segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - Dezembro de 2022

 Saudações confraria!

Encerrado o ano de 2022 de Nosso Senhor, vamos a mais um post de atualização patrimonial, como sempre expresso em Coroas, a moeda oficial do meu blog! 

Que comece 2023, este é o primeiro post do ano!

Segue o resumo do patrimônio:


Agora o gráfico de evolução do patrimônio:


Aumento acumulado de 193,5% em relação ao início da série histórica, em junho de 2021. 

Leve alta com relação a novembro, mas não consegui fechar 2022 nas 3.000 coroas. Fica para 2023, então. Posso tentar mirar nas 4.000 coroas, mas acho mais plausível que esse número só chegue em 2024, a não ser que eu consiga uma renda extra MUITO boa. Veremos!

O principal motivo do crescimento ter sido pequeno foi que precisei sacar um dinheiro um tanto alto da RE para cobrir uns gastos extras em dezembro, e as ações em geral deram uma queda. O patrimônio só não foi menor do que o de novembro por conta  de alguns FIIs, que subiram, e por conta da alta do dólar, além do aporte que fiz no exterior, conforme escrevi adiante. Mas, graças a Deus, o patrimônio ainda cresceu! Vamos olhar a floresta e esquecer a árvore!

Agora, vamos destrinchar os aportes do mês.

Como sempre, NENHUM ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários são recomendações de compra. Eu sou só mais um sardinha zé-ninguém que está tentando a sorte na bolsa, e posso perder tudo amanhã (toc, toc, toc). 

Nunca confie em dicas de anônimos na internet, e nem em dicas de youtubers, tiktokers, etc. 

Estude por conta própria e trace o seu próprio rumo na vida!

Ações - comprei ações das farmácias Panvel, uma rede forte na região sul da nossa querida Terra de Santa Cruz. Empresa bem comportada, com lucros há vários anos e dívida sob controle, com planos de expansão. Acho interessante, e farmácia é um tipo de negócio que tem crescido muito nos últimos anos (e acho que tende a crescer mais, se considerarmos o envelhecimento da população, mas isso é só achismo meu - eu li isso na borra do chá). Com mais este aporte, agora são 32 empresas na carteira. Devagarinho, vou construindo meu próprio ETF.





A carteira de ações está um pouco desequilibrada, com as primeiras 4 ações (Engie, Porto seguro, Fleury e, por incrível que pareça, Cielo) representando quase 20% da carteira - Com 32 empresas, o ideal seria cada uma representar por volta de 3,25% da carteira. Então a solução é priorizar os aportes nas que estão abaixo de 3% e/ou encontrar novas empresas para a carteira.


FIIs - finalmente aportei em um FII novo. O acréscimo para a carteira foi o FIIP11B, fundo de gestão passiva classificado como híbrido, com 7 imóveis, localizados em 5 estados (BA, MG, SP, RJ e PR), sendo 4 imóveis logísticos e 3 lojas. Achei ele certinho e chato, como todo FII deveria ser. Vamos ver no que dá. Agora tenho 16 FIIs na carteira. Vou procurar pelo menos mais um para fechar em 17 (gosto de números primos)





A carteira de FIIs continua desequilibrada: KNRI e HGLG estão representando 20% da carteira. O ideal, com 16 FIIs, é que cada um fique na casa dos 6%. Vou precisar aumentar a participação dos demais, focando os próximos aportes ou nos que estão abaixo de 6% ou procurando FIIs novos.  Vou ser sincero: estou com um pézinho para trás em relação a aportar no HGRE... estou acompanhando esta vacância crônica dele, que no momento continua acima dos 20%. Estou em cima do muro com este aqui. O meu próximo aporte nele vai ser pequeno, creio. 


Exterior - Aproveitei a parcela do 13º para aumentar a participação da carteira no exterior. Os aportes foram em Coca-Cola, empresa que dispensa apresentações, Bank of New York Mellon, uma das maiores gestoras de recursos financeiros do mundo, e o REIT "EPR Properties", um REIT focado em imóveis voltados para o entretenimento, como cinemas, clubes, teatros, etc. É um segmento que não existe no mercado de FIIs do Brasil (quem sabe venha a existir no futuro?) e me parece ser de demanda perene. Veremos no que vai dar! Aproveitei a grana que sobrou na corretora e comprei mais um pouco do REIT Franklin Street Properties (focado em prédios de escritórios).

Acho que peguei o dólar a 5,19 quando fiz a remessa. Conforme escrevi em posts anteriores, vou aumentar o % de ativos no exterior em minha carteira. Agora o dólar está a 5,35 (valor usado para esta atualização patrimonial) e tenho 7 stocks e 7 REITs na carteira. Aos pouquinhos, o meu próprio ETF no exterior também vai tomando forma!



Renda Passiva - um novo recorde: este mês recebi 8,7 coroas, ultrapassando o pico de maio desse ano. Fora os aluguéis dos FIIs, recebi dividendos e JCP de 10 empresas: Itaú, Bradesco, Raia Drogasil, Taesa, Engie, Odontoprev, Arezzo, M.Dias Branco, Fleury e Banco do Brasil. A cada mês, me torno um pouquinho menos dependente do trabalho para bancar meu custo de vida - ainda falta muito para me tornar de fato independente de salário, mas um dia, se Deus permitir, eu chego lá!





Generalidades

O mês de dezembro trouxe duas notícias bem tristes para o mundo: a morte do grande Pelé, o eterno rei do futebol, um dos grandes responsáveis por tornar o nosso Brasil um país conhecido mundialmente, e a morte do saudoso Papa Bento XVI, uma das mentes mais brilhantes do século XX, autor de diversos livros relevantes na área de teologia, fora sua contribuição em outras áreas correlatas. 

Li esta pequena reflexão em algum lugar, e achei bem interessante: se apesar de todos os obstáculos na vida terrena ele conseguiu contribuir tanto para este nosso vale de lágrimas, imaginem agora que está no céu, ao lado do Divino Mestre? Fica esse consolo, de que agora o Santo Padre é mais um a interceder por nós, junto das hostes celestes. 


Essa tem que ser a nossa energia e atitude para com o ano de 2023!


Bem, companheiros de trincheira, encerro o post de hoje seguindo o exemplo do colega de finansfera Funça Beta, segue uma recomendação de música (Rosenrot, da banda Rammstein):

Acho as músicas dessa banda bem boas para aprender alemão, pois eles geralmente cantam devagar e acho a pronúncia fácil de entender. Já peguei bastante vocabulário só ouvindo Rammstein. Outra forma que recomendo é configurar o idioma de jogos de PC e videogame para alemão (ou qualquer outra língua que seja de seu interesse) e ir jogando, desbravando o idioma. Com o tempo você se acostuma com a "lógica" da língua, e o aprendizado fica mais fácil. Um jogo que eu curto (e é de graça) é o Widelands (inspirado em The Settlers II, feito por fãs, em constante atualização. Esse eu só jogo em alemão).

No próximo post faço uma breve retrospectiva de 2022 e talvez trace algumas metas para este ano!

Forte abraço!

Fiquem com Deus!

17 comentários:

  1. El Mago!!!

    Praticamente triplicou o patrimônio desde o início (1 ano e meio). Parabéns.

    Há meses (cara se bobear anos) eu interpretava essa vacância do HGRE como um upside, pois o DY estava ok, mesmo com vacância alta. Isso para significava que se alugasse essa vacância "a qualquer preço de aluguel" subiria o DY que ja estava ok.

    Mas... Nunca diminui essa vacância!!! Muito estranho... Ok o adm tentar sempre capturar o maior valor, mas a casinha ja ta há um bom tempo vazia só com poeira e gerando custos... rs

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Neto!
      Foi fácil triplicar, porque o inicial não era alto hehehe mas obrigado pelos cumprimentos!

      Pois é, o pessoal está no mínimo há meses "comprando vacância" no HGRE. Se bobear são anos assim, como você disse. Eu nem acho o fundo ruim, a gestora é boa, mas ele está há muito tempo nesse perrengue com a vacância, e parece que agora está tentando vender imóveis... será q é para reduzir artificialmente a vacância?

      Excluir
  2. Mago,

    Impressionante a quantidade de farmárcias que tem aberto nos últimos anos. Lá perto da minha cidade temos uma "cidade polo" na faixa dos 100k habitantes e acredito que tenha aberto pelo menos umas 10 farmácias desde 2019. Eu não sei se existe mercado para tudo isso, mas tá bombando esse setor.

    Achei esse aporte em um fundo de imóveis de entretenimento como um certo pefil de pimentinha para a carteira hahah'.

    Eu gostava do Papa Bento XVI, ele valorizava as tradições da igreja e gosto dessas coisas. Tenho respeito pelo Francisco, mas confesso que acho ele muito moderno para um papa.

    Parando para pensar vimos várias personalidades que faziam parte da nossa vida mesmo a distância indo embora: o papa, o Pelé, o Jô Soares e a rainha. Dá uma sensação estranha, não sei encontrar a palavra.

    É difícil processar que algo que sabíamos que estava lá fora agora não está mais. Não é a mesma coisa que perder um familiar, mas é uma sensação estranha.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, PI.

      Nos últimos 10 anos eu só tenho visto aumentar o número de farmácias, em todo lugar! No bairro onde eu morava antes, tinha umas 3 ou 4 seguidas na mesma rua, e onde moro agora sempre que um negócio fecha, não demora muito uma rede de farmácias compra o imóvel e inaugura outra loja... É surreal. Acho que isso é sim consequência do envelhecimento da população, e também do fato de ter muita gente vivendo à base de remédios. Isso é triste se parar pra pensar.

      O EPR Properties eu achei interessante porque é um segmento bem diferente, com um foco que eu considerei original. Eu acho que cinemas não vão deicar de existir por que não é bem pelos filmes que as pessoas vão, é mais pela experiência, pelo evento, e teatros na minha opinião só funcionam do jeito antigo, ao vivo, com a platéia ali assistindo os atores, e às vezes interagindo.

      Eu também tenho essa sensação estranha que você escreveu. É como se o mundo não fosse mais o mesmo, porque essas pessoas importantes do "mundo antigo" estão indo embora. Imagino que o pessoal mais velho tenha sentido isso com a morte da princesa Diana, do Papa São João Paulo II, dentre outras figuras importantes. Em 2009 (?) senti isso com a morte do Michael Jackson. E recentemente com a morte do Roberto Gomez Bolaños, o Chaves (esqueci o ano).

      Excluir
  3. Boa Mago, um dia chego lá rsrss.... faz tempo que não passo aqui, mas não esqueço dos amigos, feliz 2023

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Stifler! Depois vou dar uma passada lá e ler o seu post!
      Feliz 2023 pra todos nós!

      Excluir
  4. Boa noite Mago! Parabéns pelo resultado acumulado! O que importa é que mantendo os aportes e alta taxa de poupança acabamos dependendo pouco da rentabilidade para aumentar o patrimônio! O mercado de farmácias na minha opinião é um mercado de lucro limitado, uma vez que a concorrência é absurda...Tenho ações da Panvel também, mas não vejo muita chance de crescimento deles no sudeste com a concorrência da Pacheco/Droga Raia/São Paulo/etc...São muitos grupos brigando pelos clientes a cada esquina...mas por outro lado a tendência é precisarmos cada vez mais de remédios... Sobre alemão, é legal ver que não sou o único interessado na língua alemã na Finansfera...rsrs. Já fui bom na língua (tenho certificados do Goethe e tudo) mas acabei me enferrujando com a falta de treino... A minha triste epifania é que aprender uma língua exige manter-se em contato com ela e estudando pra toda a vida e com a falta de tempo da vida precisamos priorizar nosso tempo. Assim, acho que seja mais produtivo focar no inglês do que em outras línguas...
    Apesar disso, ainda exercito o alemão sempre que tenho a chance...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI.
      A Panvel deve se manter pela região sul mesmo, concordo que a concorrência no sudeste seja forte. Mas talvez, quem sabe, eles se expandam em outras regiões?
      De qualquer maneira, vejo o segmento de farmácia como um ramo mais ou menos estável, e com possibilidade de diversificação de receitas através do mix de produtos (farmácia não vende só remédio hoje em dia) e também tem a questão que você disse de que as pessoas (infelizmente) estão precisando de mais remédios hoje em dia.
      Acho o alemão um idioma fantástico, e qur bacana você ser falante avançado do idioma. Meu plano é aprender o máximo possível sem curso, e depois entrar em um.
      Concordo que inglês é o mínimo, leio e escuto coisas em inglês praticamente todo dia já há muitos anos. Estou tentando "diversificar minha carteira de idiomas". Vamos ver se consigo aprender alemão.

      Abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelo ano, Mago!

    Só manter a constância na estratégia e ter paciência, inclusive em momentos de baixas, que seremos recompensados!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Feliz ano novo Mago. Que 2023 seja ótimo para nós. Parabéns por estar cada dia mais próximo do custo mensal, isso já é algo fantástico. Acho que isso para mim vai demorar uns 10 anos kkk. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vini. Ainda falta muito para eu chegar no meu custo mensal, mas aos poucos vou chegando lá! Um pouquinho mais próximo a cada mês!
      Feliz ano novo para nós!

      Excluir
  7. Parabéns pela consistência no aumento do patrimônio, Mago!Aliada à disciplina essa com certeza é uma dupla difícil de parar.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir