sexta-feira, 4 de março de 2022

Aportes e Atualização patrimonial- fevereiro de 2022 + 3 anos de blog + postagem nº 100

 Saudações,  confraria da melhor blogosfera do nosso Brasilzão de Deus, nossa querida Terra de Santa Cruz!

Esta é a postagem número 100

E em 20 de fevereiro o blog completou 3 anos! Não consegui fazer um post especial de aniversário do blog, mas obrigado a todos os leitores, aos (atualmente) 15 seguidores do blog e a todos aqueles que comentam por aqui!

Fevereiro foi um mês bastante intenso e ocupado para mim, e acabei não escrevendo nada por aqui. Mas não pensem que pretendo abandonar o blog, o qual de certa forma é uma válvula de escape e também uma maneira que tenho de compartilhar algumas ideias que não conseguiria compartilhar de outra forma. 

Porém, minha frequência de postagens talvez diminua nos próximos meses, pois agora sou pai! Os leitores que também são pais devem saber o trabalho que uma criança recém-nascida dá (e continua dando por muito tempo depois, mesmo crescida). Aqueles que ainda não são, podem imaginar como é. Só vos digo uma coisa, confrades: tenham filhos!

Dito isto,  vamos ao post de atualização patrimonial, como sempre expressa em Coroas, a moeda oficial do blog do Mago Economista, e desta vez complementei com gráficos:

Aos poucos a RE vai diminuindo de importância em relação ao patrimônio total, e pretendo que o valor aportado em Ações se descase do valor aportado em FIIs, conforme veremos abaixo.

Fevereiro foi o 9º mês de aportes. 

Aumento acumulado de 65,4% desde o início da série histórica (cada aporte representará cada vez menos do patrimônio total, que ficará cada vez mais sujeito às oscilações do mercado)

A RE está aos poucos voltando ao valor inicial. Após isto, vou separar um valor dela (só contabilmente) só para deixar reservado para meu plano de comprar um terreno ou uma casinha no interior.

Segue um gráfico com a evolução do patrimônio desde o começo das postagens de atualização patrimonial (junho de 2021):

Não é nada empolgante, mas o patrimônio está 65% maior do que no começo! Até o momento, enfrentei duas pequenas quedas, em setembro e novembro de 2021
 

Ações 


Clique para ampliar. Créditos dos sprites: 3D Realms e Moonlit Software (para quem gosta de jogos antigos de DOS, recomendo o jogo - procurem por Hocus Pocus, na Steam)

Nenhuma empresa mencionada neste blog é uma recomendação de compra! Estudem e tirem suas próprias conclusões sobre cada empresa que quiserem comprar!

O aporte do mês foi na Eztec, empresa do ramo da construção civil e, portanto, cíclica. Essa vai ser uma das empresas mais "buy and forget" da carteira. Vamos ver daqui a uns 15 ou 20 anos o retorno que a Eztec vai me trazer. 

Além disso, aproveitei para reforçar a posição em WEG, que estava para trás em termos de percentual na carteira. 

Em março pretendo adquirir somente empresas novas. E ainda vai ficar faltando comprar um pouco mais de ODPV3 para equilibrá-la em relação ao restante da carteira, mas vou fazer isso depois.

Agora a carteira tem 16 empresas, sendo duas na "segunda divisão". 

Segue um gráfico para deixar mais claro a participação percentual de cada empresa na carteira:

Notem que CIEL3 e EMBR3 representam muito pouco de minha carteira, de modo que não me preocupo nem um pouco com o futuro destas empresas. Por outro lado, a participação de ODPV3 na carteira está desproporcionalmente baixa, e precisarei aumentá-la.


Fiis

Clique para ampliar. Créditos dos sprites: 3D Realms e Moonlit Software (para quem gosta de jogos antigos de DOS, recomendo o jogo - procurem por Hocus Pocus, na Steam)

Nenhum FII mencionado neste blog é uma recomendação de compra! Estudem e tirem suas próprias conclusões sobre FIIs!

O aporte do mês foi em KNRI11, um FII que une prédios de escritório e galpões logísticos em seu portfolio, sendo portanto bem diversificado até mesmo "intraclasse".

Já tenho mais uns dois ou três FIIs em mente, mas repetindo o que disse no post passado, acho que será difícil completar uma carteira de 23 FIIs. Talvez eu feche essa carteira em 17 ou 19 fundos... Mas aguardemos os próximos meses...

Segue um gráfico com a participação percentual de cada FII na carteira de FIIs:


Carteira ainda muito concentrada no HGLG11! Vai demorar até eu voltar a aportar nesse FII!
Por outro lado, SDIL11 e JSRE11 estão bem para trás em relação aos outros, e provavelmente serão os primeiros onde vou repetir o aporte, quando o ciclo se completar.


Reserva de valor

Este mês aportei em BTC, DOT, XLM e ADA. A única que pretendo comprar um pouquinho todo mês é BTC. As outras eu tenho uma quantidade-meta para comprar e holdar (ou no caso seria "hodlar"?), sem aportar mais nada depois. Posso mudar de ideia em relação a algumas delas, mas por enquanto o plano é esse. 

A meta de XLM já foi batida, então não devo comprar mais desta moeda. Vou deixar quieta na carteira e ver daqui a alguns anos se vai me render alguma valorização...

 De qualquer maneira, o percentual de meu patrimônio em criptos é inferior a 3%. Então se virarem pó, não perdi muito, e se explodirem, vou ganhar alguma coisa. Por conta deste percentual baixo e como o valor das criptos é muito mais volátil que o das ações e FIIs, prefiro não incluir nas tabelas de evolução patrimonia.

Renda Fixa 

Mais uma vez empurrei com a barriga o aporte no Tesouro Direto. Eu realmente não tenho confiança de deixar o dinheiro num título do tesouro de 30 anos. Acho isso muito, mas muito arriscado, pois em 30 anos muita coisa pode mudar. 

Mas vejam que é impossível se livrar do risco: no Brasil, até mesmo a poupança já foi confiscada uma vez (e ficou por isso mesmo...) e nos EUA, "terra da liberdade", a mera posse de moedas de ouro já foi crime federal (nos anos 30, eu acho, provavelmente como medida para que o dólar não fosse abandonado por conta da grande depressão).

Renda Passiva

Este mês recebi 2,26 coroas. Aos pouquinhos o valor vai crescendo. Pena que, idealmente, não possamos usufruir 100% da renda passiva dos investimentos, pois ela sai da cotação das ações e dos FIIs, mas tudo bem: só pretendo usufruir da minha renda passiva no dia em que pendurar as chuteiras, comprar meu terreninho no interior, construir minha "choupana" e viver que nem um redneck, e se tudo der certo, nem vou precisar de tanto dinheiro assim para viver quando conseguir meu cantinho.

Agora acho que já vale a pena fazer um gráfico da renda passiva:

Os valores do gráfico estão em Coroas. O recorde até agora foi em janeiro, quando alguns FIIs distribuíram mais do que o normal e também houve mais dividendos de ações.

Resumindo o patrimônio em um gráfico só:

A RE, que começou como quase 100%, agora representa pouco mais de 50% do patrimônio total. O ativo de maior peso, depois da RE, é o HGLG, que representa 4% da carteira total. Notem também que CIEL3 e EMBR3 quase não aparecem no gráfico e que nenhuma ação ou FII representa muita coisa do total. Se eu acrescentasse a carteira de criptos, o percentual de cada ativo seria ainda menor!


Trabalho, estudos, etc. 

Nada a comentar desta vez. Fiquei afastado do trabalho por conta da paternidade, que emendei com parte das férias. 

Esse tempo que passei em casa, mais do que nunca, me fez pensar: como seria bom conseguir uma semi-aposentadoria através dos meus  investimentos e poder passar mais tempo com minha família e fazendo meus hobbies...

Eu sinceramente acho que uns 98% do pessoal que desmerece a comunidade FIRE e diz que vai "trabalhar até os 90 anos com muito orgulho" na verdade não pensam assim, mas têm vergonha de admitir que também não gostam de seus respectivos empregos, até porque pega mal postar derrotas nas redes sociais (e todo mundo é feliz nas redes sociais, não é?). Os 2% restantes são autônomos ou empresários.

Uma coisa "irônica" é que eu não acho que valha a pena concentrar os aportes em FIIs, por mais que eu queira aumentar minha renda passiva para poder ter mais liberdade para escolher com o que trabalhar e os FIIs pareçam ser o caminho mais rápido para isso.

Eu aporto em FIIs todo mês, é claro, mas não seria bom deixar as ações de lado e passar a aportar só em FII, pois as ações são a classe de ativo que têm maior potencial de crescimento futuro. Os FIIs, pelo que vejo, têm uma tendência maior a "andar de lado", e os melhores FIIs provavelmente irão multiplicar o capital investido em 2X ou 3X após muitos anos, enquanto que as melhores ações de uma carteira podem multiplicar o capital em 10X, algumas até mais do que isso.

Em relação aos estudos, ainda não consegui terminar a pós graduação que estou fazendo, e vai ser mais difícil agora. Pelo menos falta só uma matéria. Sinceramente, quase me arrependo de ter começado. Foi muito mais pelo diploma mesmo. É importante enfeitar o currículo, fazer o quê.


Generalidades

Aqui é uma sessão do post onde comentarei notícias e acontecimentos do mundo real que julgar interessante. Como quase não leio notícia, só vou comentar as coisas que realmente chamem a minha atenção. 

O assunto do momento é a guerra entre Rússia e Ucrânia. Não leio as notícias sobre a guerra porque a maioria deve ser mentira mesmo, ou no máximo meias verdades. A propaganda estatal fica ainda mais forte nessas épocas de guerra... é necessário tomar cuidado com o que lemos.

Já vi pessoas comentando que o Brasil devera ir pra guerra para ajudar a Ucrânia, e uns outros dizendo que deveríamos ajudar a Rússia.

Bem, eu imagino que mal tenhamos equipamentos militares e armamentos para defender o nosso território, que é gigantesco, então enviar tropas para a Europa seria um imenso tiro no nosso pé, pois deixaríamos muita coisa desprotegida (além de que essa guerra que os russos resolveram começar não é problema nosso, pelo menos não por enquanto). 

A minha opinião é de que devemos permanecer neutros, e no máximo enviar ajuda humanitária ou nos oferecermos para receber refugiados ucranianos (se é que vão querer cruzar o Atlântico para ir até o Brasil, né). 

Enfim, a guerra é uma das piores coisas que existem. No fundo, as guerras são fruto desavenças entre os ricaços "donos" do mundo, que ao invés de quererem resolver suas diferenças em um duelo (já que gostam de brigar poderiam duelar, que nem antigamente...), preferem covardemente mandar os pobres e a classe média para morrer por eles em batalhas inúteis. 

Bom, é isso, confrades. Escrevi bastante para compensar minha ausência em fevereiro. Devo postar mais alguma coisa este mês - apesar de agora estar mais ocupado, ainda tenho mais de 30 posts no rascunho, que fui fazendo ao longo destes três anos. Nem todos valem a pena ser publicados, na minha opinião, mas acredito que a maioria possa ver a luz do dia. Vamos ver se consigo colocar algum destes para frente.

 Até o próximo post! 

Forte abraço, companheiros de jornada rumo à Tranquilidade Financeira!

Fiquem com Deus!

14 comentários:

  1. Mago,

    WEGE3 é um baita ativo para a carteira e também penso que tem tudo para ser a melhor empresa da bolsa (não necessariamente o melhor investimento da bolsa), demorei muito para entender o valor dessa empresa, pretendo aportar no futuro próximo.
    KNRI11 nem precisa de comentários, um dos melhores fundos imobiliários para o longo prazo, mas ele segue abaixo do radar da manada graças ao Yield baixo.
    Quando você faz a conta do TD2045 ele parece ser um ótimo negócio para o longo prazo, ainda mais agora com taxas reais acima de 5% a.a. O problema é justo isso que você falou: confiar no BR por tanto tempo.
    A príncipio parece que os aportes do mês foram destinados a ativos de qualidade.
    Também compartilho das suas opiniões sobre os FIIs, eu invisto neles pensando na renda passiva mensal que são capazes de oferecer e confesso que dão um enorme "conforto psicológico", mas para o longo prazo o caminho é ações, ainda mais se tratando da péssima qualidade da maioria das gestoras de FIIs no Brasil.
    Sobre os ucranianos imagino que com a UE de braços abertos para receber eles, os que escolherem um buraco como o Brasil são no mínimo insensatos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, PI.

      Os aluguéis dos FIIs que pingam todo mês dão uma motivada mesmo, e contribuem para aumentar os aportes. Mesmo que não tendam a dar retornos tão altos quanto as ações, acho que os FIIs devem fazer parte de qualquer carteira bem diversificada.

      A questão de abrir as portas pros refugiados ucranianos seria mais por diplomacia mesmo, também não creio que muitos fossem querer vir para cá (talvez só quem tenha família aqui é que viesse, e talvez nem esses). Mesmo que aqui fosse um país de primeiro mundo, acho que a distância poderia ser um empecilho.

      Excluir
  2. Sou leitor assíduo, porém não sei como me tornar seguidor... rs
    Tem que celebrar os 3 anos, é um ativo valioso para a blogoesfera.
    Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio e por seu comentário, anon! Grato por sua presença assiduamente no blog. Meus leitores me motivam a continuar escrevendo!

      Para se tornar seguidor, acho que só criando um perfil do blogger, e acho que basta ter um e-mail do Gmail para criar um.

      Excluir
  3. Mago, meus parabéns pelos 3 anos de blog. Mais um post muito bom, com pontos de reflexão interessantes.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, JD!
      Sucesso para todos nós da finansfera!
      Sempre tento observar e refletir sobre a realidade a meu redor, especialmente os comportamentos das pessoas, seus incentivos, e suas motivações.

      Excluir
  4. Respostas
    1. p.s.:


      "FIIs provavelmente irão multiplicar o capital investido em 2X ou 3X após muitos anos, enquanto que as melhores ações de uma carteira podem multiplicar o capital em 10X, algumas até mais do que isso."

      me diz quais ações farão isso: eu quero compra-las hahahahaha

      viver sem pressa tinha a mesma ideia, no passado (ela mudou a estratégia com o tempo):
      https://viversempressa.com/2021/05/02/preparando-se-para-ser-fire-criacao-de-renda-passiva/

      pessoalmente:
      acho o futuro imprevisível
      adoro FIIs, pois dá pra ver resultado mes a mes
      30% da minha carteira é de ações e 40% de FIIS
      o único defeito que tenho (que observo hoje) é o de só investir no mercado nacional

      Excluir
    2. Obrigado, Scant!
      Os Fiis têm essa coisa boa que é ver os aluguéis pingando na conta todo mês, o que dá uma motivada e ajuda a aumentar os aportes. Mas, como eu escrevi, os melhores FIIs não tendem a ter resultados tão excelentes quanto os das melhores empresas. O preço das cotas deles está muito ligado ao valor dos aluguéis e à Selic. Posso estar enganado, mas acho que se a selic estiver alta, os valores das cotas tendem a cair (ceteris paribus), pois o capital para investimentos tende a migrar para a renda fixa, o que provoca uma saída da renda variável como um todo. Além disso, eles meio que têm uma obrigação de render mais que, digamos, a poupança, e como não dá pra aumentar os alugueis instantaneamente, o preço da cota cai até um equilíbrio em que o dividend yield esteja ao menos um pouco superior ao do ativo livre de risco (títulos do tesouro, poupança, etc). Então por estes motivos acho que a selic funciona como uma âncora para os preços das cotas dos FIIs.
      O preço das ações não tem essa âncora porque não há regularidade nos pagamentos de dividendos, e como são mais dinâmicas e voláteis, o retorno tem a tendência de ser maior no longo prazo (produtos inovadores, soluções criaticas, lucros extraordinários, etc nada disso se espera ter em FIIs, porque não faz parte de sua natureza), por isso as melhores ações poden dar retornos extraordinários de 10X, 20X, talvez até 100X.
      Como ninguém sabe quais ações darão este retorno, a única saída é diversificar bastante, para aumentar a chance de ter na sua carteira alguma ação dessas. Pelo menos é o que eu acho.

      Excluir
  5. Parabéns pelos 3 anos de blog, Mago !

    Eu, com o passar do tempo, tenho diminuído meus aportes em FIIs e buscado concentrar mais em ações (no Brasil e nos EUA). A impressão que tenho é que o retorno real que os FIIs geram vem quase que em sua totalidade pelos proventos, com as cotas no máximo se reajustando pela inflação. Acredito que no longo prazo o resultado das ações é sensivelmente maior que o dos FIIs.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Engenheiro!
      Se os FIIs só me protegerem da inflação não é o ideal, mas também não estará ruim. Gosto muito do fluxo de caixa estável que eles geram, que em momentos de aperto podem servir para complementar a renda. Claro que o ideal é reinvestir os aluguéis, senão o bolo não cresce, mas é muito bom ter essa "renda extra".
      Claro que pela própria natureza das ações a maior parte do aumento patrimonial virá delas, então é necessário, a meu ver, que a participação das ações no portfolio devavser maior que a dos FIIs. No meu elas estão parecidas por enquanto, mas pretendo aumentar a % de ações.
      No post de atualização referente a março isso já vai ficar um pouco mais evidente- neste mês 75% do meu aporte foi em ações e 25% em FII.

      Excluir
  6. Fala, Mago, tudo certo?

    Vamos começar pelos parabéns!!!

    Parabéns por 3 anos de blog e pelo 100° post!!!

    Parabéns pela paternidade e bem vindo ao grupo dos pais (se for seu primeiro)!!! VVI será pai em setembro.

    Agora que eu reparei, vc coloca a composição das carteira em vez de gráfico de pizza, ou similar (como aqueles retangulares do trademap), vc uso o gráfico de barras. te falar que achei interessante. Eu os colocaria em orde decrescente se nao desse muito trabalho.

    tem gente que desmerece a comunidade FIRE?

    Esse lance do FII estou fazendo um pouco o oposto de vc. Não na visão carteira, mas na visão aportes no ano, eu vou dar preferencia para aporte em FIIs que assim eu terei mais renda passiva ao longo do ano para aportar nos outros ativos.

    A sua parte de generalidade achei interessante, mas vc não acha melhor em vez de falar de todas as generalidades ir postando ao longo do mes, post curtos, mas mais periódicos? (eu sei q vc acabou de dizer q terá menos tempo, rs).

    Realmente, apesar de achar uma atrocidade a iniciativa da Rússia em marchar até a capital Kiev, não como o Brasil poderia ir lutar ao lado dos ucranianos. Neutro com ajuda humanitária parece um bom posicionamento sim.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Neto! Sim, esta é minha estréia no grupo dos pais! Não sabia do VVI, que legal!

      Essa foi a primeira vez que coloquei gráficos em um post de atualização patrimonial. Pensei em colocar o de pizza, mas troquei pelo de barras no excel só para experimentar e acabei achando melhor para visualizar. Quanto à ordem, acho que ele colocou automaticamente em ordem alfabética do ticker de cada ativo... vou ver se no próximo eu coloco em ordem decrescente, realmente deve ficar melhor.

      Tem gente que desmerece sim a comunidade FIRE. Geralmente a crítica é em relação à frugalidade e à questão de que "a quantia X é muito pouca para você realmente se aposentar...em Y anos você vai virar mendigo se ficar consumindo o patrimônio".

      Eu acho que tudo tem um equilíbrio: não concordo com a frugalidade "extrema", de se privar de todas as coisas boas e de anotar até o quanto se gasta com bala juquinha, mas também não acho válido uma pessoa ter o hábito de sair gastando com extravagâncias e mimos sem se preocupar só para dizer que não tem "mindset de miséria" (ex: acho bem ruim uma pessoa criar o hábito de todo dia tomar um café gourmet de R$ 15 estilo Starbucks e California Coffee - daria para fazer o café em casa e economizar esses quinze reais todo dia, que ao longo de 1 ano são R$ 3780 se considerarmos somente os dias úteis, que é mais do que a renda mensal média do brasileiro). Acho que mesmo que a pessoa seja considerada "classe média" é necessário buscar alguma economia nas compras diárias e nas compras para o lar, para que sobre dinheiro para os aportes e para emergências. Se a pessoa for pobre, então, a frugalidade acaba sendo necessária, senão a conta não fecha. Acho que só quem é rico mesmo é que consegue realmente gastar sem se preocupar.

      Quanto ao "número mágico" FIRE, eu até concordo um pouco com as críticas. Já vi valores que considero pequenos para sustentar uma pessoa realisticamente sem trabalhar pelo resto da vida com a pessoa se aposentando aos 40 ou 50 (Ex: 4 milhões de reais - eu não acho que ficaria tranquilo para me aposentar completamente com 4 milhões, mas certamente eu procuraria um trabalho menos estressante). Mas isso é de cada um. Eu admiro o pessoal FIRE por conta de sua resiliência e disciplina nos aportes, foco no longo prazo, e por aí vai. E é verdade que quase ninguém aguenta trabalhar como empregado até os 90 anos. Acho que só quem aguenta esses anos todos de trabalho são autônomos e empresários (o meu médico uns 70 e poucos anos, é autônomo PJ como a maioria dos médicos hoje em dia, e não acho que ele estaria firme e forte no batente como está hoje se ele ao invés de médico fosse um "empregado comum de escritório" - ele no mínimo estaria em casa pelo INSS). E como a maioria das pessoas não têm condições de ser autônomo e nem empresário, acho super válido que busquem, se não o FIRE, pelo menos um "semi-FIRE" (óbvio que a maioria não vai conseguir, mas vai pelo menos juntar um patrimônio bom se insistir e for disciplinado nos gastos e nos aportes). Eu mesmo busco um semi-FIRE (que eu chamo de Tranquilidade Financeira aqui no blog), porque quero um dia ter a liberdade de só trabalhar meio expediente e só nos dias em que eu quiser.

      A seção de "Generalidades" eu acho que vou incluir só nos posts de atualização patrimonial, mas dependendo da inspiração posso incluir no finalzinho de alguns outros posts, vamos ver...

      O governo russo está cometendo uma atrocidade sim. E as sanções econômicas que as grandes empresas estão fazendo só vão punir o povo russo, que não tem culpa de nada. Como sempre, os pobres e a classe média é que vão pagar a conta...

      Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir