sábado, 20 de julho de 2024

Aportes e atualização patrimonial - junho de 2024 [very late edition]

 Salve, salve, confraria!

Trago-vos mais um Post de atualização patrimonial,  desta vez muito atrasado, em virtude de meus estudos (fora outros compromissos da "vida real").

Além de atrasado, será mais um post rápido, pois junho foi um mês de aporte bem baixo por conta de despesas mais altas do que o normal (pagamento de consultas médicas e remédios)

Como sempre, todos os valores estão expressos em Coroas, a moeda oficial do meu blog, e NENHUM ATIVO MENCIONADO NO BLOG E/OU NOS COMENTÁRIOS É RECOMANDAÇÃO DE COMPRA!!

Os valores refletirão minha posição patrimonial mais  aproximada possível do dia 1º de julho, no que puder - usei o valor que tinha na RE em 1º/julho e o valor do dólar nessa data (R$ 5,66). Os valores das ações, FIIs, stocks e REITS foram os de hoje mesmo, se não  daria muito mais trabalho para escrever. 

Vamos ao post!




Aumento acumulado de 322,4% desde o início da série histórica, em junho de 2021. Este valor inclui tanto os aportes quanto as eventuais valorizações e desvalorizações de ativos. 


O aporte em junho foi bastante pequeno, como eu disse acima. Aportei apenas um trocado em Bradesco e outro trocado nas Indústrias Romi. Ao contrário de praticamente todos os meses anteriores, desde que retomei meus aportes (junho/2021), eu optei por evitar sacar da RE. Os "trocados" que aportei foram mais para não quebrar a sequência ininterrupta de aportes em renda variável.

As demais carteiras permanecem iguais ao mês de maio.


A Renda passiva em junho foi de 12,5 Coroas. Menos do que em maio, porém é interessante notar que foi superior a praticamente todos os valores recebidos em 2023 (superior a 9 dos 12 valores mensais), e superior a todos os valores recebidos em 2022 e 2021. Aos poucos vou percebendo o efeito "bola de neve"! Lembrando que, por questões de prudência, nunca considero os juros da caderneta de poupança no cálculo da renda passiva. 

Se eu vier a aportar em algum título de renda fixa que pague cupons, creio que eu mantenha essa prática e não os considere no cálculo.

Segue o gráfico da bola de neve:



Tentarei não atrasar tanto o próximo post!

Forte abraço! 

Fiquem com Deus!



8 comentários:

  1. Opa boa noite Mago, belezinha man? vc tá certo em priorizar a saúde para garantir uma vida longa e de qualidade. Manter um equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Esquizoide. Foram consultas médicas para a família toda. Nada grave, graças a Deus.
      Abraço!

      Excluir

    2. "Não existe longo prazo pra quem não cuida da saúde".

      Excluir
    3. Isso aí, sem saúde não se chega a lugar nenhum, ao menos neste mundo material.

      Excluir
  2. Mago, boa tarde poderia enviar a planilha para me auxiliar nos controles financeiros? o e-mail é jadersonconsultorfiscal@gmail.com
    Abraços e sucesso na caminhada, seus textos me ajudam demais, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jaderson, tudo bem?
      Fico feliz em saber que meus textos ajudam alguém!
      A minha planilha de controle não tem nada demais, é supersimples, só as colunas com o ticker das ações e dos FIIs, outra com os valores, que eu atualizo 1 vez por mês para fazer o fechamento do blog. Na aba que tem as ações e REITS no exterior eu só acrescento uma célula para colocar a cotação do dólar. Fora isso, eu controlo as minhas finanças (especialmente a renda passiva) no Bastter System, mas acho que tem que ser assinante para poder usar - eu sou assinante (pago uns R$ 400 por ano, eu acho). Em um futuro post eu coloco uns prints e um passo a passo de como fazer uma planilha com gráficos, acho que isso pode ajudar outros leitores que não sabem usar o excel / libre office calc.

      Excluir
  3. Se tem uma das coisas maravilhosas de ter um "conforto" financeiro é poder gastar com saúde quando necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem verdade. Quem não possui reservas está a 1 consulta médica (ou 1 remédio mais caro) de distância de começar uma bola de neve de dívidas.

      Excluir