terça-feira, 7 de novembro de 2023

Aportes e atualização patrimonial - Outubro de 2023

 Saudações, confrades!

Findo o mês de outubro, adentramos o último bimestre do ano de 2023 de Nosso Senhor.

2023 está passando voando, não acham?


Tenho estudado muito para concursos e por isso ando meio sem tempo para postagens, então aqui vai um post rápido de atualização patrimonial, como sempre com todos os valores expressos em Coroas:



Aumento acumulado de 272,1% desde o início da série histórica, em junho de 2021! Com muita disciplina e paciência, vou construindo meu castelo.



Em outubro não pude aportar muito, por conta de gastos extras com a família. Faz parte do jogo!

Como sempre, NENHUM ATIVO MENCIONADO NO POST E/OU NOS COMENTÁRIOS é uma recomendação de compra!

Ações - sem aportes este mês, a carteira permanece a mesma, com 31 empresas. Segue o gráfico de barras com o percentual que cada empresa representa da carteira de ações:





FIIs - o aporte do mês foi divido em VILG11 e XPLG11, ambos de logística, multi-imóveis e multi-inquilinos. Fora isso, a carteira permanece a mesma, e internamente mais equilibrada do que a de ações:



Exterior - sem aportes este mês. No momento em que escrevo estas linhas, o câmbio oficial do dólar está a R$ 4,87, mas lembro de ter visto a cotação superior a R$ 5,00 o mês todo. O que mudou? Juros dos EUA? A guerra no Oriente Médio? Segue (pela primeira vez) um gráfico com os ativos no exterior, stocks à esquerda e REITs à direita:




Renda Passiva - este mês de outubro recebi 9,9 coroas, só um pouquinho a menos do que em setembro. Um pouco mais de 1 coroa foi oriunda do exterior. Empresas que pagaram dividendos:

Brasil - Fleury, Tupy, Romi, B3, Lojas Renner, Bradesco e Itaú (7 empresas)

EUA - Werner Enterprises, Coca-Cola, Gladstone Commercial, Physicians Realty Trust, EPR Properties, Stag Industrial, Realty Corp, MPW e Iron Mountain (2 stocks e 7 REITs)




Patrimônio total da Mago S/A:




Generalidades 

- Mais uma guerra estourou, agora no Oriente Médio. Até quando durará esta luta fratricida entre israelenses e palestinos? Até quando russos e ucranianos derramarão sangue inutilmente? A humanidade só perde com guerras.

- Há quem diga que já vivemos a 3ªGM. Não sei se concordo, mas por outro lado é difícil para quem "está dentro" perceber - por exemplo, ninguém da Idade Média dizia que vivia "na Idade Média", isso só veio depois. Vamos ver se no futuro algum historiador vai classificar o momento atual desta maneira (o pessoal na época da 2ª GM dizia que "estava na 2ª GM" ou essa classificação só foi feita depois de terminado o conflito?). Tomara que não!

- Nunca acreditei naquele negócio de "fim da história" do Francis Fukuyama (consolidação da liberal-democracia como estágio final da evolução das formas de governo, consolidação da hegemonia norte-americana/ocidental, etc.)

- Em outubro estudei bastante para concursos. Espero conseguir manter esse ritmo em novembro! Mantenho a minha opinião de que direito administrativo e direito constitucional são as matérias mais chatas de se estudar.

- Falando em estudos, esse fim de semana foi o ENEM. Às vezes eu tenho vontade de fazer a prova, só de curiosidade, para ver que faculdade e que curso eu conseguiria entrar hoje. Não vou fazer, mas acho que vou pegar uma prova passada e ver como me saio. Aliás, aí está uma oportunidade para freelance: aulas particulares para o ENEM, em alguma matéria que você seja bom (eu daria aula de matemática, ou inglês, e depois de desenferrujar, acho que conseguiria dar aula de física)

- Lembrem-se sempre de que o aporte precisa fazer parte do orçamento doméstico!


Por enquanto é isso, confraria. Se me lembrar de algo, acrescentarei ao post!

Forte abraço!

Fora da caridade não há salvação!

Fiquem com Deus!


24 comentários:

  1. Olá Mago, tudo bem? Que bom que continua estudando, isso só faz bem.

    Belos gráficos de ativos e evolução, eu falei pra minha mulher que iria investir na coca-cola uns anos atrás e até hoje não comprei kkkk agora que vi o gráfico me lembrei disso, mas no exterior optei por ETFs por ser um pouco mais simples.

    Dólar caindo eu acabei aportando uma merreca esse mês só pra aproveitar a cotação baixa, exterior é onde andei tendo os piores resultados recentemente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Bilionário?

      Pois é, estou estudando para através de algum concurso realizar meu sonho de mudar de profissão, e não trabalhar mais na minha área, que não aguento mais e me faz muito mal... se pudesse, eu viveria só de freela, mas isso é um sonho para mais tarde...

      Eu sempre vou preferir escolher as ações do que comprar ETF. Não nego a possobilidade de algum dia colocar um ETF na carteira, especialmente a do exterior, mas acho que selecionar as ações é melhor, ao contrário do que diz o "mainstream" atual do mundo das finanças. Acho que selecionar ações e ficar com várias empresas diferentes no portfolio te protege mais do que ter cotas de um ou dois ETF (ainda que cada ETF tenha centenas de ações em suas carteiras), porque bem ou mal um ETF é um ativo só, gerido por poucas pessoas. E se o gestor fizer mesbla? E se tiver corrupção, desvio, fraude, etc e a CVM ou a SEC mandar fechar o fundo? O que acontece com o $ dos quotistas do fundo? Prefiro não descobrir isso da pior maneira... agora, nada impede eu ter um ETF no meio de uma carteira que já tem várias empresas, por mais redundante que isso possa parecer. Eu trataria o ETF como só mais uma empresa, e se acontecessem esses cenários ruins com o fundo,ele representaria um % pequeno do meu patrimônio. Pelo menos é assim que eu penso.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Mago! O que importa é que continua conseguindo reinvestir os proventos recebidos! Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI. Reinvisto sempre que posso. Nem sempre dá, mas insistamos.

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala, mago. Tá estudando pra que área de concurso? Fique um tempo nessa luta. Bagulho é cruel, mas recompensador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, "divufrj"!

      Estou estudando para concursos de diversas áreas:
      - empresas estatais
      - controle externo (TCU, TCE, etc.)
      - controle interno
      - Agências reguladoras (mas só se for para a parte "operacional" / atividade fim)
      - Professor de IF / universidade (esse é meu "sonho" - entre aspas porque "sonho" é uma palavra muito forte, e eu sei que para ser professor de universidade praticamente só com doutorado, mas isso pode ser um projeto de longo prazo, e já vi vagas para dar aula em IF / escola técnica que não exigiam nem mestrado)
      Mas estou fazendo qualquer um que seja plausível de fazer, para treinar. Esse ano já fiz dois concursos, e estou sempre de olho no site do PCI.

      Excluir
    2. Com relação aos concursos você está fazendo boas escolhas, mirando instituições e cargos que pagam bons salários e que no médio e longo prazo podem te proporcionar um salário que seria quase impossível conseguir na iniciativa privada e na minha opinião é esse tipo de concurso que realmente vale a pena fazer.
      Concursos para ganhar até 2,5, 3k não vejo como tão compensadores, porque o funcionário não tem fundo de garantia e em alguns casos, especialmente em cidades pequenas não há outros benefícios além do salário, fazendo com que o funcionário dependa exclusivamente dos seus rendimentos.
      Só faria uma observação com relação ao cargo de controle interno. É um cargo que sinceramente eu não recomendo.
      No Estado de São Paulo por exemplo já vi concursos em câmaras Municipais com vagas para esse cargo pagando de 8k pra cima.
      Mas é um cargo que pode causar desgastes com outros funcionários, lideranças e tem certa insegurança jurídica, podendo trazer dores de cabeça mesmo eventualmente depois de você ter saído do cargo.
      Sugiro que dê preferência a cargos mais "neutros" nesse sentido, mesmo que ganhe um pouco menos.

      Excluir
    3. Sim, você tem razão. E complemento que o controle interno pode causar atrito até com pessoas perigosas. Complicado mesmo.
      E concordo que não vale a pena esses de cidades pequenas ganhando 3K para ter responsabilidades imensas... não compensa!
      Valeu pela dica!

      Excluir
    4. Sobre concursos para IF/universidades, caso a sua titulação máxima hoje seja a graduação recomendo muito os concursos para os IFs. Além de ser comum os IFs abrirem concursos para vagas sem exigir doutorado, há uma gratificação que permite que o docente receba a remuneração referente a uma titulação acima da sua (RSC).

      O graduado recebe como especialista, o especialista recebe como mestre, o mestre recebe como doutor. Então, se a pessoa só possui graduação, pode fazer um mestrado e em pouco mais de 2 anos estará recebendo como doutor. Na universidade isso não existe, então essa mesma pessoa teria que esperar anos e anos para concluir um mestrado e doutorado para só depois receber aquela mesma remuneração. Essa gratificação é válida apenas para o cargo de professores (não vale para os técnicos).

      Excluir
    5. Valeu pela dica, FT. No meu caso eu sou especialista, então teria chance de receber como mestre. O passo seguinte, após passar em um concurso para um IF seria buscar um mestrado na área de interesse, e então ir gerenciando a carreira até poder virar professor de universidade federal (a meu ver um dos melhores cargos públicos do Brasil). Esse é um plano que eu tenho.

      Excluir
  4. Fico imaginando o trabalho de fazer esses relatorios, claro que é pra vc mesmo, eu mau uso a planilha google, mas é isso ae. Você ja esta com a volta por cima. Sucesso. Algumas das ações que vc tem compartilho, tenho também etfs eyld e rsp, problema que imposto consome os rendimentos. Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, anon. Nem é tão difícil não, faço no excel, e só preciso atualizar as cotações dos ativos.

      Uma lástima esse imposto de 30% sobre dividendos lá fora, mas fazer o quê...

      Abraço e sucesso para todos nós!

      Excluir
  5. o oriente médio só vive em guerra
    curiosamente nenhum pais muçulmano dura muito tempo

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa guerra dura séculos... e não são os "especialistas" e "analistas" de geopolítica do twitter , TV, etc. que vão dizer a solução...

      Abç

      Excluir
  6. Mago, você investe em Renda Fixa?

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu estava vendo a minha mulher responder umas perguntas de concurso, e percebi que não tenho saco nenhum para isso hahaha. Putz, é cada pergunta inútil que parece até loucura. Vi perguntas do tipo - Qual a diferença de Organização, Planejamento e Direção e dava umas opções lá bem parecidas umas com as outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quanto tempo, Peão!
      Sim, muita coisa que cai em concurso é inútil ou quase inútil na vida real, infelizmente. Esse seu exemplo é bem desse tipo, dessas coisas excessivamente teóricas de Administração e que na prática não ajudam muito no dia a dia. Tem bancas que forçam mais a barra nas inutilidades, tem outras que têm provas melhorzinhas. E muita questão é feita para vc ficar em dúvida entre 2 ou 3 alternativas, com o erro sendo uma palavrinha só no meio da frase que acaba deixando tudo errado, às vezes muito sutil.

      Excluir
    2. Complicado kkkk. Será que não é melhor ir bater obra em um estado frio dos USA? Kkkkk

      Excluir
    3. Acho que trabalhos braçais são mais prazerosos edificantes do que trabalhos comuns "de escritório". Esses serviços de escritório vão aos poucos minando a saúde mental do indivíduo. Meu "sonho" (sonho é um termo meio forte, mas vá lá) é um dia viver de algum trabalho manual, tipo marceneiro, eletricista, encanador. Ou só fazer trabalhos mais intelectuais sendo autônomo. Mas para isso preciso juntar mais dinheiro e aumentar a minha renda passiva.

      Excluir
    4. "trabalhos braçais são mais prazerosos edificantes do que trabalhos comuns "de escritório"." tenho certeza disso.
      complicado pra mim, já acostumado com a calmaria do escritório, viver disso no brasil

      Excluir
    5. Concordo com você, realmente é difícil, mas é algo que estou buscando para mim para o longo prazo.

      Excluir
  8. Oi, Mago! To curtindo muito seu blog e vou iniciar uma maratona para lê-lo inteiro (ou pelo menos as postagens que mais me interessem).

    Você tem algum e-mail para contato que possamos usar para tirar dúvidas e debater alguns assuntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo! Fico feliz que esteja gostando de meus textos!
      Não tenho e-mail para o blog, mas podemos debater assuntos e tirar dúvidas nos comentários, mesmo em posts mais antigos (volta e meia dou uma conferida nos comentários)
      Abraço!

      Excluir