Saudações, confraria!
Conforme escrevi no último post, o da retrospectiva, estou me sentindo um tanto desanimado para estudar para concursos. Vou relatar um pouco da minha experiência. Talvez algum colega de finansfera ou algum leitor anônimo do blog se identifique.
Ano passado teve uma época que eu dei um gás, mas é bem complicado na atual fase de minha vida manter a disciplina e estudar uma boa quantidade de horas por dia.
Tem dias em que simplesmente não dá: ou eu chego muito cansado do trabalho (às vezes com enxaqueca de ter passado horas na frente de um monitor, me estressando), e obviamente eu sempre preciso dar atenção à minha família - esta é a minha prioridade.
Tem dias em que não chego cansado, mas há mais coisas para fazer em casa, e tem dias em que simplesmente preciso dar mais atenção que o normal para a família, por um motivo qualquer.
Por conta disso, o meu horário pós-expediente acaba sendo um tanto aleatório e, como eu disse, ao menos na minha atual fase de vida, está bastante difícil manter um planejamento de estudos.
Sendo assim, o um jeito que eu vislumbro para estudar de maneira consistente para concursos seria se eu acordasse todos os dias por volta das 4h ou 5h e estudasse até a hora de sair pro trabalho (consigo sair entre 7h e 7h30, pois moro relativamente perto de onde trabalho), além de aproveitar o intervalo do almoço para fazer questões ou ler resumos no celular. Uma barreira óbvia é a qualidade do sono, que seria perdida, trazendo algumas consequências para minha saúde. Outra dificuldade é a verdade inconveniente de que smartphones não foram feitos para leituras longas, o que de certa forma inviabiliza estudar por muito tempo usando um.
E aí encontro outra barreira: a motivação. A maioria dos assuntos estudados para concurso só são úteis para a própria prova do concurso e talvez durante a carreira no serviço público. Salvo poucas exceções (informática, raciocínio lógico, direito tributário), há muita coisa que se aprende só para passar na prova (não que isso seja muito diferente do nosso sistema de ensino), e isso me desanima muito para estudar.
Para mim, as piores matérias para estudar (as que considero menos úteis para a vida) são a duplinha direito constitucional e direito administrativo, as quais infelizmente caem na maioria dos concursos. Elas fazem eu sentir que estou perdendo tempo de vida ao estudá-las... Mas, fazer o quê, né? Tenho que estudar essa "dupla dinâmica" se quiser passar.
Outra dificuldade: não posso fazer todo e qualquer concurso. Eu até aceito sair para ganhar um pouco menos (até uns 25% a menos, eu acho), mas o ideal seria que eu saísse para ganhar a mesma coisa ou um pouco mais. Isso já diminui o leque de provas. Outra coisa é que eu também não gostaria de morar em qualquer cidade ou região do país, então concursos para determinadas localidades não me atraem, mesmo pagando bem. Por exemplo, eu não gostaria de morar em Brasília. Isso também elimina algumas provas. Sim, eu sei que concurseiro raiz não se importa com a cidade, só quer passar na prova, etc etc, mas na fase de vida em que me encontro isso faz diferença para mim.
Outra coisa que eu vejo que muito concurseiro não se importa, mas que eu presto atenção: as atribuições do cargo. De que adianta sair de um trabalho que eu não gosto e cair em outro emprego ruim? Só porque é público? Pra mim, não cola. Isso tem o lado ruim de diminuir meu leque de provas também. É a vida.
Mas, por outro lado, entre o dia em que comecei a escrever esse artigo e a data de sua efetiva publicação, eu até consegui estudar alguma coisa.
Não estou acordando mais cedo (talvez eu ainda faça isso), mas tenho conseguido estudar na hora do almoço. Pelo menos esta semana toda eu consegui. Na maioria dos dias almoço sozinho, então aproveito para estudar. E em alguns dias consegui dar uma lida em resumos no caminho de volta para casa (ando de transporte público, não tenho carro e nem quero ter). E em alguns dias consegui estudar cerca de uma hora em casa.
Vamos ver se consigo manter essa disciplina. Uma coisa que me motivou foi a seguinte imagem, publicada recentemente no fórum do Bastter:
Enfim, confraria, esta é minha situação quanto ao mundo dos concursos.
Alguém se identifica?
Alguém tem um livro para me indicar? Ou alguém tem um resumão de constitucional / administrativo? Rs
Forte abraço, companheiros de trincheira!
Fiquem com Deus!