terça-feira, 17 de agosto de 2021

Analisando as criptomoedas e sua utilidade como reserva de valor

 Este é um assunto que, na minha opinião representa de certa forma uma lacuna na literatura da blogosfera das finanças. Muitos blogueiros da finansfera, nossos companheiros da jornada rumo à IF (ou à TF), aportaram em criptos, principalmente a partir de 2017, que foi o ano do boom do Bitcoin (quando até quem não é "do mundo das finanças" ao menos já tinha ouvido falar em BTC). 

Mas quase não vi muitas discussões e informações sobre criptomoedas na blogosfera. (Se alguém conhecer algum blog que tenha falado mais a fundo sobre esse assunto, por favor me diga qual)

A maioria apenas divulgava suas "criptocarteiras" e não fazia muitos comentários sobre cada moeda adquirida. 

Alguns ficaram ricos por terem comprado uma quantidade significativa de BTC antes de 2017 (como foi o caso do ilustre Viver de Renda). Outros, mesmo tendo perdido este timing, ainda ganharam muito dinheiro com as criptos.  Outros tantos ganharam mas em seguida perderam, dada a volatilidade extrema destas moedas, então meio que terminaram no zero a zero.

Não é minha intenção esgotar o assunto, mas apenas iniciar a preencher esta "lacuna" da finansfera. Tudo o que escrevi aqui é um resumo do que pesquisei a respeito das criptomoedas, misturado com minhas opiniões pessoais - não recomendo a ninguém a compra de nenhuma criptomoeda específica e nem de criptomoedas em geral. 

As criptomoedas são uma das maiores novidades da história recente no mundo das finanças e, muito embora exista mesmo o risco real de que os governos venham a criminalizar a mera posse de criptomoedas "na canetada", já existem muitos big players envolvidos no mundo das criptos. Por exemplo, li recentemente que a empresa Motley Fool vai iniciar um investimento em BTC. Outros fundos grandes também estão nessa já há algum tempo. Já existem ETF de criptomoedas. Até a china minera BTC (ou pelo menos minerava).  Provavelmente outros países também fazem isso extraoficialmente. 

Mas não podemos nunca nos esquecer que a mera posse de moedas de ouro já foi criminalizada nos EUA, há muito tempo. Então a possibilidade de um dia as criptos serem criminalizadas é bem real.


Agora, falando especificamente sobre o Bitcoin (que costuma ser usado como metonímia para se referir a criptoativos em geral):

Bitcoin é chamado de "ouro digital", e os mais entusiasmados com a tecnologia dizem que ele é "melhor do que o ouro".

Comparando o Bitcoin com o ouro, vejo que a maior vantagem é a facilidade de transporte, sendo fácil até mesmo levar uma fortuna para outros países armazenada em uma wallet que parece um pendrive ou até mesmo em um pedaço de papel com QR Code, enquanto que transportar a mesma fortuna em ouro poderia ser muito difícil, até mesmo impossível, e certamente haveria problemas com as autoridades alfandegárias.

Mas a maior vantagem também traz a maior desvantagem: se você perder as chaves da wallet, você perdeu os BTC e  não tem como recuperar. Muitos bitcoins já se perderam assim (por volta de 4 milhões, estima-se), de maneira que  já não serão 21 milhões de bitcoins em circulação quando o último bloco for minerado. 

Tem outras coisas também: as hardware wallets podem estragar, enferrujar, cair e quebrarem, etc. As paper wallets podem desgastar com o tempo, podem acabar molhando, e o QR Code ficar ilegível.

Se você optar por deixar na corretora,  ela pode ser hackeada e levarem tudo. A corretora também pode falir e não há FGC ou qualquer mecanismo de proteção para mitigar as perdas. E ao menos por enquanto os grandes bancos não entraram no mercado das criptos, pelo menos não diretamente (por exemplo, permitindo a negociação de criptoativos em suas corretoras). 

Quem está disposto a colocar dinheiro em criptos tem que estar ciente destes riscos todos.

O ouro pode ser roubado também, mas se for perdido pode ser recuperado mais facilmente do que BTC. Não há senhas a serem perdidas ou hackeadas. Se o ladrão for encontrado a tempo, o ouro ainda pode ser recuperado. 

Além disso, o ouro é aceito desde os  princípios da humanidade. BTC, por outro lado, é algo muito recente e ainda precisa de mais tempo para realmente podermos dizer que "sobreviveu ao teste do tempo" (quanto tempo, eu não sei). 

BTC pode simplesmente acabar, ficar obsoleto, ser criminalizado, etc. Não há como prever isso. Por enquanto está bombando. Mas a festa pode acabar.

Embora já esteja muito mais conhecido hoje em dia do que em 2011, o BTC ainda não tem aceitação geral. Ainda é muito difícil e trabalhoso para a maioria das pessoas o processo de guardar numa wallet, transferir da wallet pra uma exchange ou para outra pessoa, etc. Por outro lado, embora sua tecnologia já tenha sido superada pela de algumas Altcoins (por exemplo, o LTC é mais rápido, a rede ETH faz mais coisas, etc.) o BTC tem a vantagem de ser o pioneiro deste novo mercado e por ter mais tempo e mais fama, acaba tendo mais confiança do público em geral, o que contribui para seu valor.

Na minha opinião, 99% dos que compram BTC (ou qualquer outra criptomoeda ou token)  o fazem muito mais por causa de FOMO (fear of missing out) do que qualquer outra coisa,  buscando ganhos especulativos rápidos e estratosféricos. 

E tem 1% que compra  por causa de ideologia, da vontade de ser anarquista e viver fora do alcance do Estado em ao menos uma dimensão da vida.

Mas, não vou ser hipócrita: se eu colocar dinheiro em criptos vai ser mais por aposta mesmo, e vou sair quando atingir determinado objetivo. Talvez, se eu obtiver um ganho assim, eu não saia completamente e ainda deixe uma parte do patrimônio em BTC (mas não mais do que os 5% que estimei para a minha Reserva de Valor).

Gráfico BTC x USD (fonte > https://br.tradingview.com/)


A verdade é que Bitcoin já deixou muitas pessoas ricas, aquelas pessoas que tiveram coragem de entrar nesse mercado quando ele ainda era obscuro e incerto. A época de comprar BTC a centavos ou a poucos dólares cada unidade já passou e provavelmente não voltará mais, mas será que ainda haverá ganhos para quem entrar agora? No momento em que escrevo estas linhas, 1 BTC está cotado a mais de 200K reais. Será que chega a, digamos, 100 mil dólares? Será que chega a 1 milhão? Difícil saber, e parece até absurdo e improvável, mas quem poderia imaginar que ele saltaria de poucos centavos de dólar para quase 60.000 dólares? Será que o preço está inflado? Será que é "a nova tulipa" como alguns dizem?

Porém não creio que haja mais espaço para ganhos realmente estratosféricos com esta moeda, a não ser que 1 BTC venha a valer muito mais de 1 milhão de dólares.  Mas provavelmente ainda há espaço para ganhos.

No momento, o PIB mundial é estimado em cerca de 50 trilhões de dólares. Se 1 BTC = 1 milhão de dólares, e há 17 milhões de BTC em circulação (descontei os 4 milhões perdidos), então a totalidade dos BTC existentes valeria, somada, quase metade do PIB mundial neste cenário hipotético. Isso é muito ou é pouco? Alguém realmente tem condições de dar essa resposta?

Claro que essa conta é simplista, pois o PIB mundial pode aumentar (ou encolher), mas é boa para se ter uma noção das grandezas envolvidas.

Com a alta estratosférica acumulada pelo BTC, é natural que várias das Altcoins também acumulem fortes altas, uma vez que as pessoas estarão sempre em busca do "próximo bitcoin", ainda mais se a Altcoin em questão ainda vale, digamos, menos de 100 reais. 

Já vimos muitas "shitcoins" que parecem que são lançadas só para enganar trouxas e dar um dinheiro rápido e fácil para seus lançadores, mas, bem ou mal, em um mundo em que BTC se torne realmente um meio de troca amplamente aceito, é de se esperar que haja outras criptomoedas que venham a ser seus concorrentes. 

Afinal, no mundo das moedas estatais existem várias moedas "concorrentes", com uma que serve como padrão mundial (dólar) e 3 ou 4 moedas bem aceitas no topo (libra, euro, franco suíço). Porque no mundo das criptos isso seria diferente, ainda mais se considerarmos que as tecnologias diferentes por trás de cada cripto podem vir a servir a propósitos diferentes?

Sendo assim, não sei se BTC ou outras criptos poderiam ser classificadas como "Reserva de Valor" e não concordo com a opinião dos que dizem que BTC é melhor que o ouro, dado que sua volatilidade ainda é extrema - creio que com o passar dos anos a cotação das criptos que sobreviverem irá se estabilizar e isso ficará mais claro. 

Mas, deixando a volatilidade de lado, creio que o que podemos analisar antes de decidir aportar em criptos é o seguinte:

- Não podemos nos esquecer que todas as criptomoedas puramente digitais (não lastreadas em nada) são moedas fiduciárias (dependem da confiança e da fé das pessoas em seu sucesso) - sem confiança e sem fé, sem valor . 

(mas no fundo o ouro e prata também não são, de certa forma, fiduciários? Qual é a explicação para o fato de as pessoas darem valor aos metais preciosos desde a aurora da humanidade? Eis um dos mistérios da história...)

- Algumas criptos têm uma quantidade finita e pré-definida para existir. BTC está limitado a 21 milhões de unidades (sendo que 4 milhões já se perderam). Litecoin (a "prata digital") está limitado a 84 milhões de unidades. Quanto ao Ethereum, no momento há 117 milhões em circulação e, pelo que li, não há limite para o número de  ETH que podem existir. Em relação a proteção de valor contra inflação, julgo que as que têm uma quantidade limite são mais vantajosas, mas ainda assim continuam sendo fiduciárias.

- Convencionou-se chamar uma ampla gama de ativos digitais de criptomoedas, mas não podemos ficar desatentos para o fato de que nem todos foram criados com o propósito de funcionarem como moedas propriamente ditas. Alguns são "tokens", algo como uma "quase-moeda". Acho que esse é o caso do Ripple, que não foi pensado para ser uma moeda, embora seja usado em transações digitais. Sinceramente, não sei o que pensar do Ripple.

- Deve-se estudar a tecnologia por trás de cada criptoativo que se queira adquirir para no mínimo entender para quê cada um serve, se é um projeto sério, com alguma expectativa de sucesso, ou se é picaretagem, e com isso decidir se vale a pena arriscar nosso suado dinheiro na cripto em questão. 

- Desde a explosão do BTC iniciou-se um imenso movimento de criação de criptoativos no mundo todo, alguns sendo projetos legítimos e outros que existem só para malandros roubarem dinheiro de trouxas. Há, atualmente, mais de 5 mil criptoativos sendo negociados e provavelmente a maioria deles são "shitcoins" que não sobreviverão no longo prazo. É necessário cautela na hora de escolher comprar algum destes. 

Claro que apostar 1 real para comprar 100 unidades de uma altcoin que acabou de ser lançada e está valendo 1 centavo não vai prejudicar o seu patrimônio. Podemos até considerar isso como sendo algo semelhante a comprar um bilhete de loteria. O problema aqui não é dinheiro, mas sim os efeitos de médio prazo desta prática na sua mente e no seu comportamento - lembrem-se de que jogos de azar liberam descargas hormonais no cérebro que acabam nos tornando viciados conforme vamos jogando. A facilidade de comprar algumas "shitcoins" por poucos centavos ou poucos reais apostando em uma alta rápida acaba tendo o mesmo efeito em nosso cérebro. Então precisamos tomar muito cuidado. O mundo é cheio de tentações, e o dinheiro fácil é mais uma delas, e uma das mais perigosas. Leva muitas pessoas à ruína. 

Enfim, se formos comprar criptos, temos que comprar sem emoção, igualzinho fazemos (ou deveríamos fazer) com ações e FIIs: abrir a exchange uma vez por mês, comprar o ativo, deslogar da exchange, e só voltar no mês seguinte para comprar mais, sem ficar olhando a cotação toda hora. 

E como este é um mercado relativamente novo, julgo não ser prudente colocar uma % substancial do patrimônio em criptos, e, mais ainda do que no caso das ações, devemos só colocar dinheiro que estamos dispostos a perder, que não nos fará falta e que não irá nos dar insônia em caso de perda total.

Em futuras postagens escreverei sobre algumas criptomoedas específicas (não necessariamente a partir da próxima).



Qual a opinião dos confrades sobre o mercado de criptoativos?

Acham que o momento já passou? Acham que vale a pena ter alguma coisa aportada em criptos? Acham que alguma Altcoin tem potencial para ser "o próximo bitcoin"?


Forte Abraço!

Fiquem com Deus!


13 comentários:

  1. Uma coisa que tenho notado é que a imagem das criptomoedas está fortemente atrelada a ideologias e idealismos libertários , ou outros ismos semelhantes a estes.

    Isso contribui para os investidores comprarem mais por ideologia do que pela simples esperança de lucro .

    Emoção e dinheiro raramente caminham de mãos dadas .

    https://espiritosapucay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, ES.
      Acho que no começo, quando ninguém conhecia bitcoin, 100% dos que compravam era por ideologia mesmo. Mas agora que está mais conhecido, os especuladores entraram com força nesse mercado. Acho que agora tem mais especulação do que ideologia.
      Vamos ver no que dá...

      Excluir
  2. Agora q perdi a explosão do bitcoin, nem tenho pressa com bitcoin

    Minha proxima etapa logica seria investir no exterior, mas estou protelando

    Prefiro ouro e quem sabe prata para reserva de valor, fora dolar, euro, libra esterlina etc

    Estou protelando formar minha reserva de valor há anos, pois tenho real preguiça de lidar com ativos físicos, mas um dia resolvo isso

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não podemos ter pressa para o bitcoin e nem pra nenhum investimento. Tudo temos que ir com calma.
      Ouro e prata são aceitos universalmente desde sempre.
      Mas, atualmente, eu Acho que é mais importante começar diversificando no exterior do que comprando ouro, prata, BTC, etc. Essa parte talvez seja melhor deixar pra depois mesmo. Ou então começar agora e em paralelo com investir no exterior, mas em quantias pequenas, todo mês. Acho que como em todo investimento o importante é ser consistente e diversificar. Mas é só a minha opinião.

      Excluir
  3. Lembra que criticavam quem comprava carro aqui na blogsfera?
    Quem comprou até 2019 se deu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, anon. Essa questão de ter ou não ter carro acho que sempre será polêmica nas discussões sobre finanças. É óbvio que um carro é um passivo (na definição dada pelo Kiyosaki), mas muitas vezes ele é um mal necessário.
      Realmente, quem comprou antes de 2019 se deu bem, pois hoje em dia até um carro popular bem simples e básico está custando muito caro, quase inacessível para o pessoal mais pobre e classe média baixa...

      Excluir
  4. Defina "se deu bem". Gasolina mais de 5, 6 dependendo do local. IPVA segue Fipe, logo se seu carro valorizou mais imposto, como os preços dos veículos subindo a demanda por manutenção de semi novos deve ter aumentado, mais demanda aumento nos preços...
    Ainda acho "um mal necessário" e acredito que essa valorização recente não mudou isso.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem comprou antes "se deu bem" no sentido de que se fosse comprar agora acabaria desembolsando mais do que desembolsou em 2018-2019. Foi isso que quis dizer.

      Com o aumento da gasolina, os custos aumentaram para todo mundo, tendo carro ou não.
      Todos os preços do comércio sobem, por causa dos fretes e de toda a gasolina e diesel consumidos na cadeia logística de todos os produtos e serviços que são comercializados, pois o aumento é repassado para os clientes.

      Até em coisas "micro" do dia-a-dia é possível notar estes efeitos.

      Por exemplo, o médico vai hoje abastecer o carro e pensa "nossa, a gasolina aumentou!!", e com isso resolve aumentar o preço da consulta, para compensar. O advogado abastece o carro e também pensa "nossa, a gasolina aumentou!", em seguida vai ao médico e pensa "nossa, a consulta ficou mais cara!!", e com isso aumenta o valor dos honorários; e por aí vai, numa reação em cadeia.

      Quem se ferra mais nessa história é o assalariado CLT, que dificilmente tem poder de barganha para aumentar o próprio salário para compensar o aumento da gasolina, do médico, do advogado, etc. É o caso da maioria das pessoas.

      Excluir
  5. Detesto investimentos em coisas idealizadas e acho bizarro como dezenas de milhares de brasileiros escolhem suas opções de investimentos por puro idealismo.

    Eu fiquei de fora de criptos por muitos anos e no meio do frison desse começo do ano me permite a testar o seguimento comprando HASH11, a ideia é observar o mercado e ver como funcionava essa solução, hoje ele representa menos de 0,5% do meu patrimônio e sinceramente duvido que eu vá manter ele na carteira por muito tempo.

    Eu prefiro ativos reais e quando falo reais não é apenas que possam ter um lastro teórico em algo físico, mas também que esse lastro seja minimamente avaliado por um valor justo. Vejo gente comprando empresas com fundamentos todos ferrados, vide empresas que por anos e anos são avaliadas em P/L acima de 100x, tal como criptos ativos é especulação pura.

    Nada contra quem gosta de especular, tem gente que ficou rica com bitcoin e gente que ficou pobre. É o risco, mas no momento eu prefiro não entrar no jogo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, PI. Conforme escrevi no post, acredito que só no começo é que a maioria dos investidores/especuladores de criptomoedas eram libertários/anarquistas. Hoje em dia a maioria absoluta deve ser de "especuladores puros", que só estão nessa para ganhar um dinheiro "fácil" e sair.
      Concordo com você que é mesmo complicado entrar em um negócio que não tem bem um "valor justo" - Bitcoin produz o quê? Está lastreada em quê? Qual o fundamento? Tem uma empresa por trás? É tudo nebuloso no mundo das criptomoedas. Parece uma coisa que do nada pode simplesmente sumir.

      As empresas com preço 100x superior ao valor de mercado pelo menos têm prédios, logomarcas, patentes, estoques, dinheiro em caixa, know-how, etc. para lastrear seu valor, então são bem menos especulativas que criptomoedas.

      Abraço!

      Excluir
  6. Fala Mago, beleza!

    Hoje tenho um pouco de BTC em carteira, apenas ela de cripto mesmo, e a tenho como forma de diversificar e como entusiasta do libertarianismo, como mencionado acima. Bem legal poder pensar que um dia teremos um estado mínimo ou algo do tipo, isso apenas no pensamento mesmo, pois na prática a teoria é outra...

    Valeu, abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, One.

      Por quê só BTC? As outras criptos tem algo de errado, a seu ver?
      Pergunta sincera, estou querendo aprender o máximo possível sobre criptos.

      Excluir
    2. Fala Mago,

      Pra falar a verdade conheço pouco cripto, então fui no feijão com arroz, a base de todas, o btc! E os guardo em paper wallet, as outras moedas não estudei ainda formas de se guardar para a eternidade... Mas irei fazer isso futuramente, pois quero a Etherium, é outra que já estudei e gostei do que vi, só ainda não vi uma maneira legal de guarda-la, tipo como posso fazer com o btc em paperwallet, ou até tenha alguma paper para ela e eu não sei...

      Excluir