sábado, 2 de abril de 2022

Aportes e Atualização patrimonial - março de 2022

Salve,  salve, confraria, estamos de volta para mais uma atualização patrimonial do blog.

Todos os valores estão, como sempre, expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista.

Março já veio e já foi, e com isso 25% do ano de 2022 de nosso Senhor já passaram. Como  o tempo voa!




Aumento acumulado de 97,3% desde o início dos aportes, em junho de 2021. 


Ações - prosseguindo com o plano de criar meu "mini-ETF", as compras do mês foram BBAS3, RADL3 e MDIA3. 

Banco do Brasil é um dos nossos 3 bancões, lucros bilionários, boa frequência de dividendos, etc. O ruim é ter o governo como sócio,  mas tudo bem, é mais uma buy and forget pra carteira. Vou vender quando tiver valor suficiente para comprar um imóvel.

Raia Drogasil, dona de rede de farmácias (demanda inelástica), um dos  negócios que mais crescem atualmente (triste se parar pra pensar) . Achei que tem um bom histórico de lucros.

M.Dias Branco, gigante do setor de alimentos (demanda inelástica também), dona de várias marcas. Também tem lucros interessantes.

Óbvio que nenhuma das ações listadas acima é uma indicação de compra, pois se você confiar em dicas de anônimos de internet, ainda mais em finanças, vai se lascar! Então estude e tire sozinho suas conclusões!

FIIs - o aporte da vez foi no LVBI11, fundo logístico dono de 8 imóveis. Fundos de logística são os que eu mais gosto. Claro que vou diversificar em outros segmentos, mas creio que sempre darei uma preferência para a área de logística. Óbvio que esse FII não é uma indicação de compra! Nenhum FII dos listados no quadro acima  são indicações de compra! Não recomendo nenhum! Se você confiar em dicas de anônimos de internet, ainda mais em finanças, vai se lascar! Então estude e tire sozinho suas conclusões!

O que quero é  que minha receita de aluguéis cresça todo mês . Até agora venho conseguindo cumprir essa meta. Aos pouquinhos os proventos de FII vão se tornando cada vez mais significativos na minha renda mensal!




Reserva de Valor - aportei em BTC, ETH, BCH,  ADA e LINK. Estreei BCH e LINK na carteira. Assim como qualquer outra criptomoeda, o BCH é amado fervorosamente por uns e odiado vorazmente por outros. A mesma coisa vale para o LINK. Quem estará com a razão? No momento não me importa, vamos ver daqui a uns 5 anos...

Eu só os considero mais duas moedas para diversificar. No fundo é tudo FOMO mesmo ("fear of missing out" para quem não sabe)... mas só aporto valores que aceitaria perder, e a carteira de criptos representa hoje só um pouco mais de 3% do valor da minha carteira total (em termos de valor aportado, e não do valor atual de cada cripto - é tão volátil que nem vale a pena calcular isso). Se todas virarem pó ao mesmo tempo, ainda terei 97% do meu patrimônio, então tudo bem. E se explodirem, só tenho a ganhar.

Olhei a composição do HASH11, e sinceramente continuo achando melhor aportar diretamente em criptos mesmo. Achei cara a taxa de administração (1,3%a.a). O HASH11 não é lá essas coisas, e nem precisa comprar tantas criptos assim para copiar o índice, se for do seu interesse.

Para quem não sabe, aí está a composição do HASH11:

  • Bitcoin – 64,6%
  • Ethereum – 31,8%
  • Litecoin – 0,77%
  • Chainlink – 0,68%
  • Bitcoin Cash – 0,46%
  • Uniswap – 0,36%
  • Filecoin – 0,32%
  • The Sandbox – 0,26%

E a minha carteira de criptos está assim dividida:

Bitcoin - 46,7%
Cardano - 17%
Litecoin - 9,8%
Ether- 7,5%
Ripple - 6,2%
Stellar Lumens - 5,8%
Polkadot - 3,5%
Chain Link - 3,2%
Bitcoin Cash - 0,3% (comecei devagar)
Doge Coin - 0,04% (só aportei dinheiro que sobrou na exchange... não me julguem!)
Kyber Network Crystal - 0,02% (idem)

Percebo que nesse meio a opinião dominante é que no fim só sobrarão o BTC e o ETH, e o resto se tornará irrelevante. Talvez seja por isso que o HASH11 coloca um peso bem maior nessas duas moedas (mais de 95% do fundo), mas vejam que o gestor não descartou LTC e nem BCH. Eu particularmente prefiro as moedas que tenham quantidade limite de emissão, pois considero que isso é uma boa defesa contra a inflação da moeda. ETH não tem um limite de emissão, mas li que há situações em que ocorre a "destruição" de tokens. Enfim, não dou tanto valor assim ao Ether...

O que os confrades que aportam em criptos acham de BCH? E de LINK?

Eu não recomendo nenhuma criptomoeda a ninguém! Não sigam dicas de anônimos de internet! Estudem sozinhos e tracem seus próprios caminhos!!

Renda Fixa - só aportei na caderneta mesmo. Com a selic alta, até os juros de nossa poupança são um "oásis"  comparados aos das "savings accounts" de bancos estrangeiros (que pagam geralmente 0,25% ao ano). Sei que uma boa parte do rendimento é corroída pela inflação,  mas ainda assim gosto muito da falta de burocracia e da isenção de impostos da caderneta, além da reaplicação automática dos proventos, o que facilita a formação do efeito bola de neve.

"Contabilmente" já vou começar a separar o valor nela existente entre a RE e a grana para comprar uma casa ou terreno em uma cidade menor, para um dia ter o privilégio de viver que nem um redneck. Assim que eu completar minha carteira de ações e de FIIs, passarei a fazer aportes mais consistentes neste objetivo

Portanto, minha renda fixa está, no momento, assim dividida:

950 Coroas = Reserva de Emergência (RE)

176 Coroas = economias para comprar imóvel

E assim que eu perceber que o valor que tenho em ações está suficiente para comprar um imóvel, venderei a quantidade necessária para compra-lo (na minha opinião, ativos reais, principalmente imóveis e terras, são de certa forma superiores a ativos de papel). FIIs não pretendo vender,  a não ser que ocorra um problema muito grave de gestão.

Comentário lvcido!
Deve ter tido (mais um) vídeo de algum youtuber "especialista" em finanças falando mal de ser dono de seu próprio imóvel...

Renda Passiva - este mês recebi 4,48 coroas. Devagar e sempre a renda passiva vai aumentando. Esse mês teve dividendos da Eztec, Engie, M Dias Branco, Weg, e BB, além dos pingados de sempre de Itaú  e Bradesco. Acabou ficando mais ou menos 50% dividendos/JCP e 50% aluguéis.



 A renda passiva do mês quebrou o recorde anterior, de 3,25 coroas, em janeiro de 2022, mês em que os dividendos e aluguéis de FIIs foram maiores que o normal. Acho que agora o "piso" da minha renda passiva já vai ficar em um pouco mais de 2 coroas por mês.

Trabalho & Estudos - finalmente completei a minha pós graduação. Que coisa chata foi essa pós! É muito difícil encontrar um doutor que saiba transmitir conhecimento de forma didática... bem, pelo menos vai ser mais uma coisa para enfeitar o currículo e melhorar minha empregabilidade. Minha próxima empreitada é um curso de macros de Excel e visual basic que comprei na Udemy. Quero finalmente me tornar um "usuário avançado", após anos trabalhando com planilhas (o que eu sei tem sido suficiente até agora, mas quero avançar nessa ferramenta). 

Fora isso, tenho estudado javascript através de um app chamado Grasshopper. Não é lá essas coisas, mas acho que pra aprender o beabá está valendo. 

Generalidades 

- todo mundo viu o caso do "Fresh Prince of Bel Air" que estapeou o Chris, que,  coitado, dizem que é odiado por todos. 

Não duvido que tudo isso tenha sido combinado para alavancar a (cada vez menor) audiência do oscar. Até eu que nunca acompanhei essa premiação fiquei sabendo. O plano deu certo, então.

Mas, se for real, duvido que se quem tivesse feito a piada fosse o "irmão" do Chris, o tal do "The Rock", o príncipe de bel air teria tido coragem de tascar-lhe um tapão no rosto. 

Acho que velho Will guarda muita mágoa no coração por viver um casamento de fachada, e pode ter querido descontar no coitado do Chris...

- Ser de esquerda (ou seja, um NPC) em 2022: ser vegano e se esterilizar para que os netos do Bill Gates possam viver num mundo menos congestionado e com ar mais limpo. E também andar só de bicicleta e comer insetos para que os netos dele possam caçar ursos e javalis na floresta particular deles e comer carne à vontade.


Por enquanto é só, pessoal. Até o próximo post!

Forte abraço!

Fiquem com Deus!

21 comentários:

  1. Respostas
    1. "comprar imóvel é polêmica"

      eu não comprei e hoje poderia comprar a vista, mas ainda não ser o momento

      essa estrategia funciona, mas depende de cada um aplicar ou não

      pro viagem lenta tb funcionou (https://viagemlenta.com/alugar-ou-comprar-um-imovel-o-que-e-melhor/)

      enfim, depende da vida de cada um e de outros fatores (estabilização profissional, planejamento familiar etc)

      abs!

      Excluir
    2. É, depende de cada um. Mas em algum momento da vida é importante comprar um lugar para chamar de seu.
      Se eu precisar me mudar, por qualquer motivo, vou alugar o meu e viver em um alugado na outra cidade. E um dia voltarei. Só me mudarei definitivamente se for para viver que nem um redneck no interior, quando atingir a tranquilidade financeira.
      Abs!

      Excluir
  2. A questão de comprar imóvel é polêmica. Minha opinião é hibrida.
    Acho que não devemos comprar imóvel muito cedo, pois ele pode nos prender e fazer perder oportunidades profissionais. Quando somos novos temos pouco patrimônio, então comprar um imóvel pode ser concentrar muito dinheiro em um só lugar.
    Conforme vamos envelhecendo fica cada vez mais interessante comprar um imóvel, ter um cantinho só seu.
    Para investimento é questão de perfil, tem gente que adora, eu não me imagino esquentando a cabeça com inquilinos e cuidando de reparos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Mendigo!

      Então, eu acho que ter um imóvel próprio é importante, faz parte de ter uma vida (mais) digna.
      Eu acho que ter um imóvel não é um empecilho para mim. Não acho que eu perderia oportunidades em outras cidades. Eu simplesmente colocaria o meu para alugar e viveria de aluguel na outra cidade.

      Eu não acho que haja uma idade certa para comprar imóvel. Mas isso é bem subjetivo e cada um é cada um. Mas concordo que quanto mais velhos ficamos, mais a necessidade vai aumentando. Não acho que seja bom viver pagando aluguel aos 90 anos, por exemplo... claro que infelizmente muitos não terão nunca condições para comprar a casa própria, mas quem puder que compre. Acho muito importante.
      Abraços!

      Excluir
  3. Mago,

    A questão de comprar ou aluguar o imóvel é uma das grandes questões da humanidade hahahaha'. Eu sou da filosofia de que se você é jovem é uma bela burrice, pois praticamente trava a mobilidade em um momento da vida em que boas oportunidades de desenvolvimento profissional podem exigir a mudança de domicílio e sinceramente o papo de "qualquer coisa eu alugo" acho uma falácia, pois o valor do aluguel dificilmente paga a prestação do financiamento e o retorno em relação ao valor de mercado é em média na faixa de 0,4% a.m, e isso sem falar de todo o risco de inadimplência.
    Mas quando estamos estabilizados na vida e já decidimos onde provavelmente vamos querer passar o resto dos nosso dias, acho essencial ser dono do seu próprio teto. Esse papo de morar de alugel até o fim dos tempos é bonito no papel, além disso, morar naquilo que é dos outros funciona como um impedimento para você deixar sua morada com a sua personalidade (muitos acham frescura isso, mas acho que é um fator que gera ganhos na qualidade de vida).

    Eu mesmo conheço um cara jovem na faixa de nem trinta anos de idade que tem um emprego que provavelmente exigirá mudança de cidade daqui a 3 ou 4 anos no máximo e que acha mais interessante se enfiar em um financiamento de imóvel na cidade que reside, onde na prática se decidisse alugar hoje o imóvel ganharia no máximo 0,3% a.m de retorno. Vai pagar o financiamento com o aluguel? Não. Na prática vai acabar se mudando de cidade e precisando pagar a maior parte do financiamento + aluguel da nova residência.

    O Oscar é aquele tipo de evento que tem sempre uma boa repercussão e no geral as pessoas falam sobre, mas se você perguntar para as pessoas vai se dar conta que na prática ninguém assiste.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, PI.

      Então, no meu caso é só alugar o meu e viver de aluguel na outra cidade, e embolsar ou pagar a diferença entre os 2 aluguéis. Esse é mais um motivo para querer quitar logo o financiamento, ao invés de ficar 30 anos pagando.

      Excluir
  4. Grande, Mago,

    Os gráficos na ordem decrescente ficaram muito melhores. Gostei.

    Entrando na discussão dos imóveis, acho q nesse ponto concordamos (eu e vc) com o Bastter. O importante de avisar o publico amplo é que esse desespero por ter um casa pode fazer entrar num financiamento no qual demorará décadas pra quitar e no final terá pago uns 4 imóveis só de juros.

    Como eu sei que a parte matemática não é seu problema, te incentivo/torço pela realização do seu sonho e usar seu dinheiro no que te faz feliz.

    Porém!!! vc escreveu uma parada da qual eu discordo fortemente: "E assim que eu perceber que o valor que tenho em ações está suficiente para comprar um imóvel, venderei a quantidade necessária para compra-lo"

    Cara... ir aportando em ações pra depois transformar essa posição num imóvel é uma péssima estratégia!!! É contar com a sorte, pois se vc surfar uma alta, vc consegue seu imóvel mais cedo. Mas se lateralizar, ou cair, vc vai ter comprado na alta e vendido na baixa (mesmo que seja pra realizar um sonho).

    Repense sobre parar de aportar em renda variável agora e focar em SELIC, ou faça umas contas do tempo que vc vai demorar pra juntar a grana do imóvel e coloque em tesouro IPCA+ com vencimento logo antes do seu desse tempo de acumulação. Eu sei que é mais chato, mas é o que eu faria.

    No fim, se conselho fosse bom seria vendido e não dado no chat de um Blog, rs!!!

    Grande abraço e na torcida para vc rever a sua estratégia de aquisição do imóvel, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelos conselhos, Neto.

      Eu não estou com pressa pra comprar um imóvel porque esse seria o segundo. Já tenho o meu teto pra morar, livre de financiamento, pois segui o Conselho do Bastter de ir adiantando prestações todo mês. Graças a Deus quitei meu financiamento ano passado. Acabei pagando 1 imóvel e 1 carro, ao invés de 4 imóveis, por causa disso.

      Quanto a usar o dinheiro das ações para comprar um imóvel, eu não liquidaria 100% da minha posição em nenhuma empresa e nem usaria a grana de uma empresa só, seria um pouco de várias, então poderia continuar surfando na alta se for o caso.

      Quanto ao tesouro ipca, sei que é o instrumento mais adequado para juntar grana para esses grandes projetos, mas tenho o pé para trás em relação a títulos do Tesouro... Não sei, tenho muito mais medo desses títulos do que da renda variável. Tenho medo de deixar em um desses de 30 anos, não tenho confiança, mas sei que são em teoria os melhores títulos. Realmente estou indeciso se aporto no tesouro ou não. Por enquanto a grana para o imóvel vai pra caderneta mesmo.

      Excluir
    2. Um adendo, que esqueci de mencionar na minha resposta anterior: eu dou mais valor a ativos reais do que a ativos de papel como ações e FIIs, então sempre que for possível eu pretendo "materializar" meus investimentos. Acho que imoveis sempre terão valor.

      Excluir
    3. sim sim, acompanhando seu blog, sabia q vc ja tinha quitado um financiamento imobiliário,

      Sendo "chato com as palavras", mago: O que eu acho que vc está tentando dizer é que vc tem uma meta de alocação de patrimônio, hipoteticamente falando: 25% ações 25% FII 25% imóveis 25% renda fixa, e sempre que a alocação de ações passar dos 25% (hipoteticamente) vc vai tirar esse "excesso" de patrimônio de ações e alocá-lo em imóveis. É isso?

      Se for isso, tranquilo, ok, mas vc estiver "juntando a grana" em ações pra comprar imóveis, continuo achando um erro estratégico. Mas se for "só" um rebalanceio entre as classes de ativo, blz.

      Grande abraço!

      Excluir
    4. Não pretendo considerar imóveis físicos como uma "classe de ativos" na minha carteira, então eles não entram no balanceamento, mas sim, poderiam entrar para diversificar mais. Se eu incluísse o meu imóvel no cálculo das atualizações patrimoniais, ele representaria uns 80% da minha carteira, ou mais. Mas não o enxergo como investimento, apenas como um lugar para morar e depois passar para meus filhos (Não quero vender nunca).
      O que eu quis dizer é que usaria uma parte do dinheiro das ações para inteirar a compra de um imóvel, mas óbvio que o grosso viria da renda fixa. Eu só não tenho coragem ainda para aplicar em titulos do tesouro. Não tenho muita confiança neles.

      Excluir
  5. Olá, ME.

    Sua carteira tem boas ações. Temos ações em comum.
    Eu pensei em investir no HASH11, mas depois preferi comprar na Binance por conta própria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Cowboy!

      Eu tendo a querer comprar por conta própria. ETFs talvez eu só aceite de ações no exterior, mas ainda assim vou querer fazer stock picking.

      E a carteira do HASH11 nem é lá essas coisas.

      Abraço!

      Excluir
  6. Fala Mago! Parabéns por mais um mês! Quanto a comprar uma casa ou não o melhor é sempre você analisar e não ir na cabeça dos outros. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Funça / Paul!

      Comprar casa geralmente é a maior decisão / movimentação financeira na vida de uma pessoa comum, e vai de cada um mesmo.
      Na minha opinião, a casa de um homem, por mais humilde que seja, é seu castelo. Mesmo que não se queira comprar o imóvel próprio na juventude, "para não imobilizar o dinheiro", acho que todos devemos buscar ter um imóvel próprio ao menos na velhice, para termos mais dignidade nessa época tão frágil da vida.
      Mas, cada um é cada um.

      Abraço e parabéns pelos 4 anos de blog!

      Excluir
  7. Mago, muito bom seu resultado.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, João Dinheiro, sempre bom te ver por aqui!

      Sucesso para todos nós!

      Abraço

      Excluir
  8. Parabéns pelo grande resultado estou trabalhando nisso tudo que entra aqui no escoladinheiroonline invisto a maior parte na bolsa.

    ResponderExcluir