sexta-feira, 16 de julho de 2021

E se eu ganhasse na mega-sena?

 

Saudações, confraria!

(post para desestressar)

Ficar sonhando com o que faria caso ganhasse na mega-sena é um assunto comum e que vemos sendo discutido em praticamente qualquer mesa de amigos ou de colegas de trabalho por aí. Volta e meia fico pensando nisso também. Sonhar não custa nada.



Eis aqui o que este que vos escreve faria caso ganhasse um prêmio de loteria, em diversas situações hipotéticas:

1) Ganhei um prêmio "pequeno" (acertei a quadra, a quina, etc.) inferior a 1 milhão - trataria como um bônus ou uma PL e aportaria normalmente, diversificando entre ações, FIIs e renda fixa. Nada de novo em relação ao que já faço. Se eu ganhasse o suficiente (300 mil reais ou mais) compraria outro imóvel e deixaria para alugar. Talvez eu pegasse uma parte (até uns 50K) e investiria em um pequeno negócio que eu tocaria em paralelo ao meu emprego, sem pedir demissão. Fora isso, nenhuma mudança de vida. Infelizmente, o nosso dinheiro já foi tão corroído pela inflação que mesmo 1 milhão de reais é muito e ao mesmo tempo é pouco, é mais um dos "hiatos da economia" de que falei neste post. Não é o suficiente para chutar o balde. Provavelmente com uma parte do dinheiro eu ajudaria (discretamente) a pagar uma dívida de algum parente passando dificuldades.


2) Acertei os 6 números e ganhei entre 1 e 3 milhões - continuaria no meu atual emprego, mas já trabalharia bem mais tranquilo. O dinheiro eu diversificaria da mesma maneira que pretendo diversificar hoje. Dependendo do prêmio,  eu transformaria uns 500 mil em moeda forte e deixaria no exterior. Eu usaria uma parte dos rendimentos  para ajudar a pagar dívidas de um ou mais parentes com dificuldades, mas sempre sendo bem discreto quanto a isso (por mais que a caridade seja importante, ela precisa ser anônima, e além disso é perigoso que pessoas próximas passem a te enxergar como um "saco de dinheiro infinito")


3) Ganhei entre 3  e 10 milhões - este é o patamar que eu chamo de Tranquilidade Financeira (TF). Eu continuaria trabalhando,  só que bem mais tranquilo, e enquanto isso iria procurando outro emprego, só que de meio expediente (provavelmente professor de alguma escola no meu bairro ou em um bairro próximo, mas aí eu teria que começar e concluir uma licenciatura, então demoraria pelo menos uns 4 ou 5 anos pra conseguir). Transferiria 1 ou 2 milhões pro exterior, para proteger, e o resto diversificaria aqui mesmo. Uma boa parte ficaria em renda fixa, acho que deixaria no máximo uns 2 milhões divididos em ações e FIIs. Com os rendimentos eu conseguiria ajudar algumas pessoas de minha família, fazendo doações mensais, mas obviamente sem nunca demonstrar que fiquei milionário.


4) Ganhei um prêmio acima de 10 milhões - é uma imensa quantia que deixa qualquer pessoa que nasceu pobre ou classe média bem tranquila e se a pessoa souber administrar e tiver os pés no chão pode fazer com que dure para sempre. Acho que a partir dos 20 milhões posso considerar que atingi a IF. Ganhando 10 milhões ou mais na mega-sena  eu esperaria uns 6 meses para sair do emprego, para disfarçar, e provavelmente faria a licenciatura presencialmente, curtindo um pouco a "vida de universitário" novamente (ou não, afinal já não posso mais me dar ao luxo de ser irresponsável, mas ainda assim eu gosto do ambiente de sala de aula) ou então montaria um pequeno negócio que me permitisse trabalhar só meio expediente (algum daqueles que eu já escrevi nas minhas postagens sobre pequenos negócios e nas postagens desta série que ainda virão). Assim eu trabalharia com alguma coisa que eu gosto, sem pressão nenhuma, só pra me manter ocupado e só meio expediente.  Provavelmente eu mandaria uns 4 milhões para o exterior, para proteção. Com os rendimentos do prêmio (juros, dividendos, aluguéis) ajudaria parentes em dificuldades, como em todos os casos. 


5) Ganhei sozinho na Mega-sena da Virada - é tanto dinheiro que seria até difícil decidir o que fazer. Provavelmente eu daria aulas também,  ou ficaria em um pequeno negócio. O importante é ficar em paz.  O dinheiro eu diversificaria só em renda fixa, no Brasil e no exterior, e aqui no BR provavelmente só em poupança. Provavelmente metade iria para o exterior, uma parte nos EUA e outra parte na Europa. Com uma pequena parte do dinheiro eu seria capaz de comprar a cidadania de qualquer país que eu desejasse, então isso me daria acesso a mais bancos. Obviamente eu só colocaria o dinheiro em bancos grandes. Eu seria capaz de ajudar alguns parentes a comprarem casas próprias e com isso tirá-los de bairros perigosos. Acho que eu moraria no exterior e viria para o Brasil de vez em quando para visitar a família, ou bancaria a viagem dos parentes mais próximos para virem me visitar. Acho que eu iniciaria um projeto de caridade e me dedicaria a isso, usando parte dos rendimentos do prêmio para bancar os custos.


Em qualquer dos cenários acima, eu jamais esbanjaria. Eu nunca pensei em ter camaro, mansões, barcos... nada disso, porque essas coisas muito provavelmente tirariam minha paz e tranquilidade. Óbvio que eu aumentaria bem o meu padrão de vida, mas isso seria de uma maneira bem disfarçada, até para não atrair a inveja alheia, que é uma força muito perigosa de se lidar no mundo. 

Na real, eu jogo na sena só de vez em quando (quando lembro de jogar), só 6 números e sempre os mesmos números. O importante é não transformar isso num vício e nem ficar torrando dinheiro apostando.

E vocês,  pessoal? O que fariam se ganhassem na mega-sena? Chutariam o balde? Comprariam uma mansão? Comprariam títulos nobiliárquicos? Comentem aí!


Forte abraço!

Fiquem com Deus!

22 comentários:

  1. Eu jogo na loteria com certa frequência, mas não na Mega Sena.
    Não tenho sinceramente a menor vontade de ganhar grandes prêmios do tipo 20 milhões ou mais.
    Acho que a maioria das pessoas não tem o que fazer com tais quantias e se não tiverem equilíbrio e alguma malícia, correm risco de fazer um monte de besteiras e perder muito dinheiro, especialmente se forem facilmente influenciáveis.
    Se eu ganhasse algo em torno de 1KK, compraria uma casa, uma carro bom, móveis, eletrônicos etc e investiria o restante mesmo que com pouca rentabilidade para ir pensando melhor no que fazer.
    Hoje minhas "urgências" seriam essas.
    Creio que sairia do meu emprego, mas procuraria algo a fazer, um concurso ou um pequeno empreendimento.

    Mas vale a pena a reflexão: No caso de ganhar muito dinheiro, acima de 1kk, como proceder logo de início?
    Falar isso pra quem? Sair falando pra todo mundo é burrice.
    Mesmo em família e muitas famílias tem entes "tóxicos" é complicado virar o centro das atenções dessa forma.
    O cara pode se preparar para despertar inveja ou mesmo cobiça. Ajudar parentes é algo que quase todos falam que vão fazer, mas tem muito parente que não merece ser ajudado.
    Pode haver pressões de parte de familiares para ajudar fulano, beltrano, que não merecem e se o ganhador começar a abrir as pernas, aí amigo, já era, vai virar o Banco central da família.
    Ganhar um prêmio grande pode mudar a sua relação com a maioria das pessoas que você conhece e nem sempre essa mudança será para melhor, as vezes a distância pode ser o melhor negócio.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, anon. A questão do anonimato ao ganhar um prêmio desses e para ajudar os parentes é fundamental. E eu também não ajudaria com quantias exorbitantes que chamassem atenção. Com 1KK eu não largaria o emprego não, mas trabalharia bem mais tranquilo.

      Excluir
  2. se eu ganhasse um prêmio grande, na minha opinião, acima de dez milhões, eu mudaria para os EUA. Largaria meu cargo público NA HORA.
    Iria com visto de estudante. Ficaria 5 anos lá.
    Depois tentaria a obtenção de cidadania.

    Jamais ficaria no Brasil. Jamais contaria a alguém.
    Viveria nos EUA e faria novos amigos (ou compraria alguns kkkk).

    Prêmio abaixo de dez milhões, iria para Portugal e viveria lá até obter a cidadania. Assim que pegasse, mudaria para a Áustria. Continuaria trabalhando no meu serviço atual (trabalho em home office - governo federal).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adpenac? Para os EUA eu não acho que eu me mudaria não, fico preocupado com a questão da saúde por lá, que leva muita gente à falência. Para lá acho que eu só iria ganhando na mega da virada.
      Portugal é uma boa, e enquanto exisitir União europeia, nos dá acesso a vários outros países.
      Cargo público eu só largaria com no mínimo 10 milhões também.

      Mas por quê Áustria?

      Excluir
    2. Porque tanto apego ao serviço público Mago?
      Você gosta tanto assim do seu emprego ou é apenas pela "segurança" do mesmo?

      Excluir
    3. Não sou do serviço público. E no caso hipotético que comentei acima, não seria apego ao serviço. O valor para eu sair, se fosse funcionário público, dependeria do cargo.

      Por exemplo, se eu fosse professor de universidade federal, eu não largaria por menos que 10 milhões de prêmio de loteria, porque gosto da ideia de ensinar (não do cargo, mas da atividade), além de que eu acho que conseguiria fazer a diferença nesse cargo. Talvez nesse caso eu nem pedisse demissão, até para manter o segredo do prêmio da loteria.

      Mas se eu fosse de um cargo burocrático chato, eu largaria por menos, conforme escrevi acima.

      E se fosse um cargo perigoso, como policial ou carcereiro, talvez eu largasse por menos ainda.

      Excluir
  3. faria mais ou menos o mesmo q vc
    ótimo roteiro para não perder a cabeça
    pena que os futuros ganhadores não lerão esse post

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Scant! Infelizmente muita gente perde a cabeça nessas horas e o que era pra ser uma bênção acaba virando uma maldição.
      Isso mostra que a preparação é necessária, para os cenários ruins e para os bons também.
      Abraço!

      Excluir
  4. Sempre que a mega sena acumula eu faço um jogo. Não tenho hábito de jogar em loterias, jogo somente quando está bem acumulado.
    Se for pra ganhar, espero ganhar muito, acima de 20 milhões.
    Uma coisa é certa, se a vida de lhe dá a oportunidade de ter dinheiro que a maioria nem sonha então não faz sentido levar a vida que a maioria leva.
    Se eu ganho 20 milhões, iria querer tirar um "salário" mensal de 100k e gastar. Morar num cobertura, ter uma BMW, usar roupas de grife, viajar, ir pra restaurantes caros. Meu objetivo seria não morrer na miséria, nas não me preocupar tb em ganhar mais.

    Agora se o prêmio que ganhasse fosse menor, até 5 milhões. Compraria um bolo imóvel e com o restante faria uma carteira de ações e fii's, pra ter uma renda de dividendos, que eu pudesse gastar. Mas continuaria trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, anon. Temos pensamentos bem diferentes quanto aos prêmios grandes, mas pensamos parecido quanto aos prêmios menores. Eu não pensaria em torrar a grana porque querer que a fortuna eventualmente passasse pros meus filhos. Eu evitaria a ostentação porque ela geralmente traz problemas. Mas óbvio que se eu fosse morar, digamos, em Mônaco, não teria problema eu ter uma Ferrari. Mas aqui no BR é complicado.

      Excluir
  5. ME,
    Ganhar na mega-sena é bom demais! Uma vez sonhei que tinha ganhado. O sonho foi tão real, que a sensação foi boa demais. Que sensação! Que sensação viu. Voltando a nossa realidade, já ganhei na quadra. heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha boa
      A quadra já dá um prêmiozinho legal, dependendo do valor deve bancar um almoço bacana com a família.
      Eu nunca ganhei nenhum prêmio desses, exceto 10 reais numa raspadinha...

      Excluir
    2. Cara, vou te falar que vc tem coragem de jogar sempre os mesmos números. Imagina um dia esses números saem em um sorteio que vc não jogou ? Acho que eu passaria a vida inteira pensando "pq não joguei ?" "Ah como seria minha vida se tivesse jogado esse ?" Kkk

      Excluir
    3. Valeu pelo comentário. Pois é, já pensei nisso também, eu poderia sentir frustração caso visse os meus números sendo sorteados um dia e não tivesse apostado. Só tem duas soluções para isso: mudar sempre os números ou se acostumar a não olhar os sorteios que eu não tenha participado (e de fato eu não olho). É algo semelhante a não olhar a cotação das ações que você acabou de vender.
      Mas faz um bom tempo que não jogo. E ultimamente só tenho entrado nos bolões que o pessoal de onde trabalho faz, e eles só fazem quando acumula um prêmio muito alto.
      Isso sim seria frustrante: não participar de um bolão em que todos os seus colegas ganharam... imagina se todos ficarem ricos, largarem o emprego e te deixarem sozinho no escritório?

      Mas não podemos ficar pensando nestas coisas, senão nos frustraremos com qualquer coisinha. Imagina se eu me arrependesse de não ter apostado no cavalo que venceu a corrida de ontem? Alguém na blogosfera escreveu isso recentemente em um post sobre bitcoin, e acho que se aplica a este contexto de loteria também.

      Excluir
  6. Com uns dois mi com certeza eu já largaria meu emprego atual.

    ResponderExcluir
  7. Com 1 milhão já entrava num STOP, com as rendinhas que já tenho poderia tocar uns projetinhos na internet ou empreender em outras áreas. Agora qualquer coisa acima de 2 ou 3 já partiria pra Portugal atrás de uma cidadania, pagaria o visto de rentista tranquilo...Agora mais que coisa de 10 milhões me daria uns 50k por mês um 5 mil dolls vivo bem até nos EUA ...A unica prevenção digamos acho que deve ser não comprar muitos passivos e não gastar mais do que o rendimento e corrigir pela inflação ou cambio no caso de morar fora. Digamos que o dollar sobe muito e a renda é em real ai teríamos que aportar o cinto lá fora ou voltar para o BR, sei lá o negocio acho que se manter fluido e diversificado com qualquer valor não tem erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Soldado. Até que pensamos parecido. Portugal é uma boa. Talvez eu fosse para lá também e tentaria ser marceneiro / carpinteiro que nem o Conhecimento Financeiro, que infelizmente não escreve nada faz mais de 1 ano.
      Certamente é melhor que trabalhar em escritório.

      E nesse raciocínio de não ter muitos passivos, eu moraria numa casa modesta, porém confortável, e com quintal.

      Excluir
  8. Eu colocaria a maioria da grana em ações boas pagadoras de dividendos, FIIs e TD com cupom semestral, com 5k de renda passiva por mês eu ficaria feliz.

    Não compraria nenhum bem inicialmente, largaria meu emprego e viveria de modo nômade, pulando de hostel em hostel até conhecer o maior número de lugares desse Brasilzão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, CD.
      Pela sua resposta você faz jus ao seu nome hahaha
      Eu não viveria em hostel não, isso não é pra mim, mas cada um sabe o que é melhor para si. Mas eu viajaria pelas cidadezinhas do Brasil também. Deve ter um monte de cidades "desconhecidas" boas de visitar (e de morar).
      Acho um erro isso que muita gente tem de menosprezar e até de desprezar o nosso Brasilzão, puro complexo de vira lata. O país é nosso. Temos que cuidar do que é nosso.

      Excluir
  9. Fala, Wizard, belê?

    Dando uma passadinha aqui no seu blog...

    Cara, deve fazer uns 10 anos q não jogo na megasena... minha imaginação é muito fértil, ficava sonhando com a vida que teria se ganhasse 10 milhões ou mais... e, quando não ganhava, ficava triste com a vida que tinha... Resultado: Parei de jogar.

    Esse seu escalonamento é bem interessante: com esses níveis talvez eu não ficasse tão focado no super prêmio...

    Vou pensar no assunto.

    Bora lá,

    NFVB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Grandson.
      Pois é, todos dizem que temos que nos preparar para as épocas ruins, mas eu digo que também temos que nos preparar para as boas, senão corremos o risco de desperdiçarmos boaa oportunidades.

      E que imaginação fértil a sua!

      Excluir