domingo, 5 de dezembro de 2021

Aportes e Atualização Patrimonial - novembro de 2021

 Saudações, confrades!


Vamos a mais um post de atualização patrimonial:



Queda em relação ao mês anterior, motivada por mais saques da RE e por uma pequena queda geral das ações e dos FIIs, mas continuo com o patrimônio 34% maior do que no começo dos aportes, e agora ele está um pouco mais diversificado. 


Novamente saquei dinheiro da poupança para cobrir gastos domésticos que estou tendo. Como ainda estou com o patrimônio bastante concentrado na caderneta, não vejo isso exatamente como um problema, mas pretendo reforçar a RE.


Seguem os aportes do mês, lembrando como sempre que nenhum ativo mencionado neste blog, seja nos posts, seja nos comentários, é uma recomendação de compra, pois a minha estratégia só funciona para mim, para os meus objetivos pessoais, e ninguém é obrigado a ter ações e nem FIIs, e muita gente no Brasil já ficou rica só com caderneta + imóveis

Estudem sozinhos e tracem suas próprias estratégias e suas próprias idéias para alcançarem seus próprios objetivos!

Ações - este mês aportei em LREN3 (Lojas Renner), uma imensa rede de lojas de roupas (e também de perfumaria, bijuterias, etc.) que creio que todos vocês conheçam, com filiais em todo o Brasil, e também em FLRY3 (Grupo Fleury), empresa da área de saúde.

(Assim, confrades, ajudem este pobre e velho mago, e façam mais compras na Renner e prefiram fazer seus exames de sangue nos laboratórios do Grupo Fleury. E quando forem comprar sapatos, dêem preferência aos fabricados pela Grendene ou então comprem nas lojas da Arezzo, etc. etc. etc. - vocês entenderam a piada!)



Uma coisa que só percebi depois do último post de atualização patrimonial foi a bonificação realizada pela Porto Seguro SA, aumentando meu número de ações daquela empresa. Uma surpresa bastante agradável!

FIIs - aportei este mês em RBVA11, um fundo que originalmente era focado somente em agências bancárias e agora está aos poucos mudando de perfil, tendo em vista a crescente digitalização dos bancos, e adquirindo lojas de rua, para eventualmente se tornar um fundo mais focado no comércio varejista.  


Pelo que li por aí em vários blogs de finanças, RBVA11 é um fundo meio "ame-o ou odeie-o", principalmente por conta de sua administradora, a Rio Bravo, que já vi que muitos investidores amam odiar. Considerei o fundo interessante e gostei da reação que está tendo em relação à tendência de diminuição do número de agências bancárias. Além disso, ele se enquadra no meu critério (tijolo, multi-imóvel, multi-inquilino) e vem entregando resultado já há alguns anos. Por isso resolvi aportar nele. Se ele ficar ruim, simplesmente não comprarei mais cotas dele quando o ciclo se completar.

Em novembro (e agora no começo de dezembro também) já li vários blogueiros reclamando das performances dos FIIs e da queda da bolsa. Eu nem estou sabendo de nada, graças a Deus. Só percebi alguma queda nas minhas ações e FIIs quando parei para escrever este post. Nos investimentos, só me importa que o número de ações e de cotas de FIIs que eu possuo aumente todo mês, e que minha renda de aluguéis dos FIIs aumente todo mês também. Espero que eu continue com esta mentalidade quando meu patrimônio estiver maior. Mas é bem por aí, eu nem olho os preços, não acompanho ibovespa, dow jones, nada. Nem sei em quantos "pontos" está o ibovespa, e nem quero saber. Esse índice (e praticamente todos os outros, senão todos) não significa nada. 

Renda Passiva - como tenho comprado FIIs todo mês, a renda passiva aumenta todo mês, mas ainda estou longe de realmente ter uma "renda" de verdade. Por enquanto continuo recebendo "pingados". Mas, com persistência, eventualmente receberei uma "mesada" de renda passiva, e depois um "salário" e aí sim considerarei que é de fato uma renda passiva. Enfim, em novembro recebi 2,7 coroas, entre dividendos de ações e aluguéis de FIIs. Uma parte considerável disso foram os dividendos recebidos da ENGIE.

Ainda não recebo renda passiva o suficiente para usá-la para comprar ações ou cotas de FIIS (quer dizer, até recebo, mas acho que ainda não valeria a pena - talvez em meados do ano que vem eu comece a fazer isso), então deixo na conta mesmo. Como estou passando por uma época da vida em que tenho diversos gastos que em outras épocas eu classificaria como "não recorrentes", ao menos essa pequena renda passiva me ajuda a resgatar um pouco menos do que eu resgataria da caderneta de poupança, caso não a recebesse. 

No post referente a dezembro, que sairá no começo de janeiro, eu vou colocar o total que eu recebi de renda passiva no ano, fazer a média mensal, etc. 


Trabalho - estresse e ansiedade total. Nem vou comentar mais. Como alguém pode ter alguma coisa contra quem quer aportar, alcançar a IF e largar o emprego?


Família e Saúde - Tudo bem por aqui, graças a Deus.


Livros - ainda lendo "O nome da Rosa", de Umberto Eco. A leitura é um pouco pesada, e por conta dos estresses do trabalho, não tenho tido muito ânimo para ler. Mas não vou desistir. 


Forte abraço, companheiros de jornada! 

Fiquem com Deus!


(este blog é escrito com total desprezo pelo "novo" acordo ortográfico)

9 comentários:

  1. "Trabalho - estresse e ansiedade total." paciencia.

    Práticas alternativas - coisas simples (sugestões abaixo) podem melhorar a qualidade de vida como um todo diminuindo o impacto do stress laborativo:

    alimentação natural
    prática regular de atividade física
    passeio ao ar livre em ambientes naturais
    ervas calmantes (erva cidreira, mulungu, valeriana, passiflora etc)
    beber água (1,5 - 2 litros por dia)
    férias em locais com natureza intocada ou preservada
    meditação, oração, jejum intermitente
    Quiropraxia, RPG
    massoterapia, acunpuntura
    etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que você falou é real, pode ajudar mesmo.
      Mas pra mim o que faz com que o estresse no trabalho chegue a níveis doentios é fato de não podermos ser nós mesmos, ter que aceitar coisas com as quais não concordamos.
      Sei que muitas vezes não há outra opção, mas a médio e longo prazo isso vai desgastando. Tem pessoas que são verdadeiros atores e passam por isso com menos danos ou até mesmo se dão bem com essas encenações e crescem com isso.
      Mas tem pessoas que não tem esse perfil e para esses esse cenário é prejudicial, pois o resultado a longo prazo geralmente é desgaste, desilusão, raiva, desgosto etc etc e com isso suas consequências físicas e mentais.
      As coisas poderiam ser mais amenas se as relações fossem mais honestas e as pessoas pudessem ser mais elas mesmas. Sei que isso é um devaneio, mas se fosse assim seria melhor.
      Outro ponto que poderia ajudar e poder se expressas abertamente sobre as coisas que incomodam e não simplesmente engolir tudo como se tudo estivesse ok sem estar.
      Poder reclamar quando é necessário, se negar a fazer algumas coisas, poder dialogar ou mesmo mandar alguém a merda são coisas que poderiam ser muito benéficas.
      Mas como disse acima, sei que na vida real geralmente não é assim.
      E que você sugeriu é importante mesmo, se não puder vencer o que discorda, incomoda e não pode sair do emprego, tem que se tentar formas de não prejudicar a própria saúdo por causa disso.

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários, Scant e anônimo.

      Scant - no início do ano eu estava pelo menos dando umas corridas, mas depois não consegui mais. Preciso me esforçar pra voltar. Oração eu faço todo dia, ou quase todo dia, e realmente ajuda. Se eu fosse ateu, certamente já teria sucumbido. Bebo chá com certa frequência, o de camomila é bom para acalmar também.

      Anon - cara, o seu comentário é perfeito. É como se tivesse sido eu comentando deslogado. Penso exatamente a mesma coisa. Uma das maiores torturas é não poder ser sincero, não conseguir dizer não para certas tarefas, não poder mandar superiores, colegas e subordinados à m* de vez em quando, ter que fingir que almeja ter um cargo alto no trabalho, e por aí vai. Esse fingimento me faz mal. Não sou ator. Estou planejando com mais carinho a minha saída de meu emprego atual.

      Abraço!

      Excluir
  2. A renda passiva por vezes acaba gerando uma grande ansiedade na gente. Dificil não ficar pensando em como isso iria melhorar nossa qualidade de vida. Mas enquanto isso não acontece, vamos tentando aproveitar as coisas simples da vida e curtir o dia a dia do lado da familia.
    Abraaços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao blog, ENF.
      Não estou me sentindo ansioso com a renda passiva, não. Eu sei que ela vai vir aos pouquinhos, a não ser que eu ganhe na mega sena amanhã. Fico feliz com os meus pingados de aluguéis. Me deixam mais feliz do que o dinheiro que ganho de salário.

      Eu sou 100% minha família, não almejo nada demais profissionalmente, só ser feliz ou pelo menos não me estressar muito. Se eu soubesse que amanhã eu poderia me aposentar ganhando proporcionalmente ao meu tempo de contribuição,me aposentaria sem hesitar amanhã mesmo, e procuraria um emprego de meio expediente para complementar a renda e poder me dedicar ainda mais à família. Ou então venderia alguma coisa numa pracinha aqui perto de casa. Qualquer emprego ou negócio honesto com bastante tempo livre estaria valendo.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá!

    Eu acabei vendendo LREN3 esse ano, no dia que foram hackeados, mas olhando a cotação dela agora, parece um bom momento pra voltar... só que por outro lado, estou meio preguiçoso de acompanhar tudo e pensando em migrar a carteira para ETFs futuramente, por isso, acho que não faz mais sentido pra mim.

    A porto seguro SA tem umas pegadinhas na bonificação, porque o preço da ação caiu pela metade, quase parece um desdobramento, só que daí eles colocam um preço diferente nas ações bonificadas que muda o preço médio, isso tudo dá um serviço extra pra ajustar na hora de declarar o imposto de renda, mas é positivo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala bilionário

      Nem sabia da Renner ter sido hackeada não. Eu fiquei sabendo do grupo Fleury ter sofrido uns ataques. Será que você não se confundiu? Se não, que incrível coincidência eu ter comprado 2 empresas que sofreram ataques de hackers recentemente.

      Eu vi que a bonificação dá um trabalhinho a mais no IR, mas sinceramente, que trabalho bom de fazer, se toda empresa resolver me dar uma bonificação. Estou aceitando.

      ETF eu estava até entusiasmado, no começo, mas já desencanei. Prefiro as ações individuais, mas cada um é cada um e sabe de suas próprias necessidades.
      Abraço

      Excluir
  4. Fala Mago! Tá estressado? Não se estressa (se fosse fácil kkkkkkk). Desacelere um pouco, o Scant deu lá em cima o gabarito. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse fácil não se estressar, ninguém se estressava, e aí uns 90% das doenças do mundo iam sumir. Quem dera.
      O negócio é que somos cobrados a nível de perfeição, e eu quase nunca consigo fazer o que eu tenho que fazer, só faço o que consigo fazer, e nunca é bom o bastante... complicado.

      Excluir