terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Metas para 2023 e Retrospectiva 2022

Salve, salve, confraria!

Um breve post (bastante atrasado) de retrospectiva de 2022 e reflexões para 2023. 

Como sempre, não vou entrar em detalhes da minha vida particular: vou comentar apenas os acontecimentos de minha vida e minhas ideias do ponto de vista profissional/financeiro.

E, também como sempre, todos os valores mencionados estão expressos em Coroas, a moeda oficial do Mago Economista!


Em 2022:

- houve alguns meses em que corri praticamente todos os dias, uns 3km por dia (não é muito, mas é melhor que nada, e para quem estava parado há 3 anos acho que está de bom tamanho: o importante é fazer alguma coisa), mas depois acabei parando (em parte por conta do trabalho e em parte por preguiça mesmo...)

- Embora tenha tido alguns grandes picos de estresse e ansiedade, julgo que me estressei menos com o trabalho do que em 2021.

- o patrimônio subiu de 1.498 para 2.935 coroas (aumento de 1437 coroas ao longo do ano)

- a renda passiva mensal passou de 2,4 coroas, em dezembro de 2021, para 8,7 coroas em dezembro de 2022.

- iniciei meus investimentos no exterior, coisa que nunca tinha feito (e que não sei se teria sido possível fazer lá nos idos de 2013)

- no blog: 

   - quase 1.500 comentários registrados (agora já passou dos 1.500)    

  -  passei das 70.000 visualizações  

  - alcancei a marca de 23 seguidores. A todos os seguidores, muito obrigado!

    - O post mais acessado agora é o "A cultura de emprego faz parte do problema". 

- O post  "Escolaridade no Brasil - a cultura do "filho doutor", achatamento dos salários e outros problemas", campeão de acessos por muito tempo, saiu do top 5 (mas ainda é o 6º post mais acessado).

    - Por alguma estranha razão, o 2º post mais acessado é o de atualização patrimonial de outubro de 2021. 

A exemplo do que outros blogueiros da finansfera fazem, segue um gráfico da renda passiva total recebida em cada ano, para comparação:



Fiquei impressionado com o salto de 9 coroas recebidas em 2021 para 65 em 2022, mas convém lembrar que em 2021 eu não tinha nada em ações e nem em FIIs, e só comecei a aportar em junho. Ou seja, 2022 foi o primeiro ano (na minha vida) em que aportei em renda variável todos os meses! 

Vejamos como vai ficar esse gráfico daqui para a frente. 

Acho que vou incorporá-lo ao post de atualização mensal (que nem vários outros blogueiros também fazem) para ir acompanhando o crescimento da renda passiva em 2023. Teoricamente, ela tem tudo para ser maior que a de 2022, mas por outro lado eu acho que vou dar uma prioridade para os aportes no exterior, para equilibrar mais a relação país x exterior da carteira.

Aos pouquinhos, vou me tornando menos dependente de meu emprego! Ainda tenho um longo caminho a percorrer para alcançar a TF (Tranquilidade Financeira), mas muitos passos já foram dados, e o mais importante deles foi ter quitado o financiamento em 2021 (o prazo dele era 2046, para vocês terem uma ideia... economizei uma montanha de juros quitando antecipadamente!)


Coisas que planejo fazer em 2023:

- terminar aquele curso de macros e programação VBA em excel que comprei na Udemy (já voltei a fazer as aulas)

- voltar a estudar Python, com foco em desenvolvimento de jogos

- Fazer alguma coisa relativa a arte (tenho um curso de pixel art na Udemy que nunca comecei. Outra vontade que tenho é fazer um curso de desenho, e outra vontade que tenho é aprender a usar o Blender, um programa de modelagem 3D...veremos... não sei se dá para começar a fazer isso tudo, mas devo começar o curso de pixel art, sem conpromisso de terminar tão cedo)

- Fazer pelo menos 2 posts por mês aqui no blog

- Beber menos café (sou viciado) e comer menos chocolate (idem)

- Voltar a correr e a fazer alguma outra atividade física (de preferência calistênicos... não tenho saco para frequentar academia)

 - Continuar estudando para concursos, mas sinto que estou um tanto desanimado... Assunto para um futuro post, com certeza. 


Por enquanto é isso, confraria. Sob vários pontos de vista, não somente financeiro e profissional, 2022 foi um ano muito bom para mim!


Que 2023 seja ainda melhor para todos nós!

Fiquem com Deus!

16 comentários:

  1. Excelente metas! Não desista do concurso!
    Concurseiro tardio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, concurseiro tardio!
      Não pretendo desistir, mas é de fato desanimador ter que estudar determinadas matérias. O próximo post vai ser sobre isso.

      Excluir
  2. Concurso é um planejamento para vários anos mesmo. Será que vale a pena?
    Eu sou suspeito para falar, pois concurso foi o que resolveu minha vida. No meu caso foram 5 anos para passar em um que tivesse um bom salário, tinha passado em vários menos interessantes antes, mas não assumi.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, concurso público provoca muita assimetria!!! Infelizmente para a sociedade, que cria diferenças sociais bizarras (Brasília é o maior pib percapta do país sem produzir nada), e felizmente para quem consegue, pois possui salario acima do par no mundo privado na média.

      Excluir
    2. Concurso é bom e ruim ao mesmo tempo. Ser concursado dá uma tranquilidade muito grande para nos planejarmos e muitas vezes temos salários acima do mercado. Por outro lado, você vai parar de se desenvolver academicamente e quando aprender as informações necessárias pra fazer seu trabalho vai acabar ficando acostumado a não se desafiar... Sou concursado e meu currículo antes é depois do concurso é basicamente o mesmo...não me desenvolvi em nada pois não ganharia nada com isso...
      Mas poder trabalhar com RE baixa e ter respeito às leis trabalhistas é muito bom...
      Não desista no final eu acho que vale a pena. Faz concursos menores e uma vez passando, vai tentando outros concursos maiores até você chegar no tipo de trabalho que você goste...Grande abraço!

      Excluir
    3. Obrigado pelos depoimentos, pessoal.
      Eu acho que concurso é uma das poucas escadas que sobraram para que pessoas pobres e de classe média subam de vida no Brasil. Infelizmente o cenário na iniciativa privada vem se deteriorando nos últimos anos. Aqui o problema é que tem poucas empresaa grandes e capazes de pagar bons salários, e justamente por serem poucas elas pagam bem menos do que poderiam pagar. A maioria das empresas no Brasil são pequenas, elas não têm fôlego financeiro para pagar salários descentes. Enfim, mesmo com as perspectivas ruins para as finanças públicas brasileiras ainda acho que concursos são uma boa.
      Eu posso até fazer concursos pequenos para treinar, mas não posso assumir, pois a maioria desses concursos de prefeituras estão pagando 1.500 reais + VT + VR, pelo menos a maioria dos que vi. Pra nim não vale a pena.

      Excluir
  3. Boa Mago, tbm tenho q voltar a correr e fazer alguma coisa... mas ainda não estou 100% do acidente de novembro, vou marcar mais algumas sessões de fisioterapia. O que me machucou bem foi a perna, mas agora o q ta me incomodando é o braço.

    Esse curso de vba da udemy, qt foi e qts horas tem? Vc está gostando?4

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O difícil é começar a correr. Eu já dei uma corrida ontem, e até que não estou tão mal assim. Consegui correr os 3km mesmo estando parado há uns 5 meses.

      O curso de VBA eu estou gostando e não lembro quanto paguei, devo ter pego essas promoções loucas da Udemy que sempre rolam (tipo, o curso é 200 reais mas se você pagar até amanhã sai por 20... o que me faz pensar que o curso na verdade custa 20...). O nome do professor acho que é Julio Battisti. Tem outros cursos dele de excel, pelo visto o cara é uma autoridade no assunto. O curso, se não me engano, tem uns 81 vídeos, e a média é de uns 20 minutos por vídeo até onde vi (tem vídeos com mais, já peguei um de 40 minutos). Acho que vale a pena. Estou fazendo para aumentar minha empregabilidade (e talvez, quem sabe, melhorar alguma coisa no meu trabalho)

      Excluir
  4. nootropicos ajudam:


    https://manorganizado.wordpress.com/2023/01/20/nootropicos-nicotina/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps - monta um canal no youtube

      Excluir
    2. Obrigado pelas sugestões, Scant.
      Quanto ao chiclete de nicotina, prefiro não me arriscar, tenho medo disso viciar.
      Quanto ao canal no youtube, tirando o fato de eu ser muito tímido na vida real, eu não acho que eu teria tempo para gravar e editar vídeos, ainda mais na minha situação atual. Até já pensei numa época em fazer um canal de gameplay, para ir falando assuntos da vida enquanto jogasse (e o jogo seria só o pano de fundo), mas não tenho tido tempo para jogar nada. Quem sabe um dia? Pelo menos no gameplay eu não precisaria aparecer.

      Excluir
  5. Eu acho café e chocolate um vício bem leve. Só sinto necessidade de café pela manhã e depois do almoço. Chocolate aperta a vontade mais para o final de semana. Mas não é algo que fica dando abstinência e me faz pensar nisso se não consumir, ao contrário de outros vicios que luto contra como APostas, trade na bolsa ou video game.

    Sei que você não pediu nenhuma dica, mas vou dar uma. Especifique mais as suas metas, diminui as mesmas e só estabeleça uma meta que você tenha controle e motivação genuína para fazer. De preferência com prazos bem especificos. Não estabeleça coisas que estão fora do seu controle.

    Já errei muito em estabelecer metas, estabelecia metas que não dependiam tanto de mim como: Conseguir uma renda extra, chegar a x de patrimônio, são metas que não estão no meu controle.

    Agora por exemplo:

    - Economizar 20% do patrimônio todo mês.
    - Chegar aos 90kg no agachamento até 31/12/2023.
    - Ler 5 livros e revisar 3 até o final de 2023.
    - Ficar 30 dias sem punheta.

    São metas bem especificas que você pode destrinchar no dia-a-dia.

    Enfim, só uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Peão.

      Quando eu escrevi que sou viciado em café e chocolate, foi uma figura de linguagem, não sou realmente viciado e nem tenho crises de abstinência. Tanto que já não bebo café no trabalho há umas duas semanas, tenho tomado só 1 xícara de manhã, em casa. E o chocolate já reduzi bastante também, graças a Deus.

      Concordo que as metas precisam ser coisas que estejam sob nosso controle. Se não corremos o sério risco de nos frustrarmos. Esse é um dos motivos pelos quais não tenho metas patrimoniais e nem de renda passiva.
      Obrigado pelas dicas! Vou ver o que posso mudar nesse quesito.

      Excluir
  6. Se entendi bem o patrimônio praticamente dobrou, parabéns pela disciplina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ficando Tranquilo!
      O mais importante, para mim, foi ter criado o hábito de aportar todo mês, com muita disciplina! Se Deus me permitir, chegarei mais longe!

      Excluir