quinta-feira, 1 de junho de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - maio de 2023 [ Finalmente!]

 Salve, salve, confraria, vamos a mais um post de atualização patrimonial!

Maio passou voando, e já chegamos na metade do ano! Como passa rápido...

Confiram abaixo o resumo por classe de ativo, com todos os valores expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista:



Aumento acumulado de 214,6% desde o início da série histórica, em junho de 2021.

Finalmente superei a marca das 3.000 coroas! Rumo às 3.500, e depois às 4.000!

Além disso, o valor alocado em ações está quase empatando com o valor da RE, e o de FIIs está seguindo de perto. 

Os ajustes que pretendo fazer nos próximos meses:

- Aumentar a diferença entre o % em ações e em FIIs

- Aumentar o % no exterior


Segue o gráfico da evolução patrimonial desde junho/2021:


Agora, vamos aos aportes do mês (como sempre, relembro a todos os leitores que NENHUM ATIVO mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Estudem por conta própria e tirem suas próprias conclusões sobre o que fazer com seu dinheiro. Se forem na onda de blogueiros anônimos e de influencers irão perder dinheiro!)

Ações - O aporte do mês foi na empresa Wiz Co Participações e Corretagem de Seguros S/A, empresa do ramo de previdência e seguros, a qual já fazia parte da carteira. No momento estou com 31 empresas, e estou aumentando a participação nelas antes de prosseguir com novas aquisições. Quando escrevi este post, vi que no geral as ações deram uma valorizada. 



As próximas aquisições de ações provavelmente serão de SLC, Klabin e Itaú.


FIIS - o aporte do mês foi no fundo FIIP11B, fundo de gestão passiva, multi-imóvel, multi-inquilino, do ramo híbrido, com imóveis logísticos e lojas de rua. O fundo está com vacância zerada e a taxa de administração é baixa. A carteira permanece com 16 FIIs, sendo 2 deles de gestão passiva (FIIB11 e FIIP11B). Quando escrevi este post, notei que os FIIs da carteira, em geral, deram uma valorizada. Que continuem assim!

Segue o gráfico de FIIs:




Exterior - sem aportes este mês. Acho que em junho e/ou julho irei focar os aportes no exterior, visando equilibrar a proporção país/exterior da carteira. A carteira por enquanto permanece a mesma, com 8 stocks e 9 REITs (o objetivo, ao menos por enquanto, é ter 17 stocks e 17 REITs, na proporção 75/25). Usei o dólar a R$ 5,01 para fazer o câmbio nesta atualização patrimonial.





Renda Passiva - o grande destaque do mês foi a renda passiva, impulsionada pelos dividendos e JCP da Grendene (R$ 1,23 por ação),  Mahle S/A (R$ 3,51 por ação), EDP Brasil (R$ 1,41 por ação), e SLC Agrícola S/A (R$ 2,59 por ação). Foi estabelecido um novo recorde para mim, de incríveis 18,5 coroas, das quais 17,5 foram oriundas de ativos do país e 1 de ativos do exterior. Este resultado deveu-se aos dividendos excepcionais pagos por 4 empresas da carteira. 

No total, foram 12 empresas no país que pagaram dividendos e JCP: Grendene, Mahle, EDP Brasil, SLC Agrícola, Eztec, Farmácias Panvel, Itaú, Bradesco, Raia Drogasil, Localiza, Cielo e Klabin. E no exterior, recebi proventos de 3 empresas (Paychex, Colgate e Bank of NY Mellon) e de 5 REITs (Realty Income, Gladstone Commercial, Stag Industrial, EPR Properties e NNN). 

Como eu sempre digo aqui, essa é apenas mais uma vantagem da diversificação: a tendência é que sempre haja alguma(s) empresa(s) te pagando dividendos e JCP, todos os meses. Claro que nada é garantido, pois dividendos dependem de lucro, e lucro é algo incerto, mas diversificando colocamos as probabilidades a nosso favor.

Creio que este recorde demorará para ser superado (mas espero que não! rs). Segue o gráfico:


E o gráfico da renda passiva acumulada do ano:


Gráfico da distribuição do patrimônio da holding Mago S/A:

RE agora representa 31% do patrimônio. Pretendo mantê-la sempre entre 30 e 33%.


Generalidades

- Procurei me manter afastado das notícias, e quase não fiquei sabendo de nada do que está acontecendo por aí (guerra na Ucrânia, política, etc.). Mas o pouco que vi... prefiro nem comentar!

- Esse mês não consegui bater a meta de 2 posts. Pelo menos em fevereiro e em abril eu fiz 3 posts, então se considerarmos o número anual de posts, ainda estou acima da meta.

- Pelo menos maio foi um bom mês de estudo para concursos. Continuarei estudando. 

- Na próxima atualização patrimonial, farei um "balanço" do 1º semestre.


O mês de vocês também foi bom? Comentem aí!


Forte abraço!

Fiquem com Deus!

21 comentários:

  1. Salve Mago!

    Mês top pra galera!

    E EDP vai sair da bolsa mesmo, vi notícia hoje de manhã... uma pena, eu já vendi ela, mas ainda recebi os dividendos este mês.

    HGRE de castigo foi engraçado, eu tenho BRCR de castigo faz um tempão, estou esperando pra vender ele a hora que vender algum outro FII com lucro, aí na soma pretendo ficar negativo e não ter que pagar imposto, vamos ver se até final do ano faço alguma venda com lucro pra tirar ele da carteira logo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Bilionário!
      Tem certeza de que a EDP vai sair da bolsa? Pelo que vi no fórum do Bastter, ainda vai depender de um evento (acho que um leilão na b3) em que vão votar essa questão ainda, e caso tivessem 2/3 dos votos ocorreria a OPA. Eu vou esperar mais um pouco para ver. Se confirmar mesmo a OPA, aí eu vendo a mercado, fazer o quê. Acho que a grana da venda eu mandaria pro exterior para aumentar o aporte e acelerar o reequilíbrio da carteira.

      O HGRE eu não pretendo vender, só vou deixar ele lá, quieto, representando cada vez menos % da minha carteira, sendo diluído a cada aporte novo que faço. E, fora isso, quem sabe ele não consegue resolver o problema da vacância crônica? Se ele resolver esse problema, ele sai do castigo!
      Abraços

      Excluir
    2. Olá, Mago!

      Entendi o mesmo que você, o leilão está agendado para o dia 11 de julho e nesta data haverá votação sobre o fechamento de capital.

      Mês de maio foi uma beleza, tanto em crescimento da carteira como em dividendos. Torcer para que os ventos continuem a nosso favor rs abraços!

      Excluir
    3. Se não sair a OPA eu voltarei a comprar ela, provavelmente o preço deve cair perto dos valores negociados anteriormente a notícia do fechamento.

      Excluir
    4. Ficando Tranquilo - obrigado, e que o vento continue soprando a nosso favor!

      Bilionário - tomara que não saia a OPA e que esta empresa continue na bolsa! Mas se sair, dane-se, procuraremos outra para compor nossas carteiras.

      Excluir
  2. O tempo tá passando muito rápido mesmo, estamos a 1 mês do segundo semestre. Sei que é só sensação, mas a ano mal começou e estamos praticamente na metade, o lado ruim é que a vida vai passando rápido e quando nos damos conta nossa caminhada nesse plano vai se encurtando.
    Falando dobre investimentos, em maio a AZUL4 foi muito bem, surpreendente até. Nos últimos dias várias ações tiveram boa valorização.
    Eu estou patinando e não saio do lugar, mas acredito que o mês de junho pode ser melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo está voando mesmo, temos que aproveitar a vida enquanto ainda há tempo.

      Você só tem AZUL4? Tenta diversificar, se achar conveniente. Nunca estudei essa empresa, então não tenho opinião sobre ela. Mas acho que diversificando o investidor tende a colocar as chances a seu favor.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Não tenho AZUL4. Comentei dela porque era uma empresa pelo pouco que sei com problemas.
      Mas deve ter havido boas notícias, novas perspectivas que originaram esse movimento de alta, uma das maiores da bolsa no último mês.
      Mas pensando no macro, é cedo pra dizer como será o futuro próximo, por ora o desempenho de algumas ações vai indo bem.

      Excluir
    3. Entendi. No curto prazo, o mercado se comporta que nem um maníaco depressivo, ora otimista, ora pessimista. Só no longo prazo que ele é racional.

      Excluir
  3. Excelente! Mês passou voando mesmo! Estou atolado de serviço, não deveria me importar, porém me importo.
    Mas é isso aí!
    Ainda bem que conseguiu estudar um pouco, eu ainda tenho que voltar a pegar no batente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Concurseiro! Você é de qual poder mesmo? Que tipo de serviço você faz?
      Abraço!

      Excluir
    2. sou da PF. O trabalho é bom, porém ainda quero ver se consigo alçar voos mais altos.

      Excluir
    3. Entendi. Eu não sirvo para ser policial, mas cada um tem sua vocação. Tem alguns órgãos que eu gostaria muito de trabalhar, mas para fazer trabalhos mais técnicos, e acho que meu emprego dos sonhos seria ser professor de universidade federal, mas esse daí só com doutorado, infelizmente...

      Excluir
  4. Mago,

    Parabéns pela evolução.

    Uma das vantagens de uma carteira tão diversificada quanto a sua é que os dividendos acabam sendo melhor distribuídos ao longo do ano, na minha carteira atual existem meses onde os proventos são bem abaixo da média e outros onde o contrário é a regra.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI.

      Às vezes eu também fico surpreso com o fato de todo mês ter um número razoável de empresas pagando alguma coisa. E tem vezes que recebo dividendos que foram deliberados ano passado e ficaram um tempão sem data para serem pagos.

      Abraços

      Excluir
  5. Boa noite Mago! Ótimo resultado! Realmente assusta pensar que estamos chegando perto do meio do ano. Recebi muitos dividendos em maio também e junho promete...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, VVI.

      Também acho que junho promete, mas ainda vou demorar um pouco para superar o recorde de maio!
      E o ano está voando mesmo...

      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pelo resultado, Mago! Ter ficado longe das notícias certamente não te fez perder nada.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A cada post , aprendo e admiro mas. Todos aqui .. estou começando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio, Aspirantenomade!
      Siga em frente, estudando e trabalhando para construir o seu futuro!

      Excluir