terça-feira, 4 de abril de 2023

Aportes e Atualização Patrimonial - março de 2023 [pra fora!]

Saudações, confrades!


Março é aquele mês em que o ano realmente começa no Brasil. No trabalho as coisas ficam mais rápidas, e parece que o pessoal finalmente saiu daquela letargia de janeiro e fevereiro: as cobranças aumentam desproporcionalmente...

Este foi um mês fraco de aportes, por conta da última prestação da compra grande que eu fiz (a última, mas a partir de abril vou passar a ter um gasto mensal mais ou menos equivalente a esta parcela, então ao menos no curto-médio prazo, os próximos aportes deverão ser mais fracos, a menos que eu vá queimando a RE para compensar isto, mas não acho uma boa ideia). Desta forma, a não ser que eu consiga apertar os cintos em outra área nos próximos meses (e isso se torne um hábito) ou consiga uma fonte de renda extra, os aportes do mês passarão a ser em somente 1 ou 2 ativos. (Se alguém tiver uma fonte de renda extra, que possa ser algo plausível de fazer de casa no tempo livre e fora do horário comercial, aceito sugestões! E se alguém conhecer um site bom de freelance, comenta aí,  por favor!)

Além disso, precisei sacar da RE para pagar uma pequena obra aqui em casa. Faz parte da vida! E pelo menos a RE ainda está superior a quando comecei a postar as atualizações patrimoniais. Provavelmente quando receber o dinheiro das férias e/ou a metade do 13º irei recompor a RE.

Assim, o aporte do mês foi somente no exterior, visando equilibrar a relação país X exterior da minha carteira.

A taxa de câmbio usada para esta atualização patrimonial foi de R$ 5,06.



Aumento acumulado de 191,4% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Acho que vai demorar um pouco para alcançar a marca das 3.000 coroas, talvez mais uns 2 ou 3 meses! E as 4.000 vão ficar só para o ano que vem ou para o próximo, se tudo der certo! 


Seguem os aportes e comentários do mês:

Relembrando, como sempre, que nenhum ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Estudem sozinhos e tracem seus próprios destinos! Se forem na onda de blogueiros anônimos, vão perder dinheiro!

Ações - sem aportes este mês, a minha carteira permaneceu a mesma, com 31 empresas no total. O próximo aporte em ações provavelmente priorizará as que estiverem mais defasadas em termos de percentual da carteira. 

Parece que a ENBR corre um sério risco de fechar o capital. Tomara que não, mas se decidirem que vão fechar mesmo, provavelmente vou vender as ações a mercado e aportar em alguma outra empresa da carteira.

Segue o quadro em pixel art, usando os sprites do jogo Hocus Pocus, desenvolvido pela Apogee Software (atual 3D Realms) no longínquo ano de 1993:



No mais, notei que no geral as ações sofreram uma queda em relação ao mês passado. O mercado está pessimista. Me pergunto por quê.



FIIs - sem aportes este mês. Portanto, a carteira de FIIs permaneceu a mesma, com 16 fundos imobiliários, todos de tijolo, sendo quase todos (15) multi-imóvel e multi-inquilino (a exceção sendo o FIIB11, que é mono-imóvel, porém multi-inquilino). E dos 16 fundos, 14 são de gestão ativa. Os 2 de gestão passiva são o FIIB11 e o FIIP11B. Gostaria de fechar uma carteira de 17 FIIs, porém ainda não encontrei outro que gostasse o suficiente para aportar, embora já esteja de olho em alguns. Mesmo assim, o próximo aporte irá priorizar o que estiver mais defasado em termos de percentual da carteira. 



O HGRE permanece em quarentena, por conta de sua alta vacância ainda não resolvida. Pelo que li do último relatório, está para ser concluída uma obra em um de seus edifícios (mas não sei se isso vai diminuir a vacância), mas por outro lado já está prevista a entrega de outro por um inquilino que foi à falência, o que aumentará a vacância, e posteriormente este imóvel será vendido (pelo visto deve ser um imóvel difícil de alugar, talvez seja um imóvel muito específico, adequado para determinado tipo de empresa). Este fundo está  mesmo passando por dificuldades! Tomara que a gestão consiga resolver! Vou deixar quieto na carteira, e aos pouquinhos ele se vai se tornando cada vez menos relevante para o meu patrimônio total (hoje ele representa cerca de 0,85% de meu patrimônio, então estou bem tranquilo. Agora, imaginem se eu não diversificasse e tivesse dado um all-in nele? Talvez nem estivesse dormindo direito! Vejam como diversificar é muito importante, confraria!). Se o gestor resolver o problema da vacância crônica,  volto a aportar.


Em relação ao mês anterior, os FIIs também deram uma queda, porém caíram menos do que as ações (acho normal, pois considero que os preços das cotas dos FIIs, embora oscilem, são mais estáveis do que os preços das ações).

Exterior - conforme havia escrito antes, este mês o aporte foi somente no exterior: 1 stock e 2 REITs. Não me lembro qual foi a taxa de câmbio que peguei para fazer a remessa. 

A stock do mês foi a Home Depot, uma empresa gigante do ramo de varejo de produtos para construção civil e utilidades domésticas (tipo a Leroy Merlin, só que muito maior), com lucro anual bilionário, dividendos crescentes pelo menos nos últimos 10 anos, e dívida pequena em relação ao faturamento e ao lucro. Comprei a tempo de receber os dividendos,  altos para os padrões brasileiros:  2,09 dólares por ação, porém o preço da ação é salgado: próximo dos 300 dólares! Aliás,  me pergunto se as empresas lá nos EUA tenderão a pagar mais dividendos por conta do aumento dos juros, para aumentar o Dividend Yield (DY)... ou isso, ou as cotações irão diminuir , o que também aumenta o DY (para talvez compensar o fluxo que provavelmente passará da renda variável para a renda fixa)

Já os aportes em REIts do mês foram:  

- Realty Income Group (O), um REIT focado em varejo, dono de quase 12.000 imóveis nos EUA, Reino Unido e Espanha, com mais de 70 tipos de atividades (se bobear, só esse REIT é maior que todo o mercado de FIIs brasileiro); e

- Physicians Realty Trust (DOC), REIT do segmento de saúde, dono de clínicas, consultórios médicos, hospitais, etc. que já fazia parte da carteira.



Renda Passiva

Um prêmio de consolação do mês foi a renda passiva: 9,5 coroas, bem próxima de meu recorde atual (10,2 coroas, em janeiro deste ano). Cabe ressaltar que das 9,5 coroas, 8,5 foram oriundas de investimentos no Brasil e 1 coroa foi oriunda do exterior (vou passar a computar a renda passiva do exterior a partir deste post). Infelizmente a do país foi gasta, mas pelo menos me ajudou a sacar menos do que eu teria sacado da RE se não fosse por ela. A do exterior será totalmente reinvestida, como vem sendo, tendo em vista que é um tantinho mais burocrático e difícil fazer uma remessa para o Brasil do que sacar da caderneta.


As empresas que me pagaram dividendos e JCP este mês foram: 

    - no país: Banco do Brasil, Eztec, M. Dias Branco, Panvel, Weg, Itaú, Bradesco e Romi. Foram 8 empresas, no total, me pagando dividendos este mês (6, se desconsiderarmos o Itaú e o Bradesco, que vem pagando migalhinhas todo mês - porém, este mês o Bradesco pagou incríveis 53 centavos por ação, e o Itaú pagou também incríveis 48 centavos por ação, a título de JCP)

    - no exterior: Gladstone Commercial Corp, Weyerhaeuser, EPR Properties, Stag Industrial, Home Depot, 3M e Emerson Electric. Ou seja, 4 REITs e 3 Stocks, totalizando 7 empresas. Destaque para Home Depot, que pagou um dividendo bruto de 2,09 dólares por ação.

Sendo assim, em março recebi proventos de 15 empresas no total. O normal é receber só uns poucos centavinhos por ação, mas se formos comprando um pouco todo mês, esses poucos centavos uma hora acabam virando alguns poucos reais, depois viram algumas dezenas, depois centenas e, eventualmente, após muita disciplina, muito trabalho e muitos aportes, o investidor passa a receber dividendos na casa dos milhares de reais. Em um país pobre como o nosso isso faz uma diferença enorme na vida.

A renda passiva acumulada (26 coroas) está quase chegando na metade da recebida ano passado, e foi praticamente o triplo da recebida em 2021.


Agora o gráfico com a distribuição total do patrimônio:

a RE está representando praticamente 1/3 do patrimônio total. Considero um bom percentual, e creio que irei mantê-la sempre com entre 20% e 33% do patrimônio. Fora a RE, os ativos no top 5 são KNRI, HGLG, Coca-Cola, HGRU e ALZR. Estes 5 estão representando cada um por volta de 2% do patrimônio total. Bem no limite do que considero seguro.



Generalidades

- Os franceses estão quebrando tudo lá na França por conta da reforma da previdência que o "cuckron" e a primeira ministra da França passaram na canetada! Pelo que li, a idade mínima de aposentadoria na França subiu de 62 para 64 anos. Ou seja, 2 anos a mais de trabalho, e os franceses não gostaram, simplesmente partiram para a porrada! Acho que se fosse aqui no Brasil o povo teria dado graças por terem sido "só" 2 anos de aumento.  E mesmo assim, apesar de toda a quebradeira que mostrou a óbvia insatisfação do povo, me parece que a reforma foi aprovada (caso tivesse ocorrido um plebiscito ou algo assim para consultar o povo, imagino que a reforma não passaria). Essa questão da reforma da previdência é um bom assunto para o próximo post.

- Nossa inflação está nas alturas, e com certeza a inflação real é superior à divulgada pelos índices oficiais (o Barsi fala isso no livro dele, "O rei dos Dividendos". Aliás, fiz a resenha do livro aqui no blog). Acho que vou passar a fazer que nem o Barsi e registrar aqui no blog os preços de itens básicos de consumo que costumo comprar, e comparar com os preços do final do ano e com isso descobrir a minha inflação pessoal. A todos que comentaram no post anterior, muito obrigado! Blogs se alimentam de comentários!

- No trabalho aconteceram algumas coisas ao longo de março que me fizeram pensar que devo estar preparado para pedir demissão a qualquer momento, e isto me faz pensar que preciso reforçar minha RE. Por isto, pretendo dar uma reforçada na RE com qualquer grana extra que receber, inclusive férias e 13º, conforme relatei no começo do post. 

- Pelo jeito março foi um mês ruim no trabalho para mais de um colega de finansfera: li os relatos do Beto Fiscal e do Funça Beta. Não sei se houve outros. Só reforça a importância do aporte, do desenvolvimento de habilidades e competências, da busca por outras fontes de renda, etc. 

Segue uma música para animar o mês (no post anterior esqueci!). The Bard's Song, da banda Blind Guardian. Música excelente para ouvir enquanto se lê livros como "O Senhor dos Anéis".



Forte abraço!

Fiquem com Deus!

Que tenham todos uma feliz Páscoa!


20 comentários:

  1. Parabéns pelo post Mago! Sempre bem detalhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, QSR! Vou adicionar o seu blog aqui na minha blogroll. Depois passo lá para comentar!
      Abraço!

      Excluir
  2. Sobre os FIIs, essa é a verdade universal, só a diversificação salva.
    Eu tenho HCTR11 e DEVA11 que despencaram para metade do valor patrimonial. Imagina se eu tivesse sido ganancioso e concentrasse minha carteira só neles quando eles pagavam 20% a.a de rendimentos?
    Felizmente eles são menos de 2% do meu patrimônio e eu inclusive comprei mais nessa queda, por considerar que a reação da manada foi exagerada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mendigo, diversificar é fundamental. No caso do HGRE, o mercado nem parece estar punindo ele pela vacância elevada, mas prefiro não aportar mais enquanto não resolverem isso. Os outros da minha carteira acho que estão indo bem.

      Abraços!

      Excluir
  3. Hahaha gostei da gameficação dos negócios e a propósito, ótimo gosto musical.
    Vou te add no meu Blogroll !
    Grande abraço.
    Rumo a IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rumo à IF!
      Hocus Pocus é aquele típico jogo de plataforma dos anos 90, rodava no saudoso (?) MS-DOS. Hoje em dia ainda vende na Steam por 8 reais.
      Blind Guardian é uma banda bem boa, gosto das letras com essa inspiração de fantasia, como é comum no power metal.
      Vou te adicionar no meu blogroll também!
      Sucesso para todos nós!

      Excluir
    2. Eita então é um jogo real msm ? kkkk achei que vc fazia umas montagens ! Bacana, vou dar uma olhada

      Excluir
    3. As montagens fui eu que fiz, mas usei os sprites desse jogo.
      Para os padrões atuais, já está bem defasado, mas eu acho um jogo legal. É aquele típico jogo de plataforma, matando inimigos, pegando itens e power ups, etc. A trilha sonora eu também acho bem bacana. Joguei muito quando era criança.

      Excluir
  4. Boa noite Mago! Realmente mês de março não parece ter sido bom pra vários colegas da Finansfera...que estranho. Parabéns pelo aumento da renda pelos investimentos...aos poucos a bola de neve vai fazendo seu efeito. Tá um absurdo mesmo os preços das coisas...Qualquer comprinha meia boca no supermercado passa dos R$100... E o pior é que até os itens básicos (arroz, feijão, verduras, frutas, etc) estouraram de preço...Tá difícil... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece que no pós-carnaval os chefes voltam com tudo, cobranças lá em cima, passei muito estresse e ansiedade em março. Tomara que não se repita, Deus queira que não...

      Qualquer saidinha e gastamos 100 reais, qualquer comprinha dá mais de 100 no supermercado... não está nada fácil, amigo... Ter fontes de renda extras é cada vez mais uma obrigação, infelizmente.

      Abraço!

      Excluir
  5. Sobre o monitoramento de gastos eu já tenho uma planilha aqui em que insiro todos os meus gastos mensais ao longo dos meses do ano. Preciso dar uma comparada com os gastos do ano passado, mas mesmo sem fazer esses cálculos pra mim é absurdamente nítido como a inflação está gigantesca, muito, mas muito maior do que aquilo que é divulgado.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Tardio.

      Eu tinha esse hábito de anotar todos os gastos em uma planilha, mas acabei largando e não pretendo voltar, não tenho mais saco para isso. O que vou fazer é anotar os preços de algumas coisas. Mas, sem dúvida, a inflação real de cada pessoa está bastante superior aos índices oficiais.

      Abraço!

      Excluir
  6. Excelente sugestão de música!
    A inflação é difícil de medir, pois os itens de consumo variam muito entre as pessoas, mas o IPCA é uma boa métrica para saber se você está ganhando menos ou não.
    O IGPM já é um índice que acompanha bem a inflação da classe média.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Concurseiro! Pelo visto tem vários metaleiros na blogosfera das finanças!

      Sim, você está certo. Os itens de consumo variam muito de pessoa para pessoa, então isso faz com que cada um tenha uma inflação própria. Acho que a inflação real de cada pessoa está superior aos índices oficiais, inclusive superior ao IGPM, que costuma ser bem alto.

      Abraços!

      Excluir
  7. Mago,

    Percebo que a inflação é maior do que a medida nos dados oficiais, pelo menos na minha planilha de gastos acredito que em 2022 tenha girado na faixa de 9%-10% no ano, o que condiz com a ideia de IGPM+2%a.a.

    Eu não tenho ENBR, mas espero que ela não faça a OPA é uma baita empresa e tem um futuro bem promissor.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI.
      Também acho que a inflação pessoal de praticamente todo mundo tenha superado o IGPM. Está tudo surreal de caro, principalmente as coisas realmente necessárias, como aluguel, comida e plano de saúde.
      E tomara mesmo que a ENBR não faça OPA, senão é menos uma boa empresa elétrica para sermos sócios. Se fizer e eu tiver que vender as ações, acho que vou aportar em outra elétrica...

      Excluir
  8. Olá, Mago!

    Eu tenho usado há alguns poucos anos a plataforma Upwork para conseguir trabalhos como freelancer.

    Tive muita dificuldade para efetivamente conseguir trabalhos por lá, acho complicado para quem está começando do zero. Mas hoje consigo uma pequena renda em dólar, se tiver (e puder ter) paciência pode ser uma opção.

    Abraços!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Bem detalhado.
    Você pensa em investir em criptomoedas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Veni Vidi Vici.
      Eu tenho algumas criptomoedas esquecidas, espalhadas em algumas exchanges por aí. Representam menos de 1% do patrimônio, e não incluo na atualização patrimonial. Não tenho aportado em criptos porque não tem sobrado dinheiro. Mas hoje em dia estou achando que a única cripto que vale a pena aportar é btc. Mas não sei, é só a minha opinião. Posso estar errado.
      Abraço e bem vindo ao meu blog!

      Excluir