sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Aportes e atualização patrimonial - julho de 2025 (very, very late edition)

  Saudações, confrades da querida blogosfera das finanças!


Julho passou voando para mim, e já estamos na metade de agosto do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Salvador da humanidade.

Tenho tido muito trabalho e pouco tempo para me dedicar ao blog. Meu tempo livre (fora o tempo que passo com a família) tem sido dedicado a outros hobbies. Talvez eu poste mais algum texto este mês só para quebrar a sequência de "somente atualização patrimonial". 


Vamos ao post do mês, com os valores, como sempre, expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista, a qual é nada menos que um número-índice para facilitar o acompanhamento de minhas finanças.




Aumento acumulado de 428,5% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Este valor considera tudo: aportes, reinvestimento de dividendos, valorizações e desvalorizações de ativos e do dólar.

Este mês o aporte também foi menor, por conta de gastos grandes em julho. Só consegui aportar em FII, mas pelo menos consegui manter a constância dos aportes e não quebrei a minha sequência de quase 5 anos seguidos investindo todos os meses!

E agora o disclaimer para todos os meus leitores: NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA! 

Eu invisto com base nos meus próprios critérios pessoais de valor e tolerância ao risco. Meus critérios servem somente para mim. Só eu sei de meus planos para o futuro.

Estudem sozinhos e sigam seus próprios caminhos no mundo das finanças! 

Nunca confiem em dicas de anônimos da internet, e muito menos de tik-tokers, youtubers, blogueiros, e influencers em geral! 

O melhor gestor de suas finanças é você mesmo!


Ações - sem aportes em ações em julho.


FIIs - o aporte do mês foi em FIIP11, fundo de gestão passiva, redondinho, dono de 7 imóveis no ramo híbrido de renda urbana e logística. Notei que este ano uns 3 FIIs da minha carteira fizeram desdobramentos de quotas na ordem de 1 para 10. Isso ocorreu por volta de maio. 

Renda Fixa - Consegui "tankar" o gasto maior de julho sem sacar da RE, somente diminuindo o aporte do mês, e ainda deixei mais um dinheiro na reserva. Em agosto farei a mesma coisa, pois há alguns pequenos consertos que preciso fazer em casa, então já vou deixar o dinheiro separado no RE. Acabei não "me aventurando" em outras formas de renda fixa em julho. Sinceramente, não sou fã de renda fixa, por mais que o rendimento seja "maior". Quem sabe eu mudo de idéia, mas ainda não.


Exterior - sem aportes este mês. Deixei os dividendos acumularem na corretora para comporem o próximo aporte, se Deus quiser em agosto. O dólar estava a R$ 5,39 enquanto escrevia este post.


Renda Passiva - este mês recebi 15,7 coroas, sendo 2 oriundas dos investimentos no exterior e o restante do Brasil. Mais um mês em que não precisei fazer saques da RE, então considero que mais uma vez consegui reaplicar 100% da renda passiva, as it should be, nesta minha fase de acumulação de patrimônio. Estou trabalhando para que esta seja a minha carteira previdenciária.






Segue o gráfico do meu "fundo de investimentos" particular, de minha holding fictícia "Mago S/A", que ano que vem completará 5 anos:



Generalidades

 - Com todo o respeito ao Bastter, um grande educador financeiro, talvez o melhor educador financeiro do nosso Brasil, mas achei o novo layout do site dele muito ruim! E o novo layout do Bastter System também está sofrível! Preferia o jeito antigo, era amais fácil de encontrar as informações das empresas e FIIs. Bem que eles poderiam ter colocado uma opção "legacy" para os usuários que quisessem. Há tempos quero escrever isso aqui, só para desabafar. Ele diz que não lê a blogosfera das finanças, mas nunca se sabe, né. Na remota possibilidade de você estar passando por aqui, Bastter, habilite um modo legacy pelo menos no Bastter System, por favor!

Bom, é isso pessoal. Mais um post bem rápido, pois tenho estado muito ocupado com estudos, meu trabalho e outros hobbies.

Agora fiquem com a música do mês (Black Sheep, da banda Sonata Arctica):





Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!









domingo, 6 de julho de 2025

Aportes e Atualização Patrimonial - Junho de 2025

 Saudações, confrades da melhor blogosfera da internet!


Junho passou e com isso passamos da metade do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Rei de nosso mundo.

O ano está passando muito rápido, de maneira quase surreal para mim. Vocês também têm essa sensação?



Vamos ao post do mês, com os valores, como sempre, expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista, a qual funciona como um número-índice para facilitar o acompanhamento percentual de meu patrimônio e renda passiva.




Aumento acumulado de 430,1% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Este valor considera tudo: aportes, reinvestimento de dividendos, valorizações e desvalorizações de ativos e do dólar.

Este mês o aporte foi menor, pois eu tenho expectativa de ter gastos grandes em julho, de maneira que coloquei a maior parte do dinheiro do aporte na RE, mas como eu  tenho uma expectativa grande de que este dinheiro será gasto, eu não contabilizarei este aumento na RE neste mês. Mas, como sempre friso aqui, fiz questão de aportar um pouco em ações para manter a constância dos aportes e não quebrar a cadeia de quase 5 anos seguidos investindo regularmente todos os meses!

E, como sempre, relembro a todos os leitores que NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA! 

Eu invisto com base nos meus próprios critérios pessoais de valor e tolerância ao risco. 

Estudem sozinhos e sigam seus próprios caminhos no mundo das finanças! 

Nunca confiem em dicas de anônimos da internet, e muito menos de tik-tokers, youtubers, blogueiros, e influencers em geral! 

O melhor gestor de suas finanças é você mesmo!


Ações - o aporte do mês (bem pequeno) foi em São Martinho, empresa de produção de cana-de-açúcar e etanol. Aportei bem pouco mesmo. Vamos ver se em meses vindouros aumento a minha participação nesta empresa.


FIIs - o aporte do mês foi em VILG11, fundo de logística, o meu setor preferido dos FIIs.


Renda Fixa - apliquei um dinheiro na RE para me preparar para um gasto maior em julho e por isso, conforme escrevi acima, não contabilizarei o aporte, exceto pelos juros acumulados. Pelo menos não saquei dinheiro da RE em junho. Imagino que agora em julho eu dê um up na renda fixa e provavelmente sem ser na RE: talvez eu me aventure com CDB de algum bancão (ou no Tesouro Direto mesmo) para me forçar a aprender mais um pouco sobre renda fixa (que eu conheço bem menos do que ações e FIIs). Mas, veremos... 

(OBS: em algum mês anterior eu fiz um aporte em Tesouro Selic que não contabilizei por aqui, então nesta postagem estou corrigindo isso)


Exterior - sem aportes este mês. Deixei os dividendos acumularem na corretora para comporem o próximo aporte. Se eu não aportar "dinheiro novo" no exterior em julho, então vou aportar esses dividendos acumulados mesmo. Vou ver se consigo aproveitar esse dólar "baixo" do momento (R$ 5,42 no momento em que escrevo). A carteira permanece a mesma.


Renda Passiva - este mês recebi 16,2 coroas, sendo 2 oriundas dos investimentos no exterior e o restante do Brasil. Um resultado não muito impressionante após o recorde do mês passado, mas preciso me lembrar que em somente 1 mês de 2023 eu recebi mais do que 16 coroas (18,5 em maio/23), que este é praticamente o dobro do maior valor recebido em 2022 (8,7 coroas em dezembro/22) e que somente em maio, novembro e dezembro de 2024 eu recebi mais do que 16 coroas. Então na verdade foi um bom resultado de renda passiva. Como não fiz saques da RE, considero que este mês consegui reaplicar 100% da renda passiva, as it should be, nesta minha fase de acumulação.




Segue o gráfico do meu "fundo de investimentos" particular, de minha holding fictícia "Mago S/A":



Bom, é isso pessoal. Um post bem rápido, pois tenho estado muito ocupado com estudos e outros projetos particulares.

Fiquem com a música do mês (While your lips are still red, da banda Nightwish):



Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Aportes e atualização patrimonial - maio de 2025 (kinda late edition)

Saudações, confrades! 


Findo o mês de maio do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, vamos a mais um post (atrasado) de atualização patrimonial. O ano está passando voando, não acham? Precisamos valorizar nosso tempo e buscar viver, ao invés de apenas sobreviver, senão os anos passam e quando nos damos conta é como se tivéssemos acabado de acordar de um sonho - "como vim parar aqui?".


Como eu me sinto quando acordo às 3 da manhã




Como sempre, todos os valores apresentados são expressos em Coroas, a moeda fictícia do meu blog, a qual funciona como um número-índice para facilitar o meu acompanhamento financeiro.



Aumento acumulado de 415,6% desde o início do acompanhamento patrimonial. De pouquinho em pouquinho vou construindo meu castelo!


Vamos aos detalhes do mês de maio.

Como sempre, relembro que nenhum ativo mencionado nos posts do meu blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra e nem de venda! Por favor, estudem sozinhos, aprendam a analisar empresas e decidam sozinhos, e nunca confiem em "conselhos" e frases de efeito de youtubers, tiktokers, tuiteiros, etc.

As minhas análises e decisões relativas a finanças só fazem sentido para mim, e meus critérios provavelmente não fazem sentido para a maioria das pessoas.

Ações - o aporte do mês (modesto) foi pulverizado em Embraer, Petrobras, Vale e Eletrobras.

Agora a Porto Seguro é a ação com maior percentual da carteira, só pelas valorizações recentes!!


FIIs - sem aportes na carteira de FIIs em maio. A carteira permanece a mesma!

HGRE segue sendo diminuído na carteira. ALZR já há algum tempo tem liderado em percentual de participação de minha carteira de FIIs. Tenho buscado diminuir a participação dos FIIs que eram da Credit Suisse, por precaução, por conta da mudança de gestor. Mas, como sempre, esta diminuição de participação nunca será pela venda de tais FIIs, mas sim pelo aporte nos demais. A minha estratégia é não vender, a não ser que haja uma OPA, ou caso eu precise do dinheiro e já tenha esgotado a RE, ou caso eu fique sabendo de algum problema muito grave com o fundo.


Renda Fixa - o aporte do mês foi apenas na RE. Mais um mês em que consegui fazer isso, graças à nova metodologia de aportes. Com isso, não saquei nada da RE e ainda acumulei mais juros, fazendo a bola de neve crescer. Meu objetivo é eventualmente juntar o valor de entrada de um imóvel. Ainda deve demorar alguns anos, mas em junho pretendo aportar mais  na RE e continuar nesta série de crescimento. Veremos! 


Exterior - conforme dito acima,  este mês dei prioridade aos investimentos no exterior, e o aporte foi em NVidia (empresa produtora de chips de computador e atual líder no mercado de chips para IA) e nos REITs Weyerhaeuser (dono de florestas para exploração de madeira, celulose, licenças de caça, etc.),  Realty Income (dono de  um portfolio diversificado) e Iron Mountain (focado em data centers). Notem que no exterior também venho pesando um pouco mais a mão nos REITs para aumentar a remuneração da carteira e fazer com que ela cada vez mais ande sozinha (além de criar uma renda em dólar).


Renda Passiva - realmente eu não esperava por isso, mas este mês recebi 28 Coroas de dividendos, aluguéis e JCP, quebrando o recorde anterior. Não esperava alcançar um novo pico de renda passiva tão rápido!


Claro que isso se deve a alguns dividendos excepcionais (conforme detalhado abaixo), mas isso também é uma consequência da bola de neve se formando.

As seguintes empresas me pagaram dividendos e JPC em maio:

No Brasil: Itaú, Bradesco, Metal Leve, SLC Agrícola, Moinho Dias Branco, Eztec, Farmácias Panvel, Raia Drogasil, Grendene, Equatorial, Taesa, Embraer, Engie, Klabin, Irani, Petrobras, Localiza, CSU Digital, Laboratórios Fleury e Eletrobras. Destaque para Metal Leve (R$ 2,09/ ação) e Eletrobras (R$ 0,89/ ação). No total, foram 20 empresas de minha carteira de ações me pagando dividendos e JCP em maio, e creio que todas as elétricas das quais sou sócio me pagaram este mês, inclusive a Equatorial (que me tornei sócio em abril!).


No Exterior: Bank of New York Melon, Paychex, Colgate, Werner e os REITS Gladstone Comercial, NNN, EPR Properties, Stag Industrial, Realty Income, Franklin Street Properties e Health Peak.

Ou seja, foram 31 ativos da carteira me provisionando dividendos e JCP, mais os 19 FIIs, totalizando 50 ativos que contribuíram para minha renda passiva do mês de maio. Isso provavelmente foi um recorde também. 

A tendência é que a renda passiva acumulada de 2025 supere a de 2024.

Segue o gráfico consolidado do patrimônio do meu fundo de investimentos fictício MAGO11:




É isso, confraria. Fiquem com as músicas do mês:






Forte abraço, companheiros de jornada rumo à Tranquilidade Financeira!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Aportes e Atualização Patrimonial - abril de 2025

 Saudações, confrades!

Com um pouco de atraso, trago-vos a atualização patrimonial referente a abril do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Rei de nosso mundo!




Como sempre, todos os valores apresentados são expressos em Coroas, a moeda fictícia do meu blog, a qual funciona como um número-índice para facilitar o meu acompanhamento financeiro.


Sinceramente, não esperava atingir a marca das 5.000 Coroas tão rápido este ano, mas no entanto aqui estou. Vamos ver quanto tempo vai demorar para chegar nas 6.000!

Aumento acumulado de 404,3% desde o início do acompanhamento patrimonial. De pouquinho em pouquinho vou construindo meu castelo!


Vamos aos detalhes do mês abril.

Como sempre, cabe relembrar que nenhum ativo mencionado nos posts do meu blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra e nem de venda! Estudem sozinhos, aprendam a analisar os ativos e tomem suas próprias decisões, sem contar com "dicas" de youtubers, blogueiros, influencers, etc.


Ações - neste mês estreei na carteira as empresas CSU Digital (TI) e Equatorial (elétrica), e também aportei um pouco em Petrobras e Embraer. Com estes aportes, minha carteira passa a ter 41 ações:

FIIs - o aporte do mês foi em XPML (shoppings), seguindo a idéia de aportar mais nos FIIs que pagam aluguéis no final do mês (para evitar sacar recursos da RE). 

Uma curiosidade é que agora em maio o ALZR fez um split de 1 para 10 em suas quotas!




Renda Fixa - mais uma vez a idéia de dividir o aporte mensal em 4 aportes semanais me permitiu evitar sacar recursos da RE. Além disso, em um "movimento raro" da minha carteira, fiz um aporte na RE para reforçá-la.

Não registrei eventuais flutuações nos preços dos meus parcos títulos de renda fixa (ambos tesouro selic, que geralmente são de baixa volatilidade), então os mantive como valendo 14 coroas no cômputo geral do meu patrimônio.



Exterior - sem aportes em abril. Mas em maio com certeza irei investir no exterior.



Renda Passiva - este mês recebi 17,3 coroas: menos do que em março (o que já era esperado, pois até o momento março de 2025 foi o recorde de renda passiva da carteira, com suas 23,3 coroas), porém mais do que em fevereiro e janeiro deste ano, e maior do que os meses de abril dos anos anteriores. A renda passiva acumulada em 2025 já superou a renda passiva recebida em todo o ano de 2022 e já superou a metade da recebida em 2023.







Em abril recebi proventos das seguintes empresas:

Brasil: Bradesco, Itaú, Moinho Dias Branco, Farmácias Panvel, Porto Seguro, Lojas Renner, Totvs, B3 e Odontoprev. Destaque para Porto Seguro e Odontoprev, que pagaram mais de  R$ 1,00  por ação! 

Exterior: as empresas Eagle Materials e Coca-Cola, além dos REITs Healthpeak, Gladstone Commercial, EPR Properties, Realty Income, Stag Industrial, W.P. Carey, MPW e Iron Mountain.


Assim, foram 19 empresas me pagando dividendos em abril, fora os FIIs da carteira.

Segue o patrimônio total do meu ETF Fictício MAGO11 da empresa também fictícia Mago S/A:




Generalidades

- As guerras fratricidas entre ucranianos e russos e entre Israel e Palestina continuam, e parece que agora estourou Índia versus Paquistão.

- A Sé esteve realmente vacante por alguns dias em abril e maio, mas agora temos um novo Papa: Leão XIV. Não sei nada sobre o cardeal Prevost , exceto que é agostiniano. Gostei do nome que ele escolheu. Que Deus o ilumine para que ele seja um sucessor digno do trono de São Pedro!

- Todo ano eu falo para mim mesmo que vou fazer a declaração do IRPF logo na primeira semana para me livrar logo, e todo ano deixo para o final. Tudo indica que este ano farei a mesma coisa...

- Este mês marcou também a volta do colega de finansfera Heavy Metal Investidor! Bem-vindo de volta! Confiram o blog dele!


Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!



terça-feira, 1 de abril de 2025

Aportes e Atualização Patrimonial - março de 2025

 Saudações, confraria da melhor blogosfera do Brasil!


Março passou até que rápido e com isso terminamos o primeiro trimestre do Anno de 2025 de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Vamos para mais um post bem rápido de atualização patrimonial!



Aumento acumulado de 382,8% desde o início da série histórica, em junho de 2021. O percentual inclui tudo: valorizações, desvalorizações, aportes e dividendos. Não vejo sentido em separar estas coisas, pois não me importo em bater índices - só quero que meu patrimônio cresça ano a ano. 



Cada real aportado é um soldadinho lutando a meu favor na busca pela Tranquilidade Financeira (TF).

Uma novidade na minha metodologia de aportes é que eu mudei a regra: ao invés de aportar logo no começo do mês todo o valor que eu costumo aportar (seguindo a "regra" definida pelo Kyiosaki do "pague-se primeiro"), eu dividi esse valor por quatro e com isso defini um valor a ser aportado por semana. Desta forma, vou ajustando o valor do aporte semanal conforme sobram (ou faltam) recursos. A intenção disso é evitar sacar da RE todo mês, conforme eu vinha fazendo já há algum tempo. 

Espero que isso faça a minha RE crescer.


Agora vamos aos detalhes dos aportes de março, lembrando como sempre que NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA! Estudem sozinhos e trilhem seus próprios caminhos de investidores, não sigam conselhos de influencers, youtubers, tuiteiros, tik-tokers, blogueiros, anônimos da internet, etc se não acabarão tendo que vender até as calças!

Ações - o aporte do mês foi pulverizado em Grendene, Eternit, Petrobrás, Embraer, Vale do Rio Doce, Arezzo e, estreando na carteira, em Intelbras. Com isso, a minha carteira aumenta para 39 ações, depois de muito tempo sem incluir nenhuma ação nova.




FIIs - o aporte do mês foi somente em BTLG11, seguindo a lógica de priorizar por um tempo os FIIs que pagam seus aluguéis no final do mês para diminuir as chances de sacar da RE.



Renda Fixa - em março aportei na RE uma grana extra que recebi. Com isso ela voltou a um patamar superior ao do início das atualizações patrimoniais. Espero conseguir manter os aportes na RE, buscando que ela cresça, no mínimo, o valor dos juros.

Até tinha pensado em fazer mais um aporte no Tesouro Direto (Selic), mas acabei não fazendo. Assim, a carteira de renda fixa permanece assim:

RE - 1.000 coroas

Selic 2028 - 7 coroas

Selic 2029 - 7 coroas

Exterior - aportei somente os dividendos acumulados na conta da corretora (o que não é muito mas é melhor do que nada) - estou buscando cumprir meu objetivo de fazer a carteira no exterior andar sozinha (eu conseguir aportar em alguma coisa só com os dividendos de 1 mês, sem precisar de dinheiro novo caso não consiga transferir). Aos poucos acho que estou alcançando este objetivo. O aporte foi nos REITs NNN e Franklin Street Properties. Tenho priorizado o investimento em REITS justamente para alcançar essa "carteira que anda sozinha".



Renda Passiva - enfim um novo recorde! Em março recebi 23,3 coroas, superando o recorde anterior de 18,5! Além dos FIIs, recebi dividendos e JCP das seguintes empresas:

No Brasil - Eternit, Eztec, Moinho Dias Branco, Farmácias Panvel, Irani, Multiplan, Banco do Brasil, Petrobras, Klabin, Ultrapar, Vale do Rio Doce, Weg, Itaú e Bradesco. Destaque para os R$ 0,44/ação da Weg, R$ 2,68/ação da Vale, R$ 1,58/ ação do Itaú e R$ 0,45/ação da Ultrapar.

No exterior -  Home Depot, Linde PLC, Expoent Inc, Google, Microsoft, 3M, Emerson Eletric, Wells Fargo, e os REITs  Gladstone Comercial, Rayonier, Weyerhauser, American Asset Trust, EPR Properties, Stag Industrial e Realty Income. 


No total, foram 14 empresas no Brasil e 15 empresas no exterior me pagando dividendos, fora os 19 FIIs da carteira, em um total de 48 ativos que me pagaram dividendos em março de 2025. Esta é, como eu sempre digo, uma das vantagens da diversificação da carteira: a tendência de todo mês ter alguma empresa me pagando.





Generalidades

- O mundo continua em guerra: Rússia versus Ucrânia, Israel versus Palestina, e agora o mundo também vive uma guerra comercial dos EUA contra praticamente o mundo todo. 

- Europa fingindo/ameaçando que vai se rearmar para enfrentar a Rússia... difícil acharem voluntários!

- Enquanto isso, aqui no Brasil, tudo muito caro! Ovo a mais de 1 real a unidade, dependendo de onde você comprar, passagens de ônibus/trem/metrô aumentando (e o serviço piorando), chocolates sendo explicitamente sendo substituídos por gordura hidrogenada com aroma de chocolate... 

- Às vezes eu tenho uma "fantasia" de ser gestor de fundo de investimentos, mas eu acho que eu não aguentaria a pressão de centenas ou milhares de clientes nervosos a cada oscilação de preço no mercado me ligando desesperados para saber que atitude eu vou tomar... Só daria certo se o meu fundo tivesse um contrato com uma cláusula bastante explícita de buy&hold em que ficasse claro que o fundo só compra ações, e a única hipótese de venda seria de, digamos, 10 ou mais anos seguidos de prejuízo (e mesmo assim eu pessoalmente não venderia, apenas pararia de comprar!). Mas eu acho que o público que investe em fundos não está interessado em fundamentos e nem em buy and hold. Caso eu fosse gestor de fundo, eu colocaria no estatuto que o objetivo do fundo seria conseguir 5% de participação nas empresas X, Y, Z, W, etc. para conseguir influência em seus conselhos de administração, e ao menos em teoria nunca me desfazer destas posições. Mas, novamente, acho que o público que se interessa por fundos só quer saber de gestor que busca resultados através de "trades". Uma pena.


Como foi o mês de março de vocês, confrades?

Forte abraço!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!

sexta-feira, 7 de março de 2025

Aportes e Atualização Patrimonial - fevereiro de 2025

Saudações, confraria da melhor e mais legítima comunidade de finanças da internet brasileira!

"Old Tom Bombadil is a merry fellow, Bright blue his jacket is, and his boots are yellow".
fonte da imagem >> 
https://oxfordinklings.blogspot.com/2012/03/bombadil.html

E terminamos o mês de fevereiro do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro rei da humanidade.

Para mim o mês de fevereiro passou bem devagar, acredito que por conta dos gastos extras que fizeram o salário durar menos!

Pelo menos agora em março tivemos o feriado do carnaval. Para mim a melhor coisa do carnaval é o feriado. 

Da festa eu quero é distância (não gosto de barulho, multidões, calor, etc.).

Agora o Tesouro Direto aparece no template!! 
Créditos dos sprites: Moonlit Software e 3D Realms (antiga Apogee)


Dito isto, vamos aos detalhamentos do mês de fevereiro, lembrando como sempre que NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E /OU NOS COMENTÁRIOS É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA! Estudem sozinhos e descubram seus próprios caminhos no mundo das finanças, ou senão ficarão eternamente reféns do influencer da modinha do momento e perderão seu suado dinheiro com dicas falsas!



Aumento acumulado de 350,2% desde junho de 2021. Esta porcentagem inclui aportes, dividendos, valorizações e desvalorizações de ativos.


Ações - os aportes do mês foram na SLC agrícola, Petrobras e Vale do Rio Doce. Todas estas empresas já faziam parte da carteira e dispensam apresentações. Para a "trinca" Petrobras, Vale e Eletrobras eu tenho uma estratégia de tentar comprar um pouquinho todo mês ou quase todo mês.



FIIS - os aportes do mês foram no ALZR11 e no FIIP11, pois não recebiam aportes há algum tempo e, no caso do ALZR, porque paga seus aluguéis no fim do mês, o que serve ao propósito ajudar a dar uma esticada no orçamento mensal, em caso de emergências, ou para fazer um aporte extra no fim do mês, ou para juntar ao aporte do mês seguinte. Eu devo adotar essa estratégia com os FIIs: aportar todo mês em um destes que pagam os aluguéis no final do mês (visando principalmente diminuir o uso da RE em meses de muitos gastos)


Renda Fixa - Agora tenho um parte um pouco mais "relevante" em Tesouro Selic, de modo que acho que vale a pena começar a divulgar aqui. Por conta dos gastos extras em fevereiro (fatura alta do cartão, IPTU, festa de aniversário), saquei uma quantia razoável da minha reserva de emergência. 

Por mais que eu sinta FOMO ao não investir em ações ou FIIs, terei que fazer algum "sacrifício" nos próximos meses para recompor a minha RE, a qual agora considero baixa

Fora isso, em fevereiro fiz aportes em Tesouro Selic (com vencimentos próximos: 2028 e 2029).

A renda fixa está assim dividida:

RE - 817 Coroas

Selic 2028 - 7 Coroas

Selic 2029 - 7 Coroas

Pessoalmente não tenho estômago (ainda?) para aportar nos Tesouros IPCA e nem naqueles "Renda +", pois acho tempo demais com o dinheiro na mão do governo. Para mim já basta o FGTS e o INSS! Não sei se mudarei de idéia em relação a isso. 

(mas vejam que há 2 anos eu nem cogitava investir em tesouro direto)

Exterior - sem aportes no exterior em fevereiro. Pelo menos o câmbio se manteve abaixo dos R$ 6,00. Que se mantenha assim! Que caia para menos de R$ 5,00!



Renda Passiva -  fevereiro costuma ser fraco de dividendos. Com isso, recebi "apenas" 13,4 coroas, bastante abaixo dos meses anteriores, mas ainda assim superior a toda a renda passiva recebida em 2021 e durante o primeiro trimestre de 2022. E, claro, superior aos meses de fevereiro de 2022, 2023 e 2024. Por enquanto o recorde permanece sendo o de maio de 2023, com 18,5 coroas (graças aos dividendos excepcionais pagos pela Grendene naquela ocasião).





Generalidades:

- Tudo está caro demais, principalmente alimentos. Eu me lembro de há poucos anos comprar uma cartela de 30 ovos e cada ovo sair mais ou menos por cinquenta centavos a unidade. Hoje a mesma cartela custa quase 1 real por ovo, e imagino que esteja mais caro do que isso em bairros mais "nobres" da minha cidade.

- Muitas lojas vazias, com aquelas plaquinhas de "Aluga-se" ou "vende-se". Sempre me sinto triste quando vejo uma loja fechando. Algumas no meu bairro estão vazias há anos, desde bem antes da atual crise econômica. Só posso pensar que para um imóvel comercial ficar vazio por tantos anos só pode ser porque o aluguel cobrado está caro demais. Isso reflete uma faceta do empresário brasileiro médio que já descrevi aqui inúmeras vezes: o excesso de ganância e a necessidade de ganhar muito dinheiro com poucas vendas, ao invés de vender muito e ganhar um pouquinho em cada venda

- Aqui me parece que qualquer proprietário de uma salinha em uma galeria comercial quer "viver de renda" alugando sua ridícula salinha de 10 metros quadrados e cobrando um aluguel absurdo e, por conta disso, fica com o imóvel vazio por anos a fio, só tendo prejuízo. Parece que nunca aprendem! Preferem deixar vazio e ficar pagando IPTU, condomínio, etc. do que baixar o aluguel!

- Sempre me dá desânimo e decepção quando vejo uma salinha comercial dessas finalmente sendo alugada, após anos e anos vazia, e o tipo de comércio que abre é uma farmácia, ou uma loja de colchão, ou uma "loja de açaí", ou uma "tapiocaria". Esses comércios não trazem nada de novo, são só mais do mesmo, porque parece que todo lugar só tem isso hoje em dia! É uma pena!

Eu preferia que abrissem mais livrarias, mais sebos, mais lojas de roupas, mais lojas de ferramentas, sapatarias, joalherias, outros tipos de restaurantes (principalmente italianos) e não estes comércios acima.. Acho que ficaria feliz até com um Mcdonald's novo!


É isso, confrades!

Forte Abraço!

Fiquem com Deus!

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Sobre estudar para concursos e o FOMO (Fear Of Missing Out)

Saudações confraria concurseira e concursada da melhor blogosfera do Brasil! 

Este é um assunto que volta e meia me "atormenta", e falei sobre isso em uma resposta minha a um comentário do Scant feito em outro post de meu blogue. Vou reproduzir aqui:

"Uma coisa que me dificulta muito é que qualquer coisa que eu leia ou estude além de material de concurso tem me provocado uma imensa sensação de "FOMO", parece que estou perdendo tempo que poderia estar estudando as matérias de concurso (por exemplo, outra "fantasia" que eu tenho é a de programar jogos, cheguei até a fazer um curso rápido de pygame, pelo Youtube mesmo, no início de 2021, mas é aquilo: programar requer muito estudo e dedicação, que eu acho que não consigo agora e que me causa uma imensa sensação de "FOMO") - talvez a solução para isso seja separar nem que seja uma hora por semana, ou uma hora a cada 2 ou 3 dias, para me dedicar a estas "habilidades profissionais" e não ficar só estudando coisas semi-inúteis como direito administrativo.

E quando eu passar em algum concurso e puder largar meu emprego, espero conseguir me dedicar mais a estes estudos mais enriquecedores."

Tem muitos assuntos infinitamente mais interessantes que as matérias para concurso que eu gostaria de estar lendo e estudando, e imagino que eu vá estudá-las com muito mais afinco do que as bobagens que são cobradas em concursos públicos (eu adoraria estudar mais história, literatura, religião, mitologias, programação, artesanato,  etc. Até mesmo estudar coisas como fazer macros no excel eu acho que são muito mais interessantes do que decorar a literalidade de artigos de direito constitucional, direito administrativo, etc.)

Assim, eu estou constantemente em busca de um método, estratégia, etc. para evitar este FOMO e conseguir conciliar os estudos para concursos com estudos dos assuntos mencionados acima (e outros) e que são os que realmente me interessam e são mais úteis do ponto de vista profissional, e, é claro, ainda reservar algum tempo para o crescimento cultural e, acima de tudo, para o meu crescimento espiritual (pois afinal, confrades, temos que reservar algum tempo de nossas rotinas para Deus! O "mundo" está sempre tentando nos fazer esquecer de Deus e cabe a cada um de nós reservarmos um tempo para nosso crescimento espiritual, para evitarmos nos tornar "escravos do mundo" e para que possamos acumular os Tesouros do Céu, que no fundo são o que realmente importa).

Mais algum leitor que estuda para concursos sente isso também? Como lidam com isso? Comentem aí!

Forte abraço, companheiros de trincheira!
Fiquem com Deus!


domingo, 9 de fevereiro de 2025

Aportes e Atualização patrimonial - janeiro de 2025

 Saudações, confrades!

Findo o mês de janeiro (para mim foi bem longo, ao contrário do ano passado), vamos a mais um post rápido de atualização - estou tentando recuperar o ritmo de estudos para mais uma temporada de concursos no anno de 2025 de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Eu em minha mesa, no alto de minha Torre, estudando e fazendo resumos



Agora, vamos ao post propriamente dito:




Aumento acumulado de 349,1% desde o início da série histórica, em junho de 2021. De pouquinho em pouquinho vou construindo meu castelo.


Como sempre, relembro que  nenhum ativo mencionado no blog e/ou em seus comentários é recomendação de compra

Estudem sozinhos e tomem suas próprias decisões, se não irão cair nos papinhos de picaretas e vigaristas na internet!

Janeiro é um mês de muitos gastos para todo mundo, e comigo não poderia ser diferente: renovação de matrícula, material escolar, anuidades, etc. e ainda tive uma fatura alta no cartão de crédito por conta de uma viagem que fiz com a família em dezembro, além de coisas que comprei para mim (hobbies). Com isso, meu aporte em janeiro foi simbólico, só para não quebrar a cadeia de aportes que segue ininterrupta desde junho de 2021, e ainda precisei sacar algum dinheiro da RE para passar o mês. Em fevereiro talvez eu não precise sacar, mas acho que só voltarei a ter, digamos, superávits, em março. 

Vamos aos detalhes:

Ações - o aporte (simbólico) do mês foi em Raia Drogasil e em Eletrobras, empresas que já faziam parte da carteira e que dispensam apresentações. Segue o gráfico:



FIIs - este mês aportei no fundo JSRE11, outro aporte simbólico. O JSRE é um fundo de imóveis do ramo de escritórios, a meu ver todo certinho e sem graça (como todo FII deveria ser). Minha única crítica a ele é que poderia ter mais imóveis e diversificar nos ramos também (adquirir uns 3 ou 4 galpões logísticos, por exemplo)



Exterior - sem aportes este mês. Uma coisa boa em janeiro foi a queda do dólar, mas não acredito que tenha sido por mérito do nosso governo. Acho que só vou conseguir aportar no exterior de novo em março (a não ser que agora em fevereiro eu aporte os dividendos que ficaram acumulados na corretora nos EUA - o que será melhor: fazer isso ou esperar para juntá-los com os dividendos de fevereiro e o aporte de março? Talvez esta opção seja a melhor!).



Renda Passiva - a renda passiva de janeiro foi de 16,2 Coroas, sendo 14,4 no Brasil e 1,8 no exterior.

Fora os 19 FIIs da carteira, as seguintes empresas me pagaram dividendos em janeiro:


No Brasil: Itaú, Bradesco, Odontoprev, Fras-le, Taesa, Tupy, Eletrobras, B3 e Lojas Renner.


No Exterior: Gladstone Comercial, Rayonier, Realty Income, EPR Properties, Stag Industrial, WPC, MPW, Iron Mountain, One Liberty Properties, Wern Enterprises e Eagle Materials. 


Segue o gráfico do patrimônio total do ETF fictício MAGO11, propriedade da minha holding fictícia Mago S/A:


Por enquanto é isso, confraria da finansfera!


Fiquem com a música do mês:





Forte abraço, companheiros da jornada rumo ao milhão!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!