sábado, 6 de abril de 2024

Aportes e Atualização Patrimonial - março de 2024

Saudações, confrades! 

Vamos a mais uma atualização patrimonial, em um post bem rápido e enxuto, pois estou sem muito tempo para escrever aqui (em outra época compenso isso, desencalhando os posts que estão no rascunho há meses).

Como sempre, todo o patrimônio está expresso em Coroas, e nenhum ativo mencionado no blog e/ou nos comentários é recomendação de compra!





Aumento acumulado de 304,7% desde o início da série histórica, em junho de 2021. O aumento inclui valorizações dos ativos e também os aportes mensais ao longo do período.

O aporte do mês foi mais fraco, por conta das despesas altas (a inflação alta tem parte da culpa nisso - tem coisas que dobraram  ou quase dobraram de preço no supermercado em relação ao ano passado! E aquela análise do preço do chocolate feita neste post  já está sendo feita até pelos normies, além do fato de eu estar lendo e ouvindo por aí termos como "shrinkflation", "reduflação", dentre outros, o que indica que a coisa está feia mesmo!). 


Aportei pouco, e dividi esse pouco entre três empresas: Weg, Bradesco e Metal Leve. O critério foi: já fazia muito tempo que eu não aportava nestas empresas, e todas são sólidas e geram bons lucros. 

Há reclamações de alguns investidores em relação ao Bradesco, mas ele continua sendo um bancão gerador de lucros bilionários. 

Weg e Metal Leve eu considero indústrias bem fortes, e no geral eu gosto de da área industrial. Deveríamos ter MUITO mais indústria no Brasil, mas infelizmente tem pessoas que até trabalham contra isso.

Tentei fazer um aporte em renda fixa, o dedo quase apertou o botão de "comprar" no homebroker (fiquei na dúvida entre um tesouro IPCA de vencimento mais longo que estava disponível e um tesouro Selic com vencimento daqui a uns 2 ou 3 anos, e ainda considerei comprar uma LTN, só para testar), mas acabei não comprando. Quem sabe em outro mês eu compre? 

As demais carteiras permanecem iguais.

A renda passiva do mês foi de 14,4 Coroas, empatando com novembro do ano passado, e o 2º melhor rendimento mensal até hoje! Destaque para os dividendos da Vale (R$ 2,73 por ação) e Itaú (R$1,12 por ação).


Segue o gráfico da carteira da "holding" Mago S/A:


(Deve ter um lado legal de ser gestor de fundos de investimento, mas um amigo meu que trabalha em um bancão disse que para ser gestor tem que fazer parte de uma panelinha... e o lado ruim deve ser ter que aturar os clientes nervosos querendo sacar suas cotas a qualquer oscilaçãozinha do mercado)

É isso, confraria. 

Sigo estudando pesado para concursos e por isso não estou postando nada além das atualizações patrimoniais. Se Deus quiser, passarei em algum concurso, e aí voltarei a me dedicar mais a meus hobbies, inclusive a este blog.

Forte abraço, e fiquem com Deus!

14 comentários:

  1. Mago,

    Boa sorte nos concursos, estou na torcida e espero que traga boas notícias.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, PI!
      Espero poder dar boas notícias este ano aqui no blog.

      Abraço!

      Excluir
  2. Mago, a questão dos preços dos alimentos é uma parada assutadora mesmo. Eu arrisco a dizer que, nos últimos 3 anos, as coisas dobraram de preço, NO MÍNIMO. Tem coisa que mais do que dobrou.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e uma das coisas que mais me assustam é o azeite, que está quase se tornando inviável. A carne bovina também, essencial para a alimentação, está caríssima! Ovos de galinha também encareceram na faixa de quase 100% (eu sempre faço as contas do valor unitário para quase tudo o que eu compro, e lembro de já ter pago na casa dos R$ 0,40 ~ R$ 0,50 por ovo, e hoje em dia vejo o custo na casa do R$ 1,00/unidade, dependendo do local e da "marca"). Aonde vamos parar?
      Abraço!

      Excluir
    2. Já comentei sobre isso em outro local, tudo aumentou nos últimos 5 anos. O poder de compra do real caiu bem.
      Hoje um salário de 5k vale uns 3k de alguns anos atrás e isso é muito ruim pra todo mundo.
      Mesmo aqui na blogsfera todo mundo ficou mais distante da IF. Parece que a gente anda, anda e não sai do lugar, isso poupando e investindo, imagina quem está individado (que não são poucos).
      Com relação aos concursos, desejo boa sorte, eu fiz a inscrição do Concurso da Caixa, o salário não é dos melhores, mas o pacote de benefícios é bom, há a possibilidade de mudança de cidade no futuro e pelo que já me informei por canais especializados parece não ser tão difícil progredir salarialmente dentro da Caixa.
      Fica a esperança de no médio prazo ganhar acima de 6k caso passe. mas sei que a concorrência vai ser bruta. Mas quero ao menos tentar pra ver meu desempenho.

      Excluir
    3. Sim, anon. Me lembro com saudade de quando era possível em qualquer padaria fazer um lanche (salgado + refrigerante) por R$ 5,00, de quando uma lata de refrigerante custava R$ 1,00 (na máquina), e por aí vai...
      Estamos todos mais distantes da IF, com o governo nos subtraindo através do imposto inflacionário.
      E esse salário de R$ 5K que você mencionou infelizmente são poucos os que ganham no Brasil, sem ser funcionário público. Eu fico direto olhando vagas de emprego, e a maioria é para fazer o trabalho de 4~5 pessoas, com as "atribuições da vaga" bastante difusas e genéricas (o que significa que quem entrar vai fazer absolutamente qualquer coisa que der na telha do chefe) só que ganhando R$ 1,5K. Editais de concursos de prefeituras também costumam ser assim, pelo que vi. Muitas responsabilidades e pouco salário. Só aparece gente para se inscrever porque estão todos desesperados.
      É muito triste a situação do brasileiro. E acho que há lugares piores ainda... nem consigo imaginar como é!

      Boa sorte no concurso da Caixa!

      Excluir
  3. Não costumo olhar o rendimento de cada empresa da minha carteira com frequência, mas WEGE e LEVE estão no top 5. LEVE triplicou da pandemia pra cá e WEGE dispensa comentários.

    Quanto à renda fixa, estamos num momento ainda interessante para quem a inclui em sua estratégia: mesmo com a tendência de queda da Selic os títulos atrelados ao IPCA continuam com ótimas taxas, em geral em torno de IPCA + 6%. Vamos ver até quando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT.
      O meu grande "pé para trás" com os títulos do tesouro é o tal do "risco soberano". Teoricamente a chance de calote é bem pequena, mas ainda assim me deixa desconfortável deixar o dinheiro parado num título de 30 anos. Teoricamente empresas têm mais chance de falir, mas sei lá...
      Enfim, apesar disso eu devo comprar alguma coisa de renda fixa esse ano, provavelmente tesouro IPCA sem cupom. Mas creio que nunca me sentirei confortável para deixar um % grande do patrimônio nisso... veremos!

      Excluir
  4. WEG sempre é presente nas minhas carteiras. Sempre fui agraciado com seu crescimento a longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho Weg há relativamente pouco tempo (desde junho/2021), ainda não vi os efeitos de longo prazo, mas sigo "holdando" e aportando nessa empresa.

      Excluir
  5. Bacana mago, sempre bom ver suas atualizações mensais. Uma dúvida que eu fico é oque você espera dos seus investimentos em bolsa? Tipo, pelo que vejo, você tem pouco patrimônio na bolsa, então se você tiver 12% a.a em bolsa x 8% na renda fixa, não vai dar muita diferença, principalmente com pouco dinheiro. Qual seria o retorno que você esperaria, quando você olhasse sua carteira daqui 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom vê-lo por aqui, caro Peão Playboy! Há quanto tempo!

      Então, eu não tenho uma meta de rentabilidade, de modo que não posso responder suas perguntas, ao menos não exatamente da maneira que você gostaria.
      Claro que no longo prazo eu gostaria de bater o CDI, mas se meus investimentos me permitirem levar uma vida mais tranquila em termos de trabalho, então não me importarei se fizer as contas e ver que o CDI ficou alguns % maior que a minha carteira.

      Daqui a 5 anos gostaria de estar em um emprego melhor que o meu atual (ao menos em termos de tranquilidade, mesmo que ganhando um pouco menos), e com uma renda passiva média de umas 45 Coroas (o triplo do que tenho observado nos últimos meses) - não sei se será possível quanto à renda passiva, mas eu vou tentar!

      Quanto aos aportes em si: estou apenas aportando no que eu acredito que sejam boas empresas (além de uma ou outra aposta aqui e ali). O meu maior objetivo não é rentabilidade, mas sim ter mais patrimônio, o que gerará maior renda passiva, o que (espero) ao menos me permitirá um dia trabalhar somente com o que eu quero - se eu não alcançar a IF e nem uma TF, espero que ao menos os rendimentos mensais me permitam ter esta pequena alegria de ter a liberdade de escolher com o que trabalhar. No momento me encontro dividido entre manter a estratégia atual ou intensificar o aporte em FIIs para aumentar a renda passiva mais rápido. Mas uma coisa eu já decidi: vou tentar aportar em FII todo mês, daqui para a frente.

      Excluir
    2. Entendi. Eu perguntei, porque queria entender seu racional por optar pela renda variável ao invés da renda fixa. Eu vejo que tem alguns investidores no Twitter que esperam algo em torno de 20% na renda variável, mas sabemos que é difícil e provavelmente a maioria vai ficar na média de PIBB11 que é 12% a.a.

      Para mim pelo menos, o maior problema que vejo na renda variável é a tentação de poder vender a qualquer momento, a qualquer barulho do mercado, e sabemos que há barulhos ensurdecedores, as vezes. Então a renda fixa faz mais sentido para mim, principalmente LCI/LCA. Prendo minha grana por um tempo e no final, recebo os juros.

      Excluir
    3. Entendo. Renda variável ... varia. Então podemos no máximo "esperar" tantos % de retorno, e quanto mais alta essa meta mais difícil de torná-la realidade. 20%a.a. me parece muito, mas óbvio que pelo menos algumas ações devem gerar um retorno desse.
      Eu ainda não passei por nenhuma crise econômica forte, então não sei se isso aconteceria comigo - vender no fundo, com medo da crise, influenciado por notícias e papos pessimistas... Por isso ,realmente, é importante ter um colchão de renda fixa. Este mês eu fiz meu primeiro aporte em tesouro direto (aportei uma merreca, só para ver como é), porém acho que nunca vou ficar tranquilo para ter um % alto do patrimônio em TD.
      LCI e LCA é algo que eu considero também para fazer esse "colchão", mas ainda preciso estudar mais estes instrumentos.

      Excluir