segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Aportes e Atualização Patrimonial - julho de 2022

Salve, salve, confraria da gloriosa blogosfera das finanças, para mais um post de atualização patrimonial!


Este mês deve ter sido o meu recorde em número de ativos aportados. Conforme veremos a seguir, foram 9 ativos diferentes. Claro que isto só foi possível por causa da parcela do 13° e da restituição do IR.


Créditos dos sprites: 3D Realms e Moonlit Software (Sprites pertencentes ao jogo Hocus Pocus, produzido em 1994 pela antiga Apogee, atual 3D Realms. O jogo encontra-se à venda por 8 reais na Steam)

Patrimônio no fim de julho equivalente a 2.426 Coroas. Aumento acumulado de 142,6% desde o começo da série histórica em junho de 2021. 

Devo terminar o ano quase nas 3.000 Coroas (se a bolsa e o dólar forem bonzinhos comigo, é claro). 

O aumento acumulado foi fácil porque o patrimônio inicial era quase nada, e é muito fácil dobrar o nada. 

Notem que o valor aportado em FIIs está se distanciando do valor aportado em ações, como eu havia planejado. Por mais que eu goste e valorize a renda passiva dos FIIs, entendo que eles precisam ter uma participação na carteira inferior à das ações. 

(Mas por outro lado, a cada dia cresce mais a tentação de socar o maior dinheiro possível em FIIs para aumentar a renda passiva mais rápido e ficar menos dependente do salário. Até agora tenho resistido a esta tentação...mas, até quando?)

Confiram abaixo o gráfico da evolução patrimonial desde o começo da série histórica (patrimônio inicial de 1.000 Coroas, em junho de 2021)


Como sempre, nenhum ativo mencionado neste blog ou em seus comentários é uma recomendação de compra! Eu não recomendo investimento nenhum para ninguém, pois não sou um profissional qualificado de investimentos. 

Sou apenas um investidor amador que seleciona em quais empresas irá investir com base no resultado de uma jogada de dados (desses de 6 faces mesmo, que vendem em tabacarias, geralmente em conjunto com baralhos)!!!!


 Ações - este mês as empresas escolhidas foram: 

Localiza - empresa de aluguel de carros e gestão de frotas (a maior desse ramo na América do Sul). Acho que este é um tipo de negocio com tendência de crescimento para o longo prazo, à medida que se torna cada vez mais caro possuir um carro próprio (triste realidade)...

Klabin SA - empresa de fabricação de papel e outros produtos a base de celulose. Por ser bastante cíclica, a classifiquei como sendo da 2ª divisão.

Tupy SA - empresa de fabricação de peças em ferro fundido para caminhões e  motores em geral, com atuação multinacional.

Além disso, aportei um pouco mais em Grendene e Odontoprev, que estavam mais defasadas em relação às outras empresas do portfolio da Mago S/A. Com isto, a carteira agora possui 26 ações, sendo 23 na carteira All Stars e 3 na 2ª Divisão. Confiram no quadro abaixo (valores em Coroas):



A busca pelo equilíbrio destas barrinhas... Próximas compras provavelmente priorizarão B3SA3 e WIZS3. A Embraer... ainda não sei, mas vou deixar de lado por enquanto.

FIIs- Ainda não encontrei outro FII para compor minha carteira (mentira, nem procurei esse mês) então reforcei meu aporte no FIIB11, fundo da área industrial e de gestão passiva, mono imóvel porém multi-inquilino. Fora isso, participei da subscrição de cotas do ALZR11 (tijolo, multi-imóvel, multi-inquilino).

Com estes aportes, o FIIB11 e o ALZR11 acabaram ocupando a 2ª e 3ª posições na minha carteira de FIIs. Os próximos aportes manterão o padrão e se concentrarão nos que estiverem mais defasados (a não ser que eu encontre outro FII para aportar). 

Pretendo escrever um post para refletir sobre minha carteira de FIIs.

Confiram no quadro abaixo (valores em Coroas):


Aos poucos as barrinhas vão ficando mais equilibradas!


Exterior - Não lembro a quanto peguei o dólar para fazer esse aporte, mas foi na casa dos R$ 5,40. 

A stock do mês foi a Paychex Inc., empresa especializada em fazer sistemas de processamento de folha de pagamentos de empresas, gestão de RH, entre outros serviços para clientes institucionais, e o REIT do mês foi o Weyerhaeuser Co, do ramo florestal (ele planta árvores para produção de celulose). É um setor bastante cíclico, mas acho interessante. Não li isso nos relatórios,  mas acredito que ele possa diversificar com licenças para caça e também explorando turisticamente suas florestas (há outros REITs deste setor que fazem isso). 

Confira os ativos da minha carteira no quadro abaixo (valores em Coroas):


Embora eu goste muito de receber renda passiva, até o momento dei prioridade às stocks em detrimento dos REITs. Pode ser que uma hora isso se reverta, mas por enquanto é isso.

Renda Fixa - mais uma vez empurrei com a barriga, pois não me sinto à vontade aportando em tesouro selic, tesouro IPCA, etc. Somente foram reinvestidos os juros da caderneta. Contabilmente, o dinheiro separado assim:

RE = 900 coroas

Reserva para comprar imóvel ou terreno em cidadezinha de interior e viver que nem um redneck = 219 coroas


Maybe one day...

Eu no futuro, vendo meus filhos trabalhando na nossa fazendinha (as roupas esfarrapadas e remendadas demonstram o desapego para com as coisas mundanas e a renúncia à vaidade, defendida aqui no blog)

Reserva de valor - sem aportes este mês. BTC abaixo de 120K bolsonaros no momento em que escrevo. Talvez compre um pouco em agosto, mantendo a regra de não ultrapassar 5% do patrimônio.

Renda Passiva - Este mês recebi 5,8 coroas. Ainda não bati o recorde de 7,8 coroas (que recebi em maio), mas este foi o 2º melhor mês até agora. Como não saquei dinheiro nenhum da RE, posso dizer que o valor foi totalmente reinvestido (uso a corretora do meu bancão, então os dividendos e aluguéis caem na conta-corrente). 

Parte deste valor é explicada pela distribuição de resultados acumulados do HGLG, o qual pagou incríveis R$ 3,30 por cota. As ações que me pagaram dividendos e JCP no mês foram Arezzo, Engie, Renner, B3, OdontoPrev, Itaú e Bradesco. 

Como eu sempre digo por aqui, este é outro lado bom da diversificação: a tendência é que sempre haja algumas empresas te pagando algum dividendo praticamente todo mês (óbvio que não é garantido, mas vocês entenderam), e mesmo que o DY de algumas seja "baixo", acho que isso acaba sendo compensado pela quantidade de empresas pagando.

(não que o DY seja um bom indicador para analisar empresas) 


A renda passiva que recebi do exterior, até o momento, é bem baixinha, tanto que nem me incomodo em calculá-la e somá-la com a renda passiva no país para compor o gráfico acima. Além disso, ela é 100% reinvestida, pois fica na corretora nos EUA. 

Os juros nos EUA são tão baixos que os aluguéis pagos por REITS e os dividendos das stocks costumam ser bem baixos também, e o preço de cada ação e cada quota de REIT é bem alto em comparação com os dividendos pagos. Com isso, a renda passiva no exterior cresce bem mais devagar que a renda passiva no Brasil.

E com isso o patrimônio da holding Mago S/A fica assim distribuído:

Top 5 posições: HGLG, FIIB, ALZR, EGIE, Colgate

Trabalho - mês de estresse e sofrimento intensos, pois cobri as férias de um colega. Sem mais comentários. 

Família e Saúde  - tudo bem, graças a Deus.


Generalidades

- O clima está se acirrando para as eleições, mas não estou sentindo tanto porque tenho conseguido me manter afastado das redes sociais. Vamos ver como que vai ser nos próximos meses. Em 2018 havia um clima de otimismo, e agora está um clima de guerra, na minha opinião.

- Este ano também tem eleições estaduais, as quais são, a meu ver, mais importantes que a de presidente, pois o governador do seu estado acaba tendo mais influência no seu dia a dia do que o presidente. E as eleições de prefeito, que ocorrerão daqui a 2 anos, são ainda mais importantes. E acho que mais importante ainda são as eleições do legislativo. No entanto, o que gera mais torcida e discussões acaloradas é a eleição pra presidente. 

- Alguém ainda fala na guerra na Ucrânia? Já acabou? Não vejo mais ninguém comentando nada a respeito. Não leio notícias de nada há muito tempo!

- Criptos continuam em baixa. Ainda dá para reduzir bastante meu preço médio, mas em julho não tive saco. Quem sabe em agosto?

- Selic a 13,25% atraindo a galera para a renda fixa...

 - Estou pensando em criar um blog paralelo para publicar textos mais voltados à área de teologia. É uma ideia que estou amadurecendo.


Forte Abraço, companheiros de trincheira!

Fiquem com Deus! Que o Senhor os abençoe e agosto seja muito melhor do que julho!

22 comentários:

  1. Boa noite Mago! Eu também controlo minha vontade de socar o dedo na compra de FIIs pra gerar rendimentos logo! É tão bom ter rendimentos constantes mensais...rsrs. Apesar disso o racional ainda consegue controlar a vontade. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, VVI. Obrigado pela visita e pelo comentário. A tentacao de aportar mais forte nos FIIs vem principalmente em momentos de grande estresse no trabalho. Nessas horas dá vontade de fazer um plano de só aportar em FII por pelo menos 1 ano, e dar um jeito de pegar o FGTS e socar em FII também, para ver se dá uma renda passiva decente...

      Renda passiva é bom demais. Mesmo não sendo "correto" gasta-la nessa fase de acumulação , é bem motivador ver os aluguéis e dividendos crescendo mês a mês.
      Abraço!

      Excluir
    2. Pois é Mago...o fato de geralmente nos FIIs o que varia é a cotação e normalmente considerando bons FIIs onde o rendimento tende sempre a subir sendo corrigido pela inflação é muito gratificante ver cada aporte sendo transformado em aumento de rendimento. Mês a mês a gente vê, mesmo sendo poucos reais, o aumento constante da renda... é viciante...rsrs. Ainda mais nesses tempos em que após cada passo que damos voltamos 2 passos... Grande abraço!

      Excluir
  2. Os dividendos americanos são baixos porque vc paga 30% de imposto para o tio Sam, q e retido pela corretora. Os dividendos aqui no Brasil são isentos.
    Investir nos EUA com objetivo de dividendos, para não residentes como nos, não parece uma boa. Lá tem q ser para ganho de capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, mas o que quis dizer é que mesmo antes dos impostos os dividendos por lá são pequenos em relação ao preço de cada ação.
      Nomais, concordo com você, zeze, de que o foco no exterior precisa ser o ganho de capital. Por isso estou aportando mais pesado nas stocks do que nos REITs.

      Excluir
  3. Olá, Mago.

    Gráfico de evolução de patrimônio muito bonito.
    Qual é a quantidade de coroas que você será IF?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy. Não tenho um número para a IF, mas a partir das 22.000 coroas eu ficaria bem tranquilo (sem parar de trabalhar), e o que me deixaria tranquilo mesmo seria uma renda passiva mensal de 90 ou 100 coroas (aí eu iria pra um emprego mais tranquilo e ganhando menos).

      Abraços!

      Excluir
  4. Muito bom Mago, continue assim! abraços do TPI

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mago!

    Parabéns pelo Blog. É bem difícil controlar esta vontade de investir diretamente em renda passiva, principalmente nos momentos mais maçantes da vida de trabalhador...
    Eu mesmo arrisquei todas as minhas economias ano passado e abri uma empresa para tentar alavancar a vida financeira(sim, sou doido de pedra e não recomendo este caminho a não ser que a pessoa tenha bastante disposição!). O projeto está em andamento.
    Se rolar seu blog paralelo de Teologia pode dar um aviso aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Robin Hood. Isso é uma coisa que eu tenho vontade também, mas ao mesmo tempo não gostaria de contratar pessoas - eu seria uma "empresa de um homem só " porque não tenho estômago para lidar com processos trabalhistas, por exemplo. A sua empresa tem funcionários? Como que você toca o negócio? É da área de comércio ou de serviços? Não precisa responder se não se sentir confortável.

      Abraços e boa sorte na sua luta contra o Xerife de Notingham! Abraços ao Frei Tuck e ao resto do pessoal!

      Excluir
    2. Pois é, Mago. Lidar com questões trabalhistas é apenas um dos possíveis riscos de empreender. Todavia, acredito que viver é um risco mesmo. Quanto a empresa, temos dois funcionário PJ, é da área de serviços e eu cuido da parte administrativa enquanto a senhora Hood (Lady Marian rsrs) se encarrega da operação em si. O Xerife Nottingahm se manifesta de várias maneiras, mas sempre tentamos contorná-lo.

      Abs e até a próxima!

      Excluir
  6. Muito bom, Mago, só o aporte no exterior salva, rs.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Engenheiro! Vivendo em um país com histórico inflacionário, aportar no exterior se torna ainda mais importante!

      Abraço!

      Excluir
  7. Achei ótima toda a diversificação. Como fazer a conversão de coroas para reais? rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, FT! Li seu último post e já estou no aguardo do texto sobre a fonte de renda extra!
      Quanto à conversão de Coroas para Reais, não posso dizer... estipulei que meu patrimônio no começo da série histórica valia 1.000 coroas, como se fosse um índice, para que fosse fácil verificar a variação e ao mesmo tempo eu não divulgasse meu patrimônio. Para fins do ranking da finansfera, 1 coroa = 1 real.

      Excluir
  8. Mago,

    Quando passo por momentos de stress no trabalho também sinto vontade de socar tudo em FIIs. Nos últimos tempos tenho desencantado dos fundos imobiliários e parei de colocar dinheiro novo por alguns motivos, mas principalmente pela sensação de que os gestores fazem constantes emissões só para arrecadar grana em taxas e com alocações porcas do capital e em muitos fundos fico com a sensação de que os proventos mensais estão sendo simplesmente sacados do valor da cota.

    No momento tenho focado mais em investimento em ações, pois considero que elas corrigem essas duas distorções ao longo do tempo (apesar da volatilidade maior).

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é um dos motivos pelos quais está difícil achar outros FIIs pra minha carteira.
      E a proporção de ações na carteira precisa ser maior que a de FIIs. Cheguei a esta conclusão também.

      Abraços!

      Excluir
  9. Eu sempre fico tentando converter essas moedas kkkk Que raiva! Eu também estou com o mesmo sentimento nos FIIs. Mas agora estou invertendo o percentual nas ações. A proporção está ótima, apesar que sigo muito o conceito parecido com a arca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Vini.
      Não tem jeito, na minha opinião as ações precisam ter maior percentual na carteira por conta de terem maior potencial de crescimento. Os melhores FIIs irão no máximo duplicar o dinheiro investido neles, e estou falando dos melhores. Nas ações, até algumas empresas medianas conseguem triplicar, quintuplicar o valor aportado depois de alguns anos holdando (uns 10-15 anos).
      Mas sempre que passo apertos no trabalho, eu sinto vontade de aportar tudo em FII, pra acelerar o plano de pedir demissão e procurar um emprego mais tranquilo, pois eu teria alguma rendinha dos fiis que me permitiria procurar empregos mais tranquilos e pagando menos. Mas ainda estou longe de ter capacidade pra isso. Acho que se eu pegasse tudo o que eu tenho hoje e aportasse em FIIs eu ainda não poderia pedir demissão. Ainda falta algum tempo de aportes consistentes pra eu conseguir essa proeza...

      Excluir