terça-feira, 20 de abril de 2021

Iniciando a minha carteira de investimentos - parte 1: Alocação

 Saudações, confrades!

Com a iminência da quitação de meu financiamento imobiliário, já há algum tempo iniciei os estudos dos ativos que pretendo adquirir para aportar meu suado dinheirinho.

Seguindo o conselho do Viver de Renda (lá de 2009), como ainda estou longe de ficar velho, considero que a volatilidade é minha amiga, então a maior parte da minha alocação será na renda variável, a princípio na proporção 75% na Renda Variável e 25% na Renda Fixa. 

obs: nunca alocarei 100% na Renda Variável porque tenho uma pessoa próxima na família que agia assim e perdeu praticamente tudo na crise de 2008, vendendo suas ações no fundo, tomada pelo pânico.

(Ninguém sabe como vai agir ao ver os investimentos derretendo, por mais que tenha estudado todas as teorias e lido todos os livros de finanças, então acho importante ter uma parte considerável na RF para dar tranquilidade)

Sendo assim, pretendo realizar meus aportes de modo a distribuir meu patrimônio da seguinte maneira:

a) 35% em Ações (conforme critérios que divulgarei em um post futuro)

b) 35% em FIIs (para ir construindo meu fluxo de caixa passivo mensal que eventualmente me permitirá me aposentar e/ou arrumar um trabalho mais light)

c) 5% na Reserva de valor (ouro, prata, dólar, euro, libra, criptomoedas)

d)  25%  na Renda Fixa (enquanto não decidir onde aportar, deixarei na poupança, junto da RE)

As porcentagens acima são só um guia, eu não vou me apegar a elas que nem um bitolado e ficar fazendo controle milimétrico do patrimônio. Além disso, nada impede que com o tempo eu mude de ideia e altere os valores... Mas por enquanto é isso.

Nestes quase cinco anos quitando meu financiamento, quase em nenhum momento sobrou dinheiro para investir em nada - todo o meu dinheiro estava indo para quitar a dívida ou para reforçar minha RE na poupança.  Mas, conforme escrevi no início, neste meio tempo fui estudando e selecionando pelo menos alguns dos ativos, e em breve irei começar os aportes.

O que acham da minha alocação de ativos, pessoal? 

Forte abraço! Fiquem com Deus!




12 comentários:

  1. Estimado Mago, beleza!!! Como tu ainda está longe de ficar velho acho legal os 25 de RF, afinal com o tempo isso se tornará grande o suficiente para um período de crise onde necessite do dinheiro, e assim não precisando liquidar o resto do portfólio... ansioso pela parte 2 já! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, One! Nas próximas partes vou falar sobre cada classe de ativo. A próxima vai ser sobre a reserva de valor, e deve sair semana que vem.
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Mago,

    Também sou da mesma filosofia que você, o cara pode falar o que for mas é só quando ver a carteira derretendo por dias e dias que vemos como alguém reage ao stress do mercado.

    Eu sou um jovem conservador, tenho ainda 59% do meu patrimônio em Renda Fixa Pós-Fixada, vou colocando os pés devagar em RV, já sei como o mercado se comporta, só quero ter certeza de como eu me comporto no meio do pânico.

    No aguardo pela Parte II.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PI. Cada um tem seu grau de tolerância ao risco e ninguém é obrigado a ter ações.

      Vou falar mais sobre isso quando escrever sobre ações nessa série.

      Abraço!

      Excluir
  3. Renda fixa é td de longo prazo
    Tenho uma alocação quase igual a sua

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Scant. A parte de renda fixa eu vou ter que dar uma estudada, nunca li nada a respeito. Vamos ver no que dá.
      Abraço!

      Excluir
  4. Me parece uma alocação equilibrada, Mago!

    Mas deixa eu te perguntar: você está considerando investimento no exterior na sua alocação variável? Se não estiver, recomendo fortemente que dê uma pensada sobre o assunto..se for pensar em proteção contra adversidades acho que é mais do que necessário ter algo lá fora.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Engenheiro. Penso nisso sim, vou escrever sobre isso depois. Já estou pesquisando uma corretora no exterior.
      Abraço!

      Excluir
  5. Farmacêutico Investidor22 de abril de 2021 às 12:14

    Oi Mago! Concordo que seria interessante você avaliar investimentos fora do país.

    No meu caso, me planejei para comprar mensalmente ações/etfs internacionais e bitcoin. A renda passiva, eu reinvisto em FIIs ou ações BR.

    Também resgatei todos os fundos de investimento que eu tinha - comprei alguns em 2017 e o retorno foi bem aquém do esperado (Coloquei em tesouro selic - boletim focus prevê 6% final do ano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Farmacêutico.
      Estou pesquisando as corretoras estrangeiras que aceitam não residentes. Minha intenção é diversificar no exterior sim, a princípio só renda variável. Vamos ver no que dá.

      Fundos de investimento são ruins. Você fez bem em ter saído.

      Nunca estudei nada de renda fixa. Vou dar uma lida no assunto.

      Abraço!

      Excluir
  6. Te desejo boa sorte, Mago! Também estou começando agora, mas ainda não entendo muito do assunto.

    Qual tua idade mesmo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, SDF. Boa sorte para você também.
      A minha idade eu prefiro não revelar, por motivos de privacidade. Pode ser que seja possível deduzir a minha idade, aproximadamente, com base em alguma coisa que eu tenha escrito.
      Abraço!

      Excluir