Salve, salve, confraria!
Vamos a mais um post de atualização patrimonial, expresso em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista!
O tempo está passando muito rápido, não é? Pisquei os olhos e já passou um terço do ano de 2022 de Nosso Senhor!
Aumento acumulado de 98,2% em relação ao início da série histórica, em junho de 2021!
O plano de criar meu mini-ETF continua firme e forte, conforme veremos a seguir...
Ações - Como de costume, não recomendo e nunca vou recomendar nenhuma ação de nenhuma empresa. Estudem sozinhos e descubram onde aportar. A minha estratégia só funciona para mim, eu não sou um profissional qualificado de investimentos, e invisto somente com base na minhas opiniões momentâneas e por isso posso perder todo o dinheiro investido no mês que vem. Nenhuma ação mencionada neste blog ou em qualquer de seus comentários é uma recomendação de compra.
Os aportes do mês foram em B3SA3, SLCE3 e um pouco em ODPV3 (que ainda estava um pouco para trás em relação às outras ações).
B3 é a "dona do cassino". Porém, há um grande rolo em andamento com ela: uma ação judicial que se arrasta há uns 10 anos e que pode resultar em uma multa bilionária a ser paga pela empresa. Sinceramente, eu acho que a B3 pode até ser condenada a pagar, mas não imagino que nossas "otoridades" vão permitir que ela feche as portas, pois eles próprios perderiam muito dinheiro com isso... mas posso estar 100% errado e ela fechar mesmo por conta da multa ou de algum outro problema que nem imaginamos... O futuro dirá!
SLC é uma empresa representante do agronegócio, uma das áreas em que o Brasil pode ser uma grande referência mundial (de certa forma somos, mas poderíamos ser muito mais, não fosse pela politicagem do próprio setor e também a politicagem contra o setor). Com isso, tenho agora 21 empresas na carteira.
Fora isso, recebi bonificação de ODPV e BBDC. Pelo que consta, Bradesco costuma fazer bonificações anuais. Talvez eu aporte de novo nessa empresa antes de fechar a carteira...
FIIs - Como de costume, não recomendo e nunca vou recomendar nenhum FII. Estudem sozinhos e descubram onde aportar. A minha estratégia só funciona para mim. Não sou profissional de investimentos, portanto minhas opiniões são totalmente pessoais e baseadas em puro achismo meu... Nenhum FII mencionado neste blog ou em qualquer de seus comentários é uma recomendação de compra.
Os aportes do mês foram em FIIB11 e VILG11, o primeiro industrial, e o segundo de logística.
O FIIB11 não se encaixa completamente no meu critério pessoal por ser mono-imóvel, mas ele compensa isso tendo um imóvel gigantesco, cheio de inquilinos, então tudo bem. Além disso, quem sabe se ele não se torna multi-imóvel no futuro?
VILG11, mais um FII logístico para a minha carteira, é multi-imóvel, multi-inquilino, que nem todos os demais da minha "holding", exceto pelo FIIB11.
Teve também o lançamento de cotas do HGLG, mas não quis comprar, pois a participação desse fundo está desproporcionalmente maior que a dos demais, conforme é possível ver no gráfico abaixo:
Com isso, agora tenho 14 FIIs na carteira.
Reserva de valor - comprei mais BTC este mês, aumentando sua participação em minha carteira, e com o dinheiro que sobrou na exchange comprei um pouquinho de BCH. A "criptocarteira" ainda representa uns 3,5% do meu patrimônio, portanto abaixo do limite de 5% que eu havia determinado.
No fundo, ninguém sabe se criptomoedas vão mesmo vingar, ou se daqui a um ano ou dois os governos vão simplesmente criminalizar sua posse "na canetada", que nem o governo dos EUA já fez com moedas de ouro nos anos 30 (pesquisem sobre isso!).
Renda Fixa - o único "aporte" foram os juros da caderneta, os quais foram, como sempre, reaplicados automaticamente (não os considero na renda passiva). Ainda tive que sacar um pouco para cobrir umas despesas extras. Normal. A divisão permanece a mesma: uma parte é a RE e a outra é uma reserva para eu comprar um terreno ou uma casinha no interiorzão do nosso país e ter o privilégio de viver que nem um redneck, criando galinhas, cultivando hortaliças, talvez com um laguinho para criar carpas, etc. Já estou olhando com mais carinho para LCI e LCA como possíveis ativos para aportar em prol deste objetivo, mas ainda preciso dar uma estudada mais a fundo nas regras desses tipos de títulos. Alguém aí investe em LCI e LCA?
Ainda tenho medo de aplicar no Tesouro.
Renda passiva - 4 coroas. Parece que alcancei um novo piso, em torno de 2,5 coroas. Este mês ainda houve dividendos de Frasle e Fleury, além dos pingados de sempre de Itaú e Bradesco.
A proporção de aluguéis e dividendos na renda passiva este mês ficou em 64% e 36%, respectivamente.
Exterior - a novidade do mês foi que finalmente abri uma conta numa corretora americana e iniciei a diversificação internacional dos investimentos. O processo foi rápido e simples. Em relação ao dinheiro, aproveitei a baixa do dólar e mandei a grana para fazer os primeiros aportes: comprei algumas cotas dos REITs Iron Mountain (focado em data centers) e Physicians Realty Trust (focado em clínicas, hospitais, consultórios médicos, etc). Obviamente nenhum dos dois REITs mencionados é uma recomendação de compra. Posso perder todo o meu dinheiro mês que vem, afinal não sou um profissional qualificado de investimentos. Não sigam minhas opiniões, as quais são baseadas apenas em achismo!
Não pretendo aportar em ETFs no exterior, nem de ações e nem de REITs. Prefiro eu mesmo escolher as empresas onde investir, que nem no Brasil. Se eu chegar a comprar cotas de um ETF, vai ser só mais um ativo na carteira.
O mercado de ações nos EUA é várias dimensões maior do que o nosso, com milhares de empresas para escolher, e os REITs deixam os nossos FIIs "no chinelo"... enquanto que um FII multi-imóvel por aqui tem uns 5, 10 imóveis, os REITs têm centenas e até milhares de imóveis sob suas gestões (mas em compensação têm um passivo bem maior, pois geralmente compram os imóveis fazendo dívida... o risco é maior, o que requer uma análise um pouco mais cuidadosa).
Mesmo assim, tem vários REITs que atendem aos meus critérios e que considero viáveis para investir (encontrei mais de 50 na minha análise inicial), mas ainda estou pensando em quantos vou ter na carteira. De qualquer modo, vai ser bom ter uma renda passiva em dólar.
Em relação às Stocks, ainda não aportei em nenhuma, mas já tenho algumas selecionadas para dar uma estudada. Mês que vem ou no outro devo fazer o primeiro aporte em ações nos EUA.
Trabalho - Sem grandes novidades. A mesma coisa de sempre: tudo é para ontem, tudo é emergência, tudo é imprescindível, e se o seu chefe não te vê no telefone falando estressado com alguém de outro setor, ele acha que você não está trabalhando direito.
"Assim sempre foi e assim sempre será"
Estudos - comecei aquele curso de macros e visual basic que comprei na Udemy. Fora isso, tenho estudado para concursos (por enquanto só fazendo questões do Tec Concursos, para desenferrujar. Aproveito o caminho de ida e volta do trabalho para fazer... melhor do que nada!)
Família - tudo muito bem por aqui, graças a Deus! Isso é o mais importante! Nós trabalhamos para trazer tranquilidade para nossas famílias e para nós mesmos.
Generalidades - para quem não sabe, aqui é a seção do post de atualização mensal em que eu comento brevemente algumas notícias e emito minha opinião pessoal sobre assuntos variados, não ligados a investimentos. Vamos lá:
- Já entregaram vossas declarações do IR? Pela primeira vez desde que sou obrigado a preencher este troço, entreguei logo no começo. A receita postergou o prazo para o final de maio, então ainda dá tempo de corrigir alguma coisa. A parte de ações e FIIs foi fácil de preencher usando o Bastter System. Então acho que mesmo que você não concorde com a filosofia de investimentos que ele prega, acho que vale a pena a assinatura só por esse sisteminha. Não estou recebendo um centavo dele para dizer isso, é só minha avaliação de usuário mesmo.
- Não tenho visto mais comentários a respeito da guerra na Ucrânia... até parece que acabou, né.
- Ouvi falar de umas nomeações para a nossa academia de letras, mas óbvio que ninguém mais comenta esse assunto. Se as pessoas no BR realmente se importassem com literatura, teríamos outras academias de letras, mais relevantes e mais sérias do que a atual.
- Esse meme do "é simplesmente intankável o bostil", fora aqueles do "IDH do zimbábue", "isso só pode ter acontecido em Oslo, Noruega", etc. que têm sido spammados ad nauseum em toda notícia ruim sobre o Brasil na "twittosfera" não me parecem ser algo puramente orgânicos, e não duvido que tenham sido elaborados por alguém de fora... Essa coisa de guerra de 5ª geração é muito mais antiga do que pensamos... Procurem sobre as propagandas anti-ibéricas que os ingleses faziam na época das grandes navegações e tirem suas próprias conclusões...
- Falando na rede social, o bilionário "Elão Almíscar" realmente comprou ao menos uma boa fatia dela. Quem sabe o passarinho deixe de ser vermelho e volte a ser azul? Quem sabe alguns perfis banidos (como o do Trump) não ressurjam das cinzas? Mas no fundo também não confio no dono da Tesla...
Enfim, tenho procurado ficar bem longe das notícias, tanto do Brasil quanto do mundo, prefiro não saber das coisas que estão acontecendo. Prefiro me manter em minha pequena concha de sanidade em meio a estes oceanos de loucura que representam o mundo atual.
Por enquanto é isso, confrades! Vou ver se consigo postar pelo menos mais uma vez este mês. Tenho um post no rascunho quase completo.
Forte abraço, fiquem com Deus!