segunda-feira, 1 de maio de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - abril de 2023 [ e lá vamos nós]

 Saudações, confrades!

Abril acabou e com isso já vivemos um terço do ano de 2023 de Nosso Senhor! Está passando muito rápido!


Em abril tive muitos gastos extras e novamente precisei lançar mão de minha RE. Espero que em maio eu não tenha tantos gastos extras assim e que consiga repor alguma coisa à RE, nem que seja somente os juros. Mais tarde, pretendo usar pelo menos uma parte do dinheiro das férias e do 13º para este fim. Por conta disso, o aporte desse mês foi baixo, e apenas em 1 ativo, conforme escreverei adiante.

Aumento acumulado de 198,4% no patrimônio total, desde o início da série histórica em junho de 2021. 

2023 até o momento tem sido um ano de pequenas quedas e de crescimentos modestos, motivados pelo pessimismo de nosso mercado acionário e de FIIs e principalmente por vários gastos extras com minha família e com minha casa que venho tendo desde janeiro. Graças a Deus tenho minha RE! Mesmo assim, em maio apertarei um pouco os cintos.

Este mês registrei um aumento em relação a março (prêmio de consolação!), mais por conta da leve alta no preço da maioria das ações e dos FIIs de minha carteira. A RE diminuiu em relação ao mês anterior, e a carteira no exterior também, por conta da pequena queda da cotação do dólar.


Vamos ao aporte do mês:

(Como sempre, nenhum ativo mencionado no blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Não se orientem por anônimos e nem por "influencers" da internet! Estudem por conta própria para trilharem seus próprios caminhos!)


Ações - este mês o único aporte foi em Eztec, empresa do ramo de construção civil que tem amargado quedas na cotação de suas ações por conta da alta da taxa selic (juros altos prejudicam setores que dependam muito de empréstimos e financiamentos, como é o caso da construção civil). Consegui comprar a R$ 12,58. 

No geral, as ações deram uma subida em abril. Os próximos aportes priorizarão as que estiverem mais defasadas. 

Este mês também recebi bonificação da empresa Romi S/A, do segmento industrial, na proporção de 1 ação para cada 10 possuídas. Às vezes eu considero que receber bonificações é melhor do que receber dividendos!


Agora Eztec é a ação com maior participação na carteira, desbancando a Engie!


FIIs - sem aportes este mês, a carteira permanece com 16 FIIs. Se eu for aportar em somente um ativo em maio, provavelmente será em um FII da carteira, provavelmente o FIIP11B, que é o que está mais defasado no momento (lembrando que estou deixando o HGRE na geladeira, por conta da vacância crônica)




Exterior - sem aportes no mês. A carteira permanece a mesma, com 8 stocks e 9 REITs. Sinceramente, não sei quantas empresas e nem quantos REITs pretendo ter na carteira, mas não acredito que eu vá ter tantas quanto na carteira de ações brasileiras, por exemplo. Acho que vou manter a meta que tracei lá em janeiro/fevereiro do ano passado e ficar com uma carteira no exterior de 17 stocks e 17 REITs, mas mantendo uma proporção de 75% stocks / 25% REITs (por conta, principalmente, do absurdo imposto de 30% que incide sobre dividendos no exterior). Usei o câmbio a R$ 4,99 para calcular os valores para esta atualização patrimonial:


Renda Passiva - Mais um prêmio de consolação: a renda passiva recebida em abril foi de 8,4 coroas, das quais 1 foi oriunda do exterior. 

Este mês, recebi dividendos e JCP:

no país - das empresas Panvel, Romi, Porto Seguro, B3, Tupy, Itaú e Bradesco.

no exterior - Coca-Cola, Gladstone Commercial, Phyisicans Realty Trust, EPR Properties, Stag Industrial, Iron Montain e Realty Income Corp.


A renda passiva acumulada (34 coroas) já superou a metade da renda passiva total recebida em 2022 e foi quase o quádruplo da recebida em 2021. Aos pouquinhos a bola de neve vai crescendo! 



Tudo indica que em maio terei um novo recorde de renda passiva, provocado principalmente pela Grendene, que vai distribuir seu gordo caixa na forma de dividendos, a incríveis R$ 1,11 por ação!


O patrimônio total da "Mago S/A" ficou assim distribuído:



Generalidades 

- em abril procurei me manter ao máximo longe de notícias, tanto do Brasil como do mundo, para não me estressar. Pelo visto consegui, pois não tenho muito o que comentar sobre isso neste espaço aqui!

- abril foi um bom mês de estudo para concursos. Ainda longe do que considero ideal, mas foi um bom mês de qualquer maneira (e acho que nem seria possível atingir esse "ideal" na minha fase atual)

- consegui superar minha meta de posts: em abril foram 3. Obrigado a todos os que comentaram neles! E obrigado aos (atualmente) 24 seguidores do blog!

- Conforme escrevi na última atualização patrimonial, passei por estresses horríveis no trabalho em março, que contribuíram para reforçar em minha mente que devo estar preparado para pedir demissão a qualquer momento. Houve um fim de semana que fiquei literalmente me segurando para não pedir demissão na segunda-feira seguinte... Tenho pesquisado avidamente por trabalhos que poderia exercer de forma autônoma, pela internet, mas infelizmente tudo o que encontrei só serviriam para bicos, e não para realmente viver deles. Uma pena, mas vou continuar pesquisando. Me candidatei a uma entrevista de emprego, mas infelizmente não fui chamado (mas também não sei se eu iria mesmo, caso tivesse sido chamado... me candidatei mais para ter o conforto psicológico de "estar fazendo alguma coisa").

- Por conta da possibilidade de pedir demissão, sinto que preciso reforçar minha RE e pretendo fazer isso com o dinheiro das férias e do 13º, ou ao menos com uma parte desses recursos. Se conseguir algum bico em algum site de freelance vou destinar o dinheiro para a RE também. 

- Em relação a concursos, estou me inscrevendo nos que posso ir fazer (não estou podendo viajar para muito longe para fazer provas), mesmo nos que tem poucas vagas e nos que o salário não é lá essas coisas (servem mais para treinar). Vocês têm algum órgão que onde "sonham" trabalhar? Têm algum onde não trabalhariam de jeito nenhum? 

- Vou ver se consigo voltar a correr este mês. Vamos ver no que dá.


Fiquem com a música do mês (Full Moon, da banda Sonata Arctica):




E vocês, confraria, como foi o mês de abril?


Forte abraço!

Fiquem com Deus!


11 comentários:

  1. Grande Mago!

    É um desafio ficar longe das notícias, pra quem trabalha com computador é muito tentador dar umas espiadas. Mas parabéns se está conseguindo focar nos estudos! Sobre concursos, ouvi minha mãe falando sobre um do TSE, diz que paga bem, mas não cheguei a verificar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bilionário.
      Você é funcionário público? De qual setor?
      Vou dar uma olhada no do TSE sim.
      Abraços!

      Excluir
  2. Boa noite Mago! Adoraria conseguir ficar longe das noticias por um tempo, mas nem de spoiler de serie da Netflix que assisto estou conseguindo me desvencilhar-se...kkk. Boa sorte nos concursos! É bem possível que tenhamos os próximos anos recheados de concursos. Esteja pronto para aproveitar...No mais espero que consiga manter-se sem pedir demissão até o momento que tiver algo melhor acordado...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI. Março e o finalzinho de abril foram bem puxados. Agora a vontade passou um pouco, mas permanece aquele alerta de que preciso reforçar a RE. Vou ver se direciono qualquer renda extra para lá.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Mago!

    Estou já há alguns meses querendo investir mais um pouco na EZTC, mas o dinheiro do aporte fica pouco e acabo comprando outras coisas. Para mim a empresa continua ótima apesar de estar apanhando bastante na bolsa. Ótimo momento.

    Todos os meses eu tiro uma parte pequena do aporte e coloco na Reserva de Emergência, mesmo quando acho que a RE está com um bom tamanho. Inclusive informo isso nos fechamentos do blog. Se investisse esse dinheiro estaria ganhando mais, mas é um conforto psicológico que gosto de ter. Daí quando a emergência vem eu fico mais tranquilo em usá-la.

    Faço isso com toda grana extra que entra, uma parte pequena sempre vai para a RE. Abraços!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Valeu, FT. Esse é um bom conselho. Pelo menos uma parte das férias e do 13o eu devo direcionar para recuperar a RE.

    ResponderExcluir
  5. Mago, essas situações no trabalho realmente são horríveis. Espero que você consiga encontrar algo melhor (ou menos pior?) em breve.

    Sobre bonificações de ações, também acho que esse é um dos melhores meios de receber proventos de uma empresa, ainda mais se essa empresa for realmente boa em alocar o capital.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Engenheiro. Estou buscando. O que eu mais queria era trabalhar autônomo, mas a curto prazo sei que é inviável. A curto ou médio prazo, só me restam os concursos, por enquanto. No mundo privado, não sei mais. Talvez só se conseguisse mudar completamente de áea, ou se conseguisse um emprego de meio expediente, para ter mais tempo de vida real. Aliás, pelo jeito vivemos uma verdadeira pandemia de frustração com o trabalho, de forma geral. Para onde quer que eu olhe tem gente frustrada, triste, tomando remédios e fazendo terapia por causa de coisas ruins que têm acontecido no trabalho. Uma hora essa realidade vai precisar mudar...

      Bonificações são excelentes. Tem uma empresa ou outra que faz quase todo ano.

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá, mago!
    Meu conselho (se fosse bom seria vendido) é para não gastar dinheiro em concursos até que esteja na disputa. Fazer concurso para treinar é queimar dinheiro.
    Hoje você pode baixar a prova do concurso, imprimi-la e tirar 4-5 horas de um sábado de manhã para fazer um simulado em alguma biblioteca pública. Depois você corrige a prova, e verifica o quão longe ficou de ficar entre as vagas. É um excelente treino e tem custo zero. Se lembre de também fazer a redação/dissertação caso também tenha.
    Fiz apenas isso até ver que estava fazendo o mesmo índice de classificados, depois comecei a fazer concursos específicos que possuíam semelhança na matéria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo Conselho!
      Mas eu prefiro ir lá e fazer a prova, nas condições reais. Acho que isso faz diferença. E nem tem tantas provas assim para fazer, os concursos para minha cidade estão escassos, e os de nível nacional por enquanto nenhum me interessou.

      Abraço!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir