sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Aportes e Atualização patrimonial - setembro de 2022

Salve, salve confraria, vamos a mais um post de atualização patrimonial, na disciplina.

Chegamos ao fim do mês de setembro do ano de 2022 de Nosso Senhor. Setembro foi um mês especial, pois o país celebrou o bicentenário de sua independência!

Segue o quadro com o resumo do patrimônio, com os valores expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista:


Aumento acumulado de 175,6% desde o começo da série histórica, em junho de 2021. O que importa é aportar todo mês, em ativos diversificados, e de valor (empresas que dão lucro e com pouca ou nenhuma dívida, FIIs e REITs com bons imóveis, etc.)

Tive gastos extras este mês, e por isso o aporte foi menor do que o normal, mas mesmo assim Deus foi muito bom comigo e permitiu que meu patrimônio ainda crescesse em relação ao mês anterior.

Segue o gráfico comparando o patrimônio total mês a mês, desde junho de 2021. Se Deus quiser, na atualização de dezembro, que será postada em janeiro, direi que alcancei a marca das 3.000 coroas:



Agora, destrinchemos os aportes do mês. Vocês irão notar que, embora eu tenha postado aquela reflexão sobre a dicotomia (?) busca por renda X busca por valor, eu aportei em 2 FIIs e em apenas 1 ação em setembro, e tal ação é "de dividendos". Cheguei à conclusão de que, para mim, a busca por renda só será ruim se eu aportar em ativos fundamentalmente ruins unicamente pelo fato de estes estarem com um dividend yield (DY) alto.

Como sempre, relembro que nenhum ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Os meus métodos  de escolha de ativos são bem pouco ortodoxos (borra do chá, dardos, jogada de dados, tarô, etc.) e só funcionam para mim. Estudem sozinhos e escolham por conta própria aonde irão investir! Não confiem em dicas de anônimos da internet, senão irão perder seu suado dinheiro!

Ações - este mês aportei na Taesa S/A (TAEE3), empresa "privada" do ramo de energia elétrica (o sócio majoritário (37%) é a CEMIG, a qual por sua vez é controlada (51%) pelo governo estadual de Minas Gerais, o que faz com que a Taesa seja de certa forma controlada pelo estado de Minas Gerais, a terra do pão de queijo). Mesmo assim, gosto do setor, que considero tranquilo por conta da relativa estabilidade das receitas. Com isso agora tenho 28 ações na carteira.






FII - o aporte do mês foi em JSRE11, fundo de escritórios focado em imóveis corporativos de alto padrão, e em VILG11, fundo de logística. O critério foi que ambos eram os que estavam mais defasados em minha carteira antes do aporte. Os próximos aportes seguirão esta lógica que já venho seguindo há um tempo,  de aportar nos fundos mais defasados da carteira. Por enquanto, permaneço com 15 FIIs no portfolio, e nenhuma vontade de vender nenhum deles:





Renda Fixa - fiz um pequeno aporte na Reserva de Emergência. Por mais que a literatura financeira seja "unânime" em dizer  que o ideal na renda fixa são os títulos públicos de maior prazo possível, eu continuo desconfiado de nossos títulos do tesouro. Aqui os títulos de maior prazo são os de 30 anos, e eu acho que 30 anos é tempo demais no Brasil... somos um país bastante instável e com um histórico não muito bom no que tange às finanças. MUITA coisa pode mudar no Brasil em 30 anos... 


Exterior - sem aportes este mês. Faz parte do jogo. Como escrevi acima, tive gastos um pouco maiores do que o normal este mês e optei por não aportar no exterior. Sendo assim, a carteira permanece a mesma do mês passado. Notei que todas as stocks e REITs que possuo sofreram quedas em seus preços, mas por outro lado o dólar está mais caro (R$ 5,41 no momento em que escrevo).


Reserva de Valor - sem aportes este mês, pelo mesmo motivo supracitado. Vi o BTC ficar abaixo dos 100 mil reais em mais de uma ocasião este mês. Cada vez mais acho que o rei está nú e que meu "bilhete de loteria" estava vencido. Veremos...


Renda Passiva - em Setembro recebi 6,3 coroas. O segundo melhor mês até o momento, impulsionado pela distribuição excepcional de resultados do FII ALZR11, o qual vendeu um imóvel de seu portfolio. 

Em relação aos dividendos e JCP, foi um mês relativamente fraco na minha carteira (das 6,3 coroas recebidas de renda passiva, apenas 0,5 coroa foi oriunda de JCP e dividendos): recebi JCP de Itaú,  Bradesco, Banco do Brasil, Cielo, Totvs e M.Dias Branco. 

Notem que o mês foi "fraco" porque minha quantidade de ações em cada uma destas empresas é relativamente pequena, mas por outro lado, há de se atentar ao fato de que foram 6 empresas me pagando. Mesmo excluindo Itaú e Bradesco, que pulverizaram seu pagamento de dividendos pelo ano inteiro, ainda haveria 4 empresas de minha carteira distribuindo resultados. 

É como eu sempre digo aqui: diversificando bastante, a tendência é de "sempre" haver alguma empresa te pagando dividendos ou JCP ("sempre", entre aspas, porque nada é garantido, nada impede que todas as empresas da minha carteira tenham prejuízo e não paguem dividendos, por exemplo! Mas batam 3 vezes na madeira aí,  pessoal!)

Fico feliz vendo o gráfico da evolução de minha renda passiva! Cada Coroa ganha me torna menos dependente de meu emprego, e me aposenta um pouquinho mais a cada mês, me tornando cada vez mais livre!


E com isso, o patrimônio da Mago S/A está assim dividido:



Generalidades

- a grande notícia do mês foi a morte da Rainha Elizabeth II, provocando enorme comoção mundial e uns poucos imbecis sem alma comemorando o fato, não apenas no Brasil, mas em vários países.  

Setembro foi um mês especial, pois o país celebrou o bicentenário de sua independência, conforme escrevi na abertura do post. É uma pena que, por razões da guerra fria que vivemos no âmbito político, tal evento não tenha sido tão comemorado quanto merecia, e que o Banco Central e a Casa da Moeda tenham feito apenas uma tímida emissão de moedas comemorativas... poderiam ter feito um desenho diferente da moeda de 1 real, tal qual nas olimpíadas de 2016, ou algo assim. Uma pena para os numismatas. 

- O pessoal que curte geopolítica tem dito que estamos caminhando para um mundo multipolar, com o enfraquecimento dos EUA (eles têm enfraquecido desde pelo menos os governos do Obama) e fortalecimento da China e da Rússia. Já há muitos anos (desde 2011, eu acho), que eu leio a respeito das tentativas de se criar um bloco comercial oriental onde o dólar não seria usado como moeda de troca. Este assunto tem surgido com mais frequência agora.

- Estão surgindo algumas teorias interessantes a respeito do ouro. Tenho lido a respeito do mercado de títulos de ouro e de prata e de como tais títulos têm sido usados para manipular os preços destes metais, mantendo-os artificialmente baixos... seria isto uma "teoria da conspiração"? Também já li a respeito da compra de ouro por governos dos países orientais, para fazer estoque... Será que presenciaremos a volta ao padrão ouro, pelo menos no comércio internacional? 

- Eleições este domingo. Como será que a bolsa irá reagir na semana que vem? E o dólar? Será que teremos grandes oportunidades ou será que vai encarecer tudo? Não assisti nenhum debate, e não tenho acompanhado nada a respeito dos candidatos a nenhum cargo.

- Este mês não consegui postar... Vou ver se agora em outubro consigo publicar pelo menos mais um post além da atualização patrimonial. 


Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!


16 comentários:

  1. Investimentos: Tenho que decidir o que fazer em termos de investimentos, não sei ao certo se volto com força pra RF. Os juros devem continuar altos por alguns meses.
    A bolsa brasileira chegou novamente perto dos 120 mil pontos e deu uma corrigida e deve permanecer entre 107 e 115 mil pontos, pois não houve nenhuma novidade ou mudança significativa na estrutura econômica brasileira para que houvesse valorização maior.

    Geopolítica: O mundo já é multipolar. A Ásia cresceu muito economicamente e isso aliado a sua grande população faz com que cada vez mais o continente seja uma "nova fronteira econômica".
    No passado o Japão era a grande força local. Hoje temos China, Coréia do Sul, Taiwan e os emergentes: Malásia, Cingapura, Tailândia, Vietnam e Indonésia. E ainda tem a Índia que não está no extremo oriente, mas também está na Ásia.
    Portanto não vejo como uma questão pro futuro e sim uma realidade de hoje.

    Eleições: Pra mim estão precificadas, ganhe quem ganhar. O que
    pode gerar alguma complicação política é formação do Parlamento.

    Ouro: Não sou especialista sobre o tema, mas assim como ocorre com outros ativos como Petróleo, podem acontecer movimentações semelhantes com metais.
    Mas não acredito por enquanto num padrão ouro na economia global.
    Ainda mais num mundo cada vez mais digital e volátil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo de comentário, anon. Vamos ver nos próximos anos se vai acontecer mesmo isso que estão dizendo de o dólar deixar de ser a moeda padrão do comércio internacional. O padrão ouro seria muito bom se fosse adotado ao menos a nível nacional. Não acredito que no curto e médio prazo (e talvez nem a longo prazo) a economia se torne 100% digital. A riqueza sempre precisará de algum lastro, de algo palpável. É até bom que isso nem aconteça, pois se tudo for digital, tudo ficaria muito precário e vulnerável, e com ainda mais poder nas mãos do estado e menos liberdades individuais.

      Excluir
    2. Novos ativos estão surgindo, além das possíveis moedas digitais que talvez venham a ser incorporadas pelo sistema financeiro
      Créditos de carbono e outras coisas relacionadas ao meio ambiente tendem a ganhar força.
      Digital ou físico o Estado sempre terá participação na regulação. Dificilmente isso aconteceria apenas por iniciativas individuais, aliás acho que nunca foi assim.

      Excluir
    3. Essas relacionadas a meio ambiente são pura fraude, na minha opinião. Uma das maiores picaretagens que querem nos vender hoje em dia.

      Excluir
  2. Oi Mago, mas um ótimo mês! Você esta com uma alta diversificação e como falou sempre estão pagando JCP e DY. Minha maior posição hoje é TAESA apesar que estou virando o jogo para BB. Taesa esta em boas mãos nos mineiros comemos pela beirada mas somos bem desconfiados e não corremos grandes riscos atoa. rsrsrs Forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vini! Foi um mês muito bom mesmo! Confio nos mineiros sim, talvez um dia eu me mude pra uma cidadezinha do interior de Minas... quem sabe?

      Excluir
  3. Mago, parabéns pela resiliência e o avanço do patrimônio. Eu não podia concordar mais sobre sua observação sobre os títulos do Tesouro longos: 30 anos é MUITO tempo pra Brasil.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Engenheiro!
      Até que enfim encontrei alguém que concordasse com minha opinião sobre os títulos do tesouro...
      Abraço!

      Excluir
    2. Sei lá, quanto mais velho eu fico mais rápido que o tempo passa, quando investi a primeira vez pensava que 5 anos era muito tempo, isso foi uns 14 anos atrás...

      Excluir
    3. É um ponto de vista interessante, Bilionário. A vida passa muito rápido mesmo, mas eu acho que o perigo dos títulos de 30 anos é a instabilidade do Brasil. Uma vez eu comentei no seu blog falando sobre o calote que o governo argentino (acho que da cristina kirchner?) deu nos títulos públicos de lá, e ainda por cima chamou os investidores de tais títulos de "abutres", para manipular a opinião pública contra eles. Não acho impossível que algo semelhante possa ocorrer no Brasil. Espero que não, mas não acho impossível. Já confiscaram a poupança uma vez, e saiu barato...

      Excluir
  4. Mago, mais um mês de bons resultados e muita consistência.
    tenho que concordar que 30 anos aqui já deu tempo até de mudar o nome do país kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pequeno investidor! Consistência é o mais importante nos investimentos e em muitas outras áreas da vida!
      Ainda não tinha seu blog na minha blogroll... já adicionei!
      Veja só, mais um que concordou comigo em relação aos 30 anos! Sinceramente, eu tenho mais medo desses títulos do que da renda variável...

      Excluir
  5. Mago,

    A Taesa é uma queridinha da minha carteira. Entretanto tenho lido sobre eventuais ajustes no RAP de concessões que podem estar no horizonte de médio prazo, porém não encontrei nenhuma análise mais aprofundada sobre os impactos disso na empresa.

    Também tenho um pouco de pé atrás com títulos longos do Tesouro. Eu não consigo comprar nada com um horizonte maior do que 5-7 anos. O BR é foda. É só pegar qualquer ano e comprar como o Brasil estava 5-7 anos antes e 5-7 depois e já é muito volátil. Imagina falar em 30 anos?

    A morte da rainha Elizabeth II foi seguida de muito ódios nas redes sociais, principalmente de brasileiros metido a trouxas que acham que sabem alguma coisa de história britânica ou da vida da falecida majestade. Eu pessoalmente achava ela uma das pessoas mais incríveis do mundo. Era um exemplo de dignidade e respeito com todos.

    Concordo completamente com você sobre o Bicentenário, passou praticamente em branco. Seria legal se tivessemos realizados eventos comemorativos mais amplos e festivais de música e cultura por todo o país. Achei legal trazer o coração de D. Pedro I, mas manter ele escondido em Brasília é foda. O que acho triste é a situação do Museu Nacional (ex-residência imperial) e que queimou em 2018 e agora está sendo reconstruído com um interior totalmente modificado, eu gostaria que ele se tornasse o lar do Museu Imperial e que um novo edifício (muito maior e mais amplo) fosse destinado ao Museu Nacional.

    Preferi evitar me aprofundar nos assuntos políticos nesse mês, estou vendo os ânimos muito exaltados.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, PI. O que fazem com a história do Brasil é muito triste. Nos ensinam na escola a ter vergonha de nossa própria história, como se só tivessem acontecido coisas ruins por aqui. Esse tipo de mentalidade se reflete na quasr ausência de eventos cívicos de grande monta, como foi o caso do bicentenário da independência, que passou quase em branco. Veja que no Centenário da independência, em 1922, eu sei que houve toda uma emissão especial de moedas para circular. No sesquicentenario do Descobrimento houve moedas também. E agora no bicentenário, só houve uma tiragem tímida de moedas pela Casa da Moeda, com uma arte mais ou menos, e que nem circularam, só comprando no site do clube da medalha, e dizem que já esgotou (duvido)... eu esperava pelo menos que tivessem feito moedas de 1 real comemorativas, de circulação comum, pois fizeram até pras olimpíadas, pros 50 anos do BC e pros 25 anos do Real, mas não para os 20p anos da independência... Não posso deixar de pensar que haja interesses escusos em impedir que por aqui se desenvolva um sentimento mais patriota...

      Excluir
  6. Fala Mago! Parabéns por sair vivo de mais um mês. Todo lugar, tudo que você vê é só instabilidade, o caos te deixando figarofá das ideia. É triste... Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Paul! Cada dia é uma batalha e uma vitória! Não se deixe levar pelas loucuras do mundo moderno. Resista!
    E boa referência ao Barbeiro de Sevilha... essa música é boa e engraçada. Tinha aquele episódio do Pica-Pau que ele cantava a "Largo al Factotum" inteirinha com aquela voz engraçada.. era bom demais, desenho era cultura. Hoje em dia a criançada vê desenhos que não acrescentam em nada e alguns youtubers de caráter duvidoso...

    ResponderExcluir