quarta-feira, 10 de novembro de 2021

E se fosse fácil ganhar 1 salário mínimo com os FIIs?

 

Post só como exercício de imaginação, inspirado pelas reclamações que tenho lido sobre os FIIs (inclusive a minha do último post)

Como as coisas seriam?

Acho que não tem como isso ser possível pois muita coisa teria que ser diferente na estrutura da economia para tal coisa poder acontecer. Principalmente na questão dos incentivos e na questão  risco×retorno (para pagarem tão bem assim, os FIIs teriam que ser investimentos bem mais arriscados)

Eu imagino que haveria pelo menos duas grandes forças econômicas atuando:

1) Por um lado, talvez houvesse mais empregos, porque ficar em casa à toa já renderia um salário mínimo através dos FIIs, fora qualquer seguro desemprego que as pessoas pudessem pleitear, fora eventuais bicos. Então talvez muita gente optaria por ficar em casa "à toa" depois de garantir uma renda mensal de aluguéis (se fosse facil ganhar 1 salário minimo de aluguéis de FII  então também seria relativamente fácil ganhar 2 ou 3, de modo que varias pessoas provavelmente trabalhariam só até aportarem o suficiente para conseguir a renda desejada e talvez só fizessem bicos para tirar uma renda extra) - e hoje em dia já tem muita gente que fica "à toa" por menos que 1 s.m.

2) Haveria uma pressão nos preços, de modo que tudo tenderia a ser um pouco mais caro, afinal seria simples aumentar a renda mensal em 1.000 reais graças aos aluguéis pagos pelos FIIs. Por outro lado, essa "inflação provocada pela renda" talvez fosse atenuada pela quantidade de pessoas que pararia de trabalhar para viver de aluguéis (e que teria renda de 1 s.m. + auxílios governamentais + bicos), então não seria como se todo mundo passasse a ganhar 1 s.m. a mais em complemento aos salários.

E, além destas duas forças:

3) Talvez os empregos em geral tendessem a pagar mais de 1 salário mínimo,  pois seria simples nesta situação hipotética ganhar 1 salário mínimo sem precisar trabalhar, de modo que seria necessário dar uma motivação financeira a mais para que as pessoas se dispusessem a sair de casa e trabalhar para terceiros. Ou então empregos de 1 s.m. teriam vantagens como menos horas de trabalho por semana, ou benefícios como planos de saúde melhores que os de hoje em dia (seria preciso convencer as pessoas a trabalhar para ganhar 1 s.m.)

4) mas ainda haveria alguma dificuldade, pois seria necessário acumular algum  patrimônio para auferir a renda desejada. Talvez empregos que não exigissem experiência fossem disputados a tapa por pessoas que ainda não construíram essa renda passiva maravilhosa.


Parece absurdo o que eu escrevi? Mas não é mais ou menos a realidade, só que ajustando os valores nas devidas proporções?


12 comentários:

  1. Pensamento super válido Mago!
    Com todos esses questionamentos em aberto, fica claro que não é nada fácil no Brasil, auferir 1 s.m de forma passiva e se fosse, passaria a ser menos valorizado por quem o recebe...um paradoxo rsrs
    Semeador Financeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguir um crecimento robusto de patrimônio, ascender social/financeiramente ou mesmo conseguir uma robusta renda passiva são missões bem difíceis a um brasileiro comum ou de renda e formação abaixo da média.
      Para brasileiros que iniciam num degrau acima disse que citei, ainda assim costuma ser difícil .
      Em resumo: Chegar a Independência Financeira antes dos 50 anos de idade sendo assalariado começando do 0 zero ou com pouco é difícil pra caralho. O cara tem que ser foda em suas escolhas e disciplina, caso contrário não consegue.

      Veja que uma renda passiva de 1 salário mínimo já não é tão simples de se conseguir. E um salário mínimo por sí só não leva ninguém a lugar algum.
      A inflação do últimos 2 anos ainda detonou parte do patrimônio de todos. Quem tem 200K hoje, tem na realidade o poder de compra de no máximo uns 150k de 2019.
      Tem algumas pessoas que fazem escolhas acertadas, empreendem com sucesso, se tornam profissioonais bem remunerados na carreira que escolheram, isso ainda relativamente jovens.
      Mas na cenário brasileiro vejo que são minoria. A maioria mesmo estudando, trabalhando, perseverando, não passam de patamares medianos. E o mediano que eu digo é aquele mediano de viver com limitações financeiras durante quase a vida toda ou mesmo a vida toda.

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários, semeador e anônimo. No cenário brasileiro é muito difícil atualmente conseguir uma renda passiva de 1 s.m. , e caso isso fosse fácil, muita coisa seria diferente, conforme especulei no post.
      Não faço ideia de como seria em outros países, mas imagino que também não seja fácil.

      "A maioria mesmo estudando, trabalhando, perseverando, não passam de patamares medianos. E o mediano que eu digo é aquele mediano de viver com limitações financeiras durante quase a vida toda ou mesmo a vida toda" - depois procure pela frase "elite overproduction" no google e leia o que tem sido teorizado a respeito disso. Eu acho que faz bastante sentido.

      Excluir
  2. "salário mínimo através dos FIIs" deve estar custando algo entre 180-200k aplicados em FII

    não é muito, mas é praticamente impossível pro povão

    na prática, acho mais fácil pro povão montar kitinetes com aluguel de 500 reais cada, o que sairia muito mais barato em terrenos sem registro no registro de propriedade (posse apenas) e em comunidades

    é facil comprar um barraco por 40 mil numa comunidade, fazer mais uma kitinete em cima (mais uns 20 mil) e por 60 mil já tirar um salário mínimo com os alugueis

    ruim é a dor de cabeça

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Scant. Como o título do post sugere, não é fácil garantir 1 sm de FIIs. Não é impossível, mas para a vasta maioria da população brasileira é muito difícil.
      Eu não me meteria com terrenos ou imóveis sem registro. Me parece o barato que pode sair muito caro.

      Excluir
    2. "Eu não me meteria com terrenos ou imóveis sem registro. Me parece o barato que pode sair muito caro." eu tb não, mas pra quem já vive numa comunidade ou bairro desses, acho viável.

      tem bairros gigantescos do rj, onde grande é parte é posse.
      alguém com um bom advogado só teria o trabalho de verificar se a area originalmente era terra publica.

      caso não fosse, o risco na pratica seria bem menor

      Excluir
    3. Entendo.
      Mas não sei, acho que eu não dormiria tranquilo sabendo disso. E realmente precisamos de advogados na hora de comprar imóveis, para evitar esses tipos de rolos.

      Excluir
    4. é uma hipotese de possivel usucapião por exemplo.
      existe varias defesas juridicas para a posse na lei.
      o viver de aluguel fazia sem advogado com relativo sucesso:http://viverdealuguel.blogspot.com/

      não sei em outros estados, mas aqui no rj achoq a maioria das transações de imoveis são informais. claro, não há numeros, hehe

      Excluir
    5. Pessoal, licença para me meter na conversa de ocês.

      O cara é posseiro e publica isso num blog??? Fiquei até curioso agora.

      Excluir
    6. "posseiro " adquirir posse no brasil não é ilegal.
      não entendi sua perplexidade

      Excluir
    7. Fala, Scant.

      Fugindo das discussões "legal x moral", "legalidade x ética", "tudo que convém eu posso?" "tudo que eu posso, eu devo fazer?"

      Meu ponto é, ta lá um imóvel parado, com dono, registrado em cartório, vou lá e invado ele e tomo posse pra depois ter a propriedade... Mesmo isso tudo sendo endossado por um juiz e "legalizado", acho meio estranho, me incomoda e, sim, me deixa perplexo uma pessoa usar isso como negócio. Uma família desesperada posso ate entender/compreender. Mas a indústria do usucapião... pra mim é mt estranho.

      Pelo que li (bem) rapidamente no blog do VdA parece q ele não é o posseiro original, ele "apenas" dá liquidez aos posseiros originais ou à imóveis enrolados. Cara... prefiro ficar fora...

      Resumindo: Não estou aqui pra apontar dedo. Só dei minha opinião. Relaxa e bora tomar uma!!!

      Abs.

      Excluir
    8. a situação q vc citou é possível (dono, registrado em cartório, vou lá e invado ele e tomo posse pra depois ter a propriedade...)

      por outro lado, existem um número indeterminado de possibilidades como:

      - o dono que abandona o imóvel;
      - o dono que cedeu a posse e nunca atualizou o registro do imóvel (ele continuará figurando como proprietário)
      - terras devolutas/terras públicas
      - etc

      " posseiro original" - não necessariamente o posseiro original cometeu algum crime ou usou de força pra obter a posse

      enfim, o tema é complexo e tem diversas soluções jurídicas

      abs!

      Excluir