sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Não há um só investidor que não goste de receber dividendos

 

Saudações, confraria!

Para quebrar o "jejum" de posts que não sejam de atualização patrimonial, estou publicando este breve comentário aqui!

A idéia para este post surgiu de uma resposta que eu dei a um comentário na atualização patrimonial deste mês. 

Vou tentar desenvolvê-la melhor em um post, porque gosto do assunto e o considero praticamente uma "discussão filosófica" (entre muitas aspas, claro).


Não há um só investidor que não goste de receber dividendos, isso é o óbvio dos óbvios. 

Por mais que na matemática eles saiam do preço da ação e em teoria "não façam diferença" (exemplo: uma ação vale R$ 100,00 na véspera do pagamento dos dividendos, e a empresa declarou que pagaria R$ 1,00 por ação. Então no dia seguinte o investidor terá R$ 1,00 na conta-corrente e uma ação de R$ 99,00 na carteira), na prática o pagamento de dividendos tem, além do dinheiro na conta, alguns benefícios psicológicos e emocionais: não deixa de ser um pagamento recebido de forma passiva, e que, embora o ideal seja reinvestir os valores recebidos, os dividendos podem ajudar o investidor em um momento de sufoco e são, de certa forma, a primeira linha de defesa, antes mesmo da Reserva de Emergência.

E além disso, eu considero muito importante e valioso o benefício financeiro de você não precisar vender suas ações para usufruir do dinheiro. Ou seja, eu considero que ações valem mais do que dinheiro (acho que isso também é óbvio, pelo menos no caso de empresas boas e até  mesmo de empresas medianas), de modo que é de certa forma indesejável vendê-las - exceto no caso de usar o dinheiro para comprar um imóvel, seja para moradia própria, seja para alugar. 

Considero também (opinião pessoal!) que os dividendos são, sim, uma recompensa para o acionista. Em teoria a empresa poderia reter os lucros, reinvesti-los e talvez melhorar o negócio e aumentar os lucros futuros, mas na prática isso também é difícil de acontecer, não é garantido, e muitas vezes o lucro vira bônus de executivos, do CEO, etc., então eu acho que na maioria dos casos é bem melhor ter algum lucro no meu bolso na forma de dividendos do que vê-lo sendo distribuído somente dentro da panelinha dos executivos (e além disso se eu ganho dividendos eles ganham também, é uma situação ganha-ganha, ao contrário dos pacotes de bônus)... ou então sendo aplicado em um novo produto que não necessariamente dará certo.

As Bonificações (receber mais ações da empresa - não confundir com split) também são muito boas, e por mais que o preço da ação seja reajustado de modo que o seu patrimônio total não aumente, eu também as considero um prêmio para os acionistas (outra opinião pessoal!), e em alguns casos talvez seja até melhor do que receber dividendos. Bonificações são outro caso que não há nenhum investidor que não goste de receber. Por mais que o seu patrimônio "não aumente", creio que esse "não-aumento" seja apenas nominal: para mim, essas ações extras recebidas em bonificação não deixam de aumentar o potencial do seu patrimônio, pois, como já escrevi aqui, ações valem mais do que dinheiro. E, como sempre, é melhor algumas ações a mais na minha carteira do que no pacote de bônus dos gestores.


Sendo assim, as  minhas opiniões pessoais quanto à questão dos dividendos são, em resumo:

1) Ações valem mais do que dinheiro

2) Receber dividendos é uma forma de usufruir do patrimônio sem precisar vender as ações, portanto é melhor do que vender ações

3) Há benefícios psicológicos e emocionais em receber dividendos

4) Sendo assim, considero que dividendos são uma recompensa

5) Dividendos podem, em uma emergência, te ajudar se estiver desempregado, enquanto procura um trabalho

6) Bonificações aumentam o potencial de crescimento do patrimônio pois aumentam a quantidade de ações na carteira

7) A vida não é uma planilha de excel, então não faz sentido buscar a eficiência financeira absoluta 


Apenas breves reflexões para animar a sexta-feira!

O que acham, caros leitores?

Forte abraço, companheiros de trincheira!

Fiquem com Deus!

Fora da caridade não há salvação!

5 comentários:

  1. acho q é por isso q os FII fazem sucesso, pq pinga aluguel todo mes.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a grande coisa dos FIIs é o pagamento mensal de aluguéis. Ao menos em teoria podem servir para uma carteira previdenciária (num mundo ideal, o "INSS" seria uma carteira de investimentos focada em crescimento e renda passiva, julgo eu, e não o modelo atual que aprece ser um saco sem fundo)
      Se tirar os aluguéis da jogada, acho que os FIIs perdem bastante da atratividade para a maioria dos investidores. A não ser que, alternativamente, foquem em comprar imóveis, reformar, vender, e distribuir o lucro na forma de dividendos (acho que tem FIIs que fazem isso, mas não lembro agora)

      Excluir
  2. Dividendos tem apenas um beneficio psicológico.

    A bonificação é um benefício de longo prazo, já que mesmo os dividendos permanecendo estáticos o número de ações do investidor aumenta e conforme o processo de bonificação vai se repetindo e ele segura a posição, a tendência é crescer seus recebimentos.

    O que eu acho importante mesmo é a empresa continuar crescendo seus negócios, com lucratividade e mantendo um bom nível de ROE. Eu detesto empresas que só focam em crescer e esquecem de ser lucrativas, por isso hoje fujo de Small Caps, prefiro empresa que já se provou.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Small caps têm suas vantagens também, mas concordo que podem ser arriscadas se ficarem naquela busca absoluta pelo crescimento. Uma carteira diversificada incluiria tanto algumas small caps quanto empresas que já se provaram.

      O benefício psicológico deve ser o mais importante nos dividendos, mas também bato bastante na tecla do usufruto do patrimônio sem a necessidade de vender ações.

      No fundo eu acho que me sinto mais feliz com bonificações do que com dividendos. Lembro que logo que comprei ações da Porto Seguro pela primeira vez a empresa fez uma bonificação de incríveis 100%! Espero que um dia façam de novo! E o Bradesco tinha uma tradição de bonificar 10% ao ano, só que pararam. Cheguei a receber uma dessas bonificações de 10%. Tomara que voltem um dia...

      Excluir
  3. Olá, Mago,

    Essa é uma discussão antiga, e debater os prós e contras da estratégia de dividendos pode ser desafiador.

    Pessoalmente, gosto da ideia de receber dividendos, justamente pelos pontos que você mencionou.

    Na minha visão, a estratégia de dividendos é uma das opções mais seguras e eficientes para o investidor pessoa física, pois você acaba investindo naturalmente em empresas que geram caixa e lucros consistentes.

    Posso estar enganada, mas acredito que, no Brasil, são poucas as empresas focadas apenas em crescimento que realmente cumprem o que prometem. Claro, existem exceções como WEGE, RADL, PRIO, entre outras, mas essa não é a regra por aqui.

    Eu também adorava as bonificações do Bradesco e fiquei desapontada quando a empresa decidiu interrompê-las.

    Abraços

    ResponderExcluir