quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Reflexões de fim de ano

 Saudações, confrades! Espero que tenham tido um bom Natal!


~Season finale post~


O ano de 2020 ficará registrado como um dos mais bizarros anos de nossa estranha era moderna.

Não vou falar sobre a pandemia e nada relativo ao assunto,  porque é muito polêmico e costuma fazer o lado emocional de muita gente falar mais alto e não quero esse tipo de discussão aqui, pois  não leva a nada.

Vamos às minhas reflexões sobre 2020:

- Pela primeira vez tive a experiência de trabalhar em regime de home office. Não gostei, sempre achei que fosse curtir mais, porque realmente é muito bom não ter que se deslocar até a firma, mas, pelo menos onde eu trabalho é complicado, porque muitas coisas só são resolvidas presencialmente, e muitas demandas que os chefes passam por whatsapp nem tem como resolver de casa, fora o estresse e a ansiedade que isso provoca: parece que como você está trabalhando na "moleza" de casa, o chefe fica mais impaciente e quer que qualquer coisa seja resolvida em questão de minutos... e ao mesmo tempo, muita gente também aproveitou o home office para se encostar, então eu entendo um pouco o lado dos chefes. Talvez em outros empregos e profissões o home office seja mais legal e melhor de trabalhar, mas já vi que, pelo menos por enquanto,no meu caso, não é assim tão bom.

 Em resumo, fiquei indo pro trabalho quase como se estivesse tudo normal e acho que trabalhei o dobro do que trabalhei ano passado, sem receber nada a mais por isso. 

É a vida.  

(Pelo menos isso é mais combustível para continuar estudando, me qualificando e perseguindo outra carreira - e a Tranquilidade Financeira, é claro).

- Uma coisa boa deste ano foi que consegui ler mais livros que no ano passado. Por exemplo, reli a trilogia do Senhor dos Anéis. 

- Graças a Deus consegui continuar adiantando as prestações do meu financiamento imobiliário, e comprei mais alguns anos do prazo.  Agora cada prestação não tem quase nada de juros, e por isso o principal está sendo abatido mais rápido. Pelos meus cálculos, conseguirei quitar o financiamento por volta de junho de 2021, quase 1 ano antes da minha previsão inicial!  

- em relação ao blog, a participação dos leitores aumentou bastante, com comentários em todo post feito em 2020. Além disso, as visualizações triplicaram em relação ao fim de 2019,  embora eu tenha escrito menos no blog (25 posts em 2020, contando com este, contra 36 em 2019). Muito obrigado a todos os meus leitores!

Em 2021 eu espero:

- conseguir voltar a correr (não consegui esse ano...);

- conseguir ler ainda mais livros do que em 2020;

- finalmente começar a aportar em ações e FIIs, assim que quitar meu financiamento. Com isso irei construindo minha Tranquilidade Financeira (TF);

- continuar meus estudos para conseguir, se Deus assim permitir, mudar de profissão;

- e, acima de tudo, quero me dedicar ainda mais à minha família. 

Enfim, meus colegas de blogosfera e companheiros de jornada rumo à TF, desejo a todos um feliz Ano-Novo, com muito  sucesso e saúde. Que consigamos todos nos tornar um pouco mais livres e independentes e,  mais importante, que consigamos nos  tornar pessoas cada vez melhores. 

Lembrem-se sempre: fora da caridade não há salvação! 

Forte abraço, amigos, fiquem com Deus!  

Feliz 2021!

27 comentários:

  1. Olá Mago! Boas reflexóes, dá pra perceber que tudo está em um andamento legal. Vc tem algum post sobre a troca de profissão? Eu sou um caso desses, mas ainda não consegui trocar. Os motivos são a parte financeira que está estável ganhando um valor mediano e a falta de oportunidades para iniciar na outra área, que seria engenharia. Formação eu tenho, estou aperfeiçoando com cursos específicos. Como se larga tudo pra ir pra outra coisa q a gente acha q gosta mais começando de baixo e com mais idade? Eu já passei dos 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, anon. O unico post em que eu falo especificamente disso é esse:https://magoeconomista.blogspot.com/2019/10/eu-gostaria-de-ser-professor.html?m=0
      No post eu falo da minha vontade de ser peofessor e faço uma reflexão sobre o que precisaria para começar, os riscos e as dificuldades. Pode não ser exatamente o que você quer, mas acho que você pode tentar fazer uma reflexão parecida para a área que você quiser tentar. Não recomendo que você largue seu trabalho atual, ainda mais que você disse ter conseguido certa estabilidade nela. Vá aportando, junte grana para ter uma reserva de emergência, e tente a outra área em paralelo com seu trabalho atual.
      Acho que eu só largaria se já tivesse uma coisa bem "garantida". É loucura largar um emprego para ficar desempregado, ainda mais hoje em dia.
      Em relação à idade, concordo que no mercado há muito preconceito con pessoas mais velhas (e em muitis lugares, 30 anos = velho, infelizmente) mas há profissões em que este preconceito não existe, principalmente aquelas em que é possível trabalhar como autônomo.
      O negócio deve ser sempre esse: estude o que for necessário para entrar em outra profissão que você queira em paralelo com seu emprego atual, e vá se aperfeiçoando e indo devagar, entrando aos poucos, com prudência. É um processo longo, mas você deve persistir e não tomar decisões precipitadas.

      Excluir
    2. "Não recomendo que você largue seu trabalho atual, ainda mais que você disse ter conseguido certa estabilidade nela. Vá aportando, junte grana para ter uma reserva de emergência, e tente a outra área em paralelo com seu trabalho atual."

      Essa recomendação é sensata anda mais se tratando do nosso mercado de trabalho. Porém a chance de continuar trabalhando especialmente se seu emprego lhe ocupar bastante e conseguir desenvolver um negócio é pequena.
      Caso a pessoa apenas queira mudar de empresa aí é mais fácil principalmente por meio de indicações, sem indicação vai depender de outros fatores.

      Em suma: A maioria das pessoas que ficam em seus empregos mesmo insatisfeitos não saem deles ou demoram muito a sair, acabam perdendo tempo.
      Isso acaba sendo muitas vezes apenas uma masturbação mental, projetos que muitas vezes não saem do papel.
      Há que se ter muita atenção com isso.

      Excluir
    3. Realmente, anon, é difícil mesmo uma ideia de negócio sair do papel, ainda mais sendo um negócio paralelo a um emprego, mas cabe a cada um se esforçar. Recomendo a leitura do livro "Eu S.A" escrito pelo Gene Simmons, da banda Kiss. Lá ele fala bem sobre isso, e recomenda que você aproveite seu tempo livre (férias, feriados, fins de semana, etc.) para investir e trabalhar no seu negócio paralelo. Claro que é difícil, requer muita persistência e dedicação, mas é possível sim. E sempre mantendo a prudência, conforme falei antes.
      No mínimo, mesmo que a ideia não saia do papel, acho que o aprendizado é útil, e pelo menos serve como válvula de escape.

      Excluir
    4. Tenho este livro do Gene e é fantástico. Ele abriu muito a minha mente!!!! Não podemos deixar que nossos sonhos sumam. Mesmo que trabalhamos em empregos que odiamos temos que aproveitar os momentos para trabalhar nossos sonhos. Igual uma frase do Grant Cardone: Trabalhe 40h para o seu patrão e no mínimo 7h trabalhe para os seus sonhos.

      Excluir
  2. 2020 foi um ano perdido pra mim, tomei algumas decisões equivocadas esse ano e só não senti tanto o impacto por causa dessa maldita pandemia.

    A maior lição para 2021 que vou ter é ser mais pé no chão e não colocar a carroça na frente dos bois! Ah, vou aproveitar que não tenho 20 ainda para mudar radicalmente de área que pretendo seguir, eu não tenho afinidade alguma com a atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia anon. Temos que fazer sempre o melhor possível com aquilo que nos é dado. Então devemos evitar essas ideias de "ano perdido". Temos que dar um jeito de aproveitar alguma coisa, sempre.
      Você é bastante novo, então pode mudar de área com mais tranquilidade. Se possivel, tente conversar com pessoas que trabalham nesta área que você quer seguir, veja como é a profissão, como funcionam as coisas, quais são as dificuldades, etc.

      Excluir
  3. Mago, feliz 2021. Quitar seu financiamento é o melhor investimento pra você, de imediato. Fiz isso também em 2004 a 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Heavy Metal, bom te ver por aqui. Certamente, os juros que eu deixo de pagar superam muito praticamente qualquer retorno que eu teria na bolsa. Logo logo estarei sem dívida. Bom 2021 para todos nós!

      Excluir
  4. 2020 pra mim foi um ano regular, fui mal nos investimentos, mas pelo lado pessoal as coisas foram normais.
    Estou empregado, vou retornar ao trabalho da 04/01 e depois de 10 anos trabalhando no mesmo local/função posso dizer que esse será meu retorno ao trabalho mais desanimado.
    Estou saturado com algumas coisas que eu sei que provavelmente não mudarão e ao mesmo tempo fico tentando pensar numa alternativa viável.
    Sou servidor público de baixo escalão e me encontro estagnado. Embora meu emprego tenha pontos positivos (senão não estaria lá até hoje), a renda limitada e a convivência com colega FDP são dos principais fatores a fazer que com eu queira algo diferente, além de em alguns momentos imaginar que poderia estar fazendo algo mas significativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, anon.
      Tente se dedicar a alguma coisa fora do trabalho para encontrar motivação. Aproveite que seu emprego é estável, o que te deixa mais tranquilo para procurar outras coisas.
      Recomendo que você procure uma igreja ou centro espírita próximo de onde você mora e participe de algum projeto de caridade para encontrar algo com significado para fazer. Você pode ajudar no vestibular social, por exemplo, caso seja bom em ensinar alguna matéria, ou pode ajudar nas campanhas de doação de roupas, alimentos, brinquedos, etc. Ou pode visitar idosos que foram abandonados por suas famílias em asilos, ou pode simplesmente colaborar com a administração e manutenção da igreja ou do centro, que também são formas de ajudar o próximo.
      Em relação aos colegas de trabalho, tente se desligar disso, não adianta ficar irritado, pois você só tem a perder. Foque no seu trabalho, no seu aprendizado, e deixe os colegas para lá. Em todo lugar existe malandro encostado, chefe FDP, vagabundos, etc. Infelizmente temos que aprender a conviver com isso. É só mais uma das cruzes que a humanidade carrega para expiar seus pecados.

      Excluir
    2. eu comecei a ficar assim em 2019. Em 2020, com todas as merdas que ocorreram eu decidi agir. Não desanime. Trabalhe no emprego odioso, mas paralelo trabalhe em algo que voce acredita e quer para voce.

      Só pense em uma coisa: todos vamos morrer, não seria melhor correr atrás do que quer?

      Excluir
    3. Bom dia Gari! Sábias palavras. Ansioso para saber mais sobre o seu projeto!

      Excluir
    4. Obrigado Mago e Gari pelas respostas.

      Gari, pesquisei bastante nichos de mercado que eu possa empreender. Pesa contra mm o fato de nunca ter empreendido, é mais difícil mensurar as coisas, fazer escolhas e tomar decisões.
      Mas minha ideia principal é empreender de forma autônoma pelo menos num primeiro momento.
      Não descarto também fazer outros concursos, como já sei um pouco mais da realidade do serviço é mais fácil escolher vagas com melhor "custo x benefício".

      Minha última opção é procurar empregos na iniciativa privada embora não descarte isso.
      Já passei dos 30, a idade pode pesar em algumas seleções de emprego, fora que voltar a participar de entrevistas, entregar currículos ou cadastrá-los pela internet é uma rotina que não tenho saudades.

      Excluir
  5. Fala Mago, há quanto tempo!

    O home-office pra quem não já trabalhava assim antes é difícil acostumar mesmo. Pra mim também tem sido muito difícil isso

    A tranquilidade ao quitar o financiamento será maravilhosa, continue assim Mago!

    Feliz ano novo! Abraços do Mendigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo de volta, Mendigo! Obrigado pelo comentário!
      Espero que volte a postar no seu blog e conte para a blogosfera o que fez neste seu hiato!
      Feliz Ano Novo para todos nós! Abraço!

      Excluir
  6. home office é bom, mas alguns chefes e empregados não estão preparados
    talvez a falta de regras claras tornem essa modalidade de trabalho em algumas empresas uma situação indesejada
    ainda acho que home office é cada vez mais o futuro simplesmente por uma questão financeira: pode ser mais barato pras empresas

    na minha repartição 100% dos servidores aprovaram, hehe

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Scant. Obrigado pelo comentário. Acho que é bem por aí mesmo, a falta de regras claras provoca os dois efeitos indesejados: abuso por parte dos chefes (que cobram coisas fora do horário, exigem que tudo seja feito em minutos, etc.) e vagabundagem de alguns funcionários (que aproveitam o home office para "sumir", demoram uma eternidade pra fazer coisas simples, para responder email, etc.).
      Também acho que a tendência é o homeoffice. Mas acho que seria justo que as emoresas fornecessem pelo menos um laptop com webcam e microfone, para que os empregados não miaturassem as coisas do trabalho com coisas particulares. Dependendo da empresa e do cargo da pessoa, isso é realmente necessário por questão de segurança digital.

      Excluir
    2. "emoresas fornecessem pelo menos um laptop com webcam e microfone" - boas empresas fazem isso ; mas Brasil é Brasil e ainda tem empresário que prefere fazer economias burras

      Excluir
  7. Seu blog é muito bom cara, continue postando. Sucesso e continue firme nos objetivos, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, AC! Bom 2021 para todos nós!
      Te adicionei no meu blogroll. Sinceramente não sei mesmo porque não te adicionei antes.

      Excluir
  8. Não trabalhei em home office, mas sinceramente não tenho a menor vontade de trabalhar nesse regime. O tipo de coisa que tenho buscado é manter o trabalho no trabalho e não trazer os problemas para dentro de casa, espero continuar evitando isso.

    Boa sorte na busca pela outra profissão, acho que é importante sempre arejar a cabeça.

    Que tenha um ótimo 2021.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como qualquer coisa na vida tem as suas vantagens e desvantagens, mas pelo menos onde eu trabalho eu não gostei. Também não gosto de levar trabalho para casa (eu abriria uma exceção se fosse professor, óbvio, porque aí não tem jeito) e o home office infelizmente potencializa esse problema de misturar as coisas.

      Feliz 2021 para todos nós!
      Abraço

      Excluir
  9. Mago, que satisfação conhecer seu blog! Se não for pedir demais, poderia colocar aquela "caixinha" que os outros da blogosfera tem, pra gente colocar o e-mail e receber todo novo post nele? Um abraço e um 2021 abençoado, cheio de saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e pela sugestão, anon! Já coloquei a caixinha de email lá no canto superior direito, acho que é a que você pediu.
      Seja bem vindo ao meu blog.
      Feliz 2021 para todos nós!

      Excluir
  10. Feliz ano novo, Mago!
    Gostei das suas reflexões. Você me parece ser um cara bem equilibrado quanto à sua rotina e metas, isso é bem legal de observar.

    Quanto ao home office, se você ler meus últimos posts vai perceber como está sendo pra mim, hahaha! Estou AMANDO isso, cara. Concordo que algumas coisas seriam mesmo resolvidas mais facilmente de maneira presencial, e que os “grupos de WhatsApp da área” podem ser insuportáveis, mas eu considero que o benefício que tenho em troca de todos esses poréns, que é o tempo (posso acordar às 7:58 e estar no banho no mesmo minuto que parei de trabalhar) possuem um valor intangível. Considero que minha qualidade de vida aumentou muito.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Engenheiro Tardio. Realmente isso tudo o que você escreveu sobre o tempo economizado de deslocamento é verdade e é muito bom. Também gosto de não perder tempo no trânsito e de tomar banho assim que "saio" do trabalho. O ruim é que a sua vida em casa fica muito misturada com o trabalho e alguna chefes se sentem na liberdade de pedir coisas em horários nada a ver, usando como justificativa o fato de que "é só ligar o PC e acessar o sistema". E alguns funcionários parece que também aproveitam para "sumir" durante o dia.
      Acho que vai ficar bem melhor quando cada empresa tiver regras mais claras quanto ao home office. Concordo que tem tudo para ser muito bom.
      Abraço!

      Excluir