Saudações, confrades da querida blogosfera das finanças!
Tenho tido muito trabalho e pouco tempo para me dedicar ao blog. Meu tempo livre (fora o tempo que passo com a família) tem sido dedicado a outros hobbies. Talvez eu poste mais algum texto este mês só para quebrar a sequência de "somente atualização patrimonial".
Vamos ao post do mês, com os valores, como sempre, expressos em Coroas, a moeda fictícia do Mago Economista, a qual é nada menos que um número-índice para facilitar o acompanhamento de minhas finanças.

Aumento acumulado de 428,5% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Este valor considera tudo: aportes, reinvestimento de dividendos, valorizações e desvalorizações de ativos e do dólar.
Este mês o aporte também foi menor, por conta de gastos grandes em julho. Só consegui aportar em FII, mas pelo menos consegui manter a constância dos aportes e não quebrei a minha sequência de quase 5 anos seguidos investindo todos os meses!
E agora o disclaimer para todos os meus leitores: NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU EM SEUS COMENTÁRIOS É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA E NEM DE VENDA!
Eu invisto com base nos meus próprios critérios pessoais de valor e tolerância ao risco. Meus critérios servem somente para mim. Só eu sei de meus planos para o futuro.
Estudem sozinhos e sigam seus próprios caminhos no mundo das finanças!
Nunca confiem em dicas de anônimos da internet, e muito menos de tik-tokers, youtubers, blogueiros, e influencers em geral!
O melhor gestor de suas finanças é você mesmo!
Ações - sem aportes em ações em julho.
FIIs - o aporte do mês foi em FIIP11, fundo de gestão passiva, redondinho, dono de 7 imóveis no ramo híbrido de renda urbana e logística. Notei que este ano uns 3 FIIs da minha carteira fizeram desdobramentos de quotas na ordem de 1 para 10. Isso ocorreu por volta de maio.
Renda Fixa - Consegui "tankar" o gasto maior de julho sem sacar da RE, somente diminuindo o aporte do mês, e ainda deixei mais um dinheiro na reserva. Em agosto farei a mesma coisa, pois há alguns pequenos consertos que preciso fazer em casa, então já vou deixar o dinheiro separado no RE. Acabei não "me aventurando" em outras formas de renda fixa em julho. Sinceramente, não sou fã de renda fixa, por mais que o rendimento seja "maior". Quem sabe eu mudo de idéia, mas ainda não.
Exterior - sem aportes este mês. Deixei os dividendos acumularem na corretora para comporem o próximo aporte, se Deus quiser em agosto. O dólar estava a R$ 5,39 enquanto escrevia este post.
Renda Passiva - este mês recebi 15,7 coroas, sendo 2 oriundas dos investimentos no exterior e o restante do Brasil. Mais um mês em que não precisei fazer saques da RE, então considero que mais uma vez consegui reaplicar 100% da renda passiva, as it should be, nesta minha fase de acumulação de patrimônio. Estou trabalhando para que esta seja a minha carteira previdenciária.

Segue o gráfico do meu "fundo de investimentos" particular, de minha holding fictícia "Mago S/A", que ano que vem completará 5 anos:

Generalidades
Bom, é isso pessoal. Mais um post bem rápido, pois tenho estado muito ocupado com estudos, meu trabalho e outros hobbies.
Agora fiquem com a música do mês (Black Sheep, da banda Sonata Arctica):
Forte abraço, companheiros de jornada!
Fiquem com Deus!
Fora da caridade não há salvação!
Fico muito incomodado com isso de stock picking do Bastter.. TO fazendo há 10 anos...
ResponderExcluir10 anos tomando pau de sep500 e ibovespa.. e muito
"achei o novo layout do site dele muito ruim!' tb achei
ResponderExcluirhttps://bastter.com/forum/981301/bastter-system-novo
Excluir