sábado, 10 de dezembro de 2022

Resenha - O Rei dos Dividendos


Saudações, confraria!

Em novembro comprei um exemplar da biografia do Barsi, entitulada "O Rei dos Dividendos", lançada em outubro desse ano, e vou postar aqui uma resenha, com alguns comentários meus e destacando os pontos que achei mais interessantes. 


"O Rei dos Dividendos", escrito pelo Luiz Barsi Filho, um dos mais ricos investidores de nossa Bolsa, é um livro bem fluido e de fácil leitura, não entra em detalhes chatos e nem em minúcias, de modo que o li bem rápido. 

Achei a leitura interessante. O início narra a origem humilde do velho investidor, nascido em uma família pobre em 1939, morando em um cortiço em São Paulo junto de outras famílias imigrantes européias, o início da vida profissional ainda na infância, vendendo uvas passas no cinema...

Depois ele conta como se formou em um curso de técnico de contabilidade e começou a trabalhar. Foi através dos conhecimentos de contabilidade que ele iniciou sua jornada nos investimentos, pois aprendeu a analisar empresas. Posteriormente se formou também em economia. Uma coisa que o favoreceu foi o fato de que quase ninguém tinha estudo naquela época (anos 60). Destaco o seguinte trecho do livro (página 32):

"No final dos anos 50 e início dos 60, mais de 70% dos brasileiros tinham no máximo 3 anos de estudo. Só 1 em cada 100 trabalhadores havia completado o ensino superior. Com meu diploma de técnico contábil eu já era a pessoa que tinha um olho só em terra de cego. Economista e contador formado, então,  nem se fala."

Além de seu emprego, ele também dava aulas de contabilidade e fazia auditorias por fora, para ganhar uma renda extra (ter mais de uma fonte de renda é cada vez mais importante, confrades... vamos buscar!)

Chegou a trabalhar um curto período em uma pequena estatal, com um salário bom para a época, mas largou o emprego (por causa das limitações do serviço público) e passou a se dedicar ao mercado de ações, no início somente com o dinheiro das aulas e das auditorias, e posteriormente (por volta do fim dos anos 60 e do início dos anos 70) com o dinheiro que recebia sendo sócio de uma corretora chamada "Cruzeiro do Sul", uma das 134 corretoras daquela época. Também passou a ser operador de pregão, atuando através de sua corretora.

A sociedade na corretora não durou muito tempo, e a mesma foi vendida em 1971. A partir daí, Barsi foi trabalhar como operador na corretora "Montanarini". Pelo visto, ele e seus sócios tiveram sorte ou foram visionários, pois em 1971 houve um crash no mercado de ações brasileiro que contribuiu para afastar os investidores pessoa física por muitos anos (o livro dá a entender que este crash originou o cliché de chamarem a bolsa de "cassino" por aqui - talvez esta tenha sido a expressão empregada pelos jornais da época, ou pelas pessoas que talvez tenham sido entrevistadas. E até hoje há quem compare as bolsas de valores em geral a cassinos ou coisas similares. E certamente esse crash foi um dos fatores motivadores para a publicação da Lei das S.A. em 1976)

Com sua crescente fama nos pregões, ele eventualmente foi convidado para escrever no jornal "Diário Popular", onde trabalhou como editor e colunista por 17 anos.

Após o crash de 1971, ele continuou trabalhando como corretor, e já vislumbrava a inviabilidade de se aposentar pelo INSS (na época, INPS). Destaco o seguinte trecho (páginas 73 e 74):

"Talvez eu tenha enxergado algo que era difícil perceber naquele momento (...) Os sinais já estavam no horizonte. As mulheres ensaiavam sua entrada no mercado de trabalho, o número de filhos por família começava a diminuir, avanços na medicina e nas condições de saneamento favoreciam a longevidade e, bem,  já era possível suspeitar que em algum momento no futuro não haveria gente suficiente trabalhando para manter os aposentados. Vale lembrar que nossa previdência é estruturada de tal modo que quem trabalha sustenta os que já se aposentaram".

Foi com base nestas ideias que ele resolveu montar sua "carteira previdenciária", pois estava convencido que o INSS era insustentável e mesmo que entregasse o que prometia, ele receberia uma aposentadoria medíocre. 

Resolveu então focar ainda mais no recebimento de dividendos, com vistas a montar uma carteira que o sustentasse na velhice. Chegou até mesmo a escrever e publicar uma cartilha (intitulada "Ações garantem o futuro") explicando este raciocínio.

Posteriormente ele conta outras histórias no livro, focando em suas participações na Klabin, Eternit, e Unipar. Nestas empresas ele adquiriu imensa quantidade de ações, na casa das milhões de unidades, para receber muitos dividendos e principalmente para ocupar cadeiras nos conselhos, ter o direito de indicar pessoas de confiança para cargos-chave e, com isso, influenciar o andamento de seus negócios. 


As ideias centrais do Barsi, no que tange às finanças pessoais, pelo que se entende da leitura de sua biografia, são as seguintes: 

    - Comprar ações de boas empresas (com bons projetos e já consolidadas) na maior quantidade possível (para receber muitos dividendos), todo mês. 

    - Não diversificar muito (ele diz no livro que a carteira dele sempre tem algo em torno de 12 ações diferentes, e faz a analogia de serem uma para cada mês do ano, como se ele buscasse garantir que todo mês receberia dividendos) - acho que a ideia dele de não diversificar muito vem do fato de ele gostar de comprar muitas ações da mesma empresa

    - Se possível, tornar-se um acionista minoritário relevante, com participação no conselho da empresa e ser capaz de influenciar os rumos do negócio (mais um motivo para ele não gostar muito de diversificar)


Porém nem tudo o que o Barsi escreveu e falou é aplicável por pessoas comuns:

"começar devagar, comprando 1.000 ações todo mês" - pode ter sido figura de linguagem, mas se ele foi literal, isso não é possível de ser feito pela vasta maioria dos brasileiros que investem na bolsa. Pelo menos no caso de algumas empresas seria necessário aportar muito dinheiro de cada vez: para comprar 1.000 ações da Petrobras custaria, hoje, uns R$ 35.000,0. Para comprar mil ações da Arezzo seria uns R$ 84.000,00. Acho mais provável que ele tenha usado uma figura de linguagem. 

"conversar com os diretores, executivos e CEO das empresas para conhecer o negócio" - para ele é perfeitamente possível, tendo em vista sua fama e fortuna, mas para nós pequenos acionistas isto seria bastante difícil, senão impossível: se às vezes até mesmo os departamentos de Relação com Investidores (RI) nos ignoram na cara de pau, que dirá os CEO, altos executivos, etc.


Para finalizar, algumas frases interessantes que eu pesquei do livro:

"Na hora de adquirir papéis, é importante conhecer o interesse do controlador ou dos controladores de um negócio" - o máximo que podemos desfrutar disso é surfar na onda dos controladores, e neste ponto eu concordo com o Bastter que o melhor jeito é tendo ações ON.

"(...) se eu não pensasse grande, ninguém pensaria por mim"- essa é uma das frases mais interessantes e verdadeiras do livro, na minha opinião. Pelos outros, você sempre será um serviçal, um capacho, um personagem secundário, um figurante, etc. Além de você mesmo e de sua família, ninguém tem interesse que você cresça, se desenvolva, nem melhore.

"Independentemente da moeda (...) a palavra 'milhão' tem um papel relevante no imaginário da nossa sociedade" - enquanto uma moeda não se degenera pela inflação, isto é verdade mesmo. Mas óbvio que se a moeda for estragada, isso perde o sentido (lembrem da nota de 100 trilhões de dólares do Zimbábue)

"Não compro o que não conheço ou não consigo entender" - é aqui que a maioria das pessoas cai nas armadilhas do mercado e da vida de modo geral. E não me refiro somente a ações, criptomoedas, etc. Me refiro também a pessoas entrando de trouxa em pirâmides, negócios escusos, etc.

"Não me canso de falar que o cidadão deve adquirir ações para comprar e guardar. Não deve pensar em si mesmo como um acionista minoritário, mas como um pequeno dono. Um dono não vende a empresa porque os papéis caíram ou porque subiram demais. Ele pensa na perenidade do negócio" - acho que esta é a melhor maneira de um pequeno investidor pessoa física sobreviver na bolsa, tendo a mentalidade de sócio (também defendida pelo Bastter) e ignorando notícias e cotações.


Esta foi a primeira vez que li algo do Luiz Barsi. Nem mesmo nos meus tempos de sardinha abissal (em que eu perdi um dinheiro com a OGX, conforme já relatei aqui no blog) eu sequer havia ouvido falar nesta personalidade de nossa bolsa. 

Embora eu não concorde com todas as ideias defendidas (eu sou a favor da diversificação) e acredite que ele não contou tudo o que ele faz (afinal, se ele contasse os seus "pulos do gato" não seria bilionário) e nem tudo  o que ele fez (me parece haver um gap na história profissional dele, na forma como foi narrada), achei uma leitura interessante. Nota 8/10.

O que acham do Barsi, confrades?


Forte abraço! 

 Fiquem com Deus!

15 comentários:

  1. Muito bom. A melhor habilidade do Barsi para se ter é essa capacidade de enxergar longe. Percebeu nos anos 70 que a pirâmide previdenciária não funcionaria, enquanto existem imbecis que ainda hoje acham que vai dar certo.
    Passei em um bom concurso, mas desde o primeiro salário que recebi guardei uma parte para formar novas fontes de renda. Enquanto meus colegas confiam cegamente na estabilidade do cargo e na solvência do fundo de pensão, e gastam todo o salario sem dó (na realidade mais de 100% do salario, pois vivem pegando empréstimos consignados).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Mendigo , tudo bem?
      Isso é bem verdade. Até na iniciativa privada, onde reina a instabilidade e ninguém sabe se estará na rua amanhã, o pessoal gasta o salário perdulariamente... fico imaginando no serviço público que ao menos é estável... que coisa. Se eu pudesse, eu guardava 90% do meu salário, e se eu ganhar alguma coisa do INSS vou considerar lucro! Se eu fosse funcionário público eu faria um plano de aportes para não depender mais do salário em 10 anos ou menos...

      Excluir
  2. Sobre a centralização do investimentos em poucos ativos, concordo totalmente com o Barsi.
    Pulverização de investimentos raramente da resultado significativo. Vejo blogueiros com trocentos investimentos diferentes fechando meses com prejuízo ou tendo lucros de 1%.
    Porra, se é pra ter lucro de 1% é melhor investir tudo numa LCA, não pagar imposto e não ter dor de cabeça de declarar IR e muito menos ter que acompanhar as empresas e o mercado.
    Nisso penso igual ao Barsi, inclusive os melhores resultados que tive em ações foram focando numa única empresa.
    Óbvio que não é recomendação, mas pulverizar pra ganhar mixaria é uma grande besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um sabe o que é melhor para si, anon. Eu estou diversificando bastante e achando muito bom. Sem planos para mudar isso no curto prazo. Depois posso mudar de ideia e concentrar em algumas poucas empresas, mas sem nunca me desfazer das outras.

      Excluir
  3. O Barsi tem lições importantes quando se fala em critérios para escolher boas empresas, apesar dele focar em dividendos é inegável que a maioria das empresas do portfólio tem produtos sólidos, mercado estável e boas margens.

    Apesar disso acho que ele tá em uma vibe muito midiática e virou só mais um influenciador de internet, o livro dele não traz nenhuma novidade que não se aprenda assistindo uma das várias lives ou entrevistas que ele tem no Youtube.

    A mentalidade de dono é muito importante, eu penso que você tem que entrar em um negócio não pensando em vendê-lo e especular com o preço e sim em colher os frutos da geração de valor na economia.

    É igual investir em companhias aéreas, quem sinceramente pode querer ser sócio dessas empresas no modelo atual de negócios que elas funcionam? Ali é só para fins especulativos e todo mundo sabe como esse tipo de investidor termina.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, PI. Se a empresa é sólida, lucrativa, etc e ainda por cima paga dividendos, melhor ainda. O errado é escolher uma empresa só porque ela paga dividendos, ignorando o resto.

      E também acho que quando as coisas começam a ir muito pra esse lado midiático, geralmente elas estragam. A "profissionalização" dos blogs contribuiu para dar uma estragada na blogosfera como um todo (Não me refiro à finansfera, mas ao blogger como um todo) assim como a "profissionalização" do youtube estragou muita coisa também... mas esta é somente a minha opinião. Algo para discutir numa mesa de bar, acompanhado de uma rodada de sardinhas fritas e umas boas cervejas!

      Excluir
  4. bem legal
    mas se ele tivesse comprado acoes americanas, hoje seria um bilionario globalista estilo buffet

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: sobre tretas do mercado bostileiro, tem o livro do Décio Bazin = fala bastante dos bastidores obscuros

      Excluir
    2. Valeu, Scant! Ele provavelmente seria bilionário globalista sim, creio. Engraçado que no livro ele não fala sobre investimentos no exterior e nem em FIIs. Talvez ele ainda vá fazer algum movimento grande nesse sentido e está escondendo o jogo ou então realmente não mexe com esse tipo de ativos.
      O livro do Décio Bazin é mencionado no do Barci, e já estava há algum tempo na minha lista de leitura. Um dia eu leio esse também!
      Abraços

      Excluir
  5. Oi Mago, como está as coisas? O que mais me encanta em tudo que ele fala é a visão que ele teve. Em uma época que a comunicação era pessima e como ele mesmo diz a escolaridade no brasil era pífia. Gosto de seguir muito as ideias dele apesar que ele mete o ferro nos Fiis. E sobre o mês de novembro nosso dinheiro pulverizou kkkk Sobre a diversificação acho que dentro das 12 cabe mais umas 6 a 8 tranquilo e que trás uma maior segurança. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Vini?
      Realmente foi mérito dele ter enxergado estas coisas naquela época em que todas as informações eram mais difíceis, tanto no acesso quanto na circulação. Fora que naquela época meio que as opiniões e análises provavelmente eram mais "monolíticas" do que hoje, pois não havia fóruns, blogs, etc.
      Quando li seu comentário, fui fazer uma pesquisa rápida e vi que ele recentemente chamou os FIIs de conto do vigário, mas ainda não encontrei maiores explicações.. de qualquer maneira, é importante diversificar os aportes. E eu já achava que o % em ações deveria ser superior ao % em FIIs em minha carteira.
      A minha carteira de ações deve ficar com algo entre 35 e 40 empresas quando eu terminar de selecionar.
      Abraço!

      Excluir
  6. Bom dia, Mago! Concordo com o Barsi no quesito de diversificação, uma vez li um comentário que dizia: "Quem diversifica não sabe no que está investindo", Diversificar demais é como montar o seu próprio índice BOVESPA, acho que é mais pelo medo de perder muito em um só ativo do que como estratégia.
    Já apanhei muito do mercado, hoje fico só em renda fixa mesmo e tento aumentar minha renda com trabalhos extras.
    Abraços!
    Concurseiro tardio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Concurseiro? Obrigado pelo comentário!
      Não existe estratégia 100% vencedora, cada um escolhe a sua, e eu no momento escolhi diversificar (a minha carteira de ações vai ficar com algo entre 35 e 40 ações). Mas nada impede que daqui a uns anos eu resolva concentrar mais em algimas empresas da carteira (por enquanto estou buscando manter o mesmo % por empresa). E sim, eu quero criar neu próprio índice, e acho que a diversificação aumenta minha chance de encontrar uma "ten bagger" ou até mesmo uma "hundred bagger", fora o fato de que até agora todo mês recebi dividendos de pelo menos umas 4 ou 5 empresas (claro que nada garante que isso vá continuar, mas por enquanto essa foi a minha experiência)
      Abraço!

      Excluir
  7. Entendo que existem estratégias diferentes, mas diversificar em poucas empresas só parece fazer sentido ao olhar para trás. Seria muito bom só ter investido em WEGE, MGLU, RADL ao invés de perder tempo com dezenas de outras empresas que tiveram uma valorização apenas razoável.

    Mas como ninguém pode prever qual empresa será a próxima RADL, diversificar em muitas empresas significa ter mais chances de acertá-la.

    Abraços e boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, FT. É fácil ser "economista de retrovisor". Se alguém soubesse acertar com 100% de certeza o próximo bitcoin, a diversificação realmente não faria sentido para este alguém. Como somos pessoas normais, a diversificação coloca as chances a nosso favor, além de proteger mais nosso patrimônio.

      Abraços e Feliz Natal! Que
      Nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe!

      Excluir