quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Aportes e atualização patrimonial - agosto/2021

 

Salve, confraria!

Vamos para o terceiro post de atualização patrimonial do blog, referente ao mês de agosto de 2021.

Como sempre, segue o quadro com os valores expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista.



Aumento acumulado de 29,5% desde o começo da série histórica.

No começo é normal ter aumentos altos (em percentuais) por conta dos aportes. Mas acredito que conforme o patrimônio vai aumentando, vai se tornando mais difícil ter aumentos percentuais significativos, pois cada novo aporte representará cada vez menos do patrimônio total.

Agosto também foi um mês financeiramente bom por conta do dinheiro das férias,  que foi integralmente aportado, graças a Deus. 

Sendo assim, setembro vai ser o meu primeiro mês "normal" desde o início desta série histórica.


Ações  - Aportei em FRAS3 e PSSA3. Fras-le é uma empresa  que fabrica peças para freios, com histórico de lucro nos últimos 20 anos mas que não é lá muito comentada por aí, pelo menos não vejo ninguém falar nela. Talvez isso seja até bom.  A Porto Seguro todo mundo que investe na bolsa sabe que empresa é. Vamos torcer para dar tudo certo. Mas eu não recomendo que ninguém invista nestas empresas e nem em nenhuma empresa da bolsa. Estudem sozinhos e tirem suas próprias conclusões, sempre lembrando que ninguém é obrigado a investir em ações

Relembro que o valor do quadro de ações abaixo está expresso em Coroas (não é o número de ações)


clique para ampliar o quadro de ações. Diferença de 1 Coroa em relação ao quadro acima, porque eu sempre arredondo os valores, para cima ou para baixo.


FII - aportei em ALZR11, um fundo híbrido que possui escritórios, galpões e até mesmo data center (será que surgirão mais FIIs com esse tipo de ativo no patrimônio? Parece interessante), atendendo ao meu critério tijolo-multi-multi. Também NÃO recomendo este e nenhum outro FII. Estudem sozinhos e tirem suas próprias conclusões, e relembro que ninguém é obrigado a ter FIIs na carteira. 

Segue o quadro atualizado de FIIs, com os valores expressos em Coroas:

clique para ampliar o quadro de FIIs. Idem em relação ao quadro de ações para a diferença de 1 Coroa.

Optei por não aproveitar a subscrição de cotas do HGLG11. Julguei que já tinha aportado o suficiente para o mês de agosto. Quando completar o "álbum de figurinhas" de FII, aportarei novamente neste fundo, reiniciando o ciclo.

Na Reserva de Valor ainda não aportei nada. Ainda estudando as alternativas.

Provavelmente no mês de setembro vou ter uns gastos extras, então a próxima atualização patrimonial não deve ter um aumento expressivo - só torço para que não diminua!

A renda passiva em agosto, considerando dividendos e aluguéis recebidos, foi de pouco mais de 1 Coroa. Talvez na próxima atualização (ou na outra) já valha a pena incluir a Renda Passiva em um quadro. Por enquanto estou reaplicando na caderneta de poupança mesmo. Quando aumentar um pouco mais, vou passar a usá-la para aportar em FIIs e ações. 

No trabalho, passei uns estresses sinistros na última semana de agosto que me fizeram relembrar de como é importante aportar para buscar a TF (ou a IF) e da importância de buscar fontes extras de renda. 

No mais, vida que segue. Saúde e família tudo bem, graças a Deus. Isso é o que mais importa. 


Forte abraço, companheiros de jornada!

Fiquem com Deus!

19 comentários:

  1. Eai Mago!

    Carteira criando forma legal hein, meus parabéns!

    Vem cá, e sobre a cisão do itau x xp, pensa em fazer alguma coisa com suas ações do itaú... Vou contar o que acabei por fazer esses dias, vendi as minhas itub, e quando terminar todo esse processo voltarei a compra-las... Achei que foi a melhor decisão ao meu perfil, e você o que fará com as suas? Alguma mudança ou receberá as bdr...

    Falou, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, One.
      Eu não sabia dessa questão das BDR da XP, e fui pesquisar. Eu acho que vou vender as BDR. Não pretendo me desfazer das ações, não. E vi que tem que fazer um ajuste no preço de compra de ITUB3 para fins de declaração no IR. Tem que ver a proporção certa no comunicado.
      Abraços!

      Excluir
    2. Legal, pensa dessa forma também, sobre XP se fosse investir nela, iria diretamente lá fora e não por BDR, acho mais viável...

      Excluir
    3. Pois é, eu também tenho um pé pra trás com relação a BDR. Se eu posso investir diretamente nas ações lá fora, por quê não fazer isso?

      Excluir
  2. Não conhecia FRAS3, muito interessante saber sobre essa empresas pouco badaladas.

    ALZR11, já tinha lido sobre ele nos portais de Fiis, mas conhfesso que pelo seu relato me parece um futo digno de um estudo mais aprofundado. Vou adicionar na minha lista para pesquisa.

    Acho que ter Porto Seguro na carteira cumpre bem o papel de quem busca um setor perene para dividendos, é complicado ter uma carteira de dividendos sem uma seguradora.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, PI. Eu quero conseguir uma boa renda passiva.
      Fras-le eu já conhecia e queria comprae há um bom tempo, mas estava esperando quitar o financiamento para comprar.

      ALZR11 eu achei interessante o portfolio do fundo, é bem diversificado.

      Abraços!

      Excluir
  3. Estresse no trabalho é complicado. Por mais boa vontade que possa ter no trabalho, sempre vai ter gente incompetente ou que só faz política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, AC. Infelizmente o mundo corporativo é assim. Eu só queria ficar na minha, fazendo quieto o meu trabalho e sair no horário definido em contrato. Mas infelizmente parece que o mais importante não é trabalhar, mas sim demonstrar que está trabalhando, mesmo que de fato não esteja.

      Excluir
    2. O maior problema no trabalho nem é ter gente incompetente. O maior problema é gente safada.

      Excluir
    3. Concordo. Também prefiro trabalhar com incompetentes do que com malandros que puxam o tapete.

      Excluir
    4. Nossa passo pela mesma situação, estou extremamente desmotivada por trabalhar com gente que só pensa em puxar o saco do chefe ou ficar achando picuinhas para tirar a gente do sério ..... Puta merda viu!

      Excluir
    5. Procurar picuinha tem sua utilidade em alguns tipos de serviços (auditoria, programação, etc).

      O problema é que tem muita gente que procura picuinha em tudo, inclusive em coisas nada a ver, mais para demonstrar serviço mesmo.

      Excluir
    6. A picuinha que a anonima 12:48 deve estar se referindo é entre os funcionários.
      E eu entendo perfeitamente a dificuldade dela, é uma bosta mesmo e tem pessoas que ou são sem vergonhas ou tem algum tipo de distúrbio mental que são especialistas nisso.

      Excluir
    7. Verdade, anon. Tem esse tipo de picuinha também. Infelizmente faz parte da vida em qualquer local de trabalho... pelo menos isso me motiva a aportar e a estudar para migrar de profissão.

      Excluir
  4. Porto Seguro tenho 2014, ótima empresa para o cliente e para o acionista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita, Beto Fiscal. Também achei a Porto Seguro uma boa empresa.

      Excluir
  5. Mago,
    A Porto é uma das empresas que ainda não recuperou os preços da cotação depois da crise. Espero que tão logo ela se recupere. Está próximo. Com aumento da selic parte da receita dela vai aumentar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, C&P. Não sabia disso, e fui ver o gráfico histórico. Realmente no que eu vi o pico foi em 2007, a um pouco mais de 70 reais por ação. Realmente está próximo. Também estou na torcida para que ela se recupere. Esse aumento da selic pode ajudar mesmo.

      Excluir