domingo, 2 de janeiro de 2022

Aportes e Atualização Patrimonial - Dezembro de 2021 + Balanço de 2021

 Saudações, confrades!


Espero que todos tenham tido uma excelente virada de ano!

Vamos ao primeiro post de 2022!


Primeiramente, o balanço geral do patrimônio, no fim de dezembro de 2021:


Patrimônio total de 1498 Coroas. Aumento acumulado de 49,8% em relação ao início da série histórica (junho de 2021). O percentual foi alto porque o patrimônio inicial era baixo. A maior parte do aumento foi devido aos aportes, e uma parte pequena foi a própria valorização dos ativos da carteira. 

No começo da jornada é assim mesmo: os aportes têm um peso alto. Mas à medida que o tempo for passando, cada aporte representará cada vez menos, e a valorização da carteira como um todo irá adquirindo uma importância cada vez maior.

Por exemplo, se uma pessoa aporta mil reais todo mês, começando do zero, o primeiro aporte dela representará 100% de seu patrimônio. O segundo aporte representará 50%. O terceiro, 33,33%, e por aí vai, até que, tudo o mais constante, o 100º aporte representa apenas 1% do patrimônio. E daí ad infinitum.

Em dezembro, aproveitei o toda a parcela do 13º salário para reforçar a RE, a qual sofreu algumas retiradas nos últimos seis meses e ainda não recuperou seu patamar do início da série histórica (950 coroas), mas logo ela chega lá. 

Assim, pretendo usar qualquer dinheiro extra nos próximos meses para reforçar a RE (minha meta é acumular 12 meses de salário líquido). 

Além disso, pretendo dar mais atenção à Renda Fixa ao longo de 2022.

Segue o quadro de ações, com as carteiras "All Stars" e "2ª Divisão", com os valores também expressos em Coroas. 

Relembro que nenhuma empresa do quadro é uma recomendação de compra, pois a minha estratégia de investimentos foi feita por mim e para mim, e não funcionará com nenhuma outra pessoa, e se você se acostumar a ir na aba dos outros, nunca irá aprender:


O aporte do mês foi na Totvs SA (TOTS3), uma empresa da área de TI, criadora de muitos ERPs e sistemas diversos que várias empresas usam. Acho importante ter empresas de TI na carteira. Pena que na nossa bolsa quase não tem empresas boas dessa área... (antes havia também a Linx SA, que era muito boa, mas ela fechou o capital em agosto e foi comprada pela Stone, das maquininhas verdes de cartão, que só negocia suas ações no exterior...)

Bem, com o aporte na TOTS3, agora tenho 12 empresas na carteira All Stars e 1 empresa na 2ª Divisão, totalizando 13 empresas na carteira. Como eu tenho algumas que estão bem defasadas em termos de aporte (ITUB, WEGE, GRND, ODPV), acho que vou dedicar meus primeiros aportes em ações de 2022 para reforçar a posição nestas empresas. Mas ainda há outras que gostaria de aportar.

Segue o quadro dos FIIs, com valores expressos em Coroas Relembro que nenhum dos fundos é uma recomendação de compra, pois fazem parte de uma estratégia que atende somente aos meus critérios pessoais e que não funciona para mais ninguém.


O aporte do mês na carteira de FII foi em XPLG11, mais um fundo de tijolo do segmento logístico, com 11 imóveis distribuídos em 3 regiões do Brasil (SE, S e NE) e vacância baixa, sendo multi-imóvel e multi-inquilino. 

Com esta aquisição, a carteira de FIIs agora possui 9 fundos. Por enquanto, acho que vou adicionar mais 2 ou 3 FIIs e com isso "fechar" a carteira, fazendo os aportes nos fundos que estiverem mais defasados.

Vejo que, no geral, a blogosfera das finanças tem reclamado do desempenho dos FIIs. Para mim o que mais importa são os aluguéis, então faço questão de aportar em FIIs todo mês, de modo que minha renda passiva também aumente todo mês. Ainda não consigo comprar ações ou cotas de FIIs com o que recebo de renda passiva (quer dizer, até consigo, mas não acho que valeria a pena comprar exatamente 1 ação ou 1 cota de FII), mas eventualmente vou chegar lá. Por enquanto a renda passiva está me ajudando a consumir menos da minha RE quando é necessário.

A Renda Passiva recebida em dezembro foi de 2,46 coroas, a maior  de 2021. Além dos aluguéis dos FIIs, recebi Dividendos e JCP de ITUB, BBDC, GRND, ODPV e FLRY. Será que geralmente dezembro é assim?


Balanço Geral de 2021:

Consegui bater a meta mais importante, que era a quitação do meu financiamento imobiliário. A última parcela foi paga em junho, e desde então tirei um imenso peso das costas, e com certeza economizei uma fortuna em juros. Sendo assim, o primeiro passo rumo à Tranquilidade Financeira foi dado!

Em compensação, ainda não me recuperei (financeiramente) da obra que tive que fazer no começo do ano. Fazer o quê... pelo menos não vislumbro fazer mais obras no curto prazo.

Valores aportados (a partir de junho de 2021):

Ações: 335 Coroas (média para 12 meses: 28 coroas)

FIIs: 312 Coroas (média para 12 meses: 26 coroas)

(só o valor aportado já demonstra a desvalorização geral das ações e FIIs... o patrimônio total poderia estar em umas 1600 coroas ao invés de 1498. Mas tudo bem, o que importa é acumular ações de boas empresas e cotas de bons FIIs)

A Renda Passiva Total recebida em 2021 ficou em 8,78 coroas, assim distribuídas: 

- Dividendos e JCP: 2,08 coroas

- Aluguéis de FIIs: 6,7 coroas

Média mensal: 0,73 Coroa

Como sempre, não considerei os juros da caderneta de poupança. Prefiro deixar eles quietinhos por lá, retroalimentando minha RE.


Metas financeiras para 2022:

1) Iniciar os aportes em renda fixa (Tesouro IPCA)

2) Completar a carteira de ações e de FIIs

3) Buscar renda passiva de 3 coroas por mês

(coloquei metas que considero modestas, para dar um conforto psicológico maior)


É isso, confraria. 

Bom 2022 para todos nós!

Fiquem com Deus!


18 comentários:

  1. Boa, Mago!!!

    Quitar financiamento - check
    RE de 12 meses - check
    FII com foco no provento - check

    Gosto desse direcionamento!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Neto!
      Pelo visto pensamos parecido!
      Foi mesmo um bom ano para mim. só de ter quitado o financiamento já foi um grande salto.
      Abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu, Scant!
      Depois adiciona meu email para ler seu blog também (1kraqqr@gmail.com)!

      Excluir
    2. Convite enviado em 31 de dez

      Excluir
  4. Só ouvi coisas ruins de XPLG11, apesar de que não dá para levar muito em conta o que é falado no ClubeFII, mas achei bem preocupante o que o pessoal relatou por lá.

    O fim do financiamento imobiliário foi uma excelente conquista! Parabéns e foco nos aportes!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI. Eu nem conhecia esse site, então fui conferir. Não li muito os comentários, mas o placar que os usuários estão dando para o XPLG11 é de 4 estrelas (de 5). Então pode ter gente falando mal, mas no geral estão avaliando bem. Mas, sinceramente, eu só analiso os imóveis dos FIIs (se tem muitos, em que região estão localizados, etc), os inquilinos (se são variados e, caso seja possível determinar, se são de qualidade), se a vacância do fundo está baixa, se o passivo do fundo está baixo, e se os proventos estão sendo pagos em dia. Eu até leio o que outras pessoas escrevem sobre cada fundo, mas esse não é o fator mais importante da análise.

      Abraços e sucesso nos aportes para todos nós!

      Excluir
  5. Parabéns pelos resultados atingidos, Mago.

    Eu tenho dado um peso levemente maior às ações do que aos FIIs ultimamente. Os movimentos de muitas gestoras de FIIs me preocuparam um pouco, as vezes ponho em dúvida se o prêmio desses ativos justifica os riscos.

    Abraço!
    http://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Engenheiro.
      Acho que as ações são mais importantes que os FIIs, pois elas têm um potencial maior de prêmio por conta do risco também ser maior.
      Os FIIs, apesar de terem risco menor, são um mercado bem mais jovem por aqui... e um bom gestor faz sim a diferença. Tem que ficar de olho em quem gere o FII mesmo. Pelo menos evitar os gestores sabidamente ruins.

      Excluir
  6. Mago, parabéns pela evolução do patrimônio.
    Andei lendo alguns dos seus posts mais antigos, e trouxeram reflexões interessantes.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, João Dinheiro.
      E fico feliz que alguns de meus textos tenham te ajudado a refletir.

      Abraço e sucesso para todos nós!

      Excluir
  7. Parabéns pelos objetivos conquistados, Mago.

    Com relação às coroas nos proventos, 1 coroa equivale à quantos reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Colheita!

      Em relação às Coroas, infelizmente não posso divulgar o valor. São uma moeda que inventei porque não me sinto confortável divulgando os valores reais na internet (mas ao mesmo tempo queria participar da finansfera, então resolvi escrever desta forma, com uma moeda fictícia).
      O valor inicial estabelecido para o meu patrimônio, de 1.000 coroas, foi escolhido justamente para facilitar o acompanhamento percentual da evolução patrimonial ao longo dos meses.

      Excluir
  8. Fala Mago! Fala Fera! Parabéns por quitar seu financiamento e pelo patrimônio neste ano! Preciso variar mais e espalhar mais os ovos nos diversos cestos, acho que só tenho 6 ou 7 ações e 3 ou 4 FIIs que eu me lembre de cabeça. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://frugalsimples.blogspot.com/2022/01/nova-estrategia-de-investimentos-para.html

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário, Paul.
      Isso aí, diversifica mais.
      Diversificar é fundamental para nós pequenos investidores amadores. Quanto mais diversificados, menos teremos que nos preocupar com cada ativo individualmente e sobra mais tempo para curtir a família, estudar coisas mais importantes, lazer, etc. Colocar o dinheiro todo em apenas uma empresa, por exemplo, significaria ter que acompanhar com muito cuidado sua gestão e seus resultados para talvez conseguir sair antes de uma grande queda.
      O post do Frugal Simples que o Scant linkou no comentário acima é muito bom e está me fazendo pensar em aumentar a minha diversificação (eu planejava ter umas 17 ações e uns 11 FIIs, e agora quero aumentar esses números e criar meu "mini ETF").
      Agora, como diz o Bastter, só adiabta diversificar em enpresas boas. Não vai adiantar nada comprar empresas ruins que não dão lucro só pra ter mais empresas na carteira. Temos que ser criteriosos na hora de aportar nosso suado dinheirinho...

      Excluir