terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Aportes e Atualização Patrimonial - Janeiro/2022

 Saudações, confrades da melhor blogosfera do Brasil!

O mês de janeiro passou voando, não é mesmo? Sem que percebêssemos, já se foi "um doze avos" de 2022!

Vamos a mais uma atualização patrimonial!

Segue o quadro com a composição do patrimônio, expressa em Coroas, a moeda oficial do blog:

Todos os valores do quadro estão expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista
créditos dos sprites: Moonlit Software e 3D realms

Aumento acumulado de 56,7% desde o início da série histórica, em junho de 2021.

O post do colega Frugal Simples sobre sua estratégia de montar um mini-ETF me inspirou. Eu comecei minha carteira pensando em ter umas 17 ações, 11 FIIs e no máximo umas 11 stocks. Mas ler aquele post me fez repensar na importância da diversificação. Isso não só dilui o risco de nossas carteiras, mas também aumenta nossas chances de encontrarmos uma excelente empresa que fará nosso patrimônio ser multiplicado. 

Sendo assim, andei revisando minha estratégia - os meus critérios não mudaram: apenas vou aumentar as quantidades de cada ativo na carteira para aumentar a minha diversificação. Agora penso em ter umas 41 empresas, 23 FIIs e 17 stocks (eu gosto de números primos, não sei por quê). Mas é obvio que eu não vou me apegar a estes números que nem um bitolado... o resultado final vai ser aproximadamente esse, um pouco mais ou um pouco menos.

Quanto aos REITs (para quem não sabe, REITs são os "FIIs do exterior", mas muito maiores que os nossos FIIs), ainda estou pensando se vou inclui-los na carteira. 

Posso demorar uns três anos para completar minha estratégia, mas por um lado isso é bom. Vai me dar mais tempo para pensar em cada ativo, o que deve diminuir a chance de comprar algum lixoso (exceto um que comprei esse mês, que talvez seja lixoso, mas o tempo dirá...).

Ações

Os aportes do mês foram em Mahle Metal Leve SA (LEVE3), uma empresa produtora de peças para motores, e aproveitei para reforçar minha posição em GRND3 e ITUB3, que estavam com um peso relativamente pequeno comparado às demais empresas da carteira. Dobrei a posição nestas duas empresas (acabei comprando mais barato, por conta da queda "geral" das ações)

Também aportei um pouco, bem pouco mesmo, em CIEL3... Vamos ver no que dá. Essa aqui foi mais uma aposta na recuperação da empresa, a minha primeira (e última, assim espero) aposta nas ações desde minha retomada ao mundo dos investimentos. Se a empresa se recuperar, beleza. Se falir, perdi bem pouco e vida que segue. Eis a importância da diversificação nos investimentos. 

De qualquer modo, essa foi a segunda adição à carteira "2ª divisão", para fazer companhia à Embraer (a última sobrevivente da minha carteira da época de sardinha abissal - hoje sou apenas sardinha mesmo).

Agora em fevereiro, caso possível, prosseguirei com pequenos aportes nas empresas que estão mais defasadas em relação às demais da carteira (GRND3 ainda está defasada, ODPV3 e WEGE3)

Vejam minha lista de ações no quadro abaixo (lembrando, como sempre, que nenhuma ação listada é uma recomendação de compra! Se vocês se acostumarem a comprar seguindo "dicas" de anônimos na internet, ao invés de estudarem por conta própria e montarem suas próprias estratégias, vão acabar se dando mal e não vão evoluir nunca...)

Todos os valores do quadro estão expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista
créditos dos sprites: Moonlit Software e 3D realms

FIIs 

A aquisição do mês foi o JSRE11, um fundo que até poucos anos atrás era focado em papéis e acabou se tornando um fundo de tijolo, com 6 imóveis até o momento, focado em escritórios de alto nível. Achei um fundo interessante (embora meio sem graça, a princípio - mas, pensando bem, não é para os investimentos serem monótonos?). Vamos ver como este fundo irá crescer ao longo dos anos. Com isso, minha carteira de FIIs agora possui 10 ativos. 

Vejam minha lista de FIIs no quadro abaixo (lembrando, como sempre, que nenhum FII listado é uma recomendação de compra! Se vocês se acostumarem a ir na aba dos outros, principalmente de anônimos na internet, vão se dar MUITO mal nos investimentos...)

Todos os valores do quadro estão expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista
créditos dos sprites: Moonlit Software e 3D realms

Este teria sido, talvez, o último ou o penúltimo FII da carteira, mas, como escrevi no começo do post, pretendo adquirir mais FIIs, e já tenho uma pequena lista. É preciso diversificar, mas não estou diversificando só por diversificar. Os que incluirei na carteira seguem os meus critérios de seleção. 

Entretanto, há um FII que me parece interessante e que penso em incluir na carteira mas não atende a todos os meus critérios: FIIB11. É um fundo mono-imóvel, mas em compensação esse único imóvel dele é um imenso parque industrial, cheio de instalações para alugar, o que "compensa" o fato de ser mono-imóvel (de certa forma ele é e não é, ao mesmo tempo), e ele parece ser bem gerido. Provavelmente irei comprar cotas deste FII futuramente. 

Eu escrevi acima que agora estou visando uma carteira de cerca de 23 FIIs, mas imagino que será difícil encontrar outros FIIs de tijolo, multi-imóvel e multi-inquilino que eu considere bons para minha carteira. Talvez eu não consiga totalizar 23, e não quero aportar em FIIs de papel. Vou ver o que posso fazer...

Renda Fixa

Não aportei nada e ainda tive que tirar um pouco da caderneta de poupança, mas acho que os juros compensaram essa retirada.

Coloquei como meta para este ano iniciar os aportes no Tesouro Direto (vou escolher algum tesouro IPCA para fazer aporte todo mês), mas confesso que tenho mais medo de aportar no Tesouro do que na renda variável. Estou meio que empurrando com a barriga... vou ver se me forço a fazer isso a partir de março ou abril. Vou pensar com mais calma.

Reserva de Valor

Eu aporto um pouquinho por mês em criptomoedas desde setembro do ano passado, e deixo espalhado em umas 4 corretoras. Não incluo na conta para os posts de atualização patrimonial porque o valor oscila demais e atrapalharia meu acompanhamento de minha evolução patrimonial. A última vez que aportei em criptos foi ano passado. Não sei se em fevereiro vou conseguir aportar mais. Minha prioridade são ações e FIIs.

Tenho as seguintes criptos: BTC, ETH, LTC, XRP, DOT, ADA, XLM, e aportei literalmente centavos em KNC e DOGE (só pra não deixar nenhum dinheiro parado nas exchanges). 

Renda Passiva recebida em Janeiro: 3,25 coroas. Talvez na próxima atualização eu coloque um gráfico para mostrar o crescimento mensal! 

Trabalho, estudos, etc.

Janeiro passou rápido e acho que geralmente no início do ano as coisas são mais lentas. Até que foi mais tranquilo do que a loucura que foi o último trimestre do ano passado. De qualquer maneira, mantenho minha busca pela mudança de emprego e, num nível mais profundo, de profissão. 

Estou cada vez mais cansado do mundo corporativo. 

Como eu queria ser autônomo, ou ter um pequeno negócio que nem os que eu descrevi nos posts da minha série sobre pequenos negócios... Tem muitas vezes em que me pego pensando com sinceridade em comprar uma banca de chaveiro e abandonar meu atual posto... Quem sabe? Talvez eu estabeleça uma meta de renda passiva de aluguéis de FIIs e uma meta de dinheiro na renda fixa (fora o valor a ser desembolsado para comprar a banca, claro) e corra pro abraço. Vamos ver, vamos ver... 

Ao menos, sonhar me alimenta.  

Estou quase terminando minha pós-graduação (aulas chatas, professores que não sabem explicar muita coisa... não tem jeito, infelizmente o que mais vai valer vai ser o título para enfeitar o currículo) e já me inscrevi em um curso de visual basic e excel avançado na Udemy (pra preencher uma lacuna no meu currículo - eu me considero mediano em excel, embora a maioria das pessoas que trabalham comigo saibam menos ainda do que eu... mas sinto que não posso mais deixar de saber fazer macros e saber pelo menos um básico de VBA).

Em paralelo a isso, me inscrevi no concurso da Petrobras, mas só por fazer mesmo, pois sinceramente não sinto muita vontade de trabalhar lá. Foi mais para desenferrujar o "músculo concurseiro" do meu cérebro e me motivar a estudar mais. Porém, não nego que a Petrobras poderia servir de "ponte" para outro objetivo profissional.

(Caso algum leitor meu trabalhe na Petrobras e quiser comentar como é a rotina de trabalho, o clima, etc, agradeço!)

Família, saúde, lazer, etc.

Graças ao bom Deus, tudo bem por aqui. Isso é o que mais importa e "a vida" vive tentando fazer nos esquecer disso. Não podemos permitir que isso aconteça! 

Só não escrevo mais aqui porque prefiro ser mais reservado neste assunto. Mas não pensem que não dou a devida importância só porque escrevi pouco neste tópico.



É isso, amigos. Que fevereiro seja ainda melhor do que janeiro!

Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

20 comentários:

  1. Mago, o ALZR11 é um FII que venho estudando e queria adicionar à minha carteira, porém ainda não decidi. Você investe há tempo nele?

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Engenheiro? Eu invisto no ALZR11 faz alguns meses, acho que foi o terceiro que comprei. Dá uma estudada nele sim.

      Excluir
  2. Olá, Mago.

    Se você se sente confortável com essa quantidade de ativos vá fundo.

    Sobre o meio corporativo: é um saco. O negócio é atingir a IF e sair fora disso.
    Boa sorte na sua busca pelo trabalho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Cowboy! Também estou na corrida para sair da corrida dos ratos que é o mundo do trabalho. Talvez dê um alívio psicológico traçar uma meta de renda passiva que, uma vez atingida, eu me permita ir para um emprego de meio expediente ou arriscar em um dos pequenos negócios que descrevi em meus posts.

      Algo está muito errado com o mundo. Não era para o trabalho ser assim. Não era para pessoas jovens como nós da blogosfera das finanças ficarmos sonhando com IF e com a possibilidade de largar o emprego. Era para o trabalho ser uma fonte de prazer através da realização pessoal, do sentimento de fazer coisas bem feitas, de contribuir com a sociedade, e por aí vai. Mas tem algo muito errado com as empresas hoje em dia e que distorceu o significado do trabalho. Não sei se sempre foi assim, mas eu realmente acredito que hoje é pior, porque as informações viajam rápido demais, o que faz com que a cobrança fique pior, fora outros problemas...

      Mas enfim, desculpe o desabafo!

      Abraço e boa sorte para nós dois!

      Excluir
  3. Fala Mago! Parabéns, tá bem pika o patrimônio! O ruim meso é aturar o tripalivm com seus bonobos. Um abraço e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, FB!
      O mundo do trabalho está insano mesmo. A maioria sabe como é ruim aturar chefes e colegas, e concordo que é realmente muito difícil. Mas também digo (e vi poucos dizendo isso na finansfera) que é igualmente ruim ter subordinados (meu cargo é "mediano" na hierarquia da empresa - ou seja, estou sempre entre a bigorna e o martelo!). Como eu queria ter uma função técnica, em que eu só emitisse pareceres e opiniões, sem precisar chefiar ninguém... Se eu conseguir ir pro serviço público, vou tentar pegar um cargo em que eu não tenha subordinado nenhum! Você tem alguma sugestão de concurso?
      Abraço!

      Excluir
  4. Mago,

    Essa ideia de "carteira ETF" me dá verdadeiros calafrios hahaha'

    Sobre REITs o VNQ ou algum produto similar já não é capaz de atender?

    Sobre seus aportes do mês eu admiro sua fé na indústria brasileira e na Cielo, sinceramente sou um pouco mais pessimista, a Cielo em específico ainda mais pessimista, a empresa não tem espaço paraa ganhar margem e viverá assim como suas concorrentes disputando cada palmo de um mercado que tendência a encolher (o PIX tem um enorme impacto para adquirência, quando todo mundo pensava que seriam os bancos a sofrer).

    Os FIIs de escritório é algo que sempre duvidei que estivesse condenado ao fracasso, talvez por algum tipo de perspcácia ou apenas minha ojeriza pelo tal home office. Vou dar uma olhada nesse FII.

    O tal do mundo corporativo é cansativo, incrível como milhões de pessoas aceitam passivamente dependeriam disso por 40 anos e depois aceitar migalhas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pessoal. Também sinto esses calafrios. Meu maior problema é acompanhar essa quantidade absurda de ativos. Quando essa é nossa principal função (investidor profissional), até vai acompanhar mais ativos.

      Entretanto, se essa é uma atividade secundária, como é para mim e para a grande maioria dos assalariados, olhar 40-50 ativos num período de 3 meses, por exemplo, consistentemente me parece uma loucura. Não sei nem se isso fosse a única coisa que eu fizesse além de trabalhar, se seria viável.
      Poderiam fazer algum texto explicando quais análises fazem nos ativos, quais indicadores e etc.

      Uma opção seria olhar em prazos maiores, mas acho que haveria muita perda de informação para agir no médio e curto prazo, evitando morrer com peixes podres como os do grupo Eike Batista.

      O mundo corporativo é complicado, mas é a única saída para a maioria. Não acho que as pessoas aceitem isso passivamente, elas nem pensam nisso, na verdade. A vida é trabalhar e chegar em casa para fazer o que quer que haja lá.
      São poucos os que têm mentalidade como as dos blogs de finanças, a IF então, só chega pra uma minoria, mesmo poupando.
      Por isso falar de IF é tabu, não existe isso na cabeça da maioria.

      Abraços!!

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários, PI e Matheus!

      Quanto à "carteira ETF", não acho que vá ser difícil acompanhar, não. Até porque minha ideia é ler só relatórios anuais, mas sem entrar muito nos detalhes, bem no estilo Bastter mesmo (analisar lucro, dívida, fluxo de caixa operacional e a liquidez das ações, e no caso dos FIIs analisar a inadimplência, a carteira de imóveis, número de inquilinos, o passivo do fundo e liquidez das cotas).

      Quanto ao mundo corporativo, acho que é mais um caso em que a "passividade brasileira" é um problema. Apesar de haver muita violência por aqui (por exemplo, pessoas matando pessoas por causa de 20 reais, ou por causa de um celular), somos meio mansos em diversos assuntos importantes, e um deles é o trabalho. Talvez se as pessoas em média exigissem melhores condições dos locais onde trabalham, não houvesse tantos abusos e assédios morais, por exemplo.
      Um exemplo disso é aquela questão do tabu de sair no horário (realidade de muita empresa). Se todo mundo do escritório simplesmente se levantasse e fosse embora assim que chegasse a hora, isso não seria tabu e não haveria muito o que o chefe pudesse fazer (a não ser demitir a equipe inteira ao mesmo tempo, e arcar com as consequência de curto prazo dessa decisão). Mas infelizmente isso não ocorre, por diversos motivos (o principal é gostar de aparecer, mas também têm aqueles que fogem da própria família, têm aqueles que têm muito medo do que o chefe pode fazer, e por aí vai), e aí ficamos nessa história de que é um "tabu" sair no horário (que foi combinado em contrato diga-se de passagem) e ficamos até mais tarde, sem receber hora extra.

      E concordo com os dois: muitos aceitam isso passivamente - trabalhar anos e anos em troca de migalhas. Mas para muitos esse é, infelizmente, o único arranjo que funciona nesta era em que vivemos. Nunca teremos tanta liberdade quanto tiveram, por exemplo, os pioneiros que conquistaram o oeste dos Estados Unidos.

      Ao menos nós da finansfera ainda tentamos conquistar um pouquinho de liberdade (no ponto de vista financeiro).

      Abraços!

      Excluir
  5. Com relação a emprego eu também não sei ao certo o que fazer. Meu emprego já deu o que tinha que dar, de 0 a 10, hoje avaliaria meu emprego com nota 4.
    Não tenho perspectivas de mudança, já estou cansado do ambiente de trabalho, mais especificamente de 1 "colega" que é um tremendo arrombado filho de uma puta. Tenho outro colega com qual tenho um convívio melhor, porém é um mosca morta, meu superior imediato é outro que não está nem aí.
    Resumindo, se continuar lá o futuro é esse aí e ponto. Se sair tenho que fazer algo que ao menos renda o mesmo patamar salarial de hoje, ficar desempregado muito tempo é complicado, a gente vira um "fantasma" sem ter um emprego para nos dar algum valor social e olha que nem sou vaidoso pra ligar pra status, mas um homem adulto sem fazer nada, literalmente vira um nada.
    Tenho que romper esse ciclo, mas confesso que não sei bem como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência, anon.
      Em uma pesquisa de clima organizacional que respondi no trabalho, já dei nota 2 para a firma. Você deu nota 4, então está um pouco melhor do que eu!

      Brincadeiras à parte, já vi que insatisfação é a regra no mercado de trabalho. E é bem real essa cobrança social. Acho que mesmo tendo aportado por muitos anos e alcançado a IF, um homem seria mal visto quando parasse de trabalhar para desfrutar da renda passiva proporcionada pelo patrimônio acumulado. Não duvido que depois de um tempo passassem a enxergá-lo como um parasita, ou algo assim, por mais que tenha alcançado a IF às custas de muito trabalho e aportes. Engraçado que existe uma cobrança social, mas ao mesmo tempo muitos trabalhos honestos são desprezados e mal vistos pelo brasileiro médio, principalmente os trabalhos mais braçais (porque infelizmente somos um povo muito "elitista", por mais que a pobreza seja a regra por aqui... Bem, eu digo que o maior problema do brasileiro é a pobreza de espírito).

      Quebrar o ciclo é bem difícil, eu sei. Mas temos que tentar. Faça cursos por fora que sejam úteis para se tornar autônomo ou no mínimo para migrar para uma empresa melhor, ou tente arriscar um pequeno negócio com algo que você saiba fazer bem, mesmo que seja informalmente. Aos poucos vá avaliando se a receita do negócio já compensa formalizá-lo e também se já compensa sair do emprego. E, claro, tenha uma boa reserva de emergência.

      Excluir
  6. Grande Mago, tudo certin concê?

    Véi... Meu estado atual é ser complemente contra ter tantos ativos na carteira (repito: este é meu estado de espírito atual), pois acho muito ruim vc ter mais de 50 ativos e nem saber o nome das empresas que estão na sua carteira, ou mesmo estabelecer a rotina de acompanhamento, que me tomaria muito tempo ter que ler 5 relatórios por semana (mesmo que seja ir trimestralmente no site da bastter/fundamentei e ver o "resumo" das demonstrações). Acho isso muito desconfortável.

    Quanto aos benefícios da diversificação e a relação custo benefício do tempo despendido x retorno obtido, enxergo nos ETF de índice a melhor resposta.

    No mais, muito interessante o site do frugal. Dei uma navegada lá, mais um cara que beira minha idade, com o patrimônio maior que o meu rs (aquela comparação de adolescente, rs) Brincadeiras a parte, no blog dele encontrei alguns conceitos técnicos interessantes e uma parte filosófica que me fez pensar (adoro uma filosofia de botequim): Acho que poderia ter um patrimônio maior, mas nos últimos 3/4 anos fiz "aposta" de me dedicar integralmente ao meu trabalho visando uma promoção, mas por motivo bizarros de seleção, a promoção não veio pra mim, e foi para outros com desempenho menor que o meu, mas mais amigos do chefe. Enquanto q o frugal, trabalhou e investiu, trabalhou e investiu, trabalhou e investiu... Isso me fez pensar em realinhar meu foco. Eu achei q estivesse focado, realmente, ando pensando muito com crescer o patrimônio, mas talvez as minha ações não estejam muito alinhadas à meta.

    Quanto ao trabalho: Raros são os dedicados felizes com seu trabalho (constatação minha). Vejo uma melhor relação com o Trabalho x vida privada naqueles q não se dedicam muito. Mas pode ser apenas inveja e rancorosidade de minha parte, rs.

    Dicas: realmente não consigo dar dicas nesse quesito, com as informações que tenho disponíveis.

    Grande Abraço,

    Bora lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, NFVB!

      Eu não acho que eu vá chegar ao ponto de nem saber que empresas tenho na carteira (até porque eu faço os posts de atualização mensal), e minha ideia é só ler por alto os relatórios anuais que geralmente são publicados em abril. Se alguma das empresas que eu escolher ficar ruim, simplesmente vou parar de comprar e com o tempo sua participação em minha carteira será diluída. Quanto aos FIIs, por serem uma coisa mais, digamos, abstrata, já me peguei esquecendo de um ou outro que tenho na carteira, mas vale a mesma observação das ações. Vou ler os relatórios anuais.
      De qualquer maneira, tem também o Bastter system para acompanhar, fora os murais das empresas e dos FIIs no site dele, muito úteis para dar uma olhada rápida. Não me vejo tendo estresse para acompanhar meus ativos.
      Eu não menosprezo os ETF, acho que podem ser uma ferramenta útil. O meu problema com eles (pelo menos os que vi até agora) é que a diversificação é falsa. PIBB11 tem 50 empresas, mas só umas 8 representam mais de 50% do patrimônio do fundo. Se tiver um ETF mais equilibrado, com peso mais ou menos igual para cada empresa, eu olharia com mais carinho e talvez incluísse na minha carteira (mas não deixaria de aportar em ações individuais).

      Eu também acho isso, que os que não se dedicam tanto ao trabalho são mais felizes. Eu me dedicava mais (Digamos, dedicação nota 10), mas graças a Deus venho diminuindo esse esforço, e agora considero que tenho uma dedicação nota 7 ou 8. Meu objetivo é alcançar uma dedicação nota 6, que é mais do que justo, na minha opinião. Enquanto isso vou me qualificando, estudando, e me preparando para mudar de emprego e de profissão.

      O site do Frugal é muito bom mesmo!

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Me identifico muito com sua abordagem sobre o mundo corporativo. Também estou bem saturado. Meu foco é começar o meu negócio logo (loja online) em tempo parcial e pular fora do emprego. Quem dera se fosse fácil.

    Obrigado por compartilhar teus resultados.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro PR, muito obrigado por seu comentário!
      Não sei se foi sempre assim ou se piorou de uns tempos para cá, mas o mundo corporativo tem estado insuportável. Muita cobrança e pouco retorno, pouca possibilidade de promoção, muitas horas extras não pagas, e por aí vai. Infelizmente a regra do "+ trabalho = + dinheiro" não é totalmente aplicável aqui. Eu só sinto meu salário por hora diminuindo... Por isso fico buscando oportunidades por fora, e essa foi uma das minhas inspirações para fazer meus posts sobre pequenos negócios. Quem sabe eu não encontro uma boa ideia em minhas pesquisas?
      Abraço e boa sorte no seu negócio! Espero que consiga sair da corrida dos ratos!

      Excluir
  8. Olá Mago!!

    Estou colocando as leituras em dia e cheguei aqui hehe, acabei de reler os comentários lá do site do Frugal e antes tinha lido sobre um estudo que Blog do Calvin fez com ETFs, por enquanto acredito que tanto usar ETFs como criar um próprio ETF são estratégias válidas, só que no longo prazo acho que o resultado final tende a ser bem parecido mas usar ETFs dá menos trabalho, minha opinião depois de ler um pouco sobre o assunto em sites e livros, como clássico, o Investidor Inteligente. Apesar disso, ainda uso ETF só no exterior, e selecionei ações e FIIs aqui no Brasil, por causa dos diversos motivos já comentados sobre os problemas dos ETFs brasileiros :(

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Bilionário?

      Não conhecia o blog do calvin, vou dar uma conferida.

      Acho que ambas as estratégias são válidas, ETF e ações individuais, desde que o investidor aporte todo mês e deixe o dinheiro investido por muito tempo, para os juros compostos fazerem efeito.

      Os ETF brasileiros são problemáticos mesmo... mas ainda são 1000 vezes melhores que fundos de ações tradicionais. Melhor aportar neles do que nos fundos que os bancões nos oferecem!

      Abraço!

      Excluir
  9. Mago, nos dê a opção de assinar o blog! Acho que já pedi pra vc uma vez aquela "caixinha" pra preenchermos o nosso e-mail, mas a que vc colocou ali em cima no canto superior direito é só uma caixinha de pesquisar conteúdo do blog...Se puder vê essa pra nós! rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, anon? Obrigado pelo aviso.
      Vou ver aqui se consigo colocar de novo, porque eu tinha colocado, mas sumiu. Deve ser maluquice do blogger. Vou colocar. Se der errado de novo, me avise!
      Abraço!

      Excluir
    2. Anin, infelizmente o widget de inscrição de e-mail foi descontinuado pelo blogger -

      "A equipe do FeedBurner divulgou que o serviço de inscrição de e-mail será suspenso em julho de 2021. Por isso, o widget de inscrição de e-mail do Blogger, também conhecido como FollowByEmail, será desativado.

      A partir dessa data, os feeds do FeedBurner continuarão acessíveis, mas seus inscritos não receberão mais e-mails automáticos.". Vou ver se tem como fazer alguma coisa a respeito. Mas a princípio não tem...

      Excluir