quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Aportes e Atualização Patrimonial - agosto de 2025

 Saudações, confrades!

Findo o mês de agosto, o mais longo do ano, chegamos ao último quadrimestre do Anno de 2025 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verdadeiro Messias e  Verdadeiro Rei da humanidade.

Normalmente agosto é um mês que passa bem devagar, mas este ano ele passou anormalmente rápido. Tão rápido que me faz pensar se a Terra não estaria girando mais depressa.

Eu no futuro, vendo meus filhos trabalhando no nosso sítio. Os andrajos são apenas escolha estética e não refletem a minha situação financeira.


Agosto foi um mês de muito trabalho e estudos (como tem sido para mim este ano todo). Até tenho alguns posts no rascunho, mas não tive ânimo para dar aquela lapidada final e publicar. Talvez agora em setembro eu me anime. De qualquer maneira, são textos que eu vou editando em doses homeopáticas, então eventualmente ficarão prontos. Outro motivo é que tenho me dedicado mais à família e a outros hobbies.

Vamos à atualização patrimonial propriamente dita, a qual, como sempre, possui todos os seus valores expressos em Coroas, a minha moeda fictícia que funciona como número-índice para facilitar o meu acompanhamento patrimonial.



Aumento acumulado de 453% desde o começo das atualizações patrimoniais, no "distante" junho de 2021. Como o tempo passa rápido! Em junho do ano que vem completo 5 anos de atualizações patrimoniais! Rumo às 6.000 Coroas!

De tijolinho em tijolinho vou construindo minha Tranquilidade Financeira (TF, que também pode ser chamada de "Semi-IF").



Agora vamos aos detalhes, com o seguinte DISCLAIMER:


NENHUM ATIVO MENCIONADO NESTE BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA!

ESTUDEM SOZINHOS E APRENDAM A INVESTIR CONFORME SEUS PRÓPRIOS CRITÉRIOS E MÉTODOS!

NUNCA CONFIEM EM ANÔNIMOS DA INTERNET E MUITO MENOS EM INFLUENCERS, TIK-TOKERS, YOUTUBERS, TUITEIROS, ETC. PARA FINANÇAS PESSOAIS!

Ações - neste longo e rápido mês de agosto aportei pulverizado em algumas empresas: Embraer, Indústrias São Martinho, Vale do Rio Doce e, estreando na carteira: BB Seguridade e Cemig. Com isso, a carteira de ações passa a ter 44 empresas.

Engie está disparada como maior empresa da carteira!


FIIs - em agosto o aporte foi em FIIB11, um fundo mono-imóvel (mas com jeitão de multi, porque este "único" imóvel é um complexo industrial com vários galpões, oficinas, etc que são alugados para vários clientes) e multi-inquilino. Esse eu tenho na carteira acho que desde 2022 ou 2023. Até hoje não me deu nenhum problema. A carteira de FIIs permanece a mesma.

ALZR há tempos pegou o posto do HGLG como o maior percentual da carteira de FIIs


Renda Fixa - em um raro movimento na renda fixa, apliquei em Tesouro Selic 2028. Coloquei em um título de prazo curto porque pretendo juntar dinheiro para dar entrada em outro apartamento, então pelo menos parte do que eu juntar para isso irá para estes títulos de curto prazo e pouca volatilidade (o Tesouro IPCA tem o preço mas volátil por conta da marcação a mercado).

A Renda fixa está assim distribuída:

Tesouro Selic 2028 - 76,18 Coroas

Tesouro Selic 2029 -  7,15 Coroas (esse eu não vi mais sendo negociado, talvez tenham encerrado, mas é estranho manterem o 2028. Se eu tivesse visto o Selic 2029 teria aportado meio a meio, para fazer aquela "escadinha" de renda fixa)

Se até o resgate em 2028 eu ainda não tiver juntado o suficiente para dar entrada em um apartamento, irei escolher o tesouro selic de vencimento mais próximo e reaplicar o valor. Farei isso até ter pelo menos o valor de uma entrada. Aí o próximo passo será ou alugar o meu apartamento atual e usar o aluguel para ir adiantando parcelas do novo financiamento, ou vendê-lo e usar a grana para quitar (ou pelo menos abater bastante). Vejo ambas as idéias com bons olhos, então só o tempo dirá o que farei.

Exterior - sem aportes em agosto, deixei os dividendos acumularem na corretora mais um mês. Vou ver se em setembro eu finalmente mando um dinheiro novo para lá. A carteira permanece a mesma.



Renda Passiva - em agosto recebi 22 Coroas, sendo 2 do exterior e 20 de empresas e FIIs país. A bola de neve para  minha aposentadoria vai crescendo bem. Relembro que por muitos meses o recorde de minha carteira foi de 18,5 coroas, em maio de 2023, só tendo sido superado quando recebi 23 coroas, em março deste ano , e quando recebi 28 coroas em maio deste ano. Esse pico da série histórica em maio deste ano já não parece mais tão grande, e já vislumbro no horizonte recebimentos de 30 ou mais Coroas.



Acho que as 2 Coroas da carteira no exterior meio que se consolidaram. Sendo assim, minha próxima meta é ganhar 5 Coroas no exterior por mês. Vamos ver em quanto tempo consigo esta marca. Mas isto só será possível se eu mantiver aportes consistentes no exterior. Acho que vou abandonar a minha atitude de "só aportar no país" ou "só aportar no exterior" em cada mês e buscar sempre aportar nos dois, ainda que pouco.

Segue o gráfico da evolução da renda passiva anual acumulada:

Em setembro há uma grande chance de o valor de renda passiva acumulado de 2025 superar o de 2024!


E, por fim, segue o gráfico com o patrimônio total do meu ETF fictício "MAGO11", de propriedade de  minha empresa fictícia  "Mago S/A":



Generalidades

- Já repararam que ninguém mais fala da guerra na Ucrânia? mas ainda está acontecendo. É uma tristeza ver tantas vidas de homens jovens sendo desperdiçadas, várias linhagens sendo apagadas.

- Um dos motivos para eu não estar postando tanto, além dos motivos já mencionados, é que não estou mais acessando o blog pelo celular. 

- Caso alguém tenha uma sugestão para um futuro post, por favor coloque nos comentários! Eu gosto de escrever e gostaria de variar mais os assuntos que escrevo aqui, então não precisa ser finanças nem economia. Pode ser qualquer assunto (exceto: futebol, política, sexo, etc.)


Fiquem com a música do mês (Battlefield, da banda Blind Guardian):



Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!