sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Aportes e Atualização patrimonial - Janeiro de 2023 (na trave!)

 Saudações, confrades!


Neste mês tive muito mais gastos do que o normal, por motivos particulares (e janeiro é tradicionalmente um mês em que os gastos são maiores mesmo), e desta vez preferi aportar menos do que retirar grana da Reserva de Emergência (como vinha fazendo em outros meses). Infelizmente,  apesar de meu esforço,  acabei tendo que tirar da RE perto do fim do mês.  Faz parte do jogo. Essa retirada foi quase que completamente compensada pelos próprios juros da caderneta, fora a renda passiva recebida no mês, a qual contribuiu para que eu precisasse tirar menos da RE.

Em outras palavras, para mim, esse foi "o longo mês de janeiro"!

Aportei somente cerca de metade do que costumo aportar mensalmente e, pela primeira vez, somente em dois ativos. Melhor do que nada, obviamente. Não deixa de ser um progresso! O meu objetivo é não passar nenhum mês sem aportar, nem que aporte somente 100 reais.

Uma coisa que pretendo fazer esse ano é dar uma prioridade para os aportes no exterior, de modo a dar uma equilibrada na carteira.

Vamos aos resultados do mês:


Bati na trave das 3.000 Coroas!! Patrimônio acumulado de 2.999 Coroas!

Aumento acumulado de 199% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Esse é o poder do aporte mensal, disciplinado e diversificado! Cada mês, cada aporte, é um tijolinho que eu coloco para construir meu castelo. Cada centavo aportado é um soldado lutando por mim na batalha da vida.




Agora vamos ao aporte propriamente dito. 

Como sempre, convém lembrar que nenhum ativo mencionado neste blog e/ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Estudem por conta própria e sejam donos de seus próprios destinos! 

Eu, por exemplo, escolho onde vou investir consultando o horóscopo do jornal. Cada um precisa descobrir o método que for melhor para si!


Ações - pela primeira vez não aportei em nenhuma ação brasileira. Faz parte do jogo. Quando fiz esse post de atualização percebi que no geral as ações tiveram uma alta em janeiro. A carteira permanece com 31 ações, sendo 28 na carteira "All Stars" e 3 na carteira "2ª Divisão". Estou pensando em, nos próximos aportes dar uma priorizada nas empresas que estão mais para trás em termos percentuais, ao invés de procurar novas empresas para a carteira. 



FIIs - pela primeira vez não aportei em nenhum FII. Também faz parte do jogo. Enquanto escrevia a atualização, percebi que os FIIs deram uma baixada nas cotações, no geral. A carteira permanece com 16 FIIs diferentes, sendo 2 de gestão passiva (FIIB11 e FIIP11B). A maioria é de logística ou híbrido.

Ainda na dúvida se aporto ou não em HGRE, ou se deixo ele na geladeira, esperando resolver o problema da vacância alta (mais de 20% de vacância!). O HGLG e o KNRI permanecem com um % alto da carteira (quase 10% cada um). Os próximos aportes serão focados nos FIIs que estão mais defasados (exceto, talvez, o HGRE)

Exterior - Aportei somente no exterior este mês, e em dois REITs, visando reforçar minha renda passiva em dólar. Os dois aportes do mês foram:

1) no REIT National Retail Properties, um REIT focado no segmento "retail" (varejo), dono de mais de 3.000 imóveis, localizados em todo o território dos EUA; e 

2) no REIT Gladstone Commercial, que já fazia parte da carteira. Ele é do ramo "híbrido", dono de 129 imóveis, dos segmentos de escritórios, indústria, data centers e galpões logísticos, bastante diversificado geograficamente (por 27 estados americanos) e também diversificado quanto ao tipo de negócios de seus inquilinos.

Acho que peguei o dólar a R$ 5,15 quando fiz a remessa.

Com isto, a carteira no exterior fica com a seguinte composição:



Renda Passiva - O pinga-pinga foi bom em janeiro: o valor recebido no mês foi de 10,2 Coroas. Um novo recorde para mim! Não as reinvesti, mas ao menos contribuíram para diminuir o dano sofrido na RE!



Só no primeiro mês de 2023 já ultrapassei toda a renda passiva recebida em 2021!

Houve distribuição de resultados acumulados em alguns FIIs, o que impulsionou a renda passiva. Além disso, recebi dividendos de Itaú,  Bradesco, Renner, B3, SLC, Romi, Fras-le, Taesa, Metal Leve, Totvs, Cielo e Arezzo. Foram 12 empresas me pagando dividendos este mês! É como eu sempre digo aqui: diversificando bastante, a tendência é que sempre haja alguma empresa te pagando dividendos ou JCP. Claro que nada é garantido, pois para ter dividendos tem que ter lucro, e lucro não é garantido, mas a diversificação coloca as chances a nosso favor. 

O patrimônio total ficou assim distribuído:


A RE representa 35% do patrimônio. As maiores participações são no HGLG (2,2%) e KNRI (2,1%). Todos os demais ativos representam, cada um, menos de 2% do patrimônio total. Tirando a RE, a carteira agora está com 62 ativos. Metade deles representam, cada um, menos de 1% da carteira total.



Generalidades 

- todo mundo falando sobre o rombo no balanço das lojas americanas. Já li várias opiniões diferentes, e várias reportagens a respeito. Não demorou muito para aparecerem pessoas cobrando atitudes e explicações daquele famoso trio de empresários, donos de uma grande cervejaria, que já foram donos das lojas americanas. Desde que li aquele livro biográfico sobre esse trio, fiquei com um pé para trás em relação a eles, por causa do jeito como deixam a cultura organizacional por onde passam. Eu acho que os três têm um "toque de Midas reverso" (toque de Sadim?), pois geralmente o estilo gerencial adotado por eles acaba estragando as empresas por onde eles passam, embora consiga dar uma alavancada nos lucros no curto prazo. 

- A guerra na Ucrânia continua. Há quem diga que já estamos na terceira guerra mundial, e que só falta estourar alguns conflitos mais sérios em outras partes do mundo para o pessoal admitir isso. Tomara que não. 

- enquanto isso, na nossa amada Terra de Santa Cruz, rondam boatos tenebrosos da criação de uma moeda única com a Argentina. Tomara que sejam só boatos. Se não forem, torço para que a iniciativa fracasse e seja engavetada para sempre.   

- Em janeiro publiquei 3 posts, ultrapassando a minha meta do blog, de 2 posts por mês.

- Em janeiro, conforme o post anterior, consegui estudar para concursos quase todo dia, principalmente a partir da segunda quinzena. Vamos ver aonde consigo chegar. Já o curso de excel consegui me dedicar mais na primeira quinzena, e acabei deixando um pouco de lado por causa do estudo para concursos. Vou ver se consigo me disciplinar para fazer pelo menos uma aula por semana, aos sábados ou aos domingos ou em feriados (e graças a Deus temos feriados em praticamente todos os meses).


Forte abraço!

Fiquem com Deus!



14 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado Mago! Janeiro sempre é complicado...IPTU+Outras Taxas acabam mordendo a verba para investimentos mesmo...Em fevereiro normalmente tudo se regulariza. Sobre acessar a RE, não fique culpado. Ela está aí pra isso mesmo. Use, reponha e bola pra frente!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e no meu caso eu ainda parcelei uma compra grande no cartão de crédito em poucas e pesadas prestações (detesto demorar 1 ano para pagar por uma coisa). O IPTU deixei para fevereiro. O que pesou mais para mim foi o cartão mesmo.

      Excluir
  2. Eu já tinha notado que temos alguns ativos em comum, mas vendo sua carteira inteira vi que nossas carteiras são MUITO parecidas rsss. Também busco uma grande diversificação.

    Eu tenho todos os FIIS que você tem e mais alguns poucos. Da carteira de ações só não tenho WIZS3 e EMBR3.

    Já a carteira de stocks é diferente mas aí já seria demais, são milhares de ativos.

    Não se preocupe em usar a RE e variar o valor do aporte, a vida não é linear. O importante é manter a disciplina nos aportes. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência, não é? Mas é como você disse implicitamente: a bolsa brasileira tem poucas empresas (ao contrário da americana, que tem milhares), e destas, poucas são realmente lucrativas, está cheio de empresa que só emitiu ações para poder dar gordos bônus a seus diretores, ou para capturar dinheiro no IPO, entre outras manobras financeiras.
      Quanto aos FIIs, eu só não tenho mais porque optei por não investir em FII de papel, e os de tijolo eu tenho que garimpar mais para achar um que eu goste.
      Quanto a Embraer, ela é a última sobrevivente da minha carteira de 2013 (meus tempos de sardinha abissal) e tenho um valor pequeno aportado nela. Vou deixar aí mesmo, o valor já é irrelevante comparado ao todo. E quem sabe um dia ela não se torna uma empresa lucrativa?

      Usar a RE faz parte mesmo. Ela está aí para isso mesmo.
      Abraço!

      Excluir
  3. Mago,

    É sempre bom ler seus comentários sobre ativos no exterior.

    Acho que uma boa gestão de empresa não é aquela que preza pelos maiores lucros ou pela margem mais alta e sim pela sustentabilidade da operação. Infelizmente quase todas as companhias remuneram sua diretoria apenas pelo crescimento do lucro e critérios simares, como fica o gestor? Sempre querendo vender o jantar para comer o almoço.

    Essa moeda com a Argentina não vai sair do papel, é muito impopular.

    Graças a Deus teremos uns dias extras para relaxar em 2023. Os humilhados estão sendo exaltados hahaha'.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio. Eu tento focar no que é mais importante na análise das stocks e dos REITs na hora de escrever sobre eles.

      Algumas empresas agem de maneira meio "predatória", sem se preocupar se será possível continuar operando desta maneira indefinidamente. Algumas parecem que existem só para remunerar bem os diretores e executivos.

      No caso das Americanas, elas estavam com um jeitão de abandonadas há muito tempo. Pode ser "nostalgia", mas eu lembro que elas eram melhorzinhas quando eu era criança, e a partir de determinada época parece que ficaram bagunçadas, ninguém se preocupava em organizar as lojas, sempre tinha caixas jogadas nos corredores, produtos organizados de qualquer jeito e por aí vai...

      Deus te ouça e o projeto dessa moeda nunca saia do papel! Já basta emprestar dinheiro pros governos corruptos da América Latina!

      E Ainda bem que temos bastante feriados no Brasil!

      Excluir
  4. Aí Mago! Aproveitando o dólar baixo :) Eu estou adiando um pouco o aporte pro exterior, aproveitando as taxas do TD, essa semana parece que já começaram a cair, com isso pessoal deve migrar um pouco pra renda variável a partir de agora... pensando aqui se o próximo aporte vai pra FII, ações, exterior... acho que ver começar a ler a sessão do horóscopo também kkkkk na real acho que vou dividir um pouco pra cada lado. O que eu queria saber é quanto está valendo cada coroa? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, diversificar sempre, um pouco em cada classe de ativo.
      Eu pretendo ampliar a participação de stocks e REITs da minha carteira, de modo que se aproxime da soma de ações + FIIs, ou pelo menos fique próxima do valor aportado em ações.
      Quanto vale 1 coroa eu não posso dizer. Inventei essa moeda para acompanhar o meu patrimônio de maneira simples (ela funciona como um índice, por isso que o valor inicial foi de 1.000 coroas), e com isso participar mais da finansfera, mas sem dizer os valores reais, pois não me sinto confortável compartilhando esse nível de informação.

      Excluir
    2. Estes dias eu estava pensando em copiar seu modelo de divulgação, pra ninguém saber os valores reais, mas teria que reescrever todo blog kkkk preguiça demais, sem fazer isso fica fácil pro pessoal fazer a conversão depois. Estou pensando em quando atingir um valor maior parar com as divulgações de valores e só falar dos ativos.

      Excluir
    3. É uma boa alternativa, parar de divulgar assim que atingir determinado valor. E não adiantaria muito editar os posts antigos para disfarçar os valores porque eles provavelmente ficam na forma original no web archive.

      Excluir
  5. Boa sorte, conheci e passando a acompanhar agora, uma coisa que não pude deixar de notar, a maioria mantém a RE fora do gráfico de pizza de ativos financeiros, eu colocaria junto no gráfico somente se fosse investimento em RF, ou caixa de oportunidade, inclusive isso fará vc ter a % real dos ativos que têm, a RE atrapalha ver isso eu acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário e bem vindo ao meu blog, Fulano.
      Agradeço a sugestão, mas não acho que a RE no gráfico do patrimônio total me atrapalhe. Pelo contrário, eu acho que assim eu tenho uma noção melhor, pois consigo ver se a RE está muito grande ou muito pequena (eu acho que ela deve aumentar conforme o patrimônio aumenta, mas sem passar muito de determinado percentual do valor total), e também me ajuda a ter uma noção de o quanto meus ativos de renda variável poderiam me salvar em épocas de aperto financeiro. Além disso, tem uma parte da RE que será usada futuramente para comprar um terreno ou uma casa em uma cidade pequena ou mediana do interior. Claro que isso é para daqui a muito tempo, mas justamente por isso é bom ir economizando desde já.
      Mas claro que eu um dia posso mudar de ideia e tirar ela do gráfico.
      Abraço!

      Excluir