sábado, 3 de dezembro de 2022

Aportes e Atualização Patrimonial - Novembro de 2022

Saudações, confrades!

Novembro acabou, e chegamos ao último mês do ano de 2022 de Nosso Senhor!

Que mês longo e turbulento! Falo a respeito do mercado, dos ânimos do país e da sensação de que era muito mês para pouco salário!

Vamos ao post de atualização patrimonial, como sempre expresso em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista (conforme dados de 2 de dezembro):

 


Após incríveis 12 meses seguidos de crescimento, meu patrimônio apresentou uma pequena queda em relação ao mês anterior. A queda foi devida à sangria geral do mercado de ações e principalmente a saques que precisei fazer na Reserva de Emergência, para fazer frente a gastos extras. Faz parte do jogo! Acho que não vi nenhum colega da finansfera comemorando resultado positivo este mês. Estamos juntos nessa, amigos! 

Aumento acumulado de 192,4% em relação ao começo da série histórica, em junho de 2021. 

Ainda tenho esperança de terminar o ano alcançando a marca das 3.000 Coroas. 

Aporte e tempo, é isso o que mais importa nas finanças...


Ações - o aporte do mês foi na Sinquia, empresa de software com forte atuação no setor financeiro, vários anos de lucros, dívida baixa, etc. ; além disso, aproveitei a queda geral do mercado e reforcei minha posição em B3 (a empresa) e em Cielo. Vamos ver no que dá.

Segue o gráfico das ações. A que está mais à frente representa 5,6% da carteira de ações, que agora conta com 30 empresas, sendo 27 na carteira "All Stars" e 3 na "2ª Divisão".






FIIs - o aporte do mês foi em HGRU11, fundo focado em lojas de rua, e no KNRI11, fundo híbrido de escritórios e galpões logísticos. 

(Será que eu ainda vou encontrar mais FIIs para a carteira? Por enquanto ela permanece com 15 fundos diferentes. Acho que poderia diversificar mais um pouco, mas como ainda não encontrei outros FIIs que me agradassem, por enquanto a carteira fica dividida em 15 FIIs mesmo. Vou procurar um pouco mais agora em dezembro...)

Quando montei o gráfico dos FIIs, fiquei surpreso com o fato de que pela primeira vez não é o HGLG o primeiro colocado da minha carteira... foi ultrapassado KNRI, o "transatlântico" do mercado de FIIs. Agora cada um representa quase 10% da carteira de fundos imobiliários, o que significa que vai demorar um pouco até que eu faça novos aportes nestes fundos. Segue o template e o gráfico:




Exterior - Conforme escrevi na última atualização patrimonial,  voltei a aportar no exterior. A empresa escolhida foi a 3M, produtora de diversas coisas úteis, sendo mais conhecida aqui no Brasil pela "fita verde" e também pelas máscaras de proteção industrial. Sem saber, comprei a tempo de poder receber os dividendos, agora em dezembro! 

Falando em dividendos, eu ainda não considero a renda passiva recebida no exterior porque ainda não chego a receber 1 coroa por mês. Quando isto ocorrer, vou considera-la no gráfico da renda passiva.


Com este aporte, minha carteira no exterior está com 5 stocks e 6 REITs:




Renda Fixa - conforme escrevi na introdução, precisei sacar da RE. Pelo menos ela ainda está superior ao do começo da série histórica, e contabilmente o valor separado para comprar um imóvel permanece o mesmo, e só a parte que eu considero RE diminuiu.

Reserva de valor - sem aportes este mês. BTC ficou o mês todo abaixo dos 100.000 reais, talvez tenha estabilizado por aí. Se sobrar dinheiro, compro mais um pouco, mas ultimamente não me tem sobrado dinheiro.

O esquema de fraude da FTX me parece que deu uma desanimada no mercado das criptos e ainda fez com que muitos potenciais usuários desconfiassem ainda mais desse "mundo".



Governo sendo governo...

Renda Passiva - O prêmio de consolação do mês veio na renda passiva: este mês recebi 7,79 coroas, o que faz com que novembro de 2022 tenha sido o 2º melhor mês até o momento, praticamente empatando com o pico de 7,82 coroas recebidas em maio desse ano. Talvez na atualização de dezembro, eu escreva aqui que bati meu recorde na renda passiva... veremos! 

Do total recebido, 2,78 coroas foram oriundas das ações, e o restante dos FIIs. As empresas que me pagaram dividendos e JCP este mês foram: Eztec, Banco do Brasil, Porto Seguro, Cielo, Grendene, Klabin, Tupy, Localiza, Itaú e Bradesco. Portanto, 10 empresas contribuíram para a minha renda passiva este mês. Aos pouquinhos, vou me tornando menos dependente do emprego e a bola de neve de dividendos vai crescendo!



Segue o gráfico do patrimônio consolidado:


A RE ainda representa uma fatia alta do patrimônio (40%), e isto ainda me protege das oscilações da bolsa. KNRI e HGLG são os únicos ativos que representam, cada um, mais de 2% do patrimônio total. A minha carteira agora está com 56 ativos, fora a RE.


Generalidades

- Situação tensa no país. Tem muita coisa que eu poderia escrever, mas prefiro me manter afastado de assuntos polêmicos. Vale o conselho do Bastter: trabalhar, cuidar da saúde, cuidar da família, fazer a caridade que puder fazer, e seguir a vida. Só digo que a forma de Estado que eu considero a menos pior é a monarquia.

- Situação tensa no mundo, com a guerra entre Ucrânia e Rússia ainda rolando. O presidente dos EUA, joão bidê, me parece ser nada mais que um fantoche quebrado: não duvido que ele seja mesmo senil e esteja no cargo para servir de testa de ferro e eventualmente de bode expiatório caso seja necessário sacrificar alguém como culpado por eventuais crimes de guerra e/ou de corrupção. Isso fora as outras suspeitas que pairam sobre sua estranha figura...

- Como eu não curto futebol, não estou vendo os jogos da copa do mundo, então estou bem por fora dos detalhes. Mas não teve como não ver algumas pessoas desprezíveis comemorando quando o Neymar se machucou, e isso só por causa do posicionamento político dele. Isso diz muito sobre o caráter destas pessoas.  

- Falando na Copa, por mais que eu concorde que por aqui o futebol é "o ópio do povo", eu acho errado e infantil torcer contra seu país só por birra. 

- Li isso não lembro aonde, mas concordei: a falta de neve nos prejudicou como civilização.


Forte abraço, confrades!

Fiquem com Deus!

26 comentários:

  1. Nunca houve nem haverá sistema político/financeiro perfeito ou que agrade a todos.
    Com a popularização da internet (sim, a internet foi a principal mudança que tivemos nos últimos 30 anos), a masturbação mental foi elevada a níveis nunca antes vistos, sobre todo o tipo de assunto.
    Se vê uma quantidade enorme de reclamações sobre política, economia e tantas coisas, mas as pessoas ignoram ou fingem não perceber que sempre foi assim. O mundo sempre foi caótico.
    Se estivéssemos numa monarquia haveria muita gente insatisfeita, haveria muitos youtubers soltando vídeos denunciando a "verdade" sobre a monarquia, o que há por trás da monarquia, o que não te contaram sobre a monarquia etc etc etc.
    Ou seja, a mesma merda que há hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, como você é chato.
      Porque você não faz um comentário argumentando alguma coisa?
      Essa polarização estúpida e vazia só empobreceu ainda mais o Brasil em termos de política e de discussão e planejamento sobre o futuro do país. Tudo ficou reduzido a ser de esquerda ou direita.
      Se você discorda do governo é porque é esquerdista ou votou no Lula como você estupidamente dá a entender.
      E nisso todos os outros candidatos ou formas de pensar são soterradas, asfixiadas. Não afirmo que outros candidatos ou outras formas de pensar alcançariam grandes resultados, porque como comentei não há sistema político nem econômico perfeito.
      Mas reduzir tudo a ser eleitor de Lula ou Bolsonaro é de um reducionismo imbecil.

      Excluir
    2. foro de sao paulo
      pcc
      farc
      olavo tem razao
      comunismo
      gulag
      holodomor

      faz o L

      Excluir
    3. Como você sabe se eu votei no Lula? Você é algum tipo de vidente?
      Porque se for, pode mudar de profissão.

      Excluir
    4. ´se nao votou nele, vc ainda tem salvação

      Excluir
    5. Lula ficou 8 anos no poder. O pt ficou 14 anos no poder e não vi nada de comunismo.
      Só na cabeça de bolsonarista senil mesmo.
      Aliás, o que vocês dizem ser ladrão deixou o governo com 350 bilhões em caixa. Já o "honesto" está saindo deixando o país sem um puto em caixa.

      kkkkk

      Faço o L com orgulho.

      Sou a favor da vacina para todos, da saúde para todos, de moradia para todos, de aumento real de salário para todos, de agricultura familiar (bozo acabou), farmácia popular (bozo acabou, pesquisa científica, auxílio aos mais carentes e várias outras coisas que o bozo destruiu.

      Sou contra tortura, armamento, deboche de morte alheia, de estupro de mulheres, de mentira (fake news não, mentiras que o bozo fala sempre q abre a boca, tipo guerra contra o comunismo - kkkk), pensamentos imbecis (antivacina, guerra do bem contra o mal, fraude em urnas etc) que só quem é burro consegue acreditar e, pior, defender.

      Abraço ao Mago!

      Excluir
    6. não vi nada de comunismo = cegueira

      Excluir
    7. As monarquias terrestres não se parecem com o céu.

      Excluir
    8. Concordo plenamente com o Anônimo, comentário bem sensato.

      Excluir
    9. Anon concordando con anon… boa! Chega de biroliro…

      Excluir
    10. tb não gosto de bolsonaro para presidente, mas era a melhor das opções

      agora que a mídia mainstream enganou a todos e elegeu o ex presidiário ladrão com a ajuda do STF aparelhado pela esquerda - só resta fazer o L e chorar

      uma solução é sair do brasil....

      Excluir
  2. Boa tarde Mago! Realmente todos sofremos nesse mês de novembro. O triste é saber que em dezembro não devo receber muitos valores e os que receber serão destinados principalmente para o PGBL. Vejo muitas boas oportunidades em ações e FIIs no momento...só falta o dinheiro...No mais, parabéns pelos resultados e perseverança nos aportes. Um dia o mercado muda e seremos recompensados! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI! O bom das épocas de baixa é esse mesmo: vamos acumulando ações, e aí quando o rebote inevitavelmente vir, o patrimônio dá um salto.

      Abraços e que todos nós perseveremos! Sigamos lutando o bom combate!

      Excluir
  3. KNRI11 e HGLG11 são dois baitas fundos imobiliários em uma indústria tão carente de respeito ao minoritário, é uma pena que com um DY tão baixo no caso do primeiro e um P/VP tão alto para o segundo.
    Não conhecia a 3M, fui pesquisar e achei a atuação da empresa das mais interessantes.
    Sobre a bola de neve dos dividendos é impressionante como as coisas parecem evoluir tão pouco em períodos curtos de tempo, mas é só tirarmos o "zoom" da carteira e percebemos a bola de neve em formação.
    Também apoio a monarquia como forma de governo, o moanrca é sempre uma fonte de unificação nacional, só ver os ótimos exemplos na Europa.
    Biden é fraquíssimo. O Partido Democrata foi dominado por uma agenda esquerdista de lacração.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, PI! Esses devem ser mesmo os melhores FIIs da bolsa, e a governança é muito importante nesse mercado. Infelizmente vemos vários gestores de FIIs agindo em benefício próprio, o que faz esse mercado ter menos credibilidade... é fogo, mas é por isso que eu busco ter um percentual maior em ações do que em FIIs (e acho que ainda vou aumentar mais essa diferença).
      A monarquia é de fato o menos pior dos tipos de Estado. Como você disse, o rei traz uma unificação nacional, cultural, etc. E tem o fato de ter o incentivo de desenvolver o reino, pois vai passar para seus descendentes. Claro que o monarca pode ser ruim, mas ainda assim acho a ideia bem melhor que o que temos hoje.
      Os democratas estão afundando os EUA, e isso já há muito tempo.
      Bola de neve de dividendos é assim, de tijolinho em tijolinho, lentamente ao longo de vários anos. Tem que ter paciência!
      Abraços

      Excluir
  4. Novembro veio pra tirar o que Outubro havia nos dados, haha!

    Fico me perguntando se a década atual (2020-2030) será parecida com a passada aqui no Brasil (2010-2020). Se for, devo parafrasear uma certa figura que disse: "que Deus tenha misericórdia dessa nação.".

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, que Deus tenha misericórdia dessa nação. Rezemos e sigamos em frente.

      Excluir
  5. Fala Mago! Mês ruim nos tutu financeiro, mas pelo menos que bom que vc está tranquilo, devemos cuidar de nós mesmos, sermos pessoas melhores. Não lembro se já perguntei ou vc relatou, onde vc aporta nos isteitis, só por curiosidade? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Paul, tudo bem? Eu aporto pela Interactive Brokers.

      Excluir
    2. paul: http://www.srif365.com/2021/03/ep59-dolarizando-o-patrimonio-na-pratica.html

      Excluir
    3. Paul, se precisar de ajuda (informação) sobre alguma coisa básica , é só falar

      abs!

      Excluir