sábado, 30 de abril de 2022

Aportes e Atualização patrimonial - abril de 2022

Salve, salve, confraria! 

Vamos a mais um post de atualização patrimonial, expresso em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista!


O tempo está passando muito rápido, não é? Pisquei os olhos e já passou um terço do ano de 2022 de Nosso Senhor!



Aumento acumulado de 98,2% em relação ao início da série histórica, em junho de 2021!

O plano de criar meu mini-ETF continua firme e forte, conforme veremos a seguir...

Ações - Como de costume, não recomendo e nunca vou recomendar nenhuma ação de nenhuma empresa. Estudem sozinhos e descubram onde aportar. A minha estratégia só funciona para mim, eu não sou um profissional qualificado de investimentos, e invisto somente com base na minhas opiniões momentâneas e por isso posso perder todo o dinheiro investido no mês que vem.  Nenhuma ação mencionada neste blog ou em qualquer de seus comentários é uma recomendação de compra.




Os aportes do mês foram em B3SA3, SLCE3 e um pouco em ODPV3 (que ainda estava um pouco para trás em relação às outras ações).

B3 é a "dona do cassino". Porém, há um grande rolo em andamento com ela: uma ação judicial que se arrasta há uns 10 anos e que pode resultar em uma multa bilionária a ser paga pela empresa. Sinceramente, eu acho que a B3 pode até ser condenada a pagar, mas não imagino que nossas "otoridades" vão permitir que ela feche as portas, pois eles próprios perderiam muito dinheiro com isso... mas posso estar 100% errado e ela fechar mesmo por conta da multa ou de algum outro problema que nem imaginamos... O futuro dirá!

SLC é uma empresa representante do agronegócio,  uma das áreas em que o Brasil pode ser uma grande referência mundial (de certa forma somos, mas poderíamos ser muito mais, não fosse pela politicagem do próprio setor e também a politicagem contra o setor). Com isso, tenho agora 21 empresas na carteira.

Fora isso, recebi bonificação de ODPV e BBDC. Pelo que consta, Bradesco costuma fazer bonificações anuais. Talvez eu aporte de novo nessa empresa antes de fechar a carteira...


FIIs - Como de costume, não recomendo e nunca vou recomendar nenhum FII. Estudem sozinhos e descubram onde aportar. A minha estratégia só funciona para mim.  Não sou profissional de investimentos, portanto minhas opiniões são totalmente pessoais e baseadas em puro achismo meu... Nenhum FII mencionado neste blog ou em qualquer de seus comentários é uma recomendação de compra.


Os aportes do mês foram em FIIB11 e VILG11, o primeiro industrial, e o segundo de logística. 

O FIIB11 não se encaixa completamente no meu critério pessoal por ser mono-imóvel, mas ele compensa isso tendo um imóvel gigantesco, cheio de inquilinos, então tudo bem. Além disso, quem sabe se ele não se torna multi-imóvel no futuro? 

VILG11, mais um FII logístico para a minha carteira, é multi-imóvel, multi-inquilino, que nem todos os demais da minha "holding", exceto pelo FIIB11.

Teve também o lançamento de cotas do HGLG, mas não quis comprar, pois a participação desse fundo está desproporcionalmente maior que a dos demais, conforme é possível ver no gráfico abaixo:


Com isso, agora tenho 14 FIIs na carteira. 

Reserva de valor - comprei mais BTC este mês, aumentando sua participação em minha carteira, e com o dinheiro que sobrou na exchange comprei um pouquinho de BCH. A "criptocarteira" ainda representa uns 3,5% do meu patrimônio, portanto abaixo do limite de 5% que eu havia determinado. 

No fundo, ninguém sabe se criptomoedas vão mesmo vingar, ou se daqui a um ano ou dois os governos vão simplesmente criminalizar sua posse "na canetada", que nem o governo dos EUA já fez com moedas de ouro nos anos 30 (pesquisem sobre isso!). 

Renda Fixa -  o único "aporte" foram os juros da caderneta,  os quais foram, como sempre, reaplicados automaticamente (não os considero na renda passiva). Ainda tive que sacar um pouco para cobrir umas despesas extras. Normal. A divisão permanece a mesma: uma parte é a  RE e a outra é uma reserva para eu comprar um terreno ou uma casinha no interiorzão do nosso país e ter o privilégio de viver que nem um redneck, criando galinhas, cultivando hortaliças, talvez com um laguinho para criar carpas, etc. Já estou olhando com mais carinho para LCI e LCA como possíveis ativos para aportar em prol deste objetivo, mas ainda preciso dar uma estudada mais a fundo nas regras desses tipos de títulos. Alguém aí investe em LCI e LCA?

Ainda tenho medo de aplicar no Tesouro.

Maybe one day...

Renda passiva - 4 coroas. Parece que alcancei um novo piso, em torno de 2,5 coroas. Este mês ainda houve dividendos de Frasle e Fleury, além dos pingados de sempre de Itaú e Bradesco.

A proporção de aluguéis e dividendos na renda passiva este mês ficou em 64% e 36%, respectivamente.

Exterior - a novidade do mês foi que finalmente abri uma conta numa corretora americana  e iniciei a diversificação internacional dos investimentos. O processo foi rápido e simples. Em relação ao dinheiro, aproveitei a baixa do dólar e mandei a grana para fazer os primeiros aportes: comprei algumas cotas dos REITs Iron Mountain (focado em data centers) e Physicians Realty Trust (focado em clínicas, hospitais, consultórios médicos, etc). Obviamente nenhum dos dois REITs mencionados é uma recomendação de compra. Posso perder todo o meu dinheiro mês que vem, afinal não sou um profissional qualificado de investimentos. Não sigam minhas opiniões, as quais são baseadas apenas em achismo!



Não pretendo aportar em ETFs no exterior, nem de ações e nem de REITs. Prefiro eu mesmo escolher  as empresas onde investir, que nem no Brasil. Se eu chegar a comprar cotas de um ETF, vai ser só mais um ativo na carteira.

O mercado de ações nos EUA é várias dimensões maior do que o nosso, com milhares de empresas para escolher, e os REITs deixam os nossos FIIs "no chinelo"... enquanto que um FII multi-imóvel por aqui tem uns 5, 10 imóveis, os REITs têm centenas e até milhares de imóveis sob suas gestões (mas em compensação têm um passivo bem maior, pois geralmente compram os imóveis fazendo dívida... o risco é maior, o que requer uma análise um pouco mais cuidadosa). 

Mesmo assim, tem vários REITs que atendem aos meus critérios e que considero viáveis para investir (encontrei mais de 50 na minha análise inicial), mas ainda estou pensando em quantos vou ter na carteira. De qualquer modo, vai ser bom ter uma renda passiva em dólar. 

Em relação às Stocks, ainda não aportei em nenhuma, mas já tenho algumas selecionadas para dar uma estudada. Mês que vem ou no outro devo fazer o primeiro aporte em ações nos EUA.


Trabalho - Sem grandes novidades. A mesma coisa de sempre: tudo é para ontem, tudo é emergência, tudo é imprescindível, e se o seu chefe não te vê no telefone falando estressado com alguém de outro setor, ele acha que você não está trabalhando direito. 

"Assim sempre foi e assim sempre será"


Estudos - comecei aquele curso de macros e visual basic que comprei na Udemy. Fora isso, tenho estudado para concursos (por enquanto só fazendo questões do Tec Concursos, para desenferrujar. Aproveito o caminho de ida e volta do trabalho para fazer... melhor do que nada!)


Família - tudo muito bem por aqui, graças a Deus! Isso é o mais importante! Nós trabalhamos para trazer tranquilidade para nossas famílias e para nós mesmos.


Generalidades - para quem não sabe, aqui é a seção do post de atualização mensal em que eu comento brevemente algumas notícias e emito minha opinião pessoal sobre assuntos variados, não ligados a investimentos. Vamos lá:

- Já entregaram vossas declarações do IR? Pela primeira vez desde que sou obrigado a preencher este troço, entreguei logo no começo. A receita postergou o prazo para o final de maio, então ainda dá tempo de corrigir alguma coisa. A parte de ações e FIIs foi fácil de preencher usando o Bastter System. Então acho que mesmo que você não concorde com a filosofia de investimentos que ele prega, acho que vale a pena a assinatura só por esse sisteminha. Não estou recebendo um centavo dele para dizer isso, é só minha avaliação de usuário mesmo. 


- Não tenho visto mais comentários a respeito da guerra na Ucrânia... até parece que acabou, né. 


- Ouvi falar de umas nomeações para a nossa academia de letras, mas óbvio que ninguém mais comenta esse assunto. Se as pessoas no BR realmente se importassem com literatura, teríamos outras academias de letras, mais relevantes e mais sérias do que a atual.


- Esse meme do "é simplesmente intankável o bostil", fora aqueles do "IDH do zimbábue", "isso só pode ter acontecido em Oslo, Noruega", etc. que têm sido spammados ad nauseum em toda notícia ruim sobre o Brasil na "twittosfera" não me parecem ser algo puramente orgânicos, e não duvido que tenham sido elaborados por alguém de fora... Essa coisa de guerra de 5ª geração é muito mais antiga do que pensamos... Procurem sobre as propagandas anti-ibéricas que os ingleses faziam na época das grandes navegações e tirem suas próprias conclusões...


- Falando na rede social, o bilionário "Elão Almíscar" realmente comprou ao menos uma boa fatia dela. Quem sabe o passarinho deixe de ser vermelho e volte a ser azul? Quem sabe alguns perfis banidos (como o do Trump) não ressurjam das cinzas? Mas no fundo também não confio no dono da Tesla...


Enfim, tenho procurado ficar bem longe das notícias, tanto do Brasil quanto do mundo, prefiro não saber das coisas que estão acontecendo. Prefiro me manter em minha pequena concha de sanidade em meio a estes oceanos de loucura que representam o mundo atual.


Por enquanto é isso, confrades! Vou ver se consigo postar pelo menos mais uma vez este mês. Tenho um post no rascunho quase completo.

Forte abraço, fiquem com Deus!

21 comentários:

  1. Mundo atual?
    O mundo sempre foi uma loucura, Só que muitos com certeza não se tocaram disso em épocas passadas.
    Você mesmo usou um exemplo de propaganda inglesa antiga conta ibéricos.

    Ainda nessa de rede azul ou vermelha?
    Você acha mesmo que há muita diferença?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mago! Eu invisto em LCI/LCA há alguns anos. Não tem muito o que dizer...isento de imposto, valor só disponível no vencimento e garantido pelo FGC. No mais é procurar uma rentabilidade boa de um papel de uma empresa saudável e se adequar ao prazo do papel. Sobre o momento de começar a investir no exterior é um ótimo momento...os ativos caíram muito nós últimos meses. Pra quem quer entrar no mercado é uma boa. Só recomendo que entre aos poucos pois o aumento da taxa de juros americana pode gerar mais quedas pela frente. Sobre o FIIB11. Estou "namorando" ele e decidindo se vale a pena. Uma coisa que me deixou com um pé atrás (além de ser monolugar) é a taxa de ADM de 3% pra um fundo passivo. Não acha caro? Sobre o Bastter system...como funcionam os lançamentos? Ele busca os eventos direto ou lançamos na mão? Sempre ouço muita gente elogiar esse sistema e estou interessado em entender melhor as facilidades que ele trás (tirando as recomendações de investimentos). Poderia depois mandar uma explicação mais detalhada das vantagens do sistema em detrimento de uma planilha de controle?
    Grande abraço Mago e ótimos investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, VVI. No exterior vou ir com calma mesmo, é algo inédito para mim e impensável há alguns anos..
      Sobre o FIIB11, não achei tão ruim a taxa de 3%. Ao menos eles não cobram taxa de performance, e tem uns gestores malandrinhos que colocam o CDI como benchmark.. ao menos o FIIB11 não tem como fazer isso. Taxa de administração infelizmente temos que aceitar nos FIIs. Eu não aceito em ações porque tenho como aplicar diretamente sem precisar pagar alguém pra fazer isso. Mas no caso dos FIIs, não tenho milhões de reais para comprar galpões logísticos e nem escritórios comerciais, então o único jeito que tenho para entrar nesse mercado é através de FIIs... essa taxa poderia ser menor, no caso do FIIB? Talvez, mas ele representa pouco do total da minha carteira, então não me incomodo com ela.

      Abraço e sucesso para todos nós!

      Excluir
    2. Acabei não respondendo à sua pergunta sobre o Bastter System. O sistema te dá o IR da parte de ações e FIIs mastigado. Ainda não sei Quanto à parte de stocks e REITs, mas acredito que também dê. Claro que vc consegue o mesmo com uma planilha de controle, mas acho que o sistema deles facilita a parte de declarar dividendos e outros eventos societários como splits e bonificações e direitos de subscrição. Se você tiver muitas ações, pode ficar difícil acompanhar todos os dividendos de todas as empresas (eu não recebi nenhum dos informes de dividendo de nenhuma empresa, então sem o bastter system eu teria talvez que entrar no banco, pegar o extrato de cada mês e somar dividendo por dividendo). Acho que uns 90% das empresas que tem no site do Bastter os dividendos são atualizados Constantemente, porque essa parte, se não me engano, é colaborativa e os próprios assinantes nuitas vezes é que atualizam os dividendos. Talvez haja uma empresa ou outra que ninguém atualize, mas devem ser muito poucas mesmo. Na parte de stocks, como tem milhares, talvez haja mais empresas que ninguém de lá acompanha e se vc tiver talvez precise lançar manualmente os dividendos e outros eventos societários.

      Excluir
  3. Mago,

    Aportes interessantes. Acho que empresas ligadas ao agronegócio são boas apostas no Brasil, é um dos poucos setores em que somos referência mundial. Eu não tenho em carteira ainda, mas acho muito bacana e só não coloco pois não quero aumentar a quantidade de minha ações.
    Tô refletindo muito sobre aportar em fundos com P/VP esticado, será que faz sentido?
    Hoje quase 40% de toda a minha carteira está em LCI de um bancão, ela rende 98,5% da LCI e está para vencer nas próximas semanas. Espero encontrar uma boa taxa pois quero reaplicar. Confesso que a segurança de uma LCI/LCA mantém a minha cabeça sóbria.
    Muito interessante os REITs que escolheu, são setores com ótimas perspectivas de longo prazo. Em relação aos hospitais acho que só é viável investir nos EUA, aqui no Brasil se um FII precisar retirar um hospital do imóvel é certeza de processo judicial longo e que certamente algum advogado ou juiz vai acabar levando em conta o "custo social". Lá fora prefiro me limitar a ETF por enquanto (talvez eu inclua Berkshire no futuro próximo).

    A guerra na Ucrânia começou com a Rússia sendo a grande vilã (e ainda é uma vilã), mas agora está ficando claro que os países da OTAN também são vilões e que apenas querem transformar a Ucrânia em um novo Vietnã, com ninguém se importando com os ucranianos e apenas querendo prejudicar a Rússia e vice-versa. Ninguém mais fala de negociações de paz.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , nesta história ninguém é inocente , apenas cada um correndo atrás dos seus própios interesses egoistas .

      E nessa guerra o Brasil é que está certo em buscar apenas seus interesses e não ficar se metendo nos problemas alheios .

      https://blogderasratel.blogspot.com/

      Excluir
    2. Valeu pelos comentários, PI e Ras Ratel.

      A guerra da Ucrânia certamente é movida por interesses escusos. O Brasil tem que se manter neutro, e no máximo enviar ajuda humanitária, na minha opinião. Não existem países realmente aliados, amigos, etc. Apenas interesses comuns.
      Quem sofre é o povo comum, enquanto os velhos ricos lucram com as guerras. Deveriam resolver suas diferenças à moda antiga, em duelos, e não mandando jovens pobres e de classe média para morrer em guerras fratricidas...

      Sobre fundos de hospital, aqui no BR só tem 2, que eu saiba, e ambos são mono imóvel e mono inquilino (hospital da criança e hospital Nossa Senhora de Lourdes). Eu também fico imaginando que haveria batalhas judiciais sem fim no caso de inadimplência dos inquilinos. Aqui no Brasil realmente não é muito viável investir em fundos de hospitais...
      Nis EUA, por outro lado, tem dezenas de REITs da área de saúde.

      Acho que P/VP isoladamente não é um bom indicador, tem que comparar com o de outros fundos do mesmo setor, e até de setores diferentes, fora que o preço varia todo dia, e o valo patrimonial que se usa como base é o da última demonstração publicada, a qual é apenas uma foto estática de uma entidade altamente dinâmica. Fora que no preço de um imóvel tem uma parte intangível muito grande e que não necessariamente é realista... para escolher FIIs eu só olho o portfolio de imóveis, os inquilinos, o passivo do fundo, o histórico de geração de receita, se o fundo tem distribuído mais do que a receita, e vejo se o gestor se envolveu em algum rolo grave e se é malandro. Por exemplo, tem gestor que cobra taxa de performance baseada no CDI...

      Excluir
  4. Pergunta de alguém leigo no assunto exterior, qual corretora vc abriu conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Franco? Bem vindo ao meu blog. Abri na Interactive Brokers. O processo foi rápido e simples.

      Excluir
    2. ia perguntar a mesma coisa. Ainda bem q li os comentários.

      Excluir
  5. Sua carteira me parece estár bem sólida, Mago. E que bom que abriu a conta pra começar a investir em dólar, isso sim é algo "pra ontem" para qualquer investidor aqui na Banânia.

    Quanto ao seu trabalho eu te entendo muito bem. Esse tem sido meu principal motivador pra nem pensar em desistir do plano da IF.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo comentário, Engenheiro. Enquanto o Brasil ficar preso nessa mentalidade de 3o mundo, precisamos fazer hedge em moeda forte... eu procuro diversificar bastante, em várias empresas e FIIs, e também em stocks e REITs.
    Não desisto da IF jamais. A cada dia me aposento un pouquinho, a cada real aportado (e agora a cada dólar também) me torno mais livre. Vou botar o dinheiro para trabalhar para mim, pois estou ficando cansado...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala Mago! Paul do Funça Beta aqui, agora bugou de vez pra comentar no blogger, pqp... Mais um mês vencido, mesmo sendo bem paia. O melhor a se fazer é ficar bem alheio às notícias e se preparar, tempos mais difíceis virão. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paul! O blogger está estranho mesmo!
      Quanto aos tempos difíceis, temos que ser os homens fortes que surgem nesses tempos, não há outra saída. Como Jesus nos ensinou, temos que viver no mundo sem ser do mundo.
      Abraço!

      Excluir
  8. Olá, Mago.

    Também comecei a investir no EUA. Aproveitei a queda do dólar.
    Também tenho algumas ações dessas. Estou aumentando meu dinheiro em BBDC3.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy! Investir no exterior é cada vez mais necessário, infelizmente. Nossa moeda é fraca, nosso governo é grande demais e gasta demais, a inflação é alta... infelizmente temos que botar alguma parte do patrimônio em moeda forte. Será que americanos fazem reservas em libras, euros, etc ou será que nem se preocupam com isso? Imagino que a segunda opção, ou então fazem reservas em ouro mesmo...
      Abraço!

      Excluir
  9. Boa tarde pessoal, iniciei minha trajetória no blog como vocês. Gostaria do apoio, sugestão e acompanhamento também por vocês para evoluir cada dia mais nesse ramo.
    Blog: https://viniinvestidor.blogspot.com/
    Grande abraço e conto com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo, já te dei uma força la no seu blog, e depois adiciono ele na minha blogroll. Abraço e bem -vindo à melhor blogosfera do Brasil!

      Excluir
  10. Olá, Mago!

    Aqui é o Rafael. Achei seu blog hoje através de outro blog, e sua linha de pensamento é realmente interessante, sendo até parecida com a minha própria!

    Para gente como nós é muito difícil encontrar no mundo real pessoas para conversar sobre FIRE, Liberdade Financeira e a grande massa de manobra que a população é para quem a usa.

    Vou guardar seu blog para continuar lendo seus posts, e falar com você na vida real certamente renderia uma conversa muito construtiva. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Rafael!
      Bem-vindo ao meu blog. Comente sempre que quiser!
      Eu procuro não me ater somente às finanças quando escrevo por aqui, para não ficar na mesmice e não enjoar do assunto. Sempre que possível procuro trazer assuntos ligados a desenvolvimento pessoal, história geral, "antropologia" e educação, para dar uma variada e explorar outros temas pelo menos como exercício mental e de imaginação. Talvez eu ainda traga outros assuntos no futuro.
      Abraços e volte sempre!

      Excluir