sexta-feira, 3 de março de 2023

Aportes e Atualização patrimonial - fevereiro de 2023 [na trave de novo!!]

 Saudações,  confrades!


Fevereiro é um mês curto e calorento. E na minha mente sempre esteve ligado a volta às aulas. Até hoje no trabalho sinto um climão de volta às aulas, e noto que no geral o pessoal fica que nem eu: meio desmotivado para trabalhar, como se ainda estivessem se acostumando com a ideia de que "as férias acabaram". Geralmente eu não tiro férias nessa época porque julgo muito cedo para gastá-las, então só me resta aguentar o mês de fevereiro.

Conforme ocorreu em janeiro, só aportei metade do que costumo aportar, devido a uma compra cara que tive que parcelar no cartão. A última prestação será agora, em março. 

Por conta disso, só aportei em 2 ativos este mês, e foram 2 FIIs. Acabei não fazendo aporte no exterior como pretendia originalmente. É a vida. Agora em março eu faço.




Aumento acumulado de 199,4% em relação ao início da série histórica,  iniciada em junho de 2021. Ainda não ultrapassei as 3.000 Coroas! Quem sabe agora em março? O resultado do mês foi "prejudicado" pela queda das ações, tanto no Brasil quanto no exterior, conforme veremos abaixo. 

Como sempre, nenhum ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Estudem sozinhos e tracem seus próprios destinos! Se forem na onda de blogueiros anônimos, vão perder dinheiro!


Ações - conforme dito acima, mais um mês em que o aporte em ações foi zero. A carteira permanece com 31 empresas, sendo 3 na segunda divisão e 28 na carteira All Stars. Quando montei o quadro da atualização patrimonial percebi que muitas ações sofreram uma redução na cotação. 

Como dizia John Bogle, o pai dos ETFs: "stay the course".


Ainda longe do equilíbrio: o ideal seria cada empresa representando por volta de 3% da carteira (exceto, ao menos por enquanto, a Embraer)


FIIs - os aportes do mês foram em JSRE11 e XPIN11, os fundos que estavam mais defasados na carteira de FII. Optei por não aportar no HGRE11, cuja vacância encontra-se muito elevada (acima de 20%), e esta situação já se arrasta há muitos meses. Por enquanto vou deixá-lo na geladeira. 


Um pouco mais próximo do equilíbrio: a maioria dos FIIs está entre 5,5% e 7% da carteira. HGLG e KNRI antes representavam 10% cada um, agora representam pouco menos do que 9% cada. Com o aporte de fevereiro, JSRE chegou ao 3º lugar. Os próximos aportes devem ser no FIIP11B e no SDIL, que são os mais defasados hoje.



Exterior - sem aportes este mês. Embora o dólar tenha dado uma  subida em relação ao mês anterior (o câmbio usado para esta atualização foi de R$ 5,24 e o do mês anterior tinha sido R$ 5,19), notei que houve uma queda geral das cotações na NASDAQ.  Acho que só uma ou duas empresas da minha carteira estavam com a cotação mais alta do que a do mês passado. Por conta disso, o valor da carteira no exterior diminuiu.


Renda Passiva - foi um mês fraco de dividendos: recebi proventos de Itaú,  Bradesco, Klabin e Localiza, totalizando meia coroa de dividendos de empresas. O total recebido de renda passiva foi de 6,1 Coroas. 

Notem que foi um "mês fraco", mas bem acima da média mensal observada em 2021 e até mesmo acima da média de 2022 (prêmio de consolação rs). 

Gráfico bonito, gráfico formoso

Com mais este mês, a renda passiva acumulada no ano foi de 16 coroas, até o momento.



Generalidades

- Sobre o desastre em São Sebastião, cidade no litoral paulista, é triste como nossa infraestrutura é precária e todo ano ocorrem tragédias como esta na época de chuvas fortes. Sem mais comentários. Que Deus guarde as almas daqueles que se foram e conforte suas famílias.

- Sobre o carnaval, só me importo com o feriado mesmo. Foi bom ficar longe do trabalho por esses dias. A festa em si devia ser boa nos tempos em que era uma festa familiar. Hoje em dia perdeu o propósito. Passei o carnaval inteiro em casa  descansando e cuidando da família.

- Em relação à guerra na Ucrânia,  continuo achando que o Brasil deveria se manter 100% neutro, sem apoiar nenhum dos lados e, no máximo,  enviar ajuda humanitária para ajudar civis e soldados feridos dos dois países e para ajudar pessoas que ficaram desabrigadas.

- Consegui cumprir minha meta de 2 posts por mês no blog. Em fevereiro publiquei exatamente 2 posts. O post passado, sobre a devastação do nosso poder de compra, foi um dos mais comentados aqui no blog. A todos os que comentaram, muito obrigado!

- Não fiz nenhuma aula do curso de VBA em fevereiro. E também considero que estudei pouco para concursos (só tenho conseguido estudar 1h por dia, e geralmente só no almoço, fazendo resumos ou resolvendo questões. E tem dias em que não consigo almoçar sozinho, e aí não posso aproveitar para estudar. Em casa é difícil estudar também. Vou ver se consigo compensar em março).


Como foi o mês de vocês? E o carnaval? 

Aos leitores que não são "da finansfera", como descobriram meu blog?

Forte abraço!

Fiquem com Deus!







8 comentários:

  1. Olá, Mago! Sempre bom vir aqui!
    Descobri o seu blog, fuçando na blogosfera.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Mago!
    O mês foi bem ruim pra mim, muitas ações e FIIs caindoooooo
    #nãotáfácil kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Pequeno Investidor?
      Não encare assim, negativamente. O ideal é nem acompanhar essas oscilações de curto prazo! Eu vi essas quedas quando fiz o post, mas nem me importei. Faz parte do jogo!
      Abraço!

      Excluir
  3. Mago,

    Penso igual você sobre férias e evito a todo custo marcar no período novembro-março, pois é uma época que a "vibe" no trabalho costuma ser dominado pelas festas de final de ano, janeirão e o carnaval.
    Eu gosto de tirar em setembro, além disso é sempre um mês pouquíssimo disputado, eu não tiro férias pensando em viajar, mas aqueles que o fazem nesse sentido deveriam brigar por setembro onde os preços são baixos para quase qualquer lugar.

    Sobre a tratégia em São Sebastião li um post interessante nesse final de semana que questiona como os recursos do pré-sal são divididos injustamente, apesar do Pré-Sal se estender do ES até o norte de SC, a maior parte dos recursos está concentrado em meia dúzia de munícipios do RJ. Me desculpe, mas a maioria dessas reservas estão afastadas 200km-300km do litoral e é injusto uma concentração tão alta em alguns munícipios.

    Aqui no Sul o Carnaval se tornou um "inimigo público" na região são dezenas de cidades onde a prefeitura simplesmente proibiu a população de festejar nas ruas, nos comentários se vê um discurso higienista social. Aqui vou ser taxado de comunista-esquerdista-petista-fascista, mas acho um absurdo esse tipo de medida, a população mais pobre não tem condição de ir para as praias de SC ou em marinas fluviais, acaba permitindo aos ricos à diversão.

    É igual o papo de que "Carnaval não é feriado" que é uma bizarrice que vi surgir de 2021 pra cá. O empresariado bateu o pé para colocar o povo do comércio para trabalhar, dei uma volta na rua na segunda e terça-feira de carnaval e estava tudo às moscas. Eu acho coisa de birrento fazer isso com os funcionários. Porra, em pleno dia 20 quem tem grana tá na praia e quem é pobre não tem dinheiro mais para comprar nada.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI.

      Pois é, tirar férias em janeiro, fevereiro e março, ou em novembro e dezembro, é desperdício. Só me vejo tirando férias nessa época quando for para acompanhar férias escolares dos filhos, mas aí tem o problema de ser uma época mais concorrida justamente por isso. Mas por enquanto posso tirar nas épocas que prefiro (maio a outubro), e gosto de tirar em 2 etapas de 15 ou 3 de 10 dias (meu trabalho não deixa quase ninguém tirar 30 dias direto, e eu nem gostaria, pois queimaria tudo de uma só vez e teria que esperar muito tempo até poder tirar de novo)

      Quanto ao pré-sal, só digo que muita coisa é injusta no governo. Muita distribuição de verba é feita de modo a favorecer os amiguinhos do rei, estão se lixando para o povo e para a infraestrutura do país. E nossa "elite" são um bando de parasitas vendidos, meros cachorrinhos que venderiam as próprias mães em troca de um afago de seus mestres e um pedaço de osso para roer em suas jaulas douradas.

      Quanto ao carnaval, o que eu condeno são os excessos. Em muito lugar o carnaval tem sido, nos últimos anos, sinônimo de bebedeira, drogas, esbórnia, sujeira, destruição da propriedade alheia, pichação, etc. Note que todo ano tem notícias de gente morrendo no carnaval, brigas entre foliões, tumultos, furtos, etc. Deve ter alguns recantos onde ainda é uma festa mais tranquila? Deve, mas no geral não acho um evento nada bom para curtir com a família. Pra mim a verdadeira festa popular e que melhor representa a nossa cultura é a festa junina. Claro que tem lugares em que corromperam essa festa também, com excessos e confusões, mas no geral ainda é uma festa familiar, uma brincadeira mais saudável.

      Sobre trabalhar no feriado: acho sacanagem também. O pessoal do comércio é o que mais se ferra em termos de horas de trabalho.
      Eu até entendo o lado do empresário: eles realmente faturam mais nessas épocas de feriados (principalmente restaurantes, bares, etc.), mas sei que no geral o funcionário do comércio ganha "mil e quinhentão" por mês para ficar 12 horas seguidas em pé, às vezes de domingo a domingo. Eu acho moralmente errado pagar tão pouco e exigir tanto, e ainda contar vantagem de bom moço dizendo que "ah, pelo menos estou dando emprego". Óbvio que é melhor ganhar pouco do que ficar desempregado, mas acho moralmente reprovável o "mercado" obrigar trabalhadores a cumprir expediente inteiro, ou mais, pagando menos de 3.000 por mês, e ainda exigir "vestir a camisa da empresa", "postura de dono", entre outras bobajadas que inventam.

      Excluir
    2. As vezes eu acho que o PI mora na mesma cidade que eu kkkk aqui também não tem feriado de carnaval, mas mesmo assim as lojas ficam sem movimento, porque ainda se fazem as festas de carnaval, só tiraram do centro da cidade, moveram pra parques de eventos retirados... porque de fato, como o Mago disse, é uma p*taria, pessoal defecando na frente das casas, quebrando patrimônio público etc.

      Eu fui 3 anos pro carnaval, no primeiro com 18 anos lembro que foi legal, éramos um grupo de uns 15 amigos, depois o bloco cresceu e virou uma zona mesmo, os "bixos" que entraram só passavam mal de tanto beber e virou bagunça, no terceiro ano tentamos organizar um trote para os novatos e nem deu tempo de iniciar as brincadeiras, eles chegaram mais cedo e até a hora de iniciar já tivemos que levar uns 2 pro hospital em coma, depois disso abandonei essa "cultura" kkkk

      Abraços

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário, Bilionário.

      Eu nunca curti aglomerações, lugares cheios demais, som alto, etc. então nunca fui em festas de carnaval, nem em blocos. O máximo que já fui foram shows de bandas pequenas, que não lotam e dá para assistir sentado, geralmente em um bar/restaurante, com ar condicionado, etc. Prefiro assim, não gosto de ficar horas em pé.
      Porém já fui em choppadas de turma de faculdade, e vi estas situações acontecendo. Lembro bem de vezes em que colegas de turma passaram muito mal e foram até para o hospital, alguns em coma alcoólico, como você descreveu. Ainda bem que eu nem aguento beber tanto assim (cerveja me enche muito, então bebo umas duas latas e já deu), então nunca nem cheguei perto de ficar bêbado.

      Excluir