domingo, 4 de fevereiro de 2024

Aportes e Atualização Patrimonial - janeiro de 2024

 Saudações, confraria da Finansfera!


Um post rápido de atualização patrimonial, pois estou sem tempo.

Janeiro demorou para passar, foi muito mês para pouco salário! Havia muitas contas para pagar, e precisei sacar dinheiro da RE mais de uma vez este mês, e o meu aporte foi pequeno conforme veremos a seguir. Faz parte do jogo, pelo menos eu tinha o dinheiro!


Aumento acumulado de 300,3% desde o início da série histórica, em junho de 2021. De pouquinho em pouquinho, com muita prudência, disciplina e paciência, vamos nos libertando da corrida dos ratos. Não tenho um "número mágico" para chegar lá, mas é aquilo: cada aporte é um tijolinho na construção de meu castelo.

Segue o gráfico:


Conforme escrevi no começo do post: muitos gastos em janeiro (e em fevereiro também!), que me fizeram ter que sacar da RE: matrícula, material escolar, festa de aniversário de criança, IPTU (que sempre pago à vista para ganhar o desconto), dentre outros. Eu poderia ter optado por não aportar e com isso sacar menos da RE, mas prefiro não quebrar a sequência de aportes, que segue ininterrupta desde junho de 2021 (na verdade, ininterrupta desde meados de 2018, quando comecei a adiantar parcelas do financiamento para quitá-lo). 
Agora em fevereiro provavelmente este cenário se repetirá. 

Porém, sinto que preciso considerar a RE (e outras rendas fixas) como aportes (eu sei que são, mas na minha cabeça não são, entendem?), então pode ser que haja algum mês (ou dois) deste ano em que aportarei somente na RE (ou em alguma renda fixa) ou então metade do aporte irá para RE/renda fixa, para acabar com essa neurose que eu tenho. veremos!

Fechei 2023 batendo a marca das 4.000 Coroas, e por um milagre não saí deste valor mesmo com os gastos de janeiro (embora tenha batido na trave!).

Vamos aos comentários sobre a minha carteira, lembrando sempre que eu não sou profissional de investimentos, nem trabalho no mercado financeiro, e NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA!  Estudem sozinhos e decidam por si próprios aonde irão aportar e se irão aportar mesmo em renda variável! Nunca, jamais confiem em dicas de blogueiros, youtubers, tik tokers, tuiteiros, etc. ou vão perder até as cuecas!

O aporte do mês foi só em ações, e somente na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), uma empresa que apresentou lucros em todos os anos desde seu IPO (ou seja, desde 1999). O único "porém" dela é que o sócio majoritário é o governo do estado do Paraná, e ainda tem a Black Rock se intrometendo no quadro de sócios. Por outro lado, por ser um serviço essencial e considerado monopólio natural devido à grande escala necessária, a receita tende a ser estável.
Com isso, a minha carteira  passou a ter 32 empresas:


Enquanto escrevia esta atualização, percebi que no geral as ações sofreram uma pequena queda. Os FIIs também, mas em efeito menor, como costuma ser com esta classe de ativos.

Não aportei em FIIs, renda fixa e nem no exterior, essas carteiras permanecem as mesmas:

A Carteira de FIIs permanece com 16 fundos, mas creio que este ano conseguirei incluir mais um ou dois na carteira.

Carteira de stocks (75%) e REITs (25%), na proporção que eu queria. Mas o próximo aporte no exterior eu provavelmente vou dar um levante nos REITs.

A Renda Passiva do mês foi de 11,5 Coroas, sendo 1 oriunda do exterior. Uma queda em relação a dezembro (mês que costuma ser gordo de dividendos) mas notei que ela foi maior do que as de todos os meses de 2021 e 2022, e sozinha já foi maior do que todo o acumulado de 2021, evidenciando o efeito bola de neve! Como eu escrevi acima, cada mês de aporte é um passinho adiante na caminhada para me tornar independente de empregos! Ainda falta muito, mas se Deus quiser eu chego lá!


Segue o gráfico com a renda passiva acumulada:


A renda passiva acumulada em 2023 foi o dobro da acumulada em 2022, mais uma vez evidenciando o efeito bola de neve


Segue o gráfico com o patrimônio total:



É isso pessoal, estou sem tempo para postar. Talvez eu faça outro post este mês (tenho vários no rascunho, e um deles quase pronto) e depois só a atualização patrimonial de fevereiro. 

Forte Abraço!
Fiquem com Deus!
Que todos tenham um excelente 2024!

22 comentários:

  1. Bom muito ME, de fato Janeiro é sempre um mês com muitos gastos, acredito que muito se dá pela empolgação de Dezembro kkk uma pergunta , 32 empresas sente confortável para acompanhar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, caro Aposentando sua Família.

      Janeiro é fogo mesmo, e fevereiro vai ser a mesma coisa, pois parcelei alguns gastos de janeiro... Espero que em março as coisas voltem ao normal por aqui.

      Não vejo problema para acompanhar 32 empresas, pois eu só acompanho o lucro, uma vez por ano, e/ou na hora de aportar de novo na empresa. Se a empresa apresentar uns 3 anos seguidos de prejuízos, aí eu paro de aportar até ela voltar a ter lucro. É basicamente o método que o Bastter defende no site dele. Não concordo 100% com o que ele fala, mas eu diria que sigo uns 90% do método dele.

      Eu até tenho uma meta de ter mais empresas (43, porque gosto de colocar números primos), mas agora estou indo aos poucos: o próximo aporte em ações deve ser em alguma das empresas que já estão na carteira.
      Abraço!

      Excluir
    2. Não é primo, pois ainda não atingi a "meta" de número de empresas na carteira (41, 43, 47, 53, ... algo por aí, talvez 47 ou 53, mas vamos ver!)

      Excluir
  2. Meu comentário é sobre ações: O mercado de ações brasileiro obedece muito pouco a lógica.
    Muitas vezes investir em ações de empresas que estão tentando sair do buraco é muito mais lucrativo que investir em ações de empresas "boas".
    Vou dar um exemplo meu: Tive ações da Dommo energia, empresa que foi absorvida pela Petrorio. A Dommo era uma empresa semi falida, sem destaque nenhum, praticamente esquecida. Com ela cheguei a ficar muito no vermelho, mas era uma ação muito especulativa.
    Resultado: saí com 70% de lucro. Investi em Petrorio, praticamente uma unanimidade como empresa sólida e com grandes perspectivas de futuro. Porém o Ibama não emitiu até agora uma licença de exploração e a Petrorio patina a mais de ano, apesar de seus constantes bons resultados.
    Mercado de ações tem disso. especular, muitas vezes é melhor que investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, anon, o mercado se comporta como um maníaco-depressivo, ora eufórico e pulando de alegria, ora tremendo de medo, abandonando tudo e se escondendo debaixo da cama, principalmente no curto prazo. Por exemplo, eu já vi a Apple, considerada uma das melhores empresas do mundo, anunciar um lucro de, digamos, 7 bilhões de dólares, e mesmo assim o preço das ações cair, só porque o mercado esperava que o lucro fosse de 10 bilhões ao invés de 7.

      No longo prazo o mercado tende a acompanhar os lucros das empresas, mas óbvio que isso não é garantido.

      Excluir
  3. Fala Mago! Muito bom, parabéns pelas coroas, não interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa kkkkk

    Agora é bem paia o que a rocha preta faz na economia, só disgrama. Um abraço, amigo, e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paul!
      Estou estudando a black rock (tá na lista, de qualquer maneira), para talvez comprar ações deles, vamos ver. Aí pelo menos uma ínfima parte dos lucros deles é minha também.

      Excluir
    2. kkkk gostei da referência!

      Itaú é pedra preta também!

      Abs

      Excluir
    3. Eu já tinha lido isso uma vez, que Itaú é "pedra preta" em algum idioma indígena do Brasil. Coincidência demais!

      Excluir
  4. Olá, Mago,

    Sobre a RE, eu gosto de investir um valor pequeno nela todos os meses. 200, 300, 400 reais, dificilmente mais que isso... daí estou sempre aumentando a reserva (gosto de RE gorda) e o psicológico não sente o "peso" de em um determinado mês não aportar nos ativos da carteira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, FT.

      Eu também gosto de ter uma "RE gorda", isso me deixa mais tranquilo. Pode ser que eu siga essa sua idéia, ela é boa.

      Abraço!

      Excluir
  5. Eu ando pecando na tal da RE e RO, esse ano quero ver se começo guardar algo pra emergência/oportunidades.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bilionário. Também pequei muito na RE, e também considero a possibilidade de constituir uma RO. Vou ver se esse ano eu coloco isso em prática. No mínimo vou tentar aportar mais na RE, até para compensar estes saques de janeiro e fevereiro.

      Excluir
  6. Parabéns pela evolução, Mago.
    Janeiro realmente é um mês de gastos mais altos, e parece também ser um mês de quedas.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Engenheiro. Os gastos mais altos também estão se estendendo para fevereiro... faz parte do jogo.
      Quanto às quedas, até que não achei tanto assim, mas vamos ver quando eu fizer a atualização de fevereiro.
      Abraço!

      Excluir
  7. Mago,

    Com o tempo vamos ganhando maturidade nos investimentos.

    Eu lembro que na crise hídrica que o Paraná viveu em meados de 2020-2021, a cotação da Sanepar foi na lona. Depois no final de 2022 e em 2023 a empresa foi se recuperando.

    Na época fui covarde e poderia ter ampliado a posição. Apesar disso hoje ela é a maior posição da minha carteira.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo, no mínimo, o segmento é perene e essencial. Claro que pode acontecer "desastres financeiros" como foi o caso da Eletropaulo na época do Pobreta (o raciocínio era o mesmo: receita garantida, sem concorrência, e a ELPL ainda pagava dividendos altos). Mas, de qualquer maneira, a minha mão também coça para ter posições maiores nessas empresas de utilidades públicas. Vou aos pouquinhos, como sempre. Acho que empresas desse tipo na carteira eu tenho a Taesa, a Engie e agora a Sanepar. Tem outras que estão na lista de estudos, mas não sei se vou chegar a comprar.

      abraço!

      Excluir
  8. Fala, Mago.

    Inveja branca dessa sua renda passiva. Acho q vou virar a chave para essa filosofia aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Neto. Também tenho estado afim de virar ainda mais a chave para esse lado da filosofia. Vamos ver...

      Excluir