segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Analisando criptomoedas - Bitcoin Cash

Saudações, confrades, para mais um pequeno post de minha série sobre criptomoedas. 

Analisarei por alto, bem por alto, o bitcoin cash (BCH).

Em minhas pesquisas, verifiquei que o mundo das criptos é ainda mais tomado por emoções do que o mercado de ações,  com direito a entusiastas da criptomoeda "A" invadirem o fórum dos entusiastas da criptomoeda "B" para xingarem, falarem que a moeda B não presta, está fadada ao fracasso  etc. E os entusiastas de muitas moedas fazem análises muito baseadas em "wishful thinking". 

Enfim,  é bem difícil encontrar informações confiáveis a respeito de muitas criptos por aí.  Com tantos especialistas em criptomoedas escrevendo nos fóruns de internet que existem por aí,  fica até difícil acompanhar o ritmo do fluxo de informações...

Assim, o foco da análise deve se restringir ao white paper de cada projeto. 

E no caso do BCH, pelo que vi ele não tem um white paper próprio, em todo lugar que procurei apontavam o  whitepaper do BTC como sendo sinônimo do whitepaper do BCH... caso eu esteja errado, peço que algum leitor mais entendido me corrija. Nem na página oficial do BCH encontrei isso.

 Pelo visto a única diferença entre as duas moedas é o tamanho do bloco.

- Lançado em agosto de 2017, o Bitcoin Cash (BCH) foi um Hardfork do Bitcoin feito com o intuito de acelerar as transações (aumentar o número de transações por segundo possíveis de serem feitas usando blockchain).

- o BCH tem um tamanho de 32 MB de bloco — em oposição ao 1 MB do Bitcoin. quanto maior o tamanho do bloco, mais rápida é a rede, pelo que entendi, então o BCH faria transações mais rápidas que o BTC.

- Uma frase que vi muito ser repetida por aí é  a seguinte: "Se compararmos o BTC com o ouro, o BCH seria como o PayPal, ou seja, está mais para um sistema de pagamentos do que para uma moeda,  ou então ele combina moeda + sistema de pagamentos" - não entendi muito bem a comparação. O BCH  é como se fosse o paypal por que é mais rápido? É isso?

- Assim como o BTC, o BCH possui um limite de emissão de 21 milhões de unidades, o que é uma boa medida de proteção contra inflação, na opinião deste que vos escreve. Mas óbvio que  só isso não determina o valor da moeda.

- Uma coisa que me chama atenção é que (ao menos no momento em que estou escrevendo este post) nem toda Exchange brasileira  disponibiliza BCH em sua lista de moedas disponíveis para compra e venda, e ao mesmo tempo disponibiliza outras moedas, tokens e fan tokens não tão conhecidos assim.  Não sei se isso é um indicativo de que tais exchanges não vejam o BCH com bons olhos, mas acho no mínimo estranho.

- se a diferença entre BTC e BCH é só o tamanho do bloco  então porque dizem que uma vai dar certo e a outra não? A diferença já não é mais só essa? O problema é a equipe que está por trás do BCH? São perguntas sinceras... 


Alguns dos sites que consultei (Não guardei todos):

https://www.moneytimes.com.br/bitcoin-cash-bch-esta-a-altura-do-bitcoin-btc/

https://www.sfox.com/blog/is-bigger-better-how-to-evaluate-bitcoin-cash-based-on-block-size/

O que acham dessa cripto? Já vi muitas opiniões negativas por aí. Mas, opinião negativa por opinião negativa, até sobre ouro as pessoas têm.

Forte abraço,  amigos de jornada rumo à TF! 

Fiquem com Deus!


2 comentários:

  1. Então amigo dizem que pelo fato do bloco do bch ser maior, acaba tornando o processo de mineração mais custoso e complexo pra máquinas mais simples realizarem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, anon!
    Entendi essa parte do custo, mas isto não serviria como um mecanismo adicional de escassez? Será que isso por si só desvaloriza a moeda? Não reclamam também do consumo de energia do BTC? São perguntas sinceras, não estou defendendo e nem atacando nenhuma moeda aqui.

    ResponderExcluir