hoje não vale mais nada, comer em casa vale mais, mas o que seria da vida sem fugirmos da rotina neh. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vini. Nosso dinheiro está sendo destruído, uma pena mesmo, pois o Plano Real tinha tudo para ser uma moeda fortíssima. Pegamos uma época muito boa nos anos 90 e começo dos anos 2000 graças a Deus e à relativa estabilidade de nossa moeda, e de uns anos para cá, nossas "otoridades" e os "dotôres" só vem dilapidando nosso poder de compra. Muito triste.
      Eu queria muito que o Brasil fosse na contramão do mundo e voltasse pro padrão ouro/prata, ou até outro metal precioso, seria uma forma de bos proteger e ainda atrair investidores...
      Comer em casa está valendo mais a pena sim. 80 reais no Mcdonald's é o fim...
      Abraço

      Excluir
  10. Fala Mago! Quantos cestos para os ovinhos! Parabéns!!! Queria fazer uns freela mas não sei como nem tenho tempo e saco para fazer kkkk... Comer fora é uma vez ou outra, está bem intankável. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paul.
      Eu entendo que quanto mais cestos, menos riscos eu corro e maior a chance de encontrar uma empresa que multiplique bastante o dinheiro aportado no longo prazo, fora o fato de quanto mais empresas na carteira, maoir a chance de ter todo mês alguma me pagando dividendos e JCP.

      Pra fazer freela tem que ter muito saco e muito tempo ... eu agora estou sem os dois rs

      Comee fora só no quilo mesmo. Até o Mcdonalds ta caro demais hoje em dia.. ai, ai, tomara que o mundo acorde pro erro que são as moedas fiduciárias e volte pro padrão ouro, ou qualquer moeda com lastro... a inflação é mesmo um imposto sobre a pobreza... não é fácil!

      Excluir