domingo, 1 de setembro de 2024

Aportes e atualização patrimonial - agosto de 2024

Saudações, confraria!

Agosto, um dos maiores meses do ano, chegou a seu fim, e adentramos setembro, iniciando o último quadrimestre do ano de 2024 da Graça de Nosso Senhor. 

Vamos a mais uma atualização rápida, como sempre com todos os valores expressos em Coroas, a moeda oficial do blog:




Aumento acumulado de 353,9% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Aos pouquinhos vou construindo a minha tranquilidade financeira! O valor do aumento inclui tanto aportes quanto valorizações/desvalorizações dos ativos da carteira.


Agora vamos ao detalhamento dos aportes do mês. 

Lembrando, como sempre, que nenhum ativo mencionado no blog e/ou em seus comentários é recomendação de compra (e nem de venda)! Estudem sozinhos e descubram por si próprios como e em quê investir, sem depender de dicas de anônimos na internet e muito menos de "influencers de finanças",  ou terminarão como escravos perpétuos da matrix!


Ações - o aporte em agosto foi bem pulverizado: comprei ações do Itaú (ITUB3), Eternit (ETER3), Klabin (KLBN3), Vale do Rio Doce (VALE3) e Petrobras (PETR3). A carteira permanece desequilibrada por conta do aporte na Weg realizado em julho:



FIIs - sem aportes este mês. A carteira permanece a mesma. Em setembro irei aportar pelo menos um pouco em FIIs.




Exterior - o aporte do mês foi em Microsoft (empresa que dispensa apresentações) e nos REITS One Liberty Properties (dono de imóveis de vários segmentos - comércio de rua, indústrias, escritórios, etc.) e Medical Properties Trust (REIT da área de saúde, como o nome sugere). Agora em setembro devo aportar novamente no exterior.



Renda Passiva - Este mês recebi 15,8 coroas, o 3º maior valor recebido até o momento. A bola de neve aos poucos vai crescendo, para me trazer tranquilidade financeira! Do valor recebido, cerca de 1 coroa foi oriunda do exterior.


Em agosto, fora os FIIs, as seguintes empresas me pagaram dividendos:

No Brasil - Itaú, Bradesco, Fras-Le, Weg, Klabin, Localiza, Odontoprev, Irani, UG Participações, Totvs, Grupo Panvel, Eztec, CPFL Energia e Banco do Brasil

No Exterior - Paychex, Colgate, Bank of New York Mellon, Gladstone Comercial, NNN, EPR properties, Franklin Street Properties, Stag Industrial, Realty Income, e Phyisicans Realty Trust.



Por enquanto é isso, pessoal. Continuo sem tempo para escrever. Mas, talvez este mês saia outro post sem ser o de atualização patrimonial. Vamos ver!


Forte abraço!

Fiquem com Deus!

16 comentários:

  1. Grande Mago!

    Agora esses últimos 4 meses costumam passar voando!

    Estou na expectativa pra ver se teremos rally de alta final do ano, depois de 2 meses de alta forte, me parece que isso foi antecipado e talvez fiquemos de lado até ano que vem...

    Mas se vier mais alta por aí, vai ser bom demais pro ego, pros aportes nem tanto.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bilionário!
      Ninguém sabe o futuro! Vamos ver o que fim do ano nos trará!
      Só quero continuar podendo comprar pelo menos 1 ação todo mês. Vamos manter a bola de neve crescendo!
      Abraço!

      Excluir
    2. eu vim do futuro e digo que o ladrao de 9 dedos vai afundar a economia BR.
      salvem seus ativos em dólar! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Caramba, você recebeu dividendos esse mês de mais fontes do que eu e eu tenho 21 FII que pagam todo mês. Sua carteira é quase um ETF próprio de tão diversificada. Parabéns pelo trabalho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mendigo! Como eu sempre escrevo por aqui, uma das vantagens da diversificação é essa mesmo: você tende a estar sempre recebendo dividendo de alguma(s) empresa(s). Eu todo mês venho recebendo de no mínimo umas 5 empresas no BR e umas 3 ou 4 no exterior (fora REITS e FIIs). Eu me pergunto se, caso uma pessoa faça uma diversificação absurda (digamos, tenha uns 1.000 ativos diferentes) se ela chegaria num ponto de receber dividendos não todo mês, mas todo dia. Será que isso e possível?
      (É mais um exercício de imaginação mesmo, não pretendo ter 1.000 ativos rs)

      Excluir
  3. Boa Mago. Um dia vou chegar nesse nível de diversificação. parabens man. tmj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Esquizoide! Sua jornada de aprimoramento pessoal está indo bem, continue assim! abraço!

      Excluir
  4. MPW tá osso hein, Mago? Tô deixando ele numa quarentena por enquanto, tá bem imprevisível o futuro desse REIT.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Engenheiro, tudo bem?
      Realmente o MPW está passando por problemas. Mas como ele representa um % pequeno do meu patrimônio, não me preocupo com ele. Mas realmente esse deve ter sido meu último aporte nele por algum tempo. Abraço!

      Excluir
  5. Tenho o MPW há um bom tempo, recentemente comprei um pouco mais para "aproveitar" a fase difícil do REIT... o futuro dirá se a escolha foi acertada kkkk. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, FT?
      Sim, também entrei nessa de "aproveitar" a fase difícil do MPW. Vamos ver se minha "aposta" vai vingar. De qualquer maneira, pelo menos ele tem pago seus rendimentos regularmente, o que já é alguma coisa.
      abraço!

      Excluir
  6. Gosto muito de Eternit também, e não estou vendo ninguém falando nada dela. Sei que é um setor cíclico e que a empresa esta se endividando de novo, mas me parece que o CEO sabe oque esta fazendo. A empresa é bem simples e fácil de entender, seu balanço também é bem montado.

    ResponderExcluir
  7. Bons resultados! Parabéns! Foco no longo prazo!

    ResponderExcluir
  8. Mago,

    Belíssimo gráfico de dividendos.

    Aportes em empresas muito interessantes, apesar de não conhecer todas elas, pelo menos aquelas que tenho mais familiaridade vejo que são boas apostas para o longo prazo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir