quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Aportes e Atualização patrimonial - setembro/2023

Saudações,  confrades!

Findo o mês de setembro,  adentramos o último trimestre do ano.

Se eu ainda fosse uma criança,  estudando na escolinha, eu já estaria naquele ritmo gostoso de preparação para as férias e para o Natal. Porém sou adulto, e no trabalho parece que tudo fica mais acelerado no fim do ano (encerramento do ano fiscal, entre outras coisas). 

É para isso que aportamos: para nos tornarmos cada vez menos dependentes do emprego e, talvez um dia, podermos trabalhar somente no que quisermos.


Vamos à atualização mensal, como sempre expressa em Coroas, a moeda oficial do mago economista:

(Atualização mais curta este mês,  pois estou sem tempo)


Aumento acumulado de 263% desde o início da série histórica,  em junho de 2021.


Uma pequena queda em relação ao mês anterior, mas até que não foi tão grande, considerando que todas as classes de ativo (ações, FIIs, stocks e REITs) sofreram quedas. A única coisa que cresceu um pouco no meu patrimônio foi a RE, e isso sem aporte, foi só em virtude do rendimento mensal de juros (que eu sempre procuro deixar lá quieto, mas que constitui a primeira linha de defesa da RE).

Agora, vamos aos aportes do mês, lembrando como sempre que NENHUM ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra!


Ações - os aportes de dinheiro novo do mês foram no Itaú Unibanco e na Klabin, e, com o dinheiro da venda da Sinqia, aportei na UltraPar Participações S/A, empresa do ramo de  exploração de petróleo, e na Vale do Rio Doce, a qual dispensa apresentações. Como sempre, somente foram adquiridas ações ordinárias,  que são as mesmas dos sócios controladores. 

Com isso, minha carteira volta a ter 31 ações. 

Notei que no geral as ações sofreram uma queda este mês, conforme muitos colegas de finansfera relataram. Será que em setembro vai dar para aproveitar para "comprar aos baldes"? Eu realmente acredito que o preço de compra não importa para nós pequenos investidores, mas não deixa de ser tentador!

Mesmo com uma queda razoável, EZTEC continua na primeira posição da carteira! A recém-chegada UGPA já começou no top 5


FIIs - sem aportes este mês. A carteira permanece a mesma, com 16 FIIs. 

Os FIIs deram uma caída, mas como de costume caíram menos do que as ações. 

Essa classe está quase empatada com as ações, na minha carteira. Considero que o ideal é que a proporção em ações seja maior, mas não vou me preocupar muito com isso.

Sem  mudanças aqui. HGRE continua isolado, e o primeiro colocado da carteira alterna entre o Kinea e o HGLG.


Exterior - sem aportes este mês.  A carteira permanece a mesma. Todos os ativos no exterior sofreram quedas, e mesmo com a alta do dólar (usei R$ 5,15 para fazer esta atualização, contra R$ 4,95 do mês passado) o valor total desta classe na minha carteira caiu.

Renda Passiva - Este mês recebi 10,3 Coroas, sendo 1 do exterior. Um pouco menos que mês passado, mas um pouco mais do que em julho. As empresas que pagaram dividendos foram:

No Brasil  - Arezzo, Itaú, Bradesco, Grendene(!), Engie, M.Dias Branco e Banco do Brasil. Destaque para a Engie, que pagou R$ 1,78 por ação!

No Exterior - Home Depot, 3M, Emerson Electric, Weyerhaeuser, Stag Industrial, Realty Income, EPR Properties, American Assets Trust, Gladstone Commercial e Rayonier. 

Sendo assim, foram 17 empresas me pagando dividendos este mês. Aos pouquinhos, com muita paciência, trabalho e poupança, a bola de neve vai crescendo! O pinga-pinga de dividendos só vai crescendo.

Ironicamente, não devemos focar nos dividendos para que a bola de neve cresça: devemos focar em aportar em empresas com bom histórico de lucros.



Segue o gráfico com a divisão do patrimônio total da minha "holding" (entre muitas aspas!):

Ainda vou tomar coragem e aportar na Renda fixa sem ser RE... vou dar uma estudada no Tesouro IPCA sem cupom, e talvez no Tesouro Selic. 


Generalidades - sem muito tempo para comentar: 

- Sigo estudando para concursos, e cuidando da família. 

- Tenho conseguido correr umas duas vezes por semana, uns 3km ou 4km de cada vez. Considero uma média boa para quem há até pouco tempo não estava fazendo nada de atividade física. Graças a Deus nunca fui sedentário e tenho um físico bom. 

- Percebi hoje que o saudoso colega de finansfera, Corey, voltou a postar em meados de 2022, e chegou a postar até maio desse ano. Por enquanto está em um "hiato". Link aqui; Ele restaurou os posts do antigo blog dele, mas infelizmente os comentários se perderam (mas podem ser vistos, para a maioria dos posts, no internet archive, onde ainda podemos ler o blog original). 

- No post anterior comentei a história de um jogo chamado Dwarf Fortress. O que eu acho incrível naquela história foi o fato de ter sido feito só por duas pessoas. Considero um exemplo de persistência e trabalho duro. Devo escrever mais posts sobre esses casos, de "empresas de um homem só" ou "de poucos homens", pois os considero inspiradores.

- Em outubro o foco dos aportes deve ser no exterior. Vamos ver!


Forte abraço, companheiros de trincheira!

Fiquem com Deus!

18 comentários:

  1. Fala Mago! Mais um mês vencido e na luta, na disciplina. Boa sorte para todos nós! Um abraço, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paul! Mais um mês vencido! Boa sorte e que Deus abençoe a todos nós.
      Abraço!

      Excluir
  2. É uma pena essa subida do dólar... Os ativos internacionais estavam com um preço muito interessante. Vamos ver se conseguimos uma queda do dólar pra fazer uns aportes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, VVI. O preço em dólar das stocks e REITs até está mais baixo, no geral, mas temos que gastar mais reais para conseguir os mesmos dólares.. complicado.
      Mesmo assim, acho que vou aportar no exterior este mês.

      Abraço!

      Excluir
  3. Não sabia sobre o Corey, vou dar uma olhada! Gostava muito do blog dele.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo. Passe lá e deixe uma mensagem de força para o colega, pois ele parece estar precisando. Está lutando contra uma depressão, o que não é brincadeira.

      Excluir
  4. Muito boa sua evolução, apesar da queda de patrimônio (setembro foi dureza para a renda variável em geral).

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, JD. Parece que setembro foi duro mesmo, mas nem achei a queda tão grande assim (óbvio que o aporte deu uma segurada, como sempre faz em momentos de queda). O bom das quedas é que tornam um pouco mais acessíveis muitas jóias da bolsa.

      Sucesso para todos nós!
      Abraço!

      Excluir
  5. brasil morreu
    carteira no exterior é a esperança

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito nessa tese de que "o Brasil morreu", ou pelo menos recuso-me a acreditar. Acho que as pessoas boas não deveriam desistir do Brasil. Claro que isso não significa que, se o bicho pegar, eu não tentaria ir para outro país. Enquanto eu puder ficar, tento fazer minha parte, nem que seja na minha minúscula esfera de influência.
      Abraço

      Excluir
    2. não to falando pra sair do brasil, mas não tem comparação nosso economia com a economia EUA

      prefiro colocar meu dinheiro nos eua

      o real não vale nada

      só isso

      Excluir
    3. Realmente a economia dos EUA dá de mil a zero na nossa. Temos muito o que melhorar, e o governo que deveria nos ajudar (ou, no mínimo, não atrapalhar) só atrapalha.

      Excluir
  6. Grande Mago!

    Me tira uma dúvida, esse aumento % da carteira é rentabilidade ou soma os aportes junto?

    Estou aqui arrependido da venda da Engie, ano que vem talvez recompre...

    HGRE11 eu vendi, mas também pensando em recomprar, junto com HGBS11... só que ao mesmo tempo quero reduzir percentual da carteira em FIIs, complicado kkkk

    Rapaz que bom que está conseguindo correr, cuidar da família e da saúde é o mais importante, eu preciso urgentemente voltar praticar exercícios com regularidade, últimos meses minha única atividade é um passeio lento de bicicleta com a baby de 10 meses na cadeirinha.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passeio muito com a família, mas a minha vantagemé que eu todo dia caminho no mínimo uns 40 minutos, 20 pra ir e 20 pra voltar do trabalho, e subo escadas sempre que posso, evito escada rolante e elevador. Só isso já ajuda a manter uma forma e a não ser sedentário.

      O % acumulado engloba aporte e rendimento. Eu olho só a floresta, não me preocupo com a árvore.

      HGRE continua de castigo na carteira. Vamos ver se um dia ele melhora... o meu % em FIIs estou tentando manter abaixo do de ações, sempre, mas confesso que é muito tentador buscar renda passiva dos aluguéis. Tenho lutado contra essa tentação, mas é difícil resistir ao canto da sereia...

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado, Mago. Eu estou em um estado absoluto de sentarismo desde o início da pandemia, mas não tenho encontrado ânimo algum pra reverter isso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Engenheiro.

      Tenta pelo menos caminhar, meia hora ou quarenta minutos por dia. Deve dar para incorporar na sua rotina. Isso já faz uma diferença.
      Abraço!

      Excluir
  8. Mago,

    Comprar barato é sempre bom, se uma empresa é capaz de gerar $ 20 de lucro e você pagava $ 100 por ela e agora custa $ 90, podemos dizer que comprou em "promoção", só temos que ter cuidado para que a empresa que gerava $ 20 não estar gerando $ 10 agora. A maioria das queda do mercado são causadas por sintomas psicológicos e não efeitos práticos de mudança de cenários.

    Excelente saber que o Corey voltou a postar, eu lembro de ler ele lá por 2014-2015, e olha só, já são quase 10 anos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho como certo que para o pequeno investidor pessoa física o preço de compra não importa tanto, pois o valor disponível para aporte é pequeno, de modo que tanto faz comprar uma ação a 20 reais ou a 19 tendo apenas 500 reais para investir, por exemplo, porque a quantidade que conseguirá comprar será praticamente a mesma: aos 19 compraria só uma ação a mais.
      Mas claro que há exceções: se o mercado está histérico e uma empresa boa passa a ser negociada com um bom desconto, digamos, uma de 20 passa a ser negociada a 15 sem nenhuma mudança nos fundamentos (apenas porque "o mercado" está pessimista), então é uma chance de se comprar mais ações - neste caso compraria 8 ações a mais do que o normal. Mas veja que com pouco dinheiro para se investir , nem faz tanta diferença assim.
      Diferença, faz, mas nem tanta.
      Mas não posso deixar de de admitir que gosto quando tem uma "promoção". No mínimo dá uma satisfação psicológica.

      Excluir