sexta-feira, 2 de julho de 2021

Aportes e Atualização Patrimonial - Junho/2021

Saudações,  confraria da finansfera!

Tendo quitado meu financiamento imobiliário conforme relatei no blog, finalmente dei início aos aportes.

Conforme escrevi algumas vezes, não me sinto confortável divulgando meu patrimônio, então vou usar apenas índices e porcentagens, sem nunca usar a quantidade real, nem o número de ações ou de quotas de FIIs que possuo.

Sendo assim, criei esta "moeda" que batizei de "Coroa" para divulgar meu patrimônio. O valor base será o desta atualização patrimonial, para fim de comparações futuras.

Segue um quadro com o patrimônio no fim de junho de 2021, dividido pelas classes de ativos. Todos os valores estão expressos em Coroas: 

Clique na imagem para ampliar (Créditos dos sprites: Hocus Pocus, jogo para MS-DOS produzido em 1994 pela 3D Realms em parceria com Moonlite Software e Cygnus Multimedia Productions)

Como podem ver, por enquanto só tenho minha RE (a qual está 100% na poupança) e um pouco em ações. Ainda não aportei nada em FII e nem na Reserva de Valor (RV). 

Com o dinheiro que sobrou após ter quitado o financiamento, comprei algumas ações para começar a semear a minha Tranquilidade Financeira.

Assim, segue o quadro com as minhas ações no final de junho- carteiras All Stars e Small (valores expressos em Coroas):

 NENHUMA DAS AÇÕES NO QUADRO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA!!! ESTUDEM SOZINHOS E TOMEM SUAS PRÓPRIAS DECISÕES!!
Clique na imagem para ampliar (Créditos dos sprites: idem). Conforme for comprando mais ações, vou aumentar este quadro.


Aqui vale uma observação: na verdade eu ainda não escolhi nenhuma ação para a carteira
Small. Estas ações da Embraer na carteira são os últimos resquícios dos meus investimentos pré-financiamento imobiliário e só não as vendi para ajudar a quitar a dívida porque são poucas ações, então não faria muita diferença. Resolvi deixá-las na carteira (buy and forget) - quem sabe a Embraer não melhora algum dia? Atualmente eu não teria comprado essas ações e por enquanto não pretendo comprar mais dessa empresa. 

Em relação à carteira All Stars, todas as ações dela foram escolhidas conforme os critérios que divulguei neste post (lucro consistente ao longo de vários anos, boa liquidez, dívida inexistente ou equilibrada, etc.). Só pretendo comprar ações ON para dificultar que os controladores das empresas me sacaneiem, pois é o mesmo tipo de ação que eles possuem.

A partir da próxima atualização patrimonial (referente a julho, que será publicada no começo de agosto) eu incluirei um quadro com a renda passiva. Por enquanto é óbvio que ela está bem pequena, praticamente só os juros da poupança, os quais eu sempre deixo acumular na caderneta mesmo. Aos poucos os dividendos vão pingando. Enquanto não forem o suficiente para comprar ações ou FIIs, eu pretendo guardá-los na RE mesmo.  

Desejem-me sorte e discernimento, confrades. Agora começou esta nova fase da minha jornada rumo à TF (ou quem sabe, se Deus me permitir, a IF?). 

Cada mês vou colocando mais um tijolinho neste castelo que estou construindo.


Forte abraço, caros leitores! 

Fiquem com Deus!


8 comentários:

  1. Que essa nova fase traga prosperidade.

    Bem interessante esse método de Coroas hahahaha' é inédito aqui na blogosfera.

    A estratégia com ON faz sentido, infelizmente acabei negligenciando isso no caminho da minha jornada. Agora só quero ON.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI.

      Inventei essa moeda porque não me sinto confortável divulgando meu patrimônio real, mas ao mesmo tempo quero postar de alguma maneira para fazer o acompanhamento da evolução.

      Em relação às ON e PN, é errando que se aprende.
      Abraço!

      Excluir
  2. começa logo com fii por causa do fluxo de caixa
    investir no exterior tb é pra ontem, hehe, ainda q eu mesmo nem tenha começado
    acompanhando

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Scant. Já comecei com FII, vai sair na próxima atualização. Quanto a investir no exterior, também pretendo começar em breve, mas nesse assunto eu vou com mais calma. Vamos ver no que dá.
      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Mago! Aguardemos os próximos capítulos. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, FB! Boa sorte para nós!
      Rumo à Tranquilidade Financeira!
      Dias melhores virão!

      Excluir
  4. Eai Mago!

    Que ideia legal, que venham muitas coroas pelo caminho hehehe

    E estou fazendo isso com minha carteira também, com o tempo ficará só on, vai demorar, vai, mas minha aposentadoria também, então sem pressa. Long time always.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, One.

      Isso aí, foco no longo prazo. Boa sorte para nós dois! Que venham muitas coroas, muitos reais, muitos dólares, e por aí vai! E, acima de tudo, muita saúde para usufruirmos!

      Excluir