terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Um ano de Blog - reflexões do mago e atualização patrimonial

Saudações,  confrades!

Dia 20 vai fazer 1 ano desde o meu primeiro post!

Resolvi postar hoje mesmo, aproveitando que hoje estou com tempo, pois não sei se dia 20 conseguirei escrever.... tudo depende da hora que eu sair do trabalho e das outras coisas que estou fazendo.





Fico feliz em ter este pequeno espaço para escrever meus pensamentos sobre economia e finanças, distribuir pequenas doses de red pill e fico feliz por ter alguns leitores fiéis que me acompanham.

Vamos ver o que consegui nestes 365 dias que se passaram:

1) Finanças

-  comprei um pouco mais de 20 anos do prazo do meu financiamento > pelo meu planejamento, se eu conseguir manter o ritmo de aportes, quito esta dívida em meados de 2022, e obviamente já estou pagando menos juros, pois agora o valor emprestado está elevado a 9, e não a 30. Além disso, com o prazo menor, significa que o valor do principal está dividido em menos prestações, ou seja, cada prestação que eu pago normalmente (sem ser os adiantamentos que eu faço) contém uma parte de principal cada vez maior, o que ajuda a acelerar a quitação da dívida, num ciclo virtuoso;

- Paralelamente, consegui aportar um pouco na poupança, com dinheiro extra que consegui dando aulas particulares, e aproveitando as férias e o 13º - a poupança é a minha reserva de emergência, e julgo melhor deixar o dinheiro nela por causa da facilidade de sacar a qualquer dia e qualquer hora, sem burocracias, caso eu necessite;

- Apesar disso tudo, meu patrimônio líquido ainda é negativo, ou seja, minha reserva não cobre o valor atual da dívida - e mesmo que o valor guardado fosse igual ao saldo devedor do financiamento, eu não quitaria, porque não gosto da ideia de ficar sem nada guardado - mas se o que eu tivesse guardado equivalesse a, digamos, 150% do saldo devedor, a história seria outra...

- Sendo assim, colocando em números-índice, de janeiro de 2019 até janeiro de 2020, meu patrimônio subiu de 1.000 para 1.580 pontos > aumento (nominal) de 58% no patrimônio (ainda assim negativo, frise-se) > de onde veio este aumento? Da diminuição do valor do financiamento (diminuição de passivo), de alguns raros aportes na poupança (só poupança por enquanto) e dos magros juros da poupança (melhor que nada, qualquer renda passiva me dá alegria)

2) Trabalho 

- 2019 começou relativamente tranquilo, passei por uns estresses bem na época que comecei o blog (este espaço aqui me ajudou a desabafar algumas coisas), no meio do ano ficou um pouco mais tranquilo graças à mudança de um dos chefes, e no fim do ano começou uma correria insana,  que só começou a dar sinais de melhora agora em fevereiro de 2020 (mas que continua insana);

- Eu já tenho uma ideia para um pequeno negócio próprio desde meados de 2017, mas de lá para cá eu só tenho cuidado da parte, digamos, operacional do negócio, e não da parte "business". Cheguei a pesquisar uns preços, conversar com algumas pessoas, mas nada muito sério. Só de uns dois meses para cá que comecei a pensar mais seriamente nessa ideia, conforme falei nas reflexões de fim de ano. A minha ideia é começar informal mesmo (afinal não sei se vai dar certo, então não quero passar pela burocracia de abrir um negócio sem nem saber se vai valer à pena) e, caso eu consiga receita todo mês durante 1 ano, aí eu começo a burocracia para formalizar; Aliás, eu nem quero que meu negócio seja grande: não quero ter funcionários, e só quero ganhar o suficiente para pagar minhas contas e poder ter o salário que ganho no meu emprego o mais livre possível para aportar / viajar / etc. 


3) Este blog

 - Fiz 36 posts em 2019, o que dá uma média de 3 artigos por mês, ou 1 artigo a cada 10 dias, o que considero uma boa média. Este começo de 2020 já está mostrando que vai ser difícil manter esse número, mas vou me esforçar para continuar escrevendo aqui. 

- Desde o início do blog, já foram feitos 129 comentários, dos quais praticamente metade são meus, porque procuro responder a todos que comentam.

- Neste momento em que escrevo o número de visualizações está na casa das 9.800;

- O post mais acessado continua sendo o da "Escolaridade no Brasil - a cultura do filho doutor, achatamento de salários, e outros problemas". Foi um texto que gostei muito de escrever, no qual falei de coisas que já pensava há anos, e também gostei muito de fazer a pesquisa das informações que apresentei - dentre outras coisas, me surpreendi com o fato de que apenas 15% da população brasileira tem ensino superior (achava que era bem mais, mas acabei descobrindo que essa sensação de que "todo mundo tem diploma" é causada porque em nossa economia não há muita demanda por profissionais diplomados, e porque as poucas vagas de nível superior são muito concentradas em poucas cidades);

- Fiquei surpreso que o segundo post mais acessado seja um da série dos ETFs! Vou procurar estudar mais e produzir mais conteúdo sobre o assunto. Espero também conseguir lançar uma série sobre FIIs (já em preparação para minha vida pós-quitação do financiamento)

- Só acho uma pena que a blogosfera das finanças tenha estado meio caída, meio silenciosa. Falem o que quiserem do Pobretão, eu não concordo com tudo o que ele escrevia, e não gostava daqueles posts mais pessimistas dele, mas ele tinha o mérito de incentivar a galera a participar e ser mais ativa, estimulando todo mundo a escrever e postar com mais frequência. Cheguei a comentar como anônimo algumas vezes no blog dele. Pena que na época eu ainda não tinha o meu. Espero que ele tenha se tornado mais positivo e otimista.

Bem, pessoal, por enquanto é isso. Agradeço novamente aos leitores fiéis e a todos aqueles que comentaram. Quaisquer sugestões e críticas construtivas são bem-vindas! 

Forte Abraço, e que venham mais anos de blog!

Fiquem com Deus!


6 comentários:

  1. Parabéns por completar 1 ano de blog ! Que venha mais um ano !
    Admito que vim para o seu blog pelo interesse pelos ETFs e pelo fato de que aqui no BR pouco se fala sobre o assunto e aí tive que buscar em outros foruns gringos e livros. Gostei da idéia de você pensar em trazer mais conteúdo sobre o assunto.
    Abcs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, D. Sodré! Pode deixar que vou pesquisar mais sobre ETF.
      Abraços

      Excluir
  2. Pobreta faz falta mesmo, continue firme!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário do blog. Manter um blog ativo com conteúdo sendo postado continuamente não deve ser fácil.
    A blogsfera tem seus altos e baixos, muitos blogueiros não conseguem manter a assiduidade de posts e os blogs vão ficando esquecidos, o bom é que vem havendo uma certa renovação.

    A blogsfera quando eu conheci era o pricipal reduto (fora da mídia tradicional) para tratar sobre finanças, investimentos, empregos etc. No Youtube ainda não havia tanto conteúdo, agora há e também por isso esse ambiente pode ter caído um pouco.
    O blog do Pobretão era moderado, comentários que destoavam das opiniões do autor eram apagados, a pegada do blog foi em muitos momentos negativita, porém alí eram tratados os mais diversos temas de forma direta, objetiva e realista, com todo o tipo de comentário e público, era um ambiente único na blogsfera, o erro foi ter caído pro lado de alguns extremismos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, anon. Esse, eu imagino, é o problema da grande maioria dos fóruns/sites/ etc onde haja intensa interação entre pessoas. Com o tempo vão cambando para alguma forma de extremismo, e quem tem opinião diferente da "comunidade" acaba sendo rechaçado e isso vai aos poucos matando o site em questão, devido à falta de renovação de ideias e de participantes. O blog do Pobretão acabou se tornando muito tóxico no final, atraindo muitos trolls, e acho que isso contribuiu para seu fim.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir