domingo, 3 de julho de 2022

Aportes e Atualização patrimonial - junho de 2022

Saudações, confrades!

O mês de junho acabou, e com isso já passamos da metade do ano! 
Vamos a mais um post de atualização patrimonial, como sempre expresso em Coroas, a moeda oficial do blog.



O Castelo no fundo representa meu apartamento quitado... Agora é juntar mais para comprar outro e me render uma grana extra de aluguel!

Patrimônio de 2.186 Coroas, ou seja, aumento acumulado de 118,6% desde o começo da série história. 

Como sempre,  o que me importa é o patrimônio crescendo como um todo. 

Mesmo com a queda geral das ações, o aporte do mês (e um pouco também a alta do dólar) permitiram que o patrimônio continuasse subindo

(Claro que isso será cada vez mais difícil conforme o patrimônio aumenta e o aporte vai representando cada vez menos em relação ao patrimônio total)



Agora vamos à análise de cada componente do patrimônio (como sempre falo, nenhum  ativo mencionado no blog é uma recomendação de compra! A minha estratégia de investimentos é 100% escolher tudo com base das figuras que vejo na borra do chá e da posição relativa de Vênus e Ceres...)

Ações - este mês a empresa escolhida foi o Instituto Hermes Pardini SA (PARD3), empresa do ramo de medicina diagnóstica, um setor de demanda, a meu ver, perene e inelástica, além de ser extremamente útil e com bastante espaço para inovações tecnológicas. Adquiri a mesma por volta do dia 2 de junho e há alguns dias vi a notícia de que a Fleury SA comprou a Hermes Pardini... oferecendo R$ 2,15 em dinheiro e mais 1,2135 ação de Fleury pra cada ação PARD3. Vou pensar se vou vender as ações antes disso ou se aguardo e recebo o dinheiro e mais as ações FLRY3 caso a compra da Pardini realmente se concretize. De qualquer forma, não vai mudar nada para mim, não importa o que eu faça. 

(Talvez seja ainda cedo para decidir qualquer coisa, pois esta negociação acabou de ser anunciada)

Bem, amigos, agora tenho 23 empresas na carteira. Ainda tem espaço para mais. O plano do mini-ETF segue firme e forte.


clique para ampliar. Todos os valores estão expressos em Coroas.


Carteira ainda com peso desproporcional em EGIE3. 


FII- conforme escrevi na última atualização patrimonial, não selecionei outro FII para compor a carteira da Mago SA, então aportei novamente em SDIL11, da área de logística, que era um dos FIIs mais defasados da carteira. Vou continuar procurando novos FIIs, mas por enquanto seguirei aportando nos que ainda estiverem defasados. A carteira continua com 15 FIIs, o que julgo um bom número para fins de diversificação. Lembro de já ter visto este número de FIIs nas carteiras de vários colegas da blogosfera. 

Clique para ampliar. Todos os valores são em Coroas

Continuo concentrado em HGLG11... se não encontrar nenhum outro FII para compor a carteira, creio que o próximo aporte será em FIIB11, que é o mais defasado no momento, ou em RBVA11. 


Exterior - a stock do mês foi Colgate Palmolive, empresa que todos nós conhecemos, e com o dinheiro que sobrou na corretora adquiri algumas ações do Franklin Street Properties, um REIT  do ramo de escritórios relativamente pequeno para os padrões americanos (com apenas 20 imóveis ele é pequeno lá, mas aqui seria um dos maiores). 

Ainda consegui pegar o dólar abaixo de 5 reais quando fiz o aporte em junho, mas tudo indica que em julho não conseguirei repetir tal feito.

Colgate só está perdendo no meu patrimônio para o HGLG

Reserva de Valor - aportei em BTC e ETH, e acabei aproveitando mais uma grande queda das criptos (comprei bitcoin na casa dos 114 mil reais, e hoje está ainda mais barato). Será que as criptos vão recuperar o patamar de 2021? Será que está havendo uma correção para um valor mais justo? Será que vão virar pó e fim da história? Ninguém sabe! Vamos ver se em julho eu consigo comprar BTC abaixo dos 100 mil biroliros... o meu preço médio continua alto, mas baixou bastante por conta dos aportes de maio e junho.

Renda Fixa - Continuo sem aportar nada na renda fixa. Talvez agora em julho, quem sabe... Pelo menos não precisei fazer resgates da RE esse mês!

Renda Passiva - não esperava mesmo que fosse ser maior do que a do mês de maio, que foi o recorde até o momento. Este mês recebi 3,8 coroas, sendo 3,2 dos FIIS e 0,6 de JCP e dividendos de Bradesco, BB,  M.Dias Branco e Itaú. Agora acho que 3 coroas é o meu novo "piso" de renda passiva.

Crescimento lento e constante... pode parecer pouco, mas a renda passiva recebida em junho de 2022 foi a 4ª maior até o momento

Segue o gráfico do patrimônio total. Vejam que a RE ainda representa um pouco mais de 50% do patrimônio. Este mês isto foi parcialmente explicado pela queda da nossa bolsa. 

Ademais, embora haja um ou outro ativo com um percentual maior do patrimônio (Colgate, Engie e HGLG) a diversificação está indo bem:



 

Trabalho - sem novidades aqui, graças a Deus. 

Estudos - Sigo fazendo meu curso de macros e visual basic (não sei se consigo aplicar isso onde trabalho atualmente, mas é bom para valorizar meu currículo e aumentar minha empregabilidade) e estudando para concursos.  
Preciso otimizar os pequenos intervalos que tenho no dia a dia para aproveitar melhor meu tempo... E fazer questões pelo aplicativo do Tec Concursos, embora seja de certa forma eficiente, cansa um pouco. Eu prefiro ler meus resumos no papel, e responder questões no papel também. Se fosse seguro, eu estudaria na minha mesa no trabalho, no horário do almoço, mas sabemos que na prática isso não é recomendável...

Família - tudo bem por aqui, graças a Deus!


Generalidades -

 - Inflação subindo, juros altos  e dólar caro... Rapaz... No meu trabalho já vi gente reclamando do litro do leite, mas por enquanto não passou de algumas conversas no corredor.

 - Com os juros altos, a bolsa fica em tendência de queda, conforme pudemos observar empiricamente este mês. A explicação teórica para isso é: com os juros altos fica mais vantajoso correr menos riscos na renda fixa, então os investidores fogem da renda variável; outra explicação teórica seria que os juros altos tornam mais caro para que os empresários invistam (no sentido de comprar equipamentos, imóveis, etc para suas empresas), o que deteriora as empresas e faz seu valor cair.

- O dólar também costuma ter correlação negativa com nossa bolsa: se ele fica caro, é como se os investidores passassem a acreditar menos no Brasil e tiram seu dinheiro daqui.

- Vamos rezar para que a inflação não dispare, pois a partir de certo ponto ela costuma agir como um ciclo vicioso, se retroalimentando...


Por enquanto é isso, confrades!

Fiquem com Deus!


8 comentários:

  1. Mago, confesso que tenho tido que me segurar pra não aproveitar essas quedas monstras das bolsas e do Bitcoin. Com o Plano Canadá sendo levado mais a sério do que nunca interrompi completamente qualquer aporte em RV por ora.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte no seu plano, Engenheiro! Investe nele, que seu retorno será muito maior!
      A queda monstruosa das criptos como um todo me deixa com a pulga atrás da orelha, mas sigo aportando um pouquinho todo mês, de modo que representem sempre menos de 5% do meu patrimônio total... se virar pó, vou ficar um pouco chateado mas logo me recupero!
      Abraço!

      Excluir
  2. Fala Fera! Altas emoções este mês, tudo está soda limonada gostosa e geladinha, para não falar nomes feios. Um abraço e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paul! Junho já deu um gostinho de como deve ficar o mercado conforme as eleições vão se aproximando! Mas temos que ser resilientes!
      Força, foco e fé!

      Excluir
  3. Fala, Mago

    cripto derretendo, vou esperar (rezar) multiplicar por 3 o meu investimento e devo sair delas (acho q vou esperar uns bons anos) e RF cada vez mais sedutora, é o famoso compra e volta aqui no vencimento!!!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Neto, pelo comentário.
      Criptos derretendo mesmo, muitas dhit coins indo a zero, pessoas perdendo muito dinheiro. Será que as criptos vão acabar?
      Pena que o Viver de Renda trancou o blog. Gostaria de saber a opinião dele sobre os últimos acontecimentos...

      Excluir
  4. "Tec Concursos"- muito bom, cheguei a testar anos atras
    recomendo o livro do alexandre meirelles

    mais uma opção é usar anki/flashcards no celular (nunca testei, mas deve funcionar)

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Scant. Vou ver esses flashcards. O livro que você mencionou eu não conheço . É tipo o do William Douglas?

      Excluir