terça-feira, 22 de junho de 2021

Financiamento imobiliário - A alegria de quitar o financiamento

 Enfim o dia chegou. Esses dias fiz o último pagamento. Agora estou livre do peso do financiamento. 

Foram quase 5 anos pagando. mas só comecei a adiantar prestações no final do 2º ano, então poderia ter sido em menos tempo ainda. De qualquer maneira, acabei pagando o valor do meu apartamento e, de juros, acho que paguei o valor de um carro. Poderia ter sido muito pior: se eu tivesse deixado esse financiamento correndo por 30 anos, teria pago uns 5 apartamentos, conforme meus cálculos. 

Por isso, confrades, fica aqui o testemunho do poder libertador das amortizações extraordinárias. Caso façam um financiamento (de qualquer coisa), tentem, desde o primeiro mês de pagamento, ligar para o banco e solicitar para adiantar um valor do financiamento e sempre peçam para que o tal valor seja abatido do PRAZO.

Se necessário, deem um jeito de aumentar seus ganhos mensais para sempre conseguirem  adiantar algum valor, ou então diminuam suas despesas. O objetivo é pagar a prestação de cada mês e ainda adiantar alguma coisa por fora, todo mês. 

No início deste processo, os adiantamentos abatem bastante coisa do prazo com relativamente pouco dinheiro. No meu caso, por exemplo, no primeiro adiantamento que fiz , adiantei cerca de 12% do saldo devedor, e com isso abati 10 anos do prazo. Depois, somando outros adiantamentos que fiz, no total 27% da dívida, abati mais 10 anos do prazo. Ou seja, adiantando quase 40% do valor financiado, comprei 20 anos de liberdade.

No começo, cada mês adiantado custa bem pouco, pois seu preço é trazido a valor presente a partir de 30 anos no futuro, o que dá um grande desconto. À medida que vamos adiantando, cada mês abatido vale um pouco mais, pois é trazido a valor presente de um futuro cada vez mais próximo. Para se ter uma ideia, suponhamos que no início deste processo adiantar mil reais abata 7 meses do prazo. Mais para o final, adiantar mil reais irá abater 2 ou 3 meses, por exemplo.

Além disso, a diminuição do prazo faz com que cada prestação tenha uma parte cada vez maior de principal, o que acelera a quitação do financiamento, num ciclo virtuoso. Por conta disso, quitei bem mais cedo do que minha projeção inicial (abril de 2022).

Isto - matemática financeira na prática - é algo que deveria ser ensinado em todas as escolas, mas infelizmente não é.

Assim, amigos, quem tiver condições de adiantar prestações de qualquer financiamento ou empréstimo, que o faça. Não facilitem a vida dos banqueiros, que já têm uma vida nababesca. Eles que suem a camisa para ganhar dinheiro com arbitragem, spread, taxas de administração de contas, etc. 

Sem o peso do financiamento nas costas, fico mais aliviado e finalmente poderei começar os aportes em ações, FIIs, etc. e enfim fazer o bolo crescer. 

Graças a Deus, no meio do caminho conheci  o site do Bastter, onde aprendi que a melhor coisa a fazer era adiantar as prestações, pedindo para abater do prazo e com isso comprar tempo.  Engraçado que eu acabei encontrando o Bastter só porque estava tentando fazer a sardinhagem-mor de procurar investimentos com retornos superiores à taxa de juros do financiamento para "lucrar com a diferença". Não caiam nessa e quitem logo os financiamentos de vocês. 

Sendo assim, confrades, neste mês ou no próximo iniciarei os aportes. 

Ao contrário de muitos companheiros da finansfera, não pretendo divulgar os valores dos aportes e nem do meu patrimônio, mas vou dar um jeito de não deixar estas postagens monótonas.

Assim, o primeiro passo rumo à Tranquilidade Financeira foi dado.

Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

Fora da Caridade não há Salvação!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-

Obrigado por ler meu blog!

Leia meus posts anteriores sobre Financiamento Imobiliário:

Financiamento Imobiliário - o Poder Corrosivo do prazo sobre nosso patrimônio

Financiamento Imobiliário - o Poder Libertador das Amortizações Extraordinárias



12 comentários:

  1. Em primeiro lugar parabéns por quitar o financiamento.

    Sempre encarei financiamento como um aluguel. Geralmente as pessoas falam: - No financiamento você está pagando pelo que é seu e no aluguel não.
    Enquanto você não pagar todo o financiamento o imóvel ou outro bem não é seu. Você paga um "aluguel" pro banco.
    E esse aluguel pode ser de até uns 30 anos em caso de imóveis, o que convenhamos é muto tempo, não temos nem como imaginar como estaremos daqui a 30 anos, se é que ainda estaremos.

    A única alternativa pra quem tem que financiar é essa mesmo, pagar o quanto antes pra ficar livre dessa obrigação.
    Empréstimos também devem ser encarados da mesma maneira, inclusive os empréstimos consignados. Cheque especial nem se falar, aquilo arrebenta a pessoa se ela demorar a pagar.
    O ideal seria não recorrer a esses artifícios, mas sabemos que pra grande maioria da população viver sem entrar numa dessas opções é muito difícil, quase impossível.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anon. Financiar por 30 anos é uma aposta arriscada. Muita coisa pode acontecer em 3 décadas. Se eu algum dia precisar financiar para comprar outro imóvel eu acho que eu faria em no máximo 10 anos, o que já é muito tempo. Mas, infelizmente, o preço dos imóveis em geral está alto demais, e para pessoas comuns como nós praticamente só dá pra comprar financiando, ou viver de aluguel. Como eu considero importante ter um imóvel, optei por financiar pois foi o que deu pra fazer na época. Espero que para o próximo eu não precise...
      E concordo com o que você escreveu: qualquer empréstimo tem que ser quitado antecipadamente. O pior de todos é o cheque especial, que é explosivo.

      Excluir
  2. Parabéns Mago, importante decisão de adiantar as parcelas... Agora, que chegou ao fim, tira um peso enorme das costas hein?

    Abraços e bóra investir essas parcelas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente saiu um peso enorme das minhas costas! Agora é aportar e fazer o bolo crescer e, eventualmente, alcançar a TF e ter o poder de escolher quando e onde trabalhar.

      Excluir
  3. Parabéns Mago, lembro como se fosse hoje o dia que imprimi o extrato do saldo devedor do meu apartamento com o valor de zero...foi muito bom! Boa sorte na próxima etapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sensação de alegria e liberdade muito boa mesmo, VVI. Muito obrigado! Boa sorte para todos nós!

      Excluir
  4. Imagino o alívio que sentiu. Ano retrasado também quitei meu financiamento.
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande alívio mesmo, e sensação de dever cumprido, fora a alegria de ter pago relativamente poucos juros (ainda foi uma facada, mas pelo menos uma facada bem menor do que poderia ter sido, tivesse eu arrastado isso por 30 anos...)

      Excluir
  5. Parabéns, Mago. Agora tem a tranquilidade de ter um imóvel quitado. O bom é que pode juntar com mais tranquilidade caso queira comprar outro imóvel, não tem a pressão psicológica de não ter seu próprio lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, AC. Já tenho o meu lar agora. O próximo virá mais suave e com mais calma. Parte de meus aportes será destinada a isso. Já estou pesquisando possíveis cidades onde eu possa morar futuramente. Vamos ver se Deus me dará mais esta bênção!

      Excluir